120 L, plantado com Discus


btrca

Recommended Posts

Olá malta!

 

 

Depois de algumas mensagens por aqui a pedir ajuda, resolvi expôr o progresso do meu aquário de 120L. Tem alguns pormenores que são bons para quem queira fazer coisas semelhantes e quem tenha tido dúvidas parecidas.

 

Não coloco já o setup porque foi sendo actualizado, mas dá para ir percebendo. Não tenho afiliação nem devo nada a ninguém, pelo que vou colocar aqui os nomes das lojas a que fui indo.

 

 

Então começando:

 

 

 

 

Quando era miúdo tive um aquário daqueles que já vinham com tudo incluído. Como na maioria destes, a luz não era suficiente, o filtro estava longíssimo do que era preciso... Por aí fora. Montei e desmontei diversas vezes e abandonei-o durante uns anos.

Resolvi recomeçar o hobby há cerca de 4 meses.

 

-Aquário de 120L (100x40x30) daqueles antigos com bordos de plástico preto e silicone preto.

-Luz (larguei a incluída fui comprar à Aquaplante)- EasyLed by Aquatlantis de 890mm.

-Filtro- comprado através do OLX- TetraTec EX 600, faz pelos dados técnicos (que valem o que valem...) 600L/h.

-Aquecedor da EHEIM 100W (não tenho a certeza se 150, não me apetece levantar para lá ir...)

 

Aproveitei o clássico "areão" que tinha dos tempos antigos, dois troncos e pouco mais. Arranjei umas valisnerias, duas anubias nana e duas outras que não me lembro exactamente o nome, peço desculpa.

 

 

Cometi a crueldade de ciclar o aquário com três guppys, eu sei, mas tive pressões familiares. O que interessa neste momento é que estão os três bem, bem como os 74 descendentes num aquário à parte.

 

Aqui o primeiro aspecto:

 

 

2014 09 13 19.57.58

Depois comprei um tronco na Aquahobby e assim ficou (bem como maternidade para os reprodutores sem fim):

2014 09 17 21.24.59

 

 

 

Quando a ciclagem acabou, acrescentei os restantes habitantes com as zonas definidas e as tarefas necessárias:

 

2014 09 19 21.06.19

2014 09 19 21.08.39

Corydoras paleatus e ancistrus sp
Há um dia que acordo e resolvo acrescentar uma "estrela" ao aquário. Coloquei um casal de Ramirezis (lindos). Não chegou.
Acrescentei um cardume de 6 cardinais. Também não foi desta.
Decidi-me por Discus, esse titã da aquariofilia. Fui à Casa dos Discus e arranjei 2 Azul Brilhante de cerca de 7cm.

2014 10 08 22.05.09

2014 10 15 22.31.56

 

 

 

 

 

Eu já sabia que isto ia ser atribulado, mas com o passar do tempo veio o bichinho dos plantados... "Plantados com Discus? Overfeeding com algas? Esquece lá isso!" Mas eu sou parvo, e fui na mesma.

 

 

Mas e então como manter a população e reformatar o aquário?

 

Pena já não ter as fotografias, mas fiz o seguinte: tirei o máximo possível da água do aquário para baldas, alguidares e afins, todos os peixes com filtros e aquecedores lá dentro e toca de refazer o aquário!

 

De referir que comprei as plantas a um membro deste fórum, rickmfc. Plantas impecáveis! Ele costuma pôr uma série delas à venda na secção própria, são quase sempre as mesmas, foram essas que entraram no aquário nesta altura.

 

Começou por ser assim:

 

2014 11 07 17.05.44

Como é óbvio, as bactérias em suspensão proliferaram durante 15 dias, e o aspecto foi sendo assim até desaparecerem de um dia para o outro! Andei com trocas de 50% a cada 2 dias.

2014 11 08 14.18.15

2014 11 28 20.00.31

 

 

 

Nesta fase acrescentei também CO2 de extintor, com o redutor e solenoide, tubagens e difusor da Aquaeden.

 

O resultado final foi este, e tem vindo a mudar constantemente:

 

2015 01 03 23.03.08

2015 01 03 22.59.28

 

 

 

 

Como já perceberam estou a aprender, a refazer constantemente e vou actualizando. Tudo o que comentarem e sugerirem será bem-vindo e tentarei encaixar onde puder!

 

 

Obrigado!

 


Só reparei depois que havia uma secção de "Aquários"... Peço desculpa, se algum moderador quiser mover o tópico, esteja no direito!

 

Há muita mais coisa que poderia dizer, mas tentei manter simples!

 

De referir que o substrato depois foi as duas fases da Tropica e que acrescentei eleocharis parvula para fazer relvado em primeiro plano (em desenvolvimento).


Ah! E que a luz estava demasiado perto da água, o que me dava imensas algas filamentosas nas plantas mais altas e no musgo de java que está no tronco. Mandei fazer dois acrílicos para suporte do LED (3€ na Acrilcorte, se quiserem dou os planos) e ficou impecável.


Lilly Pipes de marca branca, eBay, a imitar o design da ADA. A funcionar impecavelmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabéns pelo projecto, está muito agradável.

 

Desculpa a minha ignorância mas o aquário não +e demasiado pequeno para discus?

 

Abraço

A médio prazo claro que vai ser muito pequeno e já lá vejo mais que os dois iniciais.

 

Repensa isso lê e pergunta, os discus sao bonitos mas muito exigentes.

 

By Tapatalk - Feliz 2015!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em teoria, falamos de 50L por discu.

 

Na prática, e depois de muita conversa nos fóruns específicos, com criadores e com o Silvino da Casa dos Discus, chega a mudança semanal de 30% (estou a fazer 2x/semana de 30-50%) e o tamanho está óptimo. Tanto quanto posso comprovar tudo corre bem. Parâmetros da água estáveis e ok, alimento os peixes com flocos, granulado, larvas de mosquito e artémia quando tenho mais paciência. Os discus têm comida congelada específica com a qual se dão lindamente.

Tenho agora 3 discus, já me foi dito por quem sabe que com os cuidados que estou a ter e com a manutenção do plantado, aguentava 5.

 

 

Claro que o overfeeding leva a mais algas, mas para isso tenho 5 amano a varrer o aquário impecavelmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi-te dito por quem sabe... onde? Compra mais que alguém agradece.

 

120lts brutos não são uteis se tiveres 100lts de água é muito e isso não se adequa minimamente a discus a medio/longo prazo, para mais é uma espécie de grupo e além deles ainda tens mais fauna por ai... agora se quem te diz sabe e não tem interesse em vender então estás no bom caminho.

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Ótimo aspecto, gostei da montagem na sua generalidade, já mereciamos uma actualizacao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.