Riccia Fluitans - Ajuda


Filipe Ramalho

Recommended Posts

Boa noite.

 

Sou novato nisto. tenho um aquário de 20l. não entendo nada de ph e co2.

Estive esta tarde toda a ler, sobre Co2 e já entendi que dá para fazer um sistema caseiro com um baixo custo.

 

O meu aquário apenas tem 1 casal de guppys. Queria começar a dar uma cor verde ao aquário para depois cumpara mais 2 ou 3 guppys e uns 5 camarões red. e um "limpa vidros".

 

Não sei se é boa ideia. Esta combinação.

 

Bem o meu problema é que na passada semana foi a uma loja comprei uma RICCIA FLUITANS porque me disseram que era a melhor coisa para iniciantes e que apesar de ser flutuante, ficava linda no fundo do aquário. Gostei da ideia e comprei. Com a garantia que não era necessário CO2 e relativamente à luz, não era necessário grande coisa.

A questão é que passado uma semana e com a planta à superfície para crescer mais rápido esta a ganhar “pintas” brancas que parece bolor.

 

Alguém me pode ajudar.

Material: Aquário 20l

Mangueira led 8W 40cm (luz branca, made em china)

Motor submerso com filtro

E resistência para aquecer a água.

 

Cumprimentos:

Filipe Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A Riccia gosta de uma boa luz de preferência 6500k a 8000k com alguma intensidade, também de fertilização.

Quanto a CO2 não e necessário para fazer crescer basta luz e nutrientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será comida de peixe que ficou presa na Riccia e que entretanto está a ganhar bolor? Pode colocar umas fotos?

No meu aquário tenho Riccia submersa e a flutuar. A que flutua cresce bastante, está verdinha e densa. A que está submersa cresce lentamente, tem um verde pálido e não é muito densa. Apesar de a fertilizar com macros e micros usar uma fonte de carbono líquida e ter um led de elevado desempenho da Eheim.

Por isso penso que com essa luz dos chineses não irá conseguir formar um tapete de Riccia. Se calhar o melhor será optar por musgos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Comida não é. Porque eu comprei a planta na quarta feira (dia 21). E só do domingo à noite é que pode a colocar no aquário (dia 25) nessa altura ela já tinha as marcas brancas.

 

Relativamente à luz ela é forte e não aquece. Mas sim tenho de ver!

 

Que nutriente devo comprar? Na loja não me disseram nada disso!

 

Relativamente à foto. não a consigo adicionar aqui :(... podem me ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a pesquisar pela internet e não consigo encontrar ninguém que tenha relatado um problema semelhante. Não faço ideia do que poderá ser :whocares: .

Que nutriente devo comprar? Na loja não me disseram nada disso!

 

Das duas, uma:

  1. o dono da loja está parado no tempo. Ainda vive na época em que as pessoas só usavam Anubias, Cabombas, Egerias, etc. plantas resistentes e que exigem poucos cuidados. Mas ele nem se apercebe que está desactualizado, porque as plantas chegam do fornecedor e são logo vendidas alguns dias ou semanas depois. O homenzinho nem repara que sem CO2 e/ou nutrientes elas não se desenvolvem bem.
  2. comprou a planta numa loja de uma grande superfície comercial e foi atendido por alguém em part-time, que não percebe nada do assunto e que só faz este trabalho porque precisa de uns trocos.

Que nutrientes comprar?... Isso vai depender.
No meu caso comecei por comprar primeiro os micro e só depois, quando vi que as plantas não se estavam a desenvolver bem e que estavam a perder a luta contra as algas, é que comprei os macro.
Optei por este sistema porque há aquários onde não é preciso adicionar macro nutrientes (N-P-K). Nestes casos os excrementos produzidos pelos peixes, juntamente com os restos de comida, em decomposição são suficientes para suprir as necessidades das plantas em termos de nitrogénio (N) e fósforo (P).
Quanto à marca dos produtos? Depende do capital financeiro que tiver para gastar e/ou do que conseguir encontrar na sua zona.

Quanto ao CO2 , o ideal seria CO2 de botija mas isso já são outros voos :naughty: . Como estamos a falar de um aquário pequeno, eu optava por uma fonte de carbono líquido como por exemplo o EasyCarbo. Acho que é uma opção melhor do que a receita caseira.
A receita caseira não produz um fluxo constante de CO2, à medida que a mistura vai envelhecendo produz menos CO2 e além disso o desempenho é afectado pela temperatura ambiente. Também tem o inconveniente de ser preciso colocar o difusor no aquário todas as manhãs e à noite ter de o tirar, ter de fazer uma mistura nova de tempos a tempos, etc.
Com a fonte líquida de CO2 só tenho de me preocupar em aplicar todas as manhãs, antes de sair de casa, umas gotas no aquário e já está, mais nada. E também é bastante económico, um frasco de 250 ml dura-me quase um ano.
Só não recomendo a marca Flourish Excel. Não sei se é mito ou não, mas há quem diga que mata a Riccia, hepáticas e outros musgos.

Contudo, mesmo com a adição de CO2, macro e micro nutrientes se não tiver uma luz minimamente decente irá ter dificuldades em manter plantas mais exigentes.
Tente saber quantos lúmens essa lâmpada produz. Ao contrário do que muita gente pensa, em aquáriofilia o valor de lúmens (Lm) é mais importante do que o valor de watts (W). O watts indica apenas a quantidade de energia que uma lâmpada consome para produzir luz, enquanto lúmen é a unidade usada para medir a quantidade de luz que uma lâmpada produz.
"Para aquários plantados seria aconselhável uma proporção mínima em torno de 30 - 60 lúmens por litro de água do aquário (volume bruto)" fonte: http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php


Relativamente à foto. não a consigo adicionar aqui :(... podem me ajudar?

Eu costumo usar este site http://imgur.com/

É só carregar em "uploade images" -> seguir as indicações (arrastar a imagem para lá, escrever o directório da imagem no seu Pc, etc.) -> carregar em "start upload" e depois colocar aqui no tópico o link que lá aparece com o nome de BBCode.



Cumps.
Pedro C.
:animal_fish:

Editado por Pedro Centena
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das duas, uma:

  1. o dono da loja está parado no tempo. Ainda vive na época em que as pessoas só usavam Anubias, Cabombas, Egerias, etc. plantas resistentes e que exigem poucos cuidados. Mas ele nem se apercebe que está desactualizado, porque as plantas chegam do fornecedor e são logo vendidas alguns dias ou semanas depois. O homenzinho nem repara que sem CO2 e/ou nutrientes elas não se desenvolvem bem.

  2. comprou a planta numa loja de uma grande superfície comercial e foi atendido por alguém em part-time, que não percebe nada do assunto e que só faz este trabalho porque precisa de uns trocos.

 

 

É mesmo o ponto 2. Pois comprei numa loja em lisboa.

 

 

 

 

Aqui está o meu aquário sem peixes há 2 meses… logo estão um pouco ao abandono… e o fundo é todo para refazer com toda a informação que tenho retirado nos últimos dias. Tudo o que ele tem agora é para sair.

Relativamente à luz não tens qualquer influência na temperatura da água. Mas não sei como vou saber os lúmens.

 

ayn8PQv.jpg

 

 

E aque está a Riccia.

Importa referir que quando a meti na aquário ela já tinha as tais pintas brancas.

R2UtE9Y.jpg

 

 

 

Existe outro problema. Eu não tenho nada para fazer testes à água. O que me acompanham para um aquário de 20l (tendo em conta que este será um teste, pois gostava muito de passa a ter um com mais ou menos 120 daqui a 2/3 anos quando sentir preparado para esse passo)

 

E relativamente as TPA’s (acho que é assim que se escreve) quando comprei a planta, perguntei sobre vitaminas, ph, co2, e a única coisa que me foi dito é que aquando a troca da água devo colocar umas gotas no aquário. Acabei por as comprar, mas pelo que tenho ligo ninguém fala me gotas na truca da água.

Infelizmente neste momento não consigo dizer a marca das gotas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o meu aquário sem peixes há 2 meses… logo estão um pouco ao abandono… e o fundo é todo para refazer com toda a informação que tenho retirado nos últimos dias. Tudo o que ele tem agora é para sair.

Relativamente à luz não tens qualquer influência na temperatura da água. Mas não sei como vou saber os lúmens.

Não tem peixes ou tem um casal de Guppys?

 

Correcto, vai ter de retirar essas conchas e possivelmente as pedras também (se forem calcárias), porque elas vão fazer subir o pH da água.

Quando se fala em luz de 6500k (kelvin) ou 8000k não nos estamos a referir ao calor físico da lâmpada, mas sim à tonalidade da cor. Quanto mais baixo for o n.º mais vermelhada será a luz, enquanto valores elevados correspondem a luzes mais azuladas. A luz do Sol ao meio dia anda à volta dos 5.500-6000k.

O valor dos lúmens costuma vir na embalagem. Se não vier nada paciência... mas certamente que leds baratinhos não produzem muita luz. Por isso não vale a pena pensar em comprar plantas que não aguentem pouca luz. Vai ter de se cingir as plantas classsificadas como "easy" e mesmo assim nem todas se irão dar bem nessas condições http://tropica.com/en/plants/ .

 

 

Existe outro problema. Eu não tenho nada para fazer testes à água. O que me acompanham para um aquário de 20l (tendo em conta que este será um teste, pois gostava muito de passa a ter um com mais ou menos 120 daqui a 2/3 anos quando sentir preparado para esse passo)

Um kit para analisar os parâmetros químicos da água é tão indispensável como o filtro, principalmente no início da montagem. Numa primeira fase (sobretudo durante o estabelecimento do Ciclo do Azoto) vai precisar de analisar o pH, amónia, nitrito e nitrato. Posteriormente quando pensar em colocar animais precisa também de testar o GH e o KH.

Não precisa de ser nada muito caro, a rondar os 15-17€ por kit. Opte por um meio-termo e se conseguir arranjar daqueles kits em que um único pack dá para analisar vários parâmetros melhor.

 

 

E relativamente as TPA’s (acho que é assim que se escreve) quando comprei a planta, perguntei sobre vitaminas, ph, co2, e a única coisa que me foi dito é que aquando a troca da água devo colocar umas gotas no aquário. Acabei por as comprar, mas pelo que tenho ligo ninguém fala me gotas na truca da água.

Infelizmente neste momento não consigo dizer a marca das gotas.

Exacto Trocas Parciais de Água (TPA).

Devem ter-lhe vendido um acondicionador para a água. Dependendo da marca e do produto, servem para remover cloro, metais pesados e outras substâncias presentes na água da torneira. Há quem use e há quem não use (deixam repousar a água num balde durante 1 a 2 dias para libertar o cloro). Eu uso Prime da Seachem. É dos mais caro que anda por aí mas dura e dura (embalagem mais pequena dá para 4000l de água).

 

 

E aque está a Riccia.

Importa referir que quando a meti na aquário ela já tinha as tais pintas brancas.

R2UtE9Y.jpg

É da foto ou ela parece estar castanha da cor da palha? Sendo assim os pontos brancos devem ser bolor ou algo do género a decompor as partes mortas.

A planta já não devia estar em boas condições na loja (já tinha pontos brancos) e depois ainda esteve de Quarta a Domingo fora de um aquário...

Se o centro ainda estiver verde corte as porções exteriores que estejam castanhas/mortas. Pode ser que ainda consiga salvar a planta.

*********

 

Como vai ser um aquário de teste (e ainda por cima pequeno) penso que não vale a pena investir muito dinheiro nele. Nem colocar plantas que exijam muita luz e nutrientes. Na minha opinião opte por uma coisa simples, fácil de manter, cuja principal função seja ajudá-lo a adquirir conhecimentos e a entrar na rotina de tentar manter um aquário estável. Apesar de dizerem que quanto mais pequeno é o aquário mais difícil é cuidar dele, penso que com paciência e dedicação irá chegar lá.

 

Vai ter de planear tudo direitinho para que desta vez corra bem. Há que fazer uma lista do material indispensável, pensar quais as plantas que podemos ter e quais são as necessidades delas (dos animais também), ver qual é o nosso orçamento, comparar preços. Por vezes fica mais barato comprar on-line. Se não tivermos possibilidade de comprar tudo de uma vez vai-se juntando um pouco todos os meses.

 

Como já disse é só preciso ter paciência, dedicação e algum bom senso.

 

 

Cumps. e boa sorte.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Muito obrigado por tudo.

 

A luz será mesmo para analisar bem... Depois tenho de ver que plantas posso comprar.

 

Eu para o próximo fim-de-semana já vou estar de regresso a casa, e depois já vou começar o meu trabalho com o aquário.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Não tem peixes ou tem um casal de Guppys?

 

Eu não tenho peixes, eu apenas tinha 1 casal de gupys. Por isso é k tenho tantas pedras no aquário que era para ajudar aos peixes pequenos. Mas não cheguei a ter pequenos desta vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais