duvida - aquário com tampa vs aquário sem tampa


rubmor

Recommended Posts

 

Qual o melhor? Se escolher um aquário sem tampa terei problemas? (Tipo um peixe saltar fora do aquario).

Vantagens e desvantagens de ambos?

Boa noite e um abraço.

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os peixes que saltam fora são tipo Bettas e assim. Mas se deixares 3/4cm de espaço n saltam.

 

A unica desvantagem é que a agua evapora ligeiramente mais depressa. As vantagens é que podes colocar filtro de cascata (nao ocupa espaço dentro do aqua e por isso mais espaço para peixes. E outra vantagem, a meu ver, é mais facil a manutenção.

 

Boa noite :P

  • Votar + 1

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também se torna mais difícil de controlar a temperatura se o aquário for destapado.

Por outro lado acho esteticamente bonito ver o movimento da água, plantas flutuantes, inclusive existe espécies de plantas de saem foram do aquário e tornam o aspeto geral bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também se torna mais difícil de controlar a temperatura se o aquário for destapado.

Por outro lado acho esteticamente bonito ver o movimento da água, plantas flutuantes, inclusive existe espécies de plantas de saem foram do aquário e tornam o aspeto geral bonito.

Obrigado pela resposta!

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rubmor!

 

Eu prefiro o aquário sem tampa, já me saltou um tetra limão, no outro dia quando acordei estava tipo bacalhau, só faltava o sal. No meu caso aconteceu porque enchi demais o aquário ou alguma coisa assustou o peixe.

 

Neste momento estou a perder cerca de 12lts de água de 3 em 3 dias uma vez que com as temperaturas que temos tido e o facto do meu quarto ficar numa zona muito fria da casa faz com que o termostato seja posto à prova.

 

O que achava engraçado quando tinha a tampa era a condensação que lá se criava.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rubmor!

 

Eu prefiro o aquário sem tampa, já me saltou um tetra limão, no outro dia quando acordei estava tipo bacalhau, só faltava o sal. No meu caso aconteceu porque enchi demais o aquário ou alguma coisa assustou o peixe.

 

Neste momento estou a perder cerca de 12lts de água de 3 em 3 dias uma vez que com as temperaturas que temos tido e o facto do meu quarto ficar numa zona muito fria da casa faz com que o termostato seja posto à prova.

 

O que achava engraçado quando tinha a tampa era a condensação que lá se criava.

 

Cumprimentos

Boas! Obrigado pela resposta!

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu tive de por tampas por causa dos meus gatos... Todos os dias pescava um lá de dentro.

 

 

Uma das maiores desvantagens dos aquários sem tampa é a sala onde tiveres o aquario ficar com humidade. Mas mesmo assim prefiro os aquários sem tampas

 

 

Obrigado pelas respostas!!

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muito a dizer sobre este tema. Vou tentar ser breve e sintético (o que nem sempre me é fácil) apontando as principais vantagens e desvantagens. Na minha opinião...

 

Com Tampa

 

Vantagens:

- Evita que a fauna salte do aquário;

- Evita que outros animais de companhia decidam ir tomar banho e que caiam coisas no aquário;

- No Inverno é menos dispendioso manter a temperatura (termostato dispara menos vezes).

 

Desvantagens:

-No Verão é mais complicado manter a temperatura baixa (cuidado que em muitos destapados o problema é semelhante por causa da iluminação);

- Na minha opinião não é tão bonito;

- Limita a escolha de filtros (por exemplo mais dificil de colocar filtros de cascata);

- Mais difícil de reforçar a iluminação;

- As dimensões estão mais limitadas ao que já existe pré-feito no mercado, especialmente devido às tampas.

 

 

Sem Tampa

 

Vantagens:

- Na minha opinião é mais estético;

- Permite ter mais iluminação que o tapado, em especial pela variedade de calhas existentes;

- Manutenção mais facilitada;

- Mais fácil de manter a temperatura em alturas de calor (depende da iluminação);

- Permite criar uma maior variabilidade de dimensões, já que pode ser construído à medida.

 

Desvantagens:

- Problemas com outros animais de estimação ou visitas curiosas que podem achar piada de andar atrás dos peixinhos;

- Maior evaporação da água, logo mais humidade na casa;

- No Inverno obriga o termostato a funcionar mais.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muito a dizer sobre este tema. Vou tentar ser breve e sintético (o que nem sempre me é fácil) apontando as principais vantagens e desvantagens. Na minha opinião...

 

Com Tampa

 

Vantagens:

- Evita que a fauna salte do aquário;

- Evita que outros animais de companhia decidam ir tomar banho e que caiam coisas no aquário;

- No Inverno é menos dispendioso manter a temperatura (termostato dispara menos vezes).

 

Desvantagens:

-No Verão é mais complicado manter a temperatura baixa (cuidado que em muitos destapados o problema é semelhante por causa da iluminação);

- Na minha opinião não é tão bonito;

- Limita a escolha de filtros (por exemplo mais dificil de colocar filtros de cascata);

- Mais difícil de reforçar a iluminação;

- As dimensões estão mais limitadas ao que já existe pré-feito no mercado, especialmente devido às tampas.

 

 

Sem Tampa

 

Vantagens:

- Na minha opinião é mais estético;

- Permite ter mais iluminação que o tapado, em especial pela variedade de calhas existentes;

- Manutenção mais facilitada;

- Mais fácil de manter a temperatura em alturas de calor (depende da iluminação);

- Permite criar uma maior variabilidade de dimensões, já que pode ser construído à medida.

 

Desvantagens:

- Problemas com outros animais de estimação ou visitas curiosas que podem achar piada de andar atrás dos peixinhos;

- Maior evaporação da água, logo mais humidade na casa;

- No Inverno obriga o termostato a funcionar mais.

 

 

 

Muito Obrigado pela resposta!! :tongue:

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci me de um pequeno pormenor, pessoalmente a melhor solução foi fazer tampas de vidro. Colei umas calhas para poder correr as tampas e pronto.

 

Deixas de ter o problema da inflexibilidade em termos de melhorar a iluminação um dia. Claro que ainda assim tens as desvantagens que já te apontaram nos tapados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.