pH 5.0 - Ajuda


Recommended Posts

Bom dia,

gostaria de saber o que fazer neste caso especifico, tenho um aqua novo a ciclar á 15 dias, e o pH encontra-se nos 5.0 , de salientar que a agua sai a 7,5 da torneira .

O aquário é de 60*30*40 , filtro Eheim 2213 com substrat pro e mech.
O substrato é Elos terra.

Tenho quatro "mini" troncos Opuwa-Wood.

O objectivo do mesmo é colocar um casal de Apistos, apesar de eles gostarem de aguas acidas, parece-me que estes valores são extremamente ácidos.

O que poderei fazer para baixar o Ph. ??

deixo algumas fotos para poder enquadrar o problema.

IMG_2735.jpgIMG_2736.jpgIMG_2737.jpgIMG_2738.jpgIMG_2762.jpg

Atenciosamente

Edgar Afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não conheço os troncos, mas daquilo que nos disseste, poderão ser os responsáveis por descer o pH. Uma boa maneira de te certificares é colocares um num balde com água da torneira e ver a evolução. Atenção que ao fim de uns dias a libertação de ácidos taninicos dos troncos diminui e o efeito deverá estabilizar. Entretanto, estás a adicionar CO2? CO2 em água com baixa dureza pode descer muito o pH também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não conheço os troncos, mas daquilo que nos disseste, poderão ser os responsáveis por descer o pH. Uma boa maneira de te certificares é colocares um num balde com água da torneira e ver a evolução. Atenção que ao fim de uns dias a libertação de ácidos taninicos dos troncos diminui e o efeito deverá estabilizar. Entretanto, estás a adicionar CO2? CO2 em água com baixa dureza pode descer muito o pH também.

 

não tinha pensado nos troncos, mas posso testar com o balde, estava mais apensar que poderia ser do substrato elos terra.

quanto ao co2 , não , não estou a adicionar Co2

Editado por Edgar Afonso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele vai estabilizar mas nao no ph que te sai da torneira,

informa-te do substrato e ve quantos graus ele baixa e ja podes saber a como vai ficar, se a agua tiver pouca dureza mais ele baixa.....

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele vai estabilizar mas nao no ph que te sai da torneira,

informa-te do substrato e ve quantos graus ele baixa e ja podes saber a como vai ficar, se a agua tiver pouca dureza mais ele baixa.....

Mas não devia por água da torneira ??
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele vai estabilizar mas nao no ph que te sai da torneira,

informa-te do substrato e ve quantos graus ele baixa e ja podes saber a como vai ficar, se a agua tiver pouca dureza mais ele baixa.....

ok vou tentar contactar directamente a elos .

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele vai estabilizar mas nao no ph que te sai da torneira,

informa-te do substrato e ve quantos graus ele baixa e ja podes saber a como vai ficar, se a agua tiver pouca dureza mais ele baixa.....

ora depois dos teste feitos os valores são os seguintes, da torneira a água sai com pH» 7,5 , kH» 5 , gH» 6.
No aquário os valores descem para pH» 5.0 , kH» 1 , gH» 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com kh tão baixo isso estará sempre na iminência de subir ou baixar bruscamente. Estabiliza isso 1°. O substrato vai diminuir o seu efeito com o tempo.

 

Se meteres já fauna daqui a um par de meses podem ter parâmetros de agua completamente diferentes e com o ph actual não tens bactérias formadas no filtro que dem conta de alguma subida brusca do ph e passagem de não toxico (amónio) a amonia altamente tóxica.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais