Lost Nature


Pedro Rosa

Recommended Posts

Pelos vistos deu-te luta (daitoms) até incrementares a luz ;) Lá está a média 1W/ litro que tenho verificado nos aquarios. É a media que melhores resultados apresenta. (desde que empregue materiais á altura claro está :) )

 

E o Eco Pro com Bio Rio até ganha vida ;) O meu com as cerâmicas da Eheim nem se via a agua mexer..

Meti-lhe a Bio RIo e a Equo Stylla parece que ganhou outra vida.

 

Só não percebi bem que cenas são aquelas que colas-te.. parece gesso.

 

Mas de resto amigo aqui te endereço uma grande viva pela obra.

 

Já andava a seguir á algum tempo e esperava para ver.

 

Está fantástico!

 

Espero que consigas uma boa classificação assim como espero acompanhar-te para o ano.

 

Grande abração.

 

Paulo, de facto tive muito mais do que habitualmente mas o que resolveu foi melhorar a filtragem (alterei algumas gavetas), a circulação (uma pequena bomba temporariamente, como aliás costumava colocar noutras montagens no inicio) e Excel em overdose.

Olha que o biorio é uma boa matéria filtrante mas tira um bocado de circulação. É preciso estar atento. Eu tenho duas gavetas de biorio (com meias de sra. e sem estarem completas) e uma de Styla. Estou de facto contente com o resultado pq num aquário destes não preciso de filtragem mecânica para alem da esponja do pré-filtro e a lã branca que coloco na primeira gaveta.

 

Falas do silicone para colar as pedras?

 

Este Aqua não é o mais adequado para o IAPLC. Isto é mais "landscape" do que Natural Aquarium. Bem... mas é o que me deu gozo fazer :) O outro (300l) está bem mais adequado...

 

Quanto à tua participação, força nisso! Este ano será um recorde e para o ano cá estaremos outra vez para lá irmos.

 

Pedro.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro,

 

Diz-me uma coisa: Nos teus aquarios tiveste sempre BBA, e/ou Diatomaceas certo?

 

Qual a tua receita de Ei?

 

As minhas perguntas têm razão de ser. Como tu, outros que usaram Substrato ADA ou EQUO tiveram quase na totalidade os mesmos problemas.

 

Creio que sei porque..

Preciso só saber a tua receita para estabelecer se existe um parametro equitativo/comum entre todos. Depois falamos quando tiver mais detalhes.

 

Grande abraço

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me uma coisa: Nos teus aquarios tiveste sempre BBA, e/ou Diatomaceas certo?

 

Qual a tua receita de Ei?

 

As minhas perguntas têm razão de ser. Como tu, outros que usaram Substrato ADA ou EQUO tiveram quase na totalidade os mesmos problemas.

 

Creio que sei porque..

Preciso só saber a tua receita para estabelecer se existe um parametro equitativo/comum entre todos. Depois falamos quando tiver mais detalhes.

 

Grande abraço

 

 

Paulo, tenho um post super pormenorizado no Forsaken World sobre fertilização onde falo de EI com pós e com fertilizantes comerciais e de métodos comerciais (o EI é um método!).

Em baixo tens um quote do que lá escrevi sobre a utilização dos pós mas se quiseres ver o post todo, que inclui ADA, etc, tens aqui o link: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223894&page=15

 

Atualmente tenho a receita ligeiramente alterada mas não me parece que tenha sido nada do outro mundo.

O que fiz de mais relevante é preparar apenas 500 ml de macros e 250 ml de micros. Sempre reparei que ao longo das semanas a cor das misturas ia sendo alterada e tb reparei nas ultimas 3 ou 4 montagens que quanto mais antiga for a mistura menor é a sua eficácia nas plantas (noto crescimentos menores).

Mesmo utilizando ácido ascórbico comecei a fazer a receita mais pequena pq há sempre alteração.

 

Portanto, as ultimas que fiz (estas montagens):

 

Macros, para 500 ml:

45g KNO3

6g KH2PO4

32g K2SO4

35g MgSO4

 

Portanto se reparares com o quote em baixo em que a receita é para 1200ml vais ver que as proporções são idênticas.

A dosagem tenho alterado ao longo dos meses pq cada vez tenho mais massa vegetal. Devo ter comecado a dar uns 20 ml x3 e agora já cheguei (mas agora baixei) para os 55 ml x3. Agora estou nos 45 ml x3 ... o que é muito mas é praticamente tudo consumido. Nestas dosagens a quantidade de nutrientes é superior ao EI tradicional.

 

Devo-te dizer que não concordo contigo qd dizes mal do EI, noutro post, mas dou-te razão na falta do bom senso que pode existir por causa do "excesso de nutrientes não criar algas".

Claro que o principio de dar em excesso para não faltar é bem mais prático e fácil em termos de preocupações. O problema é a despreocupação do método e outras falhas que possam haver e que as pessoas não liguem (filtragem, luz, etc).

 

Mas atenção!!! Há um nutriente em excesso que cria algas: amonia. Ora é isso mesmo que os nossos aquas têm no inicio, e em especial a ADA pela componente fértil mas que por exemplo na Équo tb existe, e que faz com que tenhas um boom de diatomáceas. Isso é natural e espectável. Há que haver paciência.

Nos últimos dois aquas tive mais de um mês de diatomáceas neste de 60l (que não é normal!) e uns poucos dias de quase nada de diatomáceas no 300l. São ecosistemas fechados e diferentes. Nem faz sentido estar a matar a cabeça em demasia para perceber diferença de dias. Interessa perceber o que se passa para aprendermos e a coisa correr melhor no futuro.

 

A filtragem é essencial para que as diatomáceas desapareçam mais depressa. Falo em matérias filtrantes adequadas e tb em movimentação da água adequada.

Neste 60l, apesar de ter o Ecoo Pro 300, cheguei a ter uma bomba pequena nos primeiros meses (ligada ao relógio do CO2).

No de 300l ainda tenho uma bomba razoável ligada ao relógio do CO2 a ajudar a movimentação do Eheim 2073.

 

Pq ligo as bombas (qd uso!) ao relógio do CO2? Pq nessa altura é que quero espalhar melhor os nutrientes; pq é nessa altura que vai haver luz e portanto consumos; pq os peixes merecem descanso quando a luz está apagada.

 

BBA nunca tenho do 300l (há largos anos e em inúmeras montagens!) e tenho em algumas circunstancias no de 60l mas muito pouco! Não relaciono em nada com marcas ou métodos de fertilização (mas claro que pode estar relacionado com a "fertilização").

 

 

 

 

Micros:

Para micros estou a utilizar o PlantedTanksUK.

O aquário tem 300l brutos. Para os fertilizantes utilizo o principio de 225l líquidos (bastante otimista para o meu hardscape).

Faço 30g por cada 0,5l de água destilada e dou 12 ml em 3 dias por semana (seg, qua, sex).

Para este doseamento, estou a dar o seguinte em cada dose:

B 0.03

Cu 0.01

Fe 0.27

Mn 0.06

Mo 0.0048

Zn 0.04

Isto equivale ao seguinte doseamento semanal:

B 0.09

Cu 0.03

Fe 0.81

Mn 0.18

Mo 0.0144

Zn 0.12

Macros:

Para macros utilizo:

KNO3 - para doseamento de NO3 e K

KH2PO4 - para doseamento de PO4 e K

MgSO4 – para doseamento de Mg e S

(isto também se pode mandar vir de fora mas há lojas de aquariofilia a venderem isto, creio que a Aquahobby em Alfragide deve ter).

As doses “recomendadas” para EI são [9] [10]:

NO3 - 20ppm

PO4 - 3ppm

K - 30ppm

Mg - 10ppm

Na verdade eu preciso normalmente de mais NO3 no meu aquário para manter os valores médios pelo que estou a dar 32,7ppm (12,7ppm além da recomendação EI).

Tb estou a dar mais PO4 para manter os valores no final da semana em pelo menos 0.5 a 1 ppm, pelo que estou a dar 5.0ppm semanal (2ppm além do recomendado).

Com os restantes valores de macros em alta, também preciso de dar um pouco mais de K, pelo que estou a dar 37.6ppm por semana (7.6ppm além do recomendado).

Dividindo os ingredientes da receita, estou a utilizar as seguintes quantidades:

As 120g de KNO3 para 225l fazendo a mistura em 1200ml e com um doseamento (3x por semana) de 40ml (120 ml por semana), estou a dosear o seguinte:

K 6.87

N 2.46

NO3 10.90

Isto equivale a que semanalmente dê:

K 20,61 (portanto dose parcial, o resto é dado por outros ingredientes)

N 7.38

NO3 32.7 (dose total da receita)

As 16g de KH2PO4 para 225l fazendo a mistura em 1200ml e com um doseamento (3x por semana) de 40ml (120 ml por semana), estou a dosear o seguinte:

K 0.68

P 0.54

PO4 1.65

Isto equivale a que semanalmente dê:

K 2.04 (pequena parte da dose total)

P 1.62

PO4 4.95 (dose praticamente total da receita)

As 75g de K2SO4 para 225l fazendo a mistura em 1200ml e com um doseamento (3x por semana) de 40ml (120 ml por semana), estou a dosear o seguinte:

K 4.99

S 2.04

Isto equivale a que semanalmente dê:

K 14.97

S 6.12

As 90g de MgSO4 em 225l fazendo a mistura em 1200ml e com um doseamento (3x por semana) de 40ml (120ml por semana), estou a dosear o seguinte:

Mg 1.31

S 1.73

dGH 0.07

Isto equivale a que semanalmente dê:

Mg 3.93 (a dose recomendada é 10ppm mas depende da água da zona. Aqui parece chegar esta dose)

S 3.46

dGH 0.21

Os pós, nestas quantidades, são diluídos como digo em 1200ml de água (no caso das macros). Atenção à solubilidade dos pós. Este valor de água é razoavelmente o mínimo para esta quantidade de pós (fazendo as contas para a solubilidade dos ingredientes da receita de macros é mesmo o limite).

Portanto na totalidade, semanalmente, estou a dar:

NO3 - 32.7ppm (EI aconselha 20ppm)

PO4 - 5.0ppm (EI aconselha 3ppm)

K - 37.6 ppm (EI aconselha 30ppm)

Mg - 4.0 ppm (EI aconselha 10ppm)

Fe - 0.81 ppm (EI aconselha 0.5ppm a 1.5ppm)

Resumindo, as receitas são:

Micros, em 500ml de água destilada:

  • 30g de Micros Chelated Trace
  • 1g de Ácido ascórbico

NOTA: As micros não têm um prazo de validade longo. Façam uma receita para ~1 mês. Depois disso a mistura tende a detriorar-se.

Macros, em 1200ml de água destilada:

  • 120g KNO3
  • 16g KH2PO4
  • 75g de K2SO4
  • 90g de MgSO4
Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo na minha modesta opinião acho temos tendência a ser redutores!!!

Ao falar-mos de um aquário falamos de um biótopo com uma multiplicidade de fatores e que na verdade só conhecemos alguns poucos parâmetros. Já para não falar nas interações existentes entre eles.

Quantas vezes fazemos tudo igual e o resultado é diferente, tanto para pior como para melhor.

 

Não existem soluções únicas para bons resultados nem muito menos achar que se fizer desta ou de outra maneira é sucesso garantido.

Ter um visão mais integrada e geral de que estamos a falar de um sistema vivo e que se seguirmos uns quantos princípios básicos a natureza por si vai ao sitio, mais cedo ou mais tarde, é a meu ver o mais importante e muito mais importante do que o parâmetro A ou B.

É que ganhar cabelos brancos a achar que é isto ou aquilo e tentar entender e esmiuçar até ao ultimo detalhe retira toda a piada ao hobbie e a meu ver é uma batalha perdida.

 

Abraço

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Tempo de atualização.

Quase 7 meses de idade e sem grandes problemas.

Estas pedras são estupidamente porosas e o verde tende a aparecer de semanas a semanas. Nada que uma escova durante 1 ou 2 min. nas TPAs não resolva.

 

Entraram peixes com maior visibilidade: Hasemania nana, 20x

Fazem um cardume muito engraçado. São extremamente divertidos e rápidos. A hora da comida é uma diversão imensa e já fui presenteado com inumeros "bailados" nos locais mais escondidos do layout (especialmente no tunel direito) :)

 

Aqui ficam as fotos:

 

20150719-ln-1.jpg

 

20150719-ln-2.jpg

 

20150719-ln-3.jpg

Editado por Pedro Rosa
  • Votar + 2

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Um excelente aquário que tens aí, respira-se pureza só de olhar para ele.

 

Muito bem imaginado, parabéns!

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu preferido aí de casa! Acho que devias ter concorrido com este ;) esse segundo túnel é que não gosto, ficou 2 pontos de fuga para onde olhar.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ia dizer o mesmo António, fui ver a foto anterior e o túnel já se encontrava naquele sítio apenas não estava tapado, agora que está tapado chama muito à atenção e faz-me alguma confusão. Talvez uns troncos a apontar do canto inferior direito do túnel para o canto superior esquerdo talvez tapando um pouco mais, acabe por remover esse efeito ...

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Um excelente aquário que tens aí, respira-se pureza só de olhar para ele.

 

Muito bem imaginado, parabéns!

 

 

:thumbup3: obrigado!

 

O meu preferido aí de casa! Acho que devias ter concorrido com este ;) esse segundo túnel é que não gosto, ficou 2 pontos de fuga para onde olhar.

 

Devia? biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Ia dizer o mesmo António, fui ver a foto anterior e o túnel já se encontrava naquele sítio apenas não estava tapado, agora que está tapado chama muito à atenção e faz-me alguma confusão. Talvez uns troncos a apontar do canto inferior direito do túnel para o canto superior esquerdo talvez tapando um pouco mais, acabe por remover esse efeito ...

 

 

Não me parece que seja bem assim. A diferença a esse nível não é grande e 1) as aberturas são completamente diferentes em dimensão e forma e 2) estão colocadas a 1/3 e 2/3 (horizontal) do aquário e uma delas está exatamente na linha de interceção do 1/3 vertical com 1/3 horizontal e a outra mais para cima. Será que com estas boas práticas todas se trocam assim tanto os olhos? biggrin.png' alt=':biggn:'>

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

discordo do António (para variar) e do Rodrigo, gosto bem mais assim!

Além de estar maturada, a montagem, ficou mais equilibrada e harmoniosa.

O túnel da direita deixou de ter o elemento que me fazia confusão! :smile2:

A cuba/montecarlo a 'cair' das pedras fica top!

Se mesmo assim achares que a montagem não fica bem, eu arranjo um espaço cá em casa... :tongue:

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estão a 1/3 e 2/3, sao diferentes mas na foto parece que a parte de cima de ambas está à mesma altura e que só em baixo é que diferem :s

 

Enviado do meu Alcatel Idol 3 5.5" através do Tapatalk

  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

discordo do António (para variar) e do Rodrigo, gosto bem mais assim!

Além de estar maturada, a montagem, ficou mais equilibrada e harmoniosa.

O túnel da direita deixou de ter o elemento que me fazia confusão! :smile2:

A cuba/montecarlo a 'cair' das pedras fica top!

 

É montecarlo em baixo, a cair e no caminho esquerdo. Cuba em cima... ainda há-de estar a cair mais mas há uns tempos levou uma carregada quase completa. renasceu muito mais forte, com cor ainda melhor e com melhor enraizamento.

O pessoal tem medo de podar mas podar é o melhor que podem fazer à maior parte das plantas.

 

Se mesmo assim achares que a montagem não fica bem, eu arranjo um espaço cá em casa... :tongue:

cumprimentos

 

eheh, olha que se calhar lá para a segunda ou terceira semana de agosto é capaz de ser remontado biggrin.png' alt=':biggn:'>

Vamos ver... sete meses é uma eternidade para um aquário :tongue::tongue::tongue:

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Será que com estas boas práticas todas se trocam assim tanto os olhos? biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Eu troquei os olhos foi com os livros á volta...que medooo!

O aquário não me trocou os olhos, mas gosto muito, desta vez não posso comparar com o maior porque não o vi...

Diferente e a meu gosto, tinha reduzido a luz nos tuneis na foto e talvez retirado a linearidade da cuba em cima da pedra no topo, mas é mesmo só para dizer que escrevi alguma coisa. ;)

 

Abraço

 

  • Votar + 1

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto dos "tuneis" bem iluminados, creio que lhe dá alguma profundidade... em cima preciso de dar uns retoques nos próximos dias.

Foto final durante a próxima semana.

 

Tal como disse, gostei bastante dos peixes: comportamento, enérgicos, etc.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este é seguramente um dos aquários que me inspira mais, pelo seguinte contraste, ser pequeno por fora, mas tão grande por dentro com uma visão tão intensa, tão profunda que quase se poderia dizer que não teve mão humana por detrás.

 

Para mim não tem defeitos porque a natureza também não é perfeita, e por vezes os defeitos reflectem a naturalidade.

 

Cada vez que olho para este aquario lembro-me de um exemplo do nosso planeta muito antes da existência do ser humano......apenas com dinossauros :)

 

Imitando um dos dinossauros voadores (Pterodactylus), ficaria bem aí umas 3 ou 4 borboletas (Pantodon bucholzi) :)

 

1317208898_1.jpg

 

Isto é só a minha imaginação a trabalhar :), secalhar até ia estragar essa beleza...

 

Mas adiante, estou curioso para ver esse retoques que vais dar ;) vou estar atento, sempre atento...

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lusky meti gosto no teu post mas penso que isso não chega, o que escreveste está fantástico e penso que descreveste o que o Pedro quer transmitir, aplausos para o que escreveste! :)

 

Enviado do meu Alcatel Idol 3 5.5" através do Tapatalk

  • Votar + 2

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Está fantástico, o jogo de fusão pedras/tronos musgo/plantas está soberbo!

 

Gosto mais o facto de me deixar entre o Aquascaping e o Nature Aquarium... só quer dizer que mais vontade dá de apreciar!

 

Parabéns, abraço

Fernando

  • Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lusky meti gosto no teu post mas penso que isso não chega, o que escreveste está fantástico e penso que descreveste o que o Pedro quer transmitir, aplausos para o que escreveste! :)

 

Enviado do meu Alcatel Idol 3 5.5" através do Tapatalk

Olá Rodrigo,

 

Obrigado pela tua visão sobre este assunto, e bem sei que o que escrevo não chega para transmitir o que o Lost Nature nos faz sentir...

 

Mas há algo mesmo muito forte na imagem que se vê....é uma imagem viva que transborda sensações únicas da natureza!

 

Dar os parabéns ao Pedro é muito pouco......é quase nada!

 

Rodrigo, quando postei o que a minha mente projetou, pensei nas piores críticas, mesmo assim foi mais forte do que eu e agradeço-te pelo facto de teres entendido a idéia.

 

Termino com as tuas palavras "não chega.." ;)

 

Cumprimentos,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este é seguramente um dos aquários que me inspira mais, pelo seguinte contraste, ser pequeno por fora, mas tão grande por dentro com uma visão tão intensa, tão profunda que quase se poderia dizer que não teve mão humana por detrás.

 

Para mim não tem defeitos porque a natureza também não é perfeita, e por vezes os defeitos reflectem a naturalidade.

 

Cada vez que olho para este aquario lembro-me de um exemplo do nosso planeta muito antes da existência do ser humano......apenas com dinossauros :)

 

Imitando um dos dinossauros voadores (Pterodactylus), ficaria bem aí umas 3 ou 4 borboletas (Pantodon bucholzi) :)

 

 

 

Isto é só a minha imaginação a trabalhar :), secalhar até ia estragar essa beleza...

 

Mas adiante, estou curioso para ver esse retoques que vais dar ;) vou estar atento, sempre atento...

 

Cumps,

 

Lusky, nem sei o que diga. Corei :blush:

É verdade que foi um aquário demorado na sua montagem. O video do step-by-step reflete isso e acho que o próprio pormenor de me verem com várias roupas diferentes significa os vários dias que foi trabalhado.

Mas praticamente todos conseguimos criar uma coisa do tipo, desde que haja o mínimo de dedicação e paciência.

Este aquário começou com "esboços" ridiculamente feios cerca de um mês antes. É preciso perceber que se quer fazer e depois testar bastante o hardscape.

Este tb não era um aqua que o crescimento das plantas fossem esconder o hardscape significativamente, razão pela qual era mais interessante trabalhar bem essa parte.

 

Obrigado pelas tuas palavras! É o que posso dizer com sinceridade.

 

Curiosamente o meu puto hoje disse-me que ficava bem um dinossauro dentro do aquário. Eu próprio ando para fazer umas "brincadeiras" com bonecada com este aquário há já algum tempo.

Aparentemente tem a capacidade de atrair a nossa imaginação mais fértil.

Claro que não procurei isso nem sei como repetir tal coisa, mas fico feliz por ter esta capacidade biggrin.gif' alt=':biggrin:'>

 

... e sim, os peixes ficavam mesmo bem, mas tenho bastante receio de acabarem por saltar, estando no mesmo sitio destes Tetras "malucos" :blink:

 

Lusky meti gosto no teu post mas penso que isso não chega, o que escreveste está fantástico e penso que descreveste o que o Pedro quer transmitir, aplausos para o que escreveste! :)

 

Enviado do meu Alcatel Idol 3 5.5" através do Tapatalk

 

Mais um agradecimento devido...

 

Já agora o nome Lost Nature creio que foi o Francisco que o acabou por sugerir, depois de ter andado por aí à volta :) Tb penso que é adequado.

 

Olá Pedro,

 

Está fantástico, o jogo de fusão pedras/tronos musgo/plantas está soberbo!

 

Gosto mais o facto de me deixar entre o Aquascaping e o Nature Aquarium... só quer dizer que mais vontade dá de apreciar!

 

 

Gracias grande Fernando!

 

... e tem tão pouca variedade de plantas :)

  • Votar + 2

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É verdade que foi um aquário demorado na sua montagem. O video do step-by-step reflete isso e acho que o próprio pormenor de me verem com várias roupas diferentes significa os vários dias que foi trabalhado.

 

Não foram só as roupas...

O penteado tambem mudou ao longo da montagem :naughty:

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não foram só as roupas...

O penteado tambem mudou ao longo da montagem :naughty:

 

Com esta parti-me todo a rir :-D

Pois foi...

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal este aquário, grande trabalho Pedro!

 

 

Imagino que deve dar um gozo imenso ficar a olhar para ele!

 

 

Parabéns! :)

 

Por acaso dá... mas tb dá gozo começar a pensar numa nova montagem :)

Tal como o grande acho que este chegou esta semana ao seu auge... altura de mudar? :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Por acaso dá... mas tb dá gozo começar a pensar numa nova montagem :)

Tal como o grande acho que este chegou esta semana ao seu auge... altura de mudar? :)

 

Bom dia!

 

...eih Pedro, nova montagem? ... o que eu vou sofrer :( esse é tão único!

 

Que seja, se a tua credibilidade na arte é a natureza, então força, estarei aqui para te acompanhar, concerteza será puro :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais