Agua a ficar acida... AJUDA!


Lages

Recommended Posts

Olá... montei o meu aquario de 50cm à dois dias e o ph da agua inicialmente era de 7.2! coloquei turfa no substracto em cerca de metade do aquario e tenho notado que o ph tem vindo a baixar cada vez mais! ontem era de 6.8 e hj está em 6.4! ainda vai baixar mais? o que é que posso fazer para aumentar o ph? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É simples, tiras a trufa e fazes uma muda de água...

Também podes colocar um produto para subir o pH ou bicarbonato de sódio, que encontras nas farmácias.

A turfa tal como a madeira, libertam ácidos, por isso se o que pretendes é um aquário para peixes de pH neutro ou alcalino, tens que ter cuidado ao usa-las, ferver tudo várias vezes e deixar de molho até que deixem de tingir a água.

 

Mas atenção, que num aquário estabelcido o pH pode ter tendência a ser inferior ao da água que colocamos. No meu caso a água da torneira tem pH 8 e uma vez estabelecido o ciclo do azoto fica com pH de 7.2

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tambem colocar umas pequenas pedras calcarias para contrariar o efeito da turfa, se veres que sobe demais é so retirares as pedras...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É simples, tiras a trufa e fazes uma muda de água...

Também podes colocar um produto para subir o pH ou bicarbonato de sódio, que encontras nas farmácias.

 

hmm... e o bicabornato de sódio n é prejudicial para os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não tem problema nenhum. Mas também usas como medida colheres de café, uma para 50L salvo erro. Mas faz uma pesquisa aqui no forum que encontras dados mais precisos sobre as quantidades/efeitos.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres um conselho? retira mesmo a trufa por uma razão... tambem ja tive o mesmo problema que tu e se nao a retirares vais ter sempre problema com PH, por uma razao, a trufa retira-te carbonatos da agua e outros nutrientes e isso faz com que o KH baixe muito ficando ai a 3 ou 4 o que é muito baixo assim o PH tem tendencia a oxilar muito. eu retirei a trufa, fiz uma muda de cerca de 40% e começei a utilizar uns sais da rena PH constant 7.0 muito bom e até agora sem problemas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa retira carbonatos da àgua?! :shock:

Eu sei que a turfa liberta àcidos, daí o efeito que tem no pH, agora tirar carbonatos...tenho que investigar isso. É que eu tenho turfa no meu e os carbonatos sempre estiveram estáveis.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A turfa retira carbonatos da àgua?! Rolling Eyes

Eu sei que a turfa liberta àcidos, daí o efeito que tem no pH, agora tirar carbonatos...tenho que investigar isso. É que eu tenho turfa no meu e os carbonatos sempre estiveram estáveis

Retira... não directamente, mas indirectamente. Quando diminuis o pH de uma água, estás também a "puxar" o equilíbrio Ácido Carbónico/Bicarbonato/Carbonato para o lado do Ácido Carbónico. Mais detalhes, podes ler este tópico aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23104

 

Lê a minha penúltima resposta.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.