Primeiro aquário 60L


Tiago Caldeira

Recommended Posts

boas

 

isto começou quando no natal deram um peixe ao meu filho um beta naqueles aquários redondos. Como nunca gostei desses aquários foi comprar um quadrado de 10L. Como qualquer um com um brinquedo novo sobre lotei o aquário, foi então q comprei o dito aquário de 60L

 

10934616_970405362977111_337693166_n.jpg

 

 

fiz o anti cloro e as bactérias claro q nunca tinha ouvido falar de ciclo de azoto, ph ou quer outra coisa q depois de começar a ler aprendi.

 

tenho 9 guppys (6 femias)

1 beta

1 zebra

1 limpa vidros

3 neons

e tinha uma molly q morreu hoje

 

a morte da molly gostava de saber se tem alguma coisa a ver com umas coisa q começaram a aparecer no fundo do aquário (pode ser um fungo?)

 

10934572_970405256310455_863907672_n.jpg

 

 

disseram-me para não fazer tpa´s no primeiro mês será por não ter feito q isto está a aparecer? o aquario deve ter 10 dias.

 

bem agora espero opiniões obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! Isso nao sera cocos ou excesso de comida? Tenta aspirar isso c um tubo! Que filtragem tens no aquario?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta aspirar esses restos para nao ficarem a decompor-se na agua. Meteste os peixes todos de uma vez?

Em relaçao ao filtro, eu nunca confiei muito em filtros internos porque a capacidade de filtragem e mais fraca.

E testes a agua? Nao fizeste?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tive a ver o filtro indicado sera o

Filtro EHEIM Classic 2211

devo comprar só mais para a frente porque pelo q vi ainda custa uns 50€

 

 

amanha vou comprar a bomba de aspiraçao e nao fiz testes ainda tenho de os comprar. os peixes foram entrando 2 ou 3 de cada vez

 

ja agora se puderes responde tb a este topico e diz-me se o posso inserir neste aquario sff

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=238616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago

 

Isso está complicado porque vai haver muita confusão aí uma vez que o beta vai matar os guppys uma vez que os betas não se dão bem com peixes da mesma espécie, o guppy não sendo da mesma espécie tem uma cauda muito vistosa e colorida, o que vai fazer com que o beta os persiga até acabar com eles.

 

Atenção que o beta é um peixe que mesmo num aquário de 1000 litros vai matar outro beta, não há cá competições por territórios nem nada que se pareça.

 

Vais manter esse areão colorido? Isso não é muito saudável para os peixes pelo que tenho visto.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o beta esta bem traquilo nao ataca nenhum deles quanto ao areão já tinha lido isso. esta misturado com um branco e preto vou tentar ir retirando o colorido... mas tem q ser por fazes. pois o tempo não abunda e o dinheiro tb não. o beta foi o ultimo a entrar no aqua de 60L logo não teve logo a atitude territorial e nao mostrou qq agressividade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver o substrato é a coisa mais barata que se consegue arranjar, no meu aquário tenho areia das obras devidamente tratada e cada balde de 25kg custou-me 50cents, tive foi de levar os baldes xD

 

Tens também areia de silica e de filtro de piscina que são areias mais claras e que ficam muito bem no aquário.

 

Como eu te disse não tem a ver com o território mas sim com a personalidade do peixe, eu já ouvi e li muita gente dizer que cada peixe é um peixe e que todos têm a sua própria personalidade mas...nunca fiando =)

 

Cumprimentos

 

Edit: isto se for substrato inerte.

Editado por RuiCaeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu foi tudo feito ao contrário. Peixes antes dk aquário devido a sobrelotação do aquário de 10l substrato mal comprado... mas vou ver se tiro os coloridos, ainda dá algum trabalho pois são 4 kg. Mas tão lá 5 kg de clarinha. Cada vez tenho mais informações, o aquário tende a melhorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizeste o ciclo?

Não convém mexeres no substrato! parte da amónia e resíduos tóxicos decompõem-se no substrato e ao mexeres estas a liberta-los para a coluna de agua.

Nao querendo plantas mais complexas faz como o Rui indicou, vai buscar areia a praia que fica mais barato :P Se fosse hoje por baixo dos meus substratos tinha colocado areia da praia, poupava uns trocos valentes a fazer os declives.

Para meteres substrato em condições vais gastar mais do que no aquário inteiro, tenta antes optar por um filtro melhorzinho e mete areia da praia! depois a qualquer altura podes colocar o substrato que quiseres (Desde que não seja fertil).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nao concordo totalmente com o Simão Curval, quando diz que não deves mexer no substracto. Depende da situação. Por norma não deve mexe muito, com o sifão aspirar apenas a superfície, para não danificar as colónias de bacterias, mas isso é numa situação normal. Mas vendo a quantidade de comida a decompor-se como está na foto, eu diria que se está assim na superfície, por dentro está bem pior. Ou seja, a comida a decompor-se liberta amônia. Por isso, aconselho-te o seguinte, se não fores já comprar um substrato novo. Compra um aspirador e testes de nitratos, nitritos e amónia e ainda de fosfatos (mas os três primeiros mais importantes que tudo). Aspiras o que puderes do substracto mudando 50% da agua. Se não conseguires aspirar tudo hoje, aspiras no dia seguinte. O importante é teres o areão limpo rapidamente. depois fazes os testes de amônia/nitritos e nitratos. quando os valores de amônia e nitritos subirem fazes uma TPA's. Vais controlando as coisas até teres a situação regularizada.

 

Agora se fores comprar um substracto novo.....começas do inicio da forma correcta.

 

Em relação à comida, deves dar uma vez de dois em dois dias, mas em pequenas quantidades. Deixas que comam tudo e dás talvez uma segunda vez. O que ficar no fundo, já não vai ser consumido e vai decompor-se e lá vêm a amónia outra vez! por isso a regra é dar sempre em pequenas quantidades e o que ficar a mais tem que ser aspirado.

Editado por Wooddy Weaver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Reduzi a qualidade de comida e deixou de aparecer coisas esquesitas no fundo. Tenho feitos os tpa s semanais o q tb ajudou muito. Quanto aos peixes está tudo ok sem mortes. Tirando os alvelinos q são comidos mesmo com a maternidade. Agora arranjei um feto de java e deram-me um bocado de musgo para ver se eles teem onde se esconder. Tenho a população completa para os 60 litros. 3 molly's fêmeas 1 macho, 6 guppys fêmeas 2 machos. 3 neons 2 limpa fundos 1 limpa vidros. E o betta inicial q é estranhamente dos mais tranquilos.

O ph está a 7.2 amonia ainda não comprei o teste

Obrigado pelas ajudas.

Quanto ao subestrato só tem areao grosso (tipo pedrinhas) será q as plantas aguentao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.