1 primeiro aquario comunitária de agua quente


PedroCeohlo

Recommended Posts

Boas , comprei um aquário de 58comp/40alt/35lar, e estou recentemente a monta lo, o material que tenho é:

termostato: da fluval 50W
filtro: é conjunto do aquario com caudal de 550L/Hr
bomba de ar: TetraTec AP30
luz: T5 13W

Gostava de saber se tenho bom material para começar, o aquário leva mais ou menos 60/70L?
deixo já agora umas fotos do aquário e de alguma da montagem.

Aquário:
IMG_20150120_163157.jpg

 

O nome que está no aquário é só isto delta80

IMG_20150120_163205.jpg

A calha da luz é esta, mas dá para meter mais uma calha igual
IMG_20150120_163215.jpg

 

O filtro está ligado a esta caixa, onde posso por os material filtrantes, acham um bom filtro?

IMG_20150120_163225.jpg

 

Este é um areao que tenho, estava neste momento a limpa-lo
IMG_20150120_163242.jpg

 

Isto já a montar um bocado do aquário
IMG_20150120_164646.jpg

 

Já agora se me poderem dizer que tipo de plantas são estas agradecia
IMG_20150120_192826.jpg

 

Fico a aguardar resposta
Boa Noite, cump Pedro Coelho

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! Estou no telemovel, nao consigo perceber muito bem, mas a primeira impressao das plantas que tenho serao fetos. Nao enterres as raizes no areao, mas sim prende-as no tronco ou pedras. Quando começar a crescer vai ficar fabuloso! :D

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começo nao esta mau, mas tudo depende do tipo de peixes que pretendes colocar e nao sendo muito grande, tambem nao podes colocar muitos peixes.

Na parte da iluminaçao, se mantiveres plantas pouco exigentes, essa que tens da, mas se a ideia for colocar outro tipo de plantas, teras de apostar em iluminaçao mais adequada para que elas crescam e sejam vicosas.

Ja tens alguma ideia do que pretendes?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

O que tu tens é um aquario Kit, ou seja, com a luz e o filtro integrado. À medida que vais estudando mais sobre aquariofilia e vais querendo outras coisas vais percebendo as limitações do teu aquário e vais quer melhorar, o que é natural. Mas para já, já tens tudo o que precisas.

Por partes:

- O aquário é de 80 litros, o que não é mau.

- termostato dá

- O flitro se tiver mesmo 550 l/h também nao é mau, pois tem mais do 5x a capacidade do aquário. Mas aposto tem apenas esponjas. Se assim for e se conseguires, mantém uma esponja e depois algum tipo de meio de filtragem, como aquelas pedrinhas (encontras isso em qualquer loja)

- luz, para mim, a única coisa que acho que não vai ajudar. tens a certeza que são apenas 13 w? isso é muito pouco, pois dá 0,1watt/litro!! Se puderes tenta arranjar um pouco mais de luz, no mínimo 0,5w/l.

- Em relação ao substracto, eu também comecei com areão de rio, mas rapidamente mudei para um a ADA amazónica. Para além de esteticamente ficar melhor, é também melhor para as plantas, pois permite um melhor desenvolvimento do sistema radicular. O areão no entanto, não tem problemas para plantas como anuais e fetos porque eles não são enterrados.

 

Com o que tu tens neste momento, podes colocar anubias, fetos de java ou seja, plantas com baixas exigências de luz. No site da tropica.com tens uma lista de tantas fáceis que são as que mais se adequam ao teu setup.

depois vais ter muitas duvidas e para isso tens o o forum...nao desanimes se algo acontecer de errado...

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a luz o que tenho lá, é T5 13W 10000K White, mas ainda dá para por mais uma calha, se puser outra igual a iluminação já fica adequada.
quanto ao substrato também queria por um desse tipo, mas são tão caros online, mais de 30€ o saco, e não encontro em nenhuma loja de animais.
Quanto a vivos, que posso meter num aquário destas dimensões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim é verdade, esses substractos são caros, é uma coisa a ponderar se achares que vale a pena. Quanto ao número de peixes, eu não sei muito bem, mas a regra será 1 cm de peixe por 1 litro de água. Eu gosto especialmente dos tetra (neon, prata et) que são peixes pequenos, que vivem em cardume e muito pacíficos e são óptimos para aquários pequenos pois assim podes ter mais. Mas podes ainda apostar em guppys e mollys.... Podes ainda ter corydoras que são peixes de fundo.....

 

MAS ATENÇAO: só deves colocar os peixes depois do ciclares o aquário, senão vai dar asneiras e os peixes começam a morrer sem "razão" aparente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei, o aquário vai fazer o ciclo , não quer cair na asneiras e matar os pequeninos todos.

Tive a fazer uma pesquisa e encontrei estes substratos:

ADA Aqua Soil Amazonia 3L a 16,90€
Aqua Gro Soil 8L a 22€
Aquatic Nature Pro Soil 2L a 9,50€
Dupla Ground 3L a 6,55€
Tropica Fertil Plant Growth Substrate 1L a 6,40

Qual destes substratos são os melhores, viste que queria um bom mas em conta e já agora quanto (litros) de substrato preciso.

Aguardo resposta
Cumpz: Pedro Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podes usar uma das duas hipóteses:

1 - usar um substracto fértil e um inerte por cima

2 - usar apenas um inerte.

 

A quantidade que vais usar será por volta dos 10 litros, pois o substracto deve ter pelo menos 5 cm de profundidade.

 

O da ADA (Inerte) é sempre muito bom, mas é caro,

O da aqua gro (inerte) já fica mais em conta e também é bom

O da tropica é fertil por isso precisa de um inerte por cima dele.

 

Os outros dois nao conheço mas já vi à venda o aquatic soil.

 

Se precisares de mais ajuda é só dizer

Editado por Wooddy Weaver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para plantados, é sempre bom (e regra) usar um fértil, mas se usares apenas inerte também podes ter bons resultados (até porque há a teoria que o fértil tem uma duração de meses e depois esgota-se). O importante é teres uma "boa cama" para as raízes das plantas.

 

Por isso se usares o aqua gro nao precisas de fertil por baixo.

 

Com esse tipo de substracto que está pensar em colocar, com um pouco mais de luz como te referi anteriormente, já podes pensar em colocar plantas de outro tipo. Enquanto que as anubias e os fetos não se enterram, agora já podes ter plantas "normais", com um sistema radicular dentro do substracto, entendes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao tenho muita experiência nisso. Uso sempre a mesma coisa, porque sei que resultados vou ter. Mas podes abrir um novo tópico para ver que ideias de dão! há sempre pessoal a experimentar montes de coisas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas hoje acabei de montar o meu aquário, um amigo meu que tem um comunitário de 120L deu me hoje algumas cerâmicas do filtro do aquário dele, e disse que para não as lavar pois já tem as bactérias instaladas neles boas para o aquário e deu me agua do aquário dele, pois assim não tinha de tar tanto tempo a espera que o ciclo do azoto acabe, desde já fica algumas fotos da montagem.
Ás ditas cerâmicas já no filtro
IMG_20150122_140112-Coacutepia2.jpg

 

O substrato foi este que o meu amigo me deu, que é substrato fértil, e pus areia sílica por cima
IMG_20150122_140217.jpg

IMG_20150122_140753.jpg

IMG_20150122_143101.jpg

IMG_20150122_151306.jpg

IMG_20150122_174801.jpg

 

Espero que gostem, Cumpz Pedro Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta com bom aspecto mas eu prefiro aquarios com uma peça central tronco pedras klk coisa, mas é so uma opinião. importante é tu gostares :)

 

também gosto de ver mais valisnerias na parte de tras do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim, está engraçado! eu já usei a areia e rapidamente deixei porque as algas iam sujando a areia e chegou a um ponto que achei que estava feio.

Acho que com o substracto fertil e com a ceramicas ficas com mais qualidade. Agora tens que ir medindo os valores da amonia e nitritos para ver em que fase está o ciclo do azoto!

 

Podes ainda arranjar umas anubias para ficarem na base do tronco. Sao plantas de crescimento lento e de folha grande,mas acima de tudo sao pouco exigentes e muito resistentes.

 

Boa sorte!! :)

Editado por Wooddy Weaver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agua é de um aquário já com o ciclo feito? e as cerâmicas do filtro também.


e a coridora só estava ali enquanto limpava o outro aquário o único que esta neste é o pleco, e disseram me que eles são resistentes e ajudava a fazer o ciclo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.