[Dúvida] armário


mr_moustache

Recommended Posts

Boas tardes!

 

Tenho uma dúvida é gostava que a malta aqui do fórum me desse a sua opinião!

 

Recentemente saí de casa e deixei o meu aquário ao cuidado dos meus pais. Como uma casa sem um aquário não é a mesma coisa, estou a pensar adquirir um! Agora a minha duvida é:

 

Será que posso colocar o aquário em cima de uma cómoda malm do ikea? Estava a pensar num 80x45x40

Será peso a mais? Alguém tem algum aquário em cima de um móvel destes? Devo reforçar o móvel?

 

 

É esta a cómoda - > http://www.ikea.com/pt/pt/images/products/malm-comoda-c-gavetas__0132825_PE145490_S4.JPG

 

 

Desde já muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário vai pesar tipo 130 kg? Eu diria que aguenta se o aquário ocupar a área toda ou seja se a força seja exercida nas barras verticais e não nas horizontais.

Se me perguntares se a placa de papel prensado horizontal aguenta com tanto peso, é capaz de aguentar uns meses, mas começa a ceder por fadiga.

Agora tens de ter cuidado ao peso total em roupa que tem a cómoda. A roupa na cómoda exerce a força nas barras verticais, se for muita e juntamente com o peso do aquário pode ceder ou desmontar, cuidado!

O que podes fazer é colocar uns reforços nos cantos pelo lado de dentro, just in case!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário vai pesar tipo 130 kg?

O aquário vai ficar a pesar mais de 130Kg. Embora não vá ficar cheio de água à que ter em consideração o peso do vidro mais o substrato, pedras e afins.

 

De resto concordo com o que disse. O aquário vai ter de ficar apoiado nas laterais e o móvel vai precisar de muito reforço para ficar seguro.... e mesmo assim não coloco as minhas mãos no fogo sem primeiro o testar bem.

 

Depois de fazer o download das instruções de montagem até me assustei. O móvel é literalmente constituído por 8 pedaços de madeira. Não tem base (só tem 2 ripas no fundo) e as costas são todas em MDF sem uma ripa a meio para dar mais alguma estabilidade.

 

Se fosse comigo:

  1. comprava uma ripas/barrotes de madeira e fazia uma moldura para segurar a base do móvel por dentro;
  2. como as costas são em MDF, colocava uns esquadros (algo deste tipo http://www.leroymerlin.pt/getmedia/30335e77-cbf5-4f84-b7bd-12b2ec34adce/14608090_esquadro.aspx?width=500&height=500) para unir as laterais ao topo e à base. Para além de manter as peças do móvel todas juntas ajuda a manter a esquadria do mesmo;
  3. como as laterais são tão fininhas e como são capazes de começar a ganhar barriga com o tempo devido às forças de compressão, colocava por precaução mais uns esquadros a unir as ripas na parte frontal do móvel às laterais e colocava mais umas ripas (duas devem chegar) nas costas do móvel.

Andei a pesquisar no Google e de facto há quem use estes móveis para colocar aquários semelhantes ao seu e eles parecem aguentar:

http://explorateur.endlersman.fr/fichiers/Archives/Aquariophilie/Mes_installations/2008/200L_081111_002.jpg

200l

 

http://medien.markt.de/bilder/2013/09/12/21/b558bef8/medium_image/0/schoenes_aquarium_mit_112_liter_zu.jpg

112l

 

Mas a questão é: não sabemos que tipo de reforço eles levaram; se têm 3 ou 4 gavetas (os de 3 gavetas por serem mais baixos podem ser mais estáveis); que tipo de coisas eles guardam nas gavetas (coisas leves ou pesadas).

Editado por Pedro Centena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas!!

 

Sim o aquário será do tamanho total da base

A cómoda irá levar sobretudo roupa, mas nem será muita, é mesmo a fraca construção que me preocupa

Vou seguir o conselho do Pedro Centena e vou reforçar o mesmo, consigo dormir melhor de noite ;)

 

Depois meto umas fotos do resultado!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.