4 funerais num dia só...


Pato

Recommended Posts

Olá,

 

Falta uma coisa muito importante: qual é o filtro que tens (marca/modelo)? Está montado à quanto tempo? Quando foi limpo da última vez?

Cheira-me que o filtro deve estar a precisar de ser limpo... :roll:

 

Achava melhor limpares o filtro. Retira metade da água do aquário e limpa as esponjas/cerâmicas com essa água (enquano está quentinha!! :wink::lol: ).

Depois monta tudo, enche o aquário e mete cycle.

 

Nunca tires a água toda. Vai fazendo trocas de água diárias mas em menor quantidade (pelo menos até pararem as mortes e teres os peixes "vivaços").

 

Verifica também se não tens o areão com muito lixo. Se tiver tens de aspirar. Alimenta 2 ou 3 vezes ao dia, pouca comida de cada vez.

Se não mantiveres o aquário/areão/filtro limpos podes vir a ter um boom de bactérias no aquário e perdes muitos peixes. Acontece com bastante frequência nos casos como o teu.

 

O aquário não é muito grande. Não podes meter muitos peixes.

Tens de saber escolher espécie e quantidade para esse aquário.

 

Se precisares de opiniões diz que a malta ajuda.

 

Já agora vê este site: http://faq.thekrib.com/pt/

A parte da química da água e ciclo de azoto são muito importantes.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 83
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Para medires a amónia tens de comprar um teste especifico, aconselho tb a comprares dos nitritos.

 

Corrijam-me se estiver errada mas a materia organica(detritos, restos de comida, etc) acaba por se transformar em amónia pela acção de de bactérias, depois as bactérias transformam-na em nitritos, e depois em nitratos.

 

As plantas consomem alguma da amónia e os nitatros.

 

As concentrações elevadas deste dois componentes, não só envenenam os peixes como associadas a iluminação provocam uma proliferação de algas.

 

As populações de bacterias que se desenvolvem num aquario evoluem num sentido de tornar estes valores zero. Ou sej evoluem de modo a consumir e/ou transformarem na totalidade estes produtos.

 

Um aquario em inicio de vida começa por atingir um pico de amónia, as bacterias desenvolvem-se de modo a tranforma-la em nitritos. Atingindo-se assim um pico de nitritos, as bacterias desenvolvem-se e transformam-nos em nitratos que são menos nocivos e são utilizados pelas plantas.

 

 

As trocas de água ajudam a reduzir estas concentrações. é por isso que no inicio se aconselham muitas TPA's para reduzir a concentração destes componentes em especial nos periodos mais criticos dos picos.

 

se comprares estes dois teste e analisando os seus dados ficas mais ou menso a saber em que fase o teu aqua está.

 

Se o teste que fazes é o de nitratos e estes são muito elevados quer dizer, na minha opinião que tens muita matéria organica em excesso que está a ser transformada e origina estes valores.

 

Essa materia organica pode dever-se a uma elevada população, que nao acho q seja o teu caso, ou por ex ao um execesso de alimentação.

 

O meu conselho, e aviso já que apesar de uma boa vontade em tentar ajudar, tb sou novata nisto, é de reduzires para o mínimo a alimentação dos peixinhos, fazeres tpa's de por ex 10% diárias, sempre aplicando os condcionadores de agua. e fazer os testes dos 3 produtos, amonia, nitritos e nitratos. as instruções dos testes tb explicam o que fazer no caso de os resultados darem concentrações elevadas.

 

spero ter csg ajudar. boa sorte. depois posta uma fotos do teu aqua para nós vermos :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma aí se foi isto que sobrou:

- 1 colisas

- 7 neons

- 1 molly

- 1 guppy

- 1 esquisito preto com ventosa que não me recordo o nome

- 1 limpa fundos

- 1 rã

 

A pcdrg já explicou mais ou menos o basico do ciclo do azoto mas pelo sim pelo não vai ao site http://www.aquahobby.com, dá uma olhadela pelos artigos e dispensa uma ou duas horitas para leitura.

 

Não gastes dinheiro no teste de amónia, na minha opinão é um despedício de dinheiro(excepto para quem tem muito :roll: ). Verifica antes a evolução dos nitratos e faz as TPA tal como disse o Jacinto Salgueiro.

 

Já agora...qual é o teu filtro e o que tens dentro do filtro?

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcto TubarãoVerde...

 

Eu tenho um filtro que faz parte do próprio aquário. Lá dentro coloquei esponja azul, ceramica, clearmec e symec.

 

Quando mudei a água não troquei o filtro, penso que disseram para fazer isso. Eu só dou comida aos peixes de manhã e não em grande quantidade. O guppy neste momento tem uma barriga que parece que vai desovar e tem a cauda ratada. Os outros estão todos ok, excepto a rã que não vejo essa doida há 2 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tens de encontrar a rã o mais depressa possivel pois, caso esteja morta, é mais um factor a poluir o aqua. O guppy deve ter os dias contados.

Continua a fazer como o pessoal te está a aconselhar. Fui eu que disse para não lavares o filtro no inicio do post pois como não tinhas testes era dificil sabermos se o teu problema era por teres o filtro sujo ou por falta de bactérias no filtro. Se fosse este caso as coisas iam piorar se o lavasses. face ao que já aqui expuseste também concordo que o deves manter limpo. Continua a fazer mudas diárias de 10% e não te metas a mudar a água toda do aquário. Isso há-de estabilizar.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rã tá viva... deve é ser timida. :lol:

 

O guppy morreu, quer dizer, acho eu já que não o encontro em lado nenhum. É possível que o tenham comido??? :roll:

 

Bom, eu cometi uma gaffe. :roll: Afinal o que estava a medir não eram os nitratos, mas sim os nitritos... sorry. :oops:

 

Os nitritos continuam no máximo, troco o filtro? É que é cá um trabalhão mexer naquilo!!!

 

Obrigado mais uma vez e desculpem lá... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é nitritos, aguenta que eles vão baixar e tornar em nitratos :roll:

 

se lavares o filtro perdes as bacterias nitrificantes e volta a toxica amonia que no caso ja deu lugar aos nitratos... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faças mais nada a nao ser trocas de agua diarias ou de dois em dois dias, paa baixar as concentrações. Podes ajudar colocares bactérias engarrafadas.

 

mas sobre tudo não sobre alimentes os peixes para nao terem muita materia organica que vá ajudar a aumentar os níveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oraite... :cry:

 

Hoje faço outra TPA, tenho adicionado cycle e aquaplus por cada TPA, tal como indicam nos rotulos. Os peixes que sobram estão todos vivaços. :lol:

 

Epah, não consigo encontrar o raio do guppy!!! Será que os outros o comeram???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim se fores fazendo isso, a pior fase já está a passar,

 

eu tb tenho um filtro interno e demorou umas duas semanas depois de eu ter cometido o erro de principiante, de lava-lo com agua da torneira, até q a colonia de bactérias estabilizasse de novo, graças a deus e as Tpa's sucessivas nao morreu ninguem.

 

esses teus peixinhos que sobraram já estão resistir à fase pior, por isso devem se aguentar.

 

continua com o cuidado de não os alimentares demais e de nao sobrar restos de comida, se puderes aspirar o areão, por ex com aqueles aspiradores pequenos de ligar a bom de ar tb dá sempre uma ajuda.

 

já agora se alguma vez limpares o teu filtro, LAVA SEMPRE COM AGUA RETIRADA DO AQUA numa tpa por ex e podes aporveitá-la aind aà temperatura certa.

 

agora e após tudo estabilizar, ou seja, teres os nitritos a zero, e o teu aqua estar bem ciclado começa a pouco e pouco a repovoa-lo, mas toma cuidado com as compatibilidades dos peixes, com a dimensão dos peixes adultos em função da dimensão do teu aqua e com o excesso de população, qq duvida já sabes q o pessoal do forum está sempre pronto a ajudar.

 

se precisares vai a http://www.fishprofiles.com tens os dados sobre os peixes, tabelas de compatibilidades, etc~

 

e a http://www.cidadevirtual.pt/mrf/fixe/p_index.html que te dá uma noçao de qts peixes deves colocar num aqua dependendo da dimensão

 

boa sorte :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao faço ideia

ja o procuraste bem, nao esta entalado entre nada, pq um peixe morno no aqua nao ajuda nada a melhoria das condiçoes da agua

 

a unica vez q me aconreceu um peixe desaparecer, ele tinha saltado para fora do aqua

 

procura bem, alguma coisa deve ter sobrado mesmo se o comeram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres que te diga, li atentamente todos os posts e cheguei à conclusão que cometeste um erro que talvez ninguem se tenha apercebido que foi retirares toda a água do aquário, e embora não o tenhas lavado, a água que lá entrou em seguida era toda nova. (talvez tenhas quebrado o ciclo que dificilmente estavas a estabelecer) mas agora não há nada a fazer, contemos com a sorte.

Parece-me que o pior não será eles ficarem sem comer uns dias, embora ainda sejam alguns dias... não sou a favor daquela comida que se vai desfazendo no aquário, e embora ache que eles aguentam sem comer, vê lá se não arranjas ninguem que coloque 5 ou 6 migalhinhas por dia.

O pior de ires embora, na fase em que está esse aquário, serão as trocas de água.

abraço e espera por mais dicas que te possam ser dadas.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro eu julgo que de qq modo o "dignostico" foi o nao estabelecimento da população de bacterias.

 

Tambem me parece q a comida nao é problema eles podem estar 3 ou 4 dias sem comer, o problema é mesmo as Tpa, que devirams er pelo menso de dois em dois visto estares com um pico de nitritos.

 

nao tens hipotese de arranjar uma "baba" para os teus peixes q va ai duas vezes nos dias q estas fora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que as pessoas antes de comprar os aquários,devem ler imenso sobre eles antes e depois então decidirem se têm condições e paciência para os terem para não ser depois os peixes a pagar.

O erro já foi cometido, a pressa é inimiga da perfeição e como quiseste fazer tudo à pressa, sem esperares k o ciclo se completasse e isso tudo agora tiveste o resultado.

Ainda assim desejo-te boa sorte e mais cuidado aquando das próximas aquisições/soluções que tomares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Lá consegui arranjar alguém que desse comida aos peixes e tudo correu bem, com excepção da Colisa que morreu (também não andava muito bem já há algum tempo).

 

Os nitritos estão quase a 0 e ontem fiz mais uma TPA.

 

Parece-me que agora a coisa está estabilizada, todos os peixes que restam estão muito vivaços, nenhum aparenta algum problema. Restam assim:

 

- 1 Molly (está linda apesar de já ter tido fungos)

- 2 Néons negros (impecáveis e a crescer, apesar de um ter tido ictio)

- 5 Néons azuis (os terroristas do aquário, são do piorio)

- 1 Pleco (está enorme e lindo)

- 1 Limpa fundos (que não pára quieto)

- 1 Rã (muito timida)

- 2 Camarões (não resisti e trouxe-os ontem :arrow: )

 

Bom, com base neste "cardume", posso ter um escalar??? :arrow: Ou que exemplares vocês aconselham, recordando que a capacidade é de 60 litros...

 

Abraço e obrigado a todos que contribuiram para a saúde do meu aquário. Logo posto umas pics...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OizZ!

 

esse peixe com uma ventosa,é um peixe gato,deve ser um pleco mas pode não ser,por isso vê as fichas de Peixes Gatos(L's,ottos,etc) nu sub-forum proprio,não te ajudo em relacao a amonia e nitratos porque já o fizeram

 

Fika bem

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos!!!

 

pato o teu aqua e muito porreiro mas por mim tirava aquela coluna

os peixes ja tam melhores???

 

 

espero que o problema se resolva omais rapido possivel

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pah, não gozem com a minha coluna. Ok é assim para o bimbo mas i like it... :twisted: além de que o Pleco e os Camarões adoram andar lá a esgravatar. :arrow:

 

Mas posso por um escalar ou não? Medi agora os nitritos e estão a 0 (zero).

 

Se tiver problemas com o ph (anda entre os 7 e os 7,5) o que fazer?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.