Kh


andrecardoso

Recommended Posts

Boa noite meus caros.

 

Tenho a seguinte dúvida: Será possível o Co2 aumentar o KH de uma maneira tão significativa?

Tenho um pequeno nano, com cerca de 30litros. Substrato Ada amazonia, PowerSand, e aditivos. O aquário está densamente plantado (Hc Cuba, Brevipes, Arcuata, Parvula, etc)

A iluminação está a cargo de 2x24w. Injecto Co2.

Valores:
Ph- 6,4

Gh- 6

Kh- 9

 

No3- 15

Po4- 1.5

 

O aquário funciona sem filtro, apenas com uma powerhead pois a fauna é muito reduzida (e como o aquário se encontra densamente plantado, e com os valores de No3 e Po4 controlados, não apresenta necessidade de filtração adicional)

 

A minha questão prende-se exactamente com o KH.. sendo que o mesmo sai da minha torneira a 3 ou 4. Não tenho qualquer tipo de rocha ou tronco, é simplesmente substrato ADA + a Flora. Como será possível que o Kh aumente desta forma? Sei que os valores de Co2 até estão elevados (pela relação de ph com kh) mas como tenho movimentação na superficie e os peixes nadam normalmente, não apresentando sintomas de intoxicação.


Ps. Já utilizei dois testes diferentes, de marcas diferentes, apresentando o mesmo resultado.


De salientar que os único aditivos que adiciono são ADA Step 2, Brighty K, e por vezes o Special Lights.

Tinha também estado a dosear com os fertilizantes caseiros (para chegar aos valores pretendidos)- Potássio, Nitrato e Fosfato. Nada mais..

O meu maior problema com o KH, é o mesmo estar a estagnar TOTALMENTE o crescimento de todas as plantas. Apesar de se apresentarem saudáveis, não têm qualquer crescimento nos últimos 2 meses!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao me parece que seja do kh. tenho o kh na casa dos 10 e todas as semanas tenho de podar

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já verificaste a temperatura no tanque?

cumprimentos

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24 / 25ºC

Fiz um teste: tirei um copo de água do aquário e deixei a repousar durante um dia para libertar a concentração de CO2. Testei depois o Kh e mantém-se nos 8/9.. portanto não é da injecção de dióxido de carbono.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24 / 25ºC

 

Fiz um teste: tirei um copo de água do aquário e deixei a repousar durante um dia para libertar a concentração de CO2. Testei depois o Kh e mantém-se nos 8/9.. portanto não é da injecção de dióxido de carbono.

 

 

Bem, menos uma coisa para pensar.

Não faz muito sentido...

Queres colocar imagens? as plantas não apresentam mais deficiência nenhuma?

Fizeste alguma alteração significativa nestes 2 meses?

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz sim.. há cerca de 2 meses retirei uma série de seiryu stone (pois sei que elevam o Kh). Na altura cheguei a ter valores de 12/13.. entretanto retirei todo o hardscape, e baixou para os valores actuais. Não sei se será possível o substrato guardar algum tipo de reserva alcalina (mas também passado 2 meses e muitas tpas + consumo das plantas, não acredito que ainda se mantivesse nestes valores).

As plantas apresentam-se saudáveis, tirando o facto de não se desenvolverem. De salientar também que o aquário ganha sempre muita espuma na superficie (apenas com o CO2 ligado) apesar de ter bom movimentação.


O aquário em questão:
http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234053#entry1319192

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tal como dizes, baixaste o KH exactamente quando as plantas deixaram de crescer e parece ser essa a razão.

A espuma também é uma indicação, penso que de matéria orgânica.

 

Talvez tenhas que aumentar o Co2 e/ou baixar um pouco a circulação (para ele não se dissipar tão rápido).

 

Eu começava por aqui, mais Co2, e observar com cuidado, se a fauna não se queixar vai aumentando.

Desconfio que as plantas tenham fome...

Alterações bruscas nos parâmetros podem levar algumas plantas a uma nova adaptação. Mas 'regra geral' em duas semanas vês novas folhas e por vezes apodrecimento das velhas...

cumprmentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas teoricamente, se tenho um ph de 6,2 e um kh de 8/9, deveria ter uma concentração alta de CO2 certo?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com esses valores, teoricamente,

devia estar tudo morto...

:whocares:

 

Na prática os peixes estão na boa (segundo percebi) logo não devem ter Co2 a mais...

Não sei explicar esses valores mas confio na tua observação e descrição.

Melhor do que ninguém, tu podes avaliar o estado do ecossistema.

E a ti o que te parece? achas que podes esticar mais Co2?

 

Se a iluminação está ok e é a mesma, a temperatura está OK, a fertilização também é igual, a única alteração foram as pedras e o KH que desceu.

Esse decréscimo de KH leva também a um decréscimo do Co2, certo?

Por isso digo que talvez será esse o factor.

Não me lembro de mais nenhum factor.

 

Eu tentava atingir o 'valor teórico' de Co2 que tinhas antes e que funcionava (mesmo que seja um abuso), esse será o valor 'bom'.

[que não deve ter nada a ver com o valor real, senão já estariam todos os peixes nas alminhas]

 

Bem, mas isto é o que eu tentaria fazer :tongue:

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Passado 2 meses a situação continua a mesma.

Mudei tudo para um mini aquário de 15l

 

Fertilizo apenas com K da ADA.

 

KH a 11...

Enquanto que o da torneira sai a 4 :tapfoot:

Aliás, até o meu nano salgado tem um kh mais baixo!!! (a rondar os 8)

Será possível o Aquasoil ter absorvido o KH aqui há 4 meses e agora estar a libertar constantemente?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

com esses valores deves ter uma pedra escondida debaixo do substrato.

Pega na pinça e tenta descobrir onde ela está!

Depois vai fazendo TPA's aos poucos,

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia La Plata da ADA é inerte certo? E aqueles seixos de rio escuros também?

 

fundo-do-seixo-do-rio-8829317.jpg

 

É que neste momento apenas tenho uma mini porção de aquasoil.. Dúvido que lá esteja algo.. Vou procurar de qualquer forma ;)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em caso de dúvida testa os seixos, tem de ser de alguma coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais