Novo mini lago Tanganyika


davidptn

Recommended Posts

Bom, após ter mudado de ideias em relação ao projecto que tinha iniciado venho apresentar aqui o meu aqua do biotopo do lago tanganyika.

 

Deixo aqui umas fotos do layout que montei, após ter pedido várias opiniões , ficou algo deste género.

 

Cerca de 100L.

 

Rochas calcárias;

 

Conchas de búzio apanhadas ao mergulho na costa das praias de sintra;

 

Uma anúbias agarrada ao tronco;

 

Um tronco.

 

Tenho um filtro com esponja e outro com cerâmicas.

 

Esta opção de um filtro mais pequeno com ceramicas ainda não é definitiva. Está à experiência para ver no que dá.

 

pH a 7,4 antes de adicionar as conchas.

 

 

Vista Geral

 

20150125_184414_zps41149234.jpg

 

 

Lado direito (Canto das conchas)

 

20150125_184419_zpsf1d6eca8.jpg

 

Lado esquerdo (Lado das rochas e planta)

 

20150125_184428_zps74e50801.jpg

 

 

Em relação aos peixes, estou a pensar:

 

Neolamprologus brichardi
ou
Neolamprologus olivaceous
e/ou
Cyprichromis leptosoma mpulungu
e colónia de Lamprologus multifasciatus ou similis.

 

Espero que gostem e todas as dicas e sugestões construtivas são bem vindas. ;)

 

P.s: Esses habitantes são para sair, não tinha sitio onde os colocar lol

Editado por davidptn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Essas conchas são perigosas para os peixes porque podem ficar presos.

Não gosto especialmente do layout - devias colocar as pedras todas da mesma cor e fazer um lado com pedras e outro sem.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto assim.

 

Se eles ficarem presos que se soltem. Na natureza as conchas tb nao sao todas à medida deles!

 

 

Cumps.

 

David.

 

Peço desculpa mas não gostei muito da tua resposta, pode não ter sido por mal mas olha que o pessoal está aqui para te ajudar naquilo que sabe na teoria e na prática. Estamos aqui todos a troco de nada, apenas porque gostamos de a aprender uns com os outros, não achas? E é assim que toda a gente evolui no hobby, parece-me a mim. Afinal foi por isso que te registaste no fórum para partilhar o teu aquário e aprender como nós todos. Certo? :smile2:

 

Começando de novo se me permites.

 

Boas David, não sei qual a tua experiência com tanganyikas, mas vou dar a minha modesta opinião pela experiência que tenho com estes bichinhos maravilhosos e de comportamentos que em mais nenhum Lago encontrarás.

 

Em termos de filtragem acho sinceramente que vai ser insuficiente, num aquário de ciclideos africanos esta tem de ser bem mais exigente que em qualquer outro biótopo de água doce. Eu aconselho sempre a que a filtragem seja 7x a litragem do aqua. Com um filtro externo com alguma capacidade para as matérias filtrantes.

 

Podes dizer, isso é treta. Não é bem assim, estou-te a dizer por experiência própria, porque no meu inicio com africanos, por causa de um filtro interno que nem era dos mais fracos, tive baixas desnecessárias. Não gostava de te ver passar pelo mesmo.

 

As rochas não me parecem todas calcárias mas isso não é problema. Serem todas todas do mesmo tipo ou cor, vai do gosto de cada um, e isso realmente não se discute, o que não me impede de gostar mais nos meus layout's com pedras do mesmo tipo e cor. No entanto, tu é que vais olhar para o aqua todos os dias e o vais apreciar.

 

O uso de troncos neste tipo de montagens não é habitual mas o que é facto, é que eles existem no lago. Não em grande numero mas existem e isso é que me levou a utilizar um numa montagem minha.

 

As conchas são para os conchiculas, e têm de ser seguras e funcionais. Nem todos os búzios podem ser utilizados nestas montagens mas para o bem estar dos peixes podemos evita-los. As conchas do lago são encontradas a 1€, se não as encontrares posso ajudar-te.

 

Do Layout, o teu aquário é pequeno e como tal tem de ser estudado como deve ser e com cuidado para evitar dissabores. Tudo se resume ás espécies que queiras lá meter, o que é bonito e pensas ser funcional para os peixes nem sempre o é. E os peixes têm de estar sempre em primeiro lugar assim como o seu bem estar.

Como tal vais ter peixes que se mantêm nas rochas e escavam sob elas e conchiculas. Assim sendo, e como o aquário é curto de frente tens de dividir bem os territórios para os peixes se confrontarem o menos possível e conviverem uns com os outros em harmonia. Não é o que se pretende?

Resumindo um lado para as rochas e outro para as conchas e algures entre os dois funcionam os troncos para cortar a visibilidade entre as espécies.

 

Espécies:

Um casal das espécies que gostaste, Neolamprologus brichardi ou Neolamprologus olivaceous.

E uma colónia de Lamprologus multifasciatus ou similis.
Cyprichromis leptosoma, desculpa desapontar-te não são adequados ao tamanho do teu aquário. É uma espécie de cardume e quanto maior o cardume menos agressividade mostram.
Como já te deves ter informado o ph da água deve-se situar entre os 8 e os 9.5 mais ou menos. E com isso presumo que esses escalares estão aí temporariamente, não é?
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto assim.

Se eles ficarem presos que se soltem. Na natureza as conchas tb nao sao todas à medida deles!

 

 

Cumps.

 

David.

 

Com esta resposta absurda, merecias o meu desprezo... mas vou dar-te mais uma oportunidade!

 

Penso que já te tinha falado das conchas e ainda assim, colocaste as primeiras que encontraste... Os peixes podem mesmo ficar presos e se achas que se soltam, estás enganado. E ao contrário do que dizes, na natureza as conchas são todas iguais! Se te desses ao trabalho de investigar (ou ler o que eu escrevo) já saberias que as conchas indicadas são as de neothauma (as que existem na natureza).

 

Quanto ao layout... tu é que sabes. Seria bom definires territórios devido ao tamanho do aquário.

 

Abraço e repensa a tua forma de estar por aqui,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades ou está tudo na mesma? Alguma alteração, David?

A fauna já decidiste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais