Sai mais um cubo!!!


Nuno Prazeres

Recommended Posts

Como cada vez gosto mais de gambas e da forma entusiástica como o pessoal aqui do fórum se dedica a elas, decidi não ficar de fora e hoje comecei a preparar um cubo de 20 litros onde espero manter uma muito pequena (inevitável dada a litragem) colónia de Caridina serrata.

 

Eu cá em aquascapings sou um zero à esquerda por isso já aprendi a defender-me.

 

O ultra-minimalismo é a minha fuga para disfarçar a absoluta incompetência.

 

Cá vai então a ficha do cubo:

 

Dimensões: 25x25x30 cm

 

Capacidade: 18,75 l brutos

 

Substrato: Aquaeden escuro (inerte)

 

Hardscape: um pequeno tronco de Red Moor

 

Plantas: à falta de melhor, feto de Java, provavelmente irá também ter uma Lemna cf. "oeirensis" que recolhi num charco (parece a Lemna minor mas a folha é mais quadrada e 3 ou 4 vezes maior e o nome fui eu que lho dei porque encontrei-a na zona de Porto Salvo, Oeiras)

 

Musgo: igualmente à falta de melhor, Versicularia dubyana

 

Aquecimento: Jaeger 50w

 

Filtragem: Esponja DIY com uma bomba de ar da Tetra

 

Iluminação: um DIY com apenas um led Cree XP-G cool white a 1000mA que irá produzir cerca de 300lm que me parecem suficientes

 

Habitantes: 5 Caridina serrata e umas Physas acuta.

 

 

Ainda não sei se vou mesmo usar o feto. Eventualmente fico-me só pelo musgo e pelas flutuantes, estas mais pelo seu papel despoluidor do que pela estética porque nem vão ficar visíveis.

 

Amanhã conto fazer o filtro e a luminária por isso deve dar para juntar água à tarde. Segue-se uma espera de 1 semana para o primeiro caracol e de pelo menos mais duas para os camarões. Pelo caminho não vão faltar mudanças de água.

 

Quanto ao musgo, vai ter que esperar porque dei quase todo o que tinha e só fiquei mesmo com meia dúzia de galhos que tardam a crescer porque o tanque onde ficaram está a 17 graus (não tem termostato).

 

Sugestões e críticas serão sempre muito bem recebidas.

 

Aqui vai a primeira (má) foto:

 

Cubo Minimalista

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas........

 

Já estou à espera hehehehe.....bota as plantas e a água lá para dentro e começa o ciclo do azoto!! Quero ver camarões nisso :gameboy::gameboy::gameboy:

 

 

Estou a acompanhar,

 

Abraço.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Só mais um cubo...por enquanto. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Isso está a ir no bom caminho.Gostei do desnível do substrato e da disposição do tronco.Penso que os fetos de java também vão ficar aí muito bem.

 

Força com isso.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal.

 

Isto como é para os serrata que têm fama de rufias, provavelmente não pode ficar ultra-minimalista. O pessoal vai precisar de abrigo.

 

Enchi e fiz os dois DIY (calha e filtro) há pouco.

 

A calha foi um problema porque não tinha uma fonte de alimentação de jeito e tive que inventar. Depois atrapalhei-me todo com as soldaduras (falta de hábito) e o demorei eternidades. O driver do led aquece à bruta porque a fonte é de 12V e o led só puxa 3V. Cheira-me que vou ter que refazer aquilo ou então meter um dissipador à homem.

 

O filtro ficou bastante bom para a primeira vez que fiz uma montagem tão cuidada.

 

Fotos para muito breve. Só não vão agora por culpa da minha falta de jeito para soldar que ,me tirou o tempo que tinha reservado para elas.

 

Ricardo, do método que uso a única coisa que vai ter a sério é flutuantes. A luz é fortíssima e vai ser dois em um. Despoluir e tapar a luz.

 

Enfiei para lá um pé de Phylanthus fluitans agora para ver como se dará.

 

O aquário é muito alto. Estava a pensar meter só musgo mas os fetos são quase inevitáveis para criar ali um segundo nível visual que re-equilibre as dimensões.

Editado por Nuno Prazeres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficamos pois.:)

 

Estou curioso para ver esses DIY.

Por acaso ando à algum tempo a pensar fazer um filtro externo,mas ainda não ganhei coragem.:)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos, como de costume, não estão grande coisa. :sorry:

 

O driver do led (que não havia meio de ficar pronto e que dá para fritar ovos):

 

Driver para led a 1000mA

A luz é brutal para um tanque daquele tamanho. É cool white mas deveria ser warm. Com umas pinhas de amieiro, o amarelar da água vai colocar a coisa no seu devido lugar.
E cá está o filtro maravilha: dois joelhos de 1/2 polegada, tubo, uma esponja, uma vareta que vinha a segrurar num balão do meu miúdo, tubo de ar. Zero cola. Aquilo encaixa tudo.
A vareta branca vem quase até ao joelho inferior. Deste joelho sai um tubo de meia polegada quase do comprimento da esponja. Furei-o com uma broca de 6mm em 8 pontos.

Filtro de Esponja DiY

 

O teste correu muito bem e sai água em força de cima. Entretanto também juntei um tubo curtinho ao joelho superior mas cortado em bisel com a abertura virada para cima. este modo as bolhas não andam a passear pela superfície da água. Rebentam logo ali.

Já com o filtro e termostato na posição.

 

Cubo prontinho para ser cheio

 

 

E com água (e muita bolha à mistura):

 

Cubo já com água

Houve que colocar um calhau em cima do tronco para quem não boie.

 

 

Agora é um par de dias para fazer uma TPA perto de 100% e depois meter uma Physa.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo.

 

Como o solo é inerte tem que ser mesmo plantil low-low tech.

 

Vou ver se arranjo um musgo fácil e mudo um pé de feto de Java que tenho noutro tanque.

 

Vou ver também se as raizes da Limnobium variegatum compensam o excesso de altura,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Nuno!

Vais criar ai um efeito black water também?

Eu colocaria mais rochas tipo xisto, para musgos e para os fetos ficava muito bem.

Vou acompanhar! Coloca mais fotos!!! :drool3:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. A ideia é ficar minimalista ao máximo. Apenas meti umas Limnobium variegatum (flutuantes de raízes longas) e também irei apostar num musgo jeitoso.

 

Só me falta arranjá-lo, LOL!

 

 

Já sem as bolhas de ar e com dois pés de Limnobium:

 

Cubo Minimalista 20012015

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno se quiseres posso oferecer um pouco de musgo para ver se isso fica mais verdinho hehe ..abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno se quiseres posso oferecer um pouco de musgo para ver se isso fica mais verdinho hehe ..abraco

 

Epá Paulo...

 

Obrigado. Eu estou sem musgo porque ofereci quase todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Feita TPA de 90% e introduzida uma Physa que apanhei num curso de água. É uma Physa acuta, wild F0, LOL!

 

O tronco, entretanto, ostenta uns belos fungos brancos.

 

Amanhã ou depois vai outra TPA do mesmo calibre.

 

Passada uma semana já devia haver algas... Não me parece que as Limnobium estejam a limpar assim tanto a água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ficou...

 

Para já estamos todos a arder. Rendo nunca mais na vida. Com tantos criadores nacionais de qualidade, não faz sentido dar dinheiro aqueles senhores que recebem dinheiro e depois ficam mais de 20 dias sem prestar informação e sem responder a mails.

 

Penso que se ativou uma reclamação no paypal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

Tenho 3 gambas dessas num pico aquário.
Se não vier a encomenda, compro uns CRS ou coisa que o valha a um dos muitos excelentes gambodependentes que andam aqui pelo Forum.

Há criadores nacionais amadores a obter coisas que envergonhariam alguns fornecedores da Rendo e os preços que fazem são bastante justos.

Editado por Nuno Prazeres
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Após mais uma muda de praticamente 100%, o tronco finalmente já não flutua, foi limpo (estava cheio de fungos) e recebeu uns acrescentos ;).

 

Entretanto meti lá um guppy que pretendo alimentar embora com bastante calma.

 

Os C. serrata devem entrar no fim de semana de 15 de Fevereiro, após mais duas mudas de 90%.

 

Ou seja: 4 semanas depois de cheio pela primeira vez e após 4 mudas da quase totalidade da água.

 

Cubo Minimalista 03022015

 

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais