O que ando a fazer com 18l brutos?


NGE

Recommended Posts

Depois de um mês de ciclo, foi introduzido a 8-10-2014, quatro camarões black.
xxag89oplhi9uw7mzfb.jpg
Três representantes desta espécie era considerados sss e um ss+.
Tive a felicidade de dos três sss, ter duas meninas e um rapazote.
xmqn5fdw9imqv0pxfidz.jpg
wxt4s9r01euwjyf1j476.jpg
ycmrggb2oikcpaeat31.jpg
O ss+ foi oferecido pelo vendedor (Fábio Silva)
9rf5i1ur1k62v5tvkx.jpg
Esta inocente, após uma viagem de 90klm veio parar aqui. Esteve durante o ciclo no aquário, a infeliz veio numas plantas e sobreviveu a umas 3horas fora de agua, apenas embrulhada nas plantas. Era a única da espécie, mas já voltou a fazer a viagem para o aquário de origem, onde tem a oportunidade de se reproduzir.
o2fhqlc1z7bp6676zl3w.jpg
Pois é, o rapazote dançou o pimba com as meninas e aconteceu isto.
As duas meninas tinham um intervalo de 2 semanas de gestação.
d69ir1bbrwnkysarrmeq.jpg
Podem ver aqui a evolução do aqua. As plantas verdes (n me lembro do nome) foram oferecidas pelo Fabio, durante a compra.
Na foto em baixo podem ver um novo habitante.
Através de um leilão do fórum, adquiri um pikeno camarão, com possível gene pinto. Vou esperar para ver se é macho ou fémea.
Durante este período tive guppys recém nascidos, ajudavam com as pragas das "minhocas".
mhy9kfgcukups1gtmt.jpg
ttah2n78l25bdzp50nn.jpg
5kspkozwgkw8rkm44clr.jpg
etuhku3nfehpys3mxwhe.jpg
tub6jckduf9343xxfgn.jpg
2kj9p51itf1ralw6fhau.jpg
cs3i2vcckv03899ef93.jpg
6cx7fsrzpajgdzyaa7rp.jpg
wdm3b3hlqh7xl9lbyo8w.jpg
3jknecfawrxgccybun9x.jpg
Esta, é a ultima foto antes das festividades.

su4b7te61s6vuadzxgs4.jpg

Já devem ter reparado na foto só com as plantas. Humm, não é só plantas. A esta altura as duas fêmeas tinha parido e um do piquenos esta foto.
Perdi dois camarões e não sei muito bem porquê. Sei no entanto, que o primeiro a ir, foi o ss +. Durante o tempo que o tive nunca o vi a crescer. O outro foi o macho SSS, este deixou de comer, nem resíduos tinha na tripa, nos momentos finais nem se aguentava de pé.
Retirei-o antes de morrer, não aguentei ver o bicho daquela maneira e para tentar evitar contagio, caso fosse doença.
2-12-2014
Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NGE

 

Tendo em conta a litragem, gosto da disposição das plantas, mas colocava um pouco de musgo, para servir de refugio e fonte de alimento para os pequenos.

 

Em vez desses paus de esptadas, porque não usar um pequeno tronco, podes usar de árvores que existe em portugal (carvalho, oliveira, videira, cerejeira....)

 

Na segunda foto, isso é uma tampa de metal. Será que isso é seguro? Arranja um pequeno prato de vidro...

 

Relativamente as mortes, tens medido os paramentros? É que num aquário com pouca litragem é mais dificil de os esbilizar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro.

 

No inicio quando adquiri algumas plantas, também adquiri musgo na mesma altura, mas ele nunca espevitou, ele encontra-se amarrado a esses espetos de que falas.

Os mesmos espetos eram uma opção provisória, mas os camarões adoram os gajos e desconfio que aquilo possa ser de pinheiro. Mas antes de os colocar no aquário passaram por dois meses de tratamento em agua quente e com sal. Alguns são de espetadas mas os maiores são dos japoneses.

 

Procuro sempre quando vou a locais com árvores uns paus, mas ou não gosto ou não servem e comprar esta fora de questão.

 

Sim era uma tampa de metal, daquelas das conservas, passado 2 semanas estava com ferrugem e saiu. Tentei arranjar um prato de cerâmica preto ou como dizes um de vidro ainda não encontrei nada que gostasse. Desde então que não tem nada.

 

Em relação ás mortes foi como contei.

Estive com bastante medo, porque na altura as duas fêmeas já estavam prontas a parir (se não me engano uma pariu, uma semana de pois do ultimo camarão ter morrido).

Não tenho medido parâmetros. Ate podia medir o Ph, o Kh e também Gh, mas sei que tenho tendência para ficar obcecado com os milímetros, e como as coisas nem parece-me muito más.

Dentro de algum tempo tenho mais uma actualização, vai vendo e obrigado por comentares.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda falta a apresentação do aqua. Mas ja postei 18 fotos e planeio introduzir mais umas 7.

 

Vamos ás novidades mais recentes.

Ajudem-me (se possível), a identificar estes recém nascidos.

Cá vão 14-01-2015

 

ybced8ccf2h6h2vosn6m.jpg

9wbu4uex22otzcyqh3e.jpgahmfrj0uxoeqh0w065q.jpges516yv7g50bxgs17i8.jpgc7v8h269ypccnx34670a.jpg

d0wxme8nbrjom1o5eo6l.jpg56spdqhfjfyoahzhopti.jpg

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me que tens aí pequenos Crystal Black,Crystal Red e Snow white/Golden.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei David, que sonho são os teus camarões. Parabens.

 

Agradeço a resposta. O Fabio disse que eu podia ter crs misturados com cbs nas ninhadas.

A minha duvida seria se eram crs ou red ruby de low grade. Tomo como exemplo a imagem 4 e 5, como referencia.

E as imagens dos pikeno branco, se fizer zoom na imagem da para ver que ele parece ter umas marcas na cabeça, é habitual isso nos Snow White?

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei David, que sonho são os teus camarões. Parabens.

 

Agradeço a resposta. O Fabio disse que eu podia ter crs misturados com cbs nas ninhadas.

A minha duvida seria se eram crs ou red ruby de low grade. Tomo como exemplo a imagem 4 e 5, como referencia.

E as imagens dos pikeno branco, se fizer zoom na imagem da para ver que ele parece ter umas marcas na cabeça, é habitual isso nos Snow White?

 

Obrigado:)

Olha que os teus também são muito bons.

 

Quanto a serem Red Ruby ou Red Wine,não me parece,eles costumam ser bem escuros quando são assim pequenos,mas nad como deixar crescer para se confirmar e Quanto às marcas na cabeça dos Snow White,também é habitual nos pequenos.Aliás os grandes também tem,mas não se nota tanto como nos pequenos.

Para os recém nascidos,qualquer comida que seja para baby.

Eu por exemplo costumo comprar o Baby Shrimp da Exobyo e o Baby Shrimp da Dennerle,mas existem várias outras no mercado,de outras marcas.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez David.

Já tive de olho na Baby Shrimp da Dennerle.

Que outras coisas seriam uteis para a sobrevivência dos bebes?

 

Li em algum lado que existe umas "pedras", que removem toxinas e afins.

Funciona bem? Onde posso adquirir? Como se chama?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso nunca usei,mas à aqui pessoal que usa e pelo que dizem essas mineral stone são boas,principalmente se costumas ter o gh,tds baixo.

Como os substratos para camarões costumam baixar,é uma boa opção essas pedras.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua grol soil é neutro e tem um aspecto porreiro.

Mas como é pequeno o aqua, acho que vou adquirir e colocar uma dessas daqui algum tempo.

 

Finalmente vejo o musgo a espevitar um pouco.

 

Onde posso comprar em portugal? enviem-me mp.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas, gente boa.

 

Realizei umas podas e troquei a lâmpada led de 3w por uma de 5w, foi à pouco tempo ainda não dá para ver grandes mudanças.

Mas as plantas tem crescido muito bem.

 

tzjsjomth59m7qxm00jg.png

u683zpkjd9z6f87fedgb.jpg

u5p42odmsn3opz82doj9.png

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fixe. Nem parece um aquário dedicado a camarões o que é bom.

 

Confesso que já me começa a cansar aquele layout clássico com ADA Amazonia, um tronco ou dois com musgo fixado, uma ou outra planta mais distinta tipo Anubias ou afim.

 

Eu próprio tenho uma coisa dessas e fui na onda só que sou muito fraquinho nas "plásticas" e aquilo está pobre.

Há para aí membros a fazer verdadeiras obras de arte dentro desse conceito só que começo a achar que, precisamente por terem tanta capacidade, deviam libertar mais a criatividade.

 

O teu antes da poda devia parecer quase um aquário do tipo holandês. Porque não assumir algo assim menos corrente para camarões? Se calhar é por isso que eles se estão a portar tão bem! :)

 

Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Estou a fazer um aqua com esta apresentação, por puro gozo pessoal. Adoro ver os camarões integrados nas plantas. (ate agora sem necessidade de fertilização)

Não é um aqua de produzir para vender, afinal são menos de 18l, também tenho anubias, uma nana e uma petit, ficam meias escondidas, agora que as reds cresceram tanto.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boas NGE.

Tens aí um aquário muito bonito.

Podias me dizer qual é o nome desse substrato que usas ?

 

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Boas Pedro

Aqua Gro soil

Está mais acima no setup...

Cumps

 

Enviado do meu K013 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não

 

É o fértil suficiente para fazer crescer plantas, todos os meus aquários que tem este produto, tem muitas plantas. Eventualmente fertilizo (quando me lembro), para equilibrar os macros e micros.

Devo dizer que este aquário já deve estar na França e tem novo dono. (já me arrependi de o vender :P)

No entanto todo o recheio (plantas, camarões, solo) foram mudados para um aqua de 60l.

Esta mudança ocorreu em Setembro e Outubro de 2015 e vai ser uma nova etapa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais