Ajuda - PLANARIAS


Recommended Posts

Boas pessoas preciso da vossa ajuda para combater a PLANARIAS do meu Aquario tenho o areao e a Rocha viva cheias de planarias , ja aspirei por varias vezes e passado uma semana esta tudo na mesma comprei um six line e nada , ja nao sei mais o que fazer , pessoa preciso de ajuda ideias dicas urgente ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra um Halichoeres Chrysus que te vai ajudar garantidamente. Se puderes compra um Spotted Mandarin se o tiveres condições para o manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Halichoeres Chrysus esta na lista das minhas próximas compras , mas ja me tinham dito o mesmo do six line e nao vi nada nem uns mordidas ...

 

Mais dicas pessoas algum tratamento seguro ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Principalmente não as tentes retirar com uma pinça, porque ao mínimo descuido dividem-se ao meio e passas a ter duas ao invés de uma.

 

Podes usar 0,5 ml de Fluvermal em cerca de 20 litros de água.

 

Tenta retirar a fauna quando fizeres o tratamento, ou podes vir a ter baixas consideráveis em algumas espécies mais sensíveis, caracóis, camarões e musgo de Java por exemplo.

 

Podes ler melhor neste tópico semelhante; http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=154406

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mencionei-te esses peixes pois já sofri do mesmo mal mas como gosto de resolver tudo ao natural investi nessa equipa.

Se quiseres uma maneira artificial há um produto que é o Coral RX, porém deve ser manuseado/doseado com muita prudência.

Arranjo esse produto a bom preço.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Tantas planárias assim são sinal de má qualidade de água e talvez também de pouca circulação.

 

Os peixes ajudam mas só as vão comer se estiverem com fome.

 

Sugeria-te antes de qualquer produto/químico no aquário fazeres umas mudas de água regulares e apenas alimentares os peixes de 4 em 4 dias para ver se o Sixline se vira para elas.

 

Como está a circulação do teu aquário? A Osmose já tens?

Continuas a adicionar Coral Food e a dar artémia muitas vezes? O problema do excesso de alimentação é o que te vai sujar a água porque os peixes agradecem!

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja me tinham falado do coral RX mas isso e bom para dar um banho ao coral antes de introduzir no nosso Aquario , amanha ja vou buscar o Halichoeres Chrysus e vou fazer mais uma aspiradela as planarias , Gonçalo sim ja tenho osmose e as vezes ainda dou coral food a circulacao penso estar boa vou diminuir na comida congelada , ver o que da ... Tou mesmo farto de tantas planarias ... Ja me começarão a chatiar 2 corais e tenho as rochas cheias ... Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção com esse crhysus. O Sixline vai atacá-lo bastante!!!

 

Aumenta a Vortech para o máximo, caso ainda não esteja.

 

Quanto ao CoralRX que eu saiba é mais para os banhos e não para aplicação num aquário inteiro.

A nível de quimicos se quiseres investigar tens o FlatwormExit mas que tem de ser usado com muito, muito cuidado. Eu pessoalmente não recomendaria!

 

Já agora o Hispidus também é um bom devorador de planárias.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a Vortech ja esta quase no máximo so nao meto mesmo no máximo pk começa a levantar areao ,

 

Sim foi o que eu disse o coral RX e para dar banhos aos corais antes de meter no nosso Aquario ou quando nessecasio mas sempre fora do Aquario ,

 

Ja tenho um Stenopus hispidus mas tb n o vejo a comer planarias vou dar menos comidas durante um tempo vou dar um dia sim dois dias nao para ver se abre o apetite para as planarias, ao six line e ao Stenopus hispidus e em breve ao Halichoeres Chrysus .

 

Ja li muito sobre o FlatwormExit da salifert o tratamento tem de ser lento pk branqueia os corais e a morte repentina das planarias liberta uma toxina que mata os peixes mas além desse grande problema por nao ser um tratamento seguro deixou de ser comercializado em Portugal pelo menos foi o que me disseram .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

não sei se ajudarei ou não mas fica a intenção.

antes de mais também sou apologista de métodos naturais mas, quando não resultam e a praga é grande lá terá que se usar os químicos, assim quando tive uma praga de planárias após várias tentativas naturais (circulação , halichoeres, hispidus) acabei por usar com total sucesso o "Flatworm Solution" da Aquavision, foi-me recomendado aqui neste fórum por um membro, como na altura não o encontrei em Portugal mandei-o vir via ebay.

Atenção se eventualmente verificar que o alichoeres chrysus vai comendo algumas , então é melhor aguardar pois com o tempo ele consegue eliminá-las.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lendo alguns tópicos neste e noutros fóruns deparei-me com tratamentos químicos com o da salifert flatworm exit - mas lê sobre este tratamento que pode matar os corais e libertação de toxinas provocadas pela morte das planarias mata os peixes . Falando com amigos encontrei o Ascaridil 150 mg - por relatos de outros não mata corais e não mata invertebrados os peixes e preciso ter cuidado por causa das toxinas provocadas pela morte das planarias por isso fazer logo uma boa TPA . Com isto tudo acho que estou seriamente a pensar fazer o tratamento com ascaridil 150 mg .

 

Venho vos perguntar o que pensão sobre este tratamento e qual os melhor procedimentos a tomar para correr todo bem, e não ter perdas no meu Aquario.

 

Recomendam o uso de ascaridil 150 mg .

 

Cumps .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendo mesmo é que dês tempo e que não queiras solucionar esse problema de um dia para o outro...

:):):)

 

Das poucas vezes que há já alguns anos pus químicos no meu aquário, ou não fizeram nada ou arrependi-me. Mesmo quando os usei em quarentenas não gostei dos resultados...

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda ppl vou deixar os químicos de parte por agora, ja comprei o peixe chrysus e vou tb comprar o mandarim picturatus, para ver se consigo resolver o problema naturalmente, vamos ver o que da , novidades brevemente .

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234105&page=2#entry1330104

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Novidades? Goncalo o meu Sixline e o Chrysus dão se bem...

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Boa. Não é impossível eles conviverem no mesmo aquário mas ás vezes o sixline é....temperamental!!!

 

E sim, novidades? Ainda tens planárias?

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais