LED ou Lampada T5


lmfc57967

Recommended Posts

Fui a uma loja ver se arranjava uma calha dupla de 60 cm, e sugeriram me uma calha LED que custava 50 euros 60cm não sei a potência, acham que pelo preço fico mais bem servido com o LED?

O aquario tem plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

embora os led's sejam de facto o futuro, para um plantado ficavas melhor servido com 2 t5 de 24 W. o preço deve ser parecido.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há leds e leds.

 

É mais seguro ires pelas T5. Concordo plenamente com o A. Ferreira.

 

E olha que eu neste momento só uso leds mas, como fui eu que os montei, sei exatamente o que estou a usar.

 

Nas calhas comerciais pode vir desde o mais básico ao CREE XM-L2 que, até ver é o led mais eficiente para este tipo de uso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que sei por experiência e após consultar o mercado, concluo que sim o LED veio para ficar com certeza, mas as soluções que oferecem melhor eficiência face ás T5's para aquários plantados, ainda são por demais dispendiosas na compra.

 

Julgo que se passará o mesmo que as T5 vs T8 há uns anos atrás, com o tempo "normaliza-se" o preço e ajusta-se o valor de oferta. Não troques uma calha com boas T5 por LED's fracos ou mesmo medianos, vais sentir bem a diferença no aquário. Por enquanto, ou tens um orçamento significativo para pagar bons led's ou espera mais um tempo.

 

Boa aquariofilia

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas eu ou tenho de comprar a calha T5 ou LED e o LED que o vendedor disse que me arranjava ficava por 50 euros, entao é melhor as T5?

Sabendo que neste momento tenho um T8 de 14w

Editado por lmfc57967
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

em primeiro lugar peço desculpa ao lmfc57967, por estar a utilizar o tópico dele para colocar a minha dúvida, mas entendo que ambos temos o mesmo dilema, logo a minha questão pode vir ajudar a esclarecer as tuas dúvidas.

 

Quanto ao meu aquário ele tem cerca de 130L, tinha três lâmpadas T8 de 18W (a instalação queimou) e a minha ideia é ter plantas pouco exigentes.

 

O meu dilema está também em colocar uma calha LED ou T5.

 

Tenho estas calhas da Odyssea em vista:

 

Dual Pro T5H0 series 60/80 - 49,67€

 

Hi Lumen V2 60 Plant Version - 75,94€

 

Será que estas calhas fazem o que eu pretendo? Qual delas me aconselhariam?

 

Atentamente

mikeeeee

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

aconselho LED. :smile2:

mikeeeee, podes ver no meu tópico 'desobediência' o que se pode fazer com a V2 plant version.

Se não queres um high-tech acho que te safas!

Cumprimentos

 

(Atenção que os conselhos dados pelos outros users são válidos e a ter em conta, estou apenas a contribuir com mais uma visão)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tmiravent,

 

obrigado pelo conselho, eu também estou inclinado para a led, mas a diferença de preço entre elas ainda me deixa a pensar.

 

Já li algumas coisas em que o pessoal diz que ao fim de algum tempo os leds começam a perder brilho. Como tenciono investir numa calha, a pensar que esta tem que durar uns anitos, ainda fico na dúvida.

 

Pela tua experiência o que me dizes da durabilidade das calhas LED?

 

atentamente

mikeeeee

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

em relação à durabilidade o LED é o que tem maior longevidade.

Mas existem calhas más, em LED e em T5 e ai podes ter problemas. Também tenho uma calha LED básica de 18w com 1 metro (das mais baratas) e estou satisfeito com os resultados (apesar da cor não ser a ideal). O aquecimento é o maior inimigo do led, problema que nunca tive. Aliás em qualquer das minhas calhas posso colocar a mão sem problemas, nunca estão muito quentes. :whocares:

 

Podes ver algumas montagens aqui no fórum (LED e T5), com qualquer uma das soluções podes ter um aquário de sonho!

alguns exemplos (vê mais em aquascaping):

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234200

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=232143

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234685

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=236489

 

A minha conclusão é que 'raramente' vejo aquários a dar para o torto por luz a menos, já com luz a mais... (mas isso é outra história)

O mais importante é gostares dar cor da luz (vê pelas fotos dos tópicos e experimenta as duas na loja). :smile2:

AS plantas vão crescer com qualquer uma delas, mas é muito importante tu gostares do resultado!

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu estou a montar um aqua com 40 cm e optei pelas led, gastei 50 €, mas acho que compensa bastante. Ao todo tenho 1200 lumens para 25 lts de agua, o que dá uma boa iluminação. Os led, dependendo do que comprares é claro, tem uma durabilidade muitíssimo maior que qualquer t5, na minha honesta opinião. E como queres uma calha para uns anitos penso que te compensa mais.

 

posso dar-te um exemplo de uma que ficavas bem servido, e há já mt gente a usar e com mt bons resultados:

 

Hi Lumen V2 60 plant version

 

Eu pessoalmente comprei estas:

 

http://folgosa.olx.pt/barras-led-especificas-para-aquario-32cm-iid-466378369

 

Esta calha tem 600 lumens cada, a de 6500 k, comprei duas e lá tem várias medidas e estou contente comresultado porque trouxe tb apoios em acrilico para as calhas o que fica esteticamente bonito

Editado por jaugusto_117
Link to comment
Partilhar nas redes sociais