Projecto calha LED 120cm


jNuNeS-_-

Recommended Posts

Boas pessoal.

Ando com um novo projecto em mãos e para tal preciso de alguma ajuda.

Preciso de iluminação para o novo aquario de 120cm e por isso estava a pensar em ser eu a construi-la.

 

Andei a ver alguns projectos por aqui no forum e vi que existe muita malta entendida no DIY de calhas led. A minha ideia seria tambem ser eu a construir uma.

 

Pretendo uma iluminação para um aquário com escalares e posteriormente discus, e também que pudesse manter plantas com um nivel de exigência médio. Esteva a pensar em mandar vir uns CREE de fora do país, mais o led driver e montar tudo.

Alguém que perceba mais do que eu disto, que tipo de led's aconselha, quantos e qual a melhor forma de montar tudo isto?

 

Desde já obrigado e cumprimentos a todos,

José Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto andei a ver no ebay leds e fitas e fiquei na dúvida. Fita de led 5630 de 6500k à prova de água, daria para manter um aquário de 1,20m com plantas tipo anubias, vallisnerias e outras do género, ou não compensa o investimento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Nunca fiz nenhum projeto com fitas. Agora o que investiguei aponta para as melhores e provavelmente as únicas que dão alguma segurança para usar em plantados mais exigentes serem as Samsung 5630 que a ADA supostamente usa nas suas calhas premium.

 

Um projeto com fitas é muito mais fácil do que com leds isolados, penso eu. É usar 12V sempre, dimensionar a fonte convenientemente e pronto. Se o dissipador for suficientemente largo até dá para juntar mais se depois se vir que não chega (por isso há que escolher a potência da fonte com base no cenário pior).

 

Se quiseres ir para os leds isolados podes sempre ler o que aqui escrevi e que resume a minha experíência. Estão lá os dados todos incluíndo fornecedores.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=237528#entry1325370

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a ideia seria usar as fitas por serem de mais fácil montagem. Estava a pensar em comprar um rolo de 5 metros e dispor umas 4 fitas seguidas. Segundo os valores do vendedor, para 5metros de fita tem 300 led's e cada led tem 28~30lm. Não sei até que ponto isto é verdade mas fazendo as contas, usar o rolo todo até teria uma boa relação lm/L.

A calha que estou a pensar em usar até é larga, por isso daria perfeitamente para colocar mais umas fitas de led e quem sabe umas azuis para uma moonlight.

 

A minha dúvida continua a ser se um rolo deste género chegaria para "iluminar" as plantas de maneira a que crescessem bem. Não será um plantado com material high-tech, mas ao fazer queria alguma coisa bem feita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção ao tipo de led e de rolo, por causa da humidade que vai danificar os leds em pouco tempo.

100% de acordo

Isto não é um mero detalhe, daí sugerir comprares leds de qualidade superior obviamente estanques.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já tinha pensado nisso. Vi uns que tinham revestimento à prova de água ip65(acho que era isto).

Já agora, podem me dizer um site fiável onde comprar, que os que tinha visto eram da china(ebay) e não me acredito muito no paleio deles. lool

Editado por jNuNeS-_-
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva João Silva,

 

Posso, por experiência própria, dizer que as tiras de módulos SMD 5050 RGB e os SMD 5630/5730 em 3500-6500K dão perfeitamente para aquários e as plantas gostam. Mas atenção que o índice de protecção (IP) tem que ter o 2º número igual ou superior a 5, ou seja: IP65, IP67, IP68.

 

Mas em termos de performance em relação de iluminação/potência, optem sempre pelo 5630/5730.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Esses parecem ser 5630/5730. Quanto ao preço, a minha opinião é que seja elevado, especialmente se conseguirem deitar mãos àquelas barras metálicas facilmente. E como gosto que seja tudo DIY, pior :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...