Fenix


M Aires Rocha

Recommended Posts

boa noite!
Este é o meu 1º projeto e espero que seja o primeiro de muitos.
Ate há um mes atras , um aquario para mim era uma caixa com agua!
Apos muitas horas de pesquisa e leitura decidi aventurar-me neste mundo.
Sei que vou cometer muitos erros mas a piada está aí:aprender com os erros e ir melhorando com o tempo e pratica.
ontem comprei o aquario + substrato+hardscape e para a semana vou levantar o resto.
fica aqui entao o setup:

Data de Montagem: 18-01-2015

Aquário: 60x40x40 - 96 litros

Móvel: Feito á medida.

Iluminação: Hi Lumen V2 60 plant version, comprimento 60 cms, extensivel a 80 cms.
2 Modos de Funcionamento:
modo Full
modo noturno
LED 0.5W x 48 (6500K Daylight x 48) SMD 5730 c/ Lente 120º
Lumens: 1980

Filtragem: Eheim Ecco Pro 300 - 750 litros.

Aquecimento/Arrefecimento: Jager Eheim 150w

Outros Equipamentos: kit CO2 - botija 500 ml+solenoide+mini redutor pressao+conta bolhas+drop checker+ani-retorno

Hardscape: 1 tronco redmoor, mas estou a equacionar adicionar 2/3 pedras dragonstone.-agradeco sugestoes.

Substrato: Substrato fertil : ELOS Botton Mineral 5L . Inerte: ELos Terra BLACK 9lt. - Natural soil SMALL.
Fertilização: ainda nao equacionei.

Fauna: ainda nao equacionei.agradeco sugestoes

Flora: frente/tapete:Hemianthes callitrichoides (cuba) + bacopa amplexicaulis ; meio plano: Anubias presas ao tronco ; plano de fundo :ludwigia glandiosa messacana + echinodorus barthii. tb aqui agradeco sugestoes

Parâmetros da agua?: so vai ter agua para a semana

 

Fotos:

Substrato fertil ELOS Botton Mineral 5:

IMG_20100102_180732_zps4cdbf274.jpg

 

Inerte: ELos Terra BLACK 9lt. - Natural soil SMALL+ tronco redmoor:

P1010037_zpsb8b86dc5.jpg

 

Desde ja peço desculpa pela fraca qualidade das imagens.
O layout esta minimalista, mas tb é a primeira vez que faço isto, experiencia zero.
Para a semana vou levantar o resto do material (plantas/filtro/co2/luz).
Entretanto agredeco sugestoes/dicas.
cumprimentos
Mario Aires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mário

 

Bem vindo a este magnifico Mundo. :)

 

Se tu não tivesses dito que esta era a tua primeira vez,ninguém diria isso de certeza.

Pelos vistos fizeste uma boa pesquisa e leitura,estás de parabéns por isso.

 

A meu ver isso foi tudo muito bem escolhido,desde as medidas do aquário,iluminação,filtragem,substratos,etc...

Gosto do layout,está mesmo no bom caminho.

 

Quanto às Rochas,a meu ver penso que as dragon estone não vão ficar aí muito bem,mas tudo também depende do formato,tamanho e disposição das mesmas.

 

Vai postando as novidades e boa sorte com isso.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto muito desse layout e não lhe mexeria mais. Apenas passaria à plantação. A escolha dos troncos foi excelente e o posicionamento melhor ainda.

 

Vamos lá então seguir este tópico... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para primeiro aquario a nivel de materiais penso estar bastante bem elaborado! O layout tambem me parece mt bom, simples e limpo, como eu gosto... faltam as plantas para ver como é q vai desenvolver.

 

Fico a acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!
enquanto aguardo a chegada das plantas e luz (só no proximo fim de semana), decidi 'inventar' no layout.
adicionei 5 lts de substrato e duas rochas mini landscape.
P1010057_zps4abd30c1.jpg

antes de a por no aquario passei por agua a rocha do lado esquerdo e parece que ficou com algumas zonas escuras.acho q deve ser normal ate secar por completo...
P1010061_zps38ada8c8.jpg

instalacao do filtro.parece-me correta...pelo menos assim o espero.
P1010059_zps1a6e54fc.jpg

ligacao dos tubos flexiveis aos tubos rigidos.nao sei se devo empurrar mais o tubo flexivel para dentro.espero que quando passar agua , esta nao saia...

P1010062_zpsf3ef9f49.jpg

desde ja agradeco sugestoes.
cumprimentos
mario aires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou um zero em aquascaping mas acho o tronco do meio demasiado central e na vertical. Isso corta um pouco o fluxo visual. Não conseges pelo menos dar-lhe uma inclinaçãozita.

 

Não é que esteja feio mas esse hardscape é espetacular e merece um bocadinho mais.

 

Acho que a integração entre troncos e pedras ficou bastante bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boa tarde!
por fim instalei o co2, luz e termostato.
plantas :
-Pogestemon erectus
-Monte Carlo
-Cyperus helferi
-Sagittaria teres

P1010107_zps54b51b24.jpg

o drop checker esta com este azulado, nao me parece ser o ideal, estou com uma bps no co2, sugerido pela loja.

P1010109_zpsc776d690.jpg

esta planta so consegui plantar um pé, o outro nao consegui pq estava sempre a partir quando a tentava enterrar no substrato.

P1010114_zps47a7833a.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, acho que poderias ter espalhado melhor esse monte carlo assim será mais demoroso para fechar o tapete!

de resto bom trabalho.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tiago , a disposicao da saida/entrada do filtro, está assim pq vi muitas montagens com os dois do mesmo lado.

segundo opiniao de pessoas mais entendidas na materia q eu, facilita a circulacao do co2.

se é verdade ou nao nao sei, como estou a comecar neste hobby vou vendo pelos resultados.

em relaçao ao filtro, postei um topico sobre ele aqui :

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=239278

 

entretanto deixo aqui actualizacao do aquario apos 3 semanas:
amarrei uma anubia nana ao tronco.
a monte carlo ainda nao arrancou, apesar de ja se notar um timido crescimento.
o ciclo do nitrogenio está em curso, talvez mais uns 15 dias para terminar.
tudo indica q o ph será acido, pelo que sei, ideal para peixes da ameica do sul.
sugestoes no que respeita ao setup e peixes sao bem vindas.

IMG_20150301_111845_zpsm09djkkb.jpg

cumprimentos

mario aires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boa noite.
ao fim de 30 dias a ciclar, finalmente os primeiros habitantes:10 tetra cardinal!
IMG_20150308_114715_zpsgdolkvup.jpg
durante estes 3 dias andam um pouco timidos, nao sei se é o comportamento normal...escondem-se mt atras da vegetacao.quando lhe dou de comer perdem a timidez e aí é um corropio :lol:
por falar em comer , estou a alimentar duas vezes ao dia, mas nao sei se a quantidade é correcta ;: (
IMG_20150308_114527_zpsrehesufi.jpg
a qualidade das fotos tenho que melhorar ;: oops:
IMG_20150308_114507_zpssi98crhk.jpg
a malta nas traseiras do aquario, local preferido do gangue ;: beer:
estou com cerca de 6 ph mas ha uma oscilacao que me procupa (cerca de um valor)durante o dia.
a minha agua deve ser mt macia!
estou com 6 horas de luz e co2 sendo este 2/3 bps.
fiz uma tpa de 30% no passado sabado e para a semana comeco a fertilizar.
cumprimentos
Mario Aires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boa noite!
actualiacao ao setup:
o meu 1º aquario faz hoje 2 meses de existencia :dance:
algumas plantas traseiras crescem que se fartam, nomeadamente a Cyperus helferi,
a Pogestemon erectus e a Alternanthera Rosaefolia.esta ultima ja lhe fiz a poda duas vezes.
a montecarlo ao incio custou a vingar mas depois que comecou tem vindo a propagar-se certinha.
amarrei musgo a alguns troncos.o musgo devia trazer ovos de caracol,
e como cometi a tentacao de alimentar os peixes 3 vezes ao dia durante 15 dias seguidos
,passado uns dias estes comecaram a invadir o terreno.
agora a populaçao tem vindo a dminuir, dado que so estou a dar de comer uma vez ao dia.
ontem preenchi as clareiras no tapete com cryptocoryne parva e echinodorus tenellus,
com alguns retoques de hydrocotyle leucocephala.
é so nomes caros, ate parece que percebo disto :tongue:
fauna:10 neons cardinal e 3 tetra imperador.
estou a fertilizar macros e micros diariamente (um dia macro seguinte micro).
fiz o teste de nitratos e parece-me que estou com niveis elevados (aprox. 40),
mesmo depois de fazer tpa os niveis mantiveram-se,
será da ferilizacao?estes niveis sao prejuduciais para os peixes?
ando a fazer tpa 30% uma vez por semana
queiram desculpar o testamento.
Mario Aires
IMG_20150330_134927_zpspsqhis0d.jpg

Editado por M Aires Rocha
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está a ficar muita giro.

 

Olha, eu estou a começar um novo projecto agora e vou arranjar exactamente a mesma calha que tu, o meu aquário tem mais 5 cm de comprimento e menos 5 de largura, 65 x 35 x 40, a mesma litragem.

 

Mas estava aqui a matucar que a calha só debita 2000 lumen, que fica aquém do necessário para plantas mais complicadas e tapetes densos...

Já considerei comprar duas calhas dessas e metê-las paralelas, mas como é óbvio quero agarrar-me à ideia que uma chega.

 

Qual é a tua opinião sobre as tuas plantitas e essa calha??

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

ola boa noite.

desculpa so hoje vi o teu post!

em relaçao á calha posso dizer que esta a corresponder as espectativas.

a monte carlo esta a espalhar bem pelo substrato e apos 3 meses ja fechou completamente.

nao aquece demasiado e esteticamente eu acho que passa despercebida pois é relativamente fina.

se optares por adquirir aconsselho-te a usares so uma e ir vendo se chega.no meu caso chega para as minhas necessidades.

nao sou entendido na materia, mas penso que so a ilumincao nao chega.tens que pensar em fertilizar tb.

tb estou a usar co2 pressurizado (2/3 bps)

deixo aqui um video do aquario, com 3 meses de existencia.

cumprimentos

Mario Aires

Editado por M Aires Rocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

boa tarde

O meu 1º aqua, apesar de ter pouco mais de 6 meses, ja sofreu varias transformaçoaes durante esse tempo,

e como ja nao venho aqui faz algum tempo , deixo aqui um video com as alteracoes dos ultimos meses.


essas alteracoes devem-se ao fato de eu nunca estar totalmente satisfeito com o resultado do mesmo.umas vezes pq nao me agradava o layout, outras vezes por outras necessidades.esta ultima alteracao deve-se ao fato de achar q havia demasiada materia organica no aquario, sendo que muita dela estava em decomposicao resultando num desiquilibrio no aquario.por isso foram removidas varias plantas, nomeadamente de fundo.o aquario agora esta menos preenchido mas presumo q agora me seja mais facil de tentar o equilibrio.alem disso aproveitei para limpar plantas em decomposicao (ate musgo encontrei quando ja nao o tenho plantado ha 3 meses)!
estado atual do aqua:
agosto_final_zpswppurgpm.jpg
ando ha cerca de 2 meses na luta á BBA.uso 5ml de florish excel uma vez por semana apos a tpa.penso q a principal razao da bba se deve a circulaçao deficiente da agua.fica aqui um esquema da circulacao.
esquema_zpszdclgkie.jpg
a direcao do outflow penso que deveria estar mais na horizanotal , tenho q resolver isso.
agradecom sugestoes/dicas em relaçao ao esquema.acham correto, o q sugerem?
estou com 6 horas/dia para co2 (1bps) e luz.deixo aqui um video feito hoje com o aqua.
agradeco as vossas criticas e dicas.

cumprimentos
mario aires Editado por M Aires Rocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.