Ajuda na escolha de especies


davidptn

Recommended Posts

Boas,

 

Montei um aquário à cerca de uma semana e ainda tá a ciclar. No entanto já andei a pesquisar sobre que peixes colocar lá e ainda estou indeciso.

 

Eu ao inicio tinha pensado em peixes do Lago Malawi, mas como as dimensões não são as mais generosas so podia meter 1 ou 2 casais.

 

Posto isto aconselharam-me a pesquisar sobre Lago Tanganyika, mas como não sou muito experiente neste tipo de peixes alguém pode aconselhar as espécies mais activas e coloridas, e já agora quais são as mais e menos agressivas.

Onde é que existe uma loja (zona de Lisboa/Sintra/Cascais) onde eu possa ver os peixes antes de decidir que espécies comprar?!

 

 

Deixo aqui o link de apresentação do meu aqua:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=238112&hl=

 

 

Cumprimentos.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem há vários tipos de peixes, há peixes de colônias como é caso de uma das especies que eu tenho (multifasciatus) ou por casais. Como sou da zona do porto em termos de lojas não te posso ajudar. Os tropheus também são uma boa escolha, embora o tamanho do aqua seja o limite mínimo podes ter alguns se tiveres rochas suficientes.

Aconselho todos os Neolamprologus tenho uma ótima experiência com eles, fácil reprodução e de manter e razoavelmente pequenos, com um aqua desse tamanho podes ter duas colonias desta especie (para algumas raças desta especie são necessárias conchas)

Julidochromis transkryptus também são peixes resistentes e bonitos para se ter num aqua desse tamanho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação, no meu aquario tenho algumas rochas e espaços sem rochas, também posso acrescentar conchas se assim for necessário.

 

Se optar por este biotopo estava a pensar num casal ou trio de cada uma das espécies seguintes.

 

Tropheus duboisi

 

Tropheus sp. "red"

 

Será que são compatíveis?

Para além destas duas os que disse (Neolamprologus) também me parecem ser bonitos e cor cores variadas. Será que posso juntar estes dois tipos de peixes.

 

Assim andam uns mais no fundo e no meio das rochas e possíveis conchas e outros mais a meio do aquário.

 

Peço desculpa de tantas perguntas mas tou mesmo à pesca com este Lago. :P

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tropheus são compativeis e cabem, mas tem uma particularidade comem comida vegetal, eu tinha comida vegetal para ciclideos da Sera, embora deva haver outras vegetarianas mais em conta.

Sim dá para juntar com neolamprologus, mas depende da especie. Que raça tens em mente? Os conchiculas, embora precisem de conchas para viverem, reproduzirem,.., são fortes e resistentes e com um grande caráter quando se trata de defender as femeas,as crias e o território. Mas caso os juntes com tropheus deves por as conchas dum lado do aquario e as rochas do outro para evitar possiveis confrontos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que mais tipos de comidas vegetarianas existem? E onde se podem comprar/fazer (homemade)? ja sei que essas das marcas conceituadas ficam bem caras.

 

Existe algun site onde possa ver todas as especies do lago Tangaynika? para ter a possibilidade de escolher as que mais me agradam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tropheus são compativeis e cabem, mas tem uma particularidade comem comida vegetal, eu tinha comida vegetal para ciclideos da Sera, embora deva haver outras vegetarianas mais em conta.

Sim dá para juntar com neolamprologus, mas depende da especie. Que raça tens em mente? Os conchiculas, embora precisem de conchas para viverem, reproduzirem,.., são fortes e resistentes e com um grande caráter quando se trata de defender as femeas,as crias e o território. Mas caso os juntes com tropheus deves por as conchas dum lado do aquario e as rochas do outro para evitar possiveis confrontos

 

Atenção, ao que se diz. Até podem "caber" mas dai a tornarem-se adultos e crescerem sem grandes guerras vai uma grande distância. Não concordo com o que foi dito acima.

 

Num aquário de 100 litros não é aconselhável manter tropheus. Tropheus é para manter em aquários de 300l e maiores.

 

Tens outras espécies de porte mais reduzido, mais pacificas e que não precisam de muito espaço, como por exemplo alguns conchiculas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim conchiculas foi o exemplo que lhe dei e até pode ter duas colônias de 2 especies uma em cada canto do aquário por experiência própria.

 

Eu cheguei a ter dois casais de tropheus, até chegaram a ter crias, mas de facto o meu aqua era de quase 200l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de testar a minha agua e deu-me os seguintes valores:

 

pH: 7,5 (medido com espectofotometro)

 

GH: >4

KH: 6

NO2: 0

NO3: 10

 

Este ultimos foram testados com aqueles testes rápidos de fita. Sei que não são os mais precisos mas já dá para ter uma noção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de testar a minha agua e deu-me os seguintes valores:

 

pH: 7,5 (medido com espectofotometro)

 

GH: >4

KH: 6

NO2: 0

NO3: 10

 

Este ultimos foram testados com aqueles testes rápidos de fita. Sei que não são os mais precisos mas já dá para ter uma noção.

pH medido com o potenciómetro e não espectofotometro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Então mas se optar por uma só espécie de tropheus (casal ou trio) e por duas ou três colónias de Shell Dwellers/Sand Dwellers/ Rock Dwellers já não haveria problema?

 

Os tropheus não devem ser mantidos em casais ou trios. Devem ser mantidos em aquários com pelo menos 120 cm de frente (o ideal é mesmo 150 cm) e em grupos de 6/8 indivíduos.

 

No teu aquário podes fazer uma colónia de Shell Dwellers e uma de Rock Dwellers, por exemplo uma colónia de similis e uma de neolamprologus.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Uns vivem nas conchas e os outros nas rochas (tal como os nomes indicam). Qual o tamanho do aquário? Podes colocar por exemplo cypris que ocupam a coluna de água.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Podes colocar cypris, uma espécie de conchiculas e outra de rockdwellers. Mas tens que mudar o layout. Precisas de ter uma zona com a areia livre para poderes colocar as conchas.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Qualquer tipo de conchas serve?

 

Tens que arranjar conchas onde a espiral não seja muito apertado. Os peixes podem ficar presos. As conchas onde eles vivem originalmente, são as dos neothauma.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconcelho os lamprologus multifasciatus. É possível arranjar essa espécie em Portugal de fácil manutencao e reprodução. Não aconselho profundamente um trio de tropheus e 2/3 espécies de conchiculas se tiveres tropheus só podes ter uma espécie de conchiculas, mais ficará muito apertado. As conchas, arranjam-se facilmente arranjei as minhas algumas já tinha da praia que usei (previamente limpas), algumas de uma loja de Aquariofilia, mas a maioria são de um chinês, limpei-as e depois pu-las mo Aqua são as preferidas dos meus peixes.

Quando puder posto uma foto delas para veres como devem ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu por acaso já tive a ver essa especie (lamprologus multifasciatus), que provavelmente é onde irá cair a decisão.

Quando falam em colónia, isso engloba mais ou menos quantos peixes?!

Se puder coloque uma foto das especie que tem e do aqua pa ter uma ideia de como fica um aquario deste lago e com estas especies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Novidades????



Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.



Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!



Boa aquariofilia!



banner_zpszgjx0bnl.jpg


Link to comment
Partilhar nas redes sociais