The Hole


Ricardo Gil

Recommended Posts

Bom Ano a todos

 

Ano novo, projecto novo. Desta vez algo mais a sério no aquascaping. Com duas montagens que serviram para aprender muita coisa, desta vez decidi arriscar no aquascaping um pouco mais seriamente. Se no Prescripta (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224376) o objectivo foi aprender o básico, o The Mount (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234160) serviu mesmo para aprender a sério e com as próprias mãos algumas plantas mais exigentes e outras formas de fertilizar. Serviu também como escola para fazer alguns erros com a tesoura. De facto de pouco vale termos todas as condições para as plantas crescerem se depois as tratamos mal coma tesoura.

 

Neste aquario correram-se alguns riscos que não faço mesmo a ideia de como poderão influenciar o decorrer da montagem. Foram decisões que tive de tomar por motivos logísticos, e outros porque acabei simplesmente por ser teimoso. Vejamos se vai valer apena!

 

Hardscape: Peça principal do layout é um tronco velho. Tem um feitío especial. Quando o vi a apodrecer numa quinta da família, imaginei-o logo dentro de um aquário. Não faço ideia alguma de que arvore é! A única coisa que me descansa é que dificilmente é de uma arvore resinosa, pois é de certeza de uma arvore de fruto, e bem velha. Tem muito buracos, texturas diferentes, muitos relevos e a principal característica é que por ser oco, e dependendo de como o poria no aquario, dava para fazer uns jogos com a profundidade. Em março ultimo foi retirado do lugar e lavado com uma pistola de pressão para retirar as maiores impurezas, e depois, para desacelerar ou mesmo terminar o processo de decomposição esteve, muitos meses ao sol. O objectivo era secá-lo mesmo sem saber como iria ficar. Foi cortado numa extremidade para caber dentro do aquario (na parte traseira do tronco que não se vê no aquario). Duas semanas antes de iniciar a montagem foi para dentro de uma caixa bem grande com agua para perder parte da flutuabilidade e para ver se tingia. E tingiu MUITO! Agora começava a ficar preocupado porque a montagem tinha data marcada e a encomenda da flora estava feita, alem que calhava numa altura em que tinha tempo para experimentar o layout. 2 dias antes de entrar para dentro do aquario para experimentar a montagem levou vários banhos de agua a ferver dentro da banheira para ver se tingia tudo o que tinha para tingir! E continuou a tingir, mas em menor quantidade.

 

A segunda parte do hardscape era escolher as pedras que iriam compor o layout. Se por um lado, tinha pedras para encher atrás na parte não visível e para sustentar o tronco, não tinha ideia do que ia usar na parte visível. Tinha duas opções em mente: Spirit Stone ou Seyru Stone (a Manten Stone estava fora de hipótese por motivos económicos e falta de stock, mas ficarei sempre com ela no goto). Tendo em conta que o tronco dentro de agua assume uma cor mais fechada, para o castanho bem escuro, a Spirit por ser mais clara talvez ficasse bem, mas o facto de a flora ser constituída maioritariamente por cuba (de verde bem clarinho), fez-me optar por uma cor mais escura nas pedras. Vejamos se depois consigo tirar uma foto em condições com tanta sombra e tanta tonalidade diferente dentro do aquario, mas isso fica para pensar mais tarde!

 

A questão a flora era o mais esclarecido dentro da cabeça. Depois de ver a montagem do Francisco na Aquaeden (a única que não vi ao vivo, ainda tentei que a minha mulher mudasse a data do aniversário, mas não colheu a ideia disse que já à 3 decadas que festeja no mesmo dia, fosse ela mais sensível à aquariofilia e tinha mudado!!!!!!!) o tapete estava escolhido: Cuba e Parvula! Adoro a combinação das duas, dá um ar mais selvagem, contrastando com a monotonia de apenas Cuba! Dentro do tronco utilizaria umas Anubias e Cryptos e atrás a decisão calhava na Rotundifolia e na Hippuroides. Na parte visível do tronco teria uns apontamentos de Fissidents, Weeping e Riccardia.

 

Quanto ao substrato e ao método de fertilização, optei por continuar com EQUO. O substrato fértil (Vigor Plus) vai na 3ª montagem (entre o Prescripta e o The Mount houve uma montagem com 4 meses) e era outro risco que corria, mas o facto de na ultima montagem, mesmo estando bastante plantado, nunca tive sinais que ele falhou e aquando da desmontagem, ele estava em aparentemente boas condições. Sempre posso reforçar mais tarde se ele falhar. Á frente aproveitei um resto de Amazónia que tinha, e o resto foi com Terra Nera da Equo. Quanto a este ultimo, fiquei abismado com o facto de deixar a agua limpinha quando o enchi. Tem uma granulometria muito semelhante ao Amazónia, mas ao contrario desse, é completamente inerte. Vamos ver o resultado.

 

Utilizei também o filtro ciclado. O 2217 esteve noutro aquario onde ficaram os vivos durante a transição, reforçando apenas com BioNitronex da EQUO aquando da montagem e mais duas ampolas de Bacterya da mesma marca 6 dias depois.

 

Tirando a quantidade (2 quilos) de amazónia que coloquei na frente e alguma que está misturada ao substrato fértil, é um aquario apenas com a gama EQUO, uma vez que a fertilização é a proposta pela marca.

 

O aquário foi montado dia 23 de Dezembro e o feedback hoje quando escrevo não podia ser melhor do que as minhas expectativas iniciais. Andei com receio que a Cuba e a Parvula estivessem paradas ou a meltar uma vez que não me fazem perling, no entanto vejo bastantes runners e as fotografias do dia da montagem comparando com hoje notam uma diferença agradável. As raízes da Rotundifolia estão já bem visíveis junto ao vidro a 10cm (!!!!!!!) de profundidade. Tendo em conta que entraram sem raízes, acho que é bom sinal. Mesmo assim, a minha grande surpresa foi a Pinnatifida, foi colocada directamente em cima do tronco, presa nos relevos e com ajuda de umas ancoras, tem crescido bem. À excepção de um porção do lado direito estar na terra, mais nenhuma está em contacto com substrato. Vamos ver se continua assim ou vai ressentir-se.

 

A parte mais negativa talvez seja o lado direito. Demasiado linear!!!! Mais tarde corrige-se quem sabe com umas pedras. Para essas sugestões e críticas conto com todos vocês! Nada melhor do que sujeitar o aquário à crítica para que ele melhore!

 

Fica tambem um agradecimento muito especial ao Rui Alves, à Sónia, e ao Miguel, tornam tudo MUITO mais facil!

 

Setup

 

Aquário

GAD 70.50.45

 

Iluminação

PLL 2x55W (by Ramirezi)

 

Filtragem

EHEIM 2217

EHEIM Skim 350

 

Substrato

Vigor Plus (Equo) + Aquasoil Amazonia + Terra Nera Equo

 

Hardscape

Seyru Stone

Tronco (Colhido na natureza)

 

Fertilização

Equo

 

CO2

Pressurizado 5 bolhas/segundo + difusor ADA Pollen Glass TYPE-2

 

Flora

Anubias barteri var. nana

Cryptocoryne beckettii 'Petchii

Hydrocotyle tripartita

Hygrophila pinnatifida

Limnophila hippuridoides

Rotala rotundifolia

Vesicularia ferriei 'Weeping'

Fissidens fontanus

Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

Riccardia chamedryfolia

Eleocharis parvula

 

 

De resto fica o que a malta mais gosta com o lamento de não conseguir melhor: as fotografias!

 

IMG_3528_zpsf2b79651.jpg

 

IMG_3540_zps258a074e.jpg

 

IMG_3544_zpsde788dbf.jpg

 

IMG_3524_zps81a55ff0.jpg

Editado por Ricardo Gil
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que tenho a honra de ser o 1º a comentar :)

 

Acho que o tronco foi muito bem escolhido e talvez merecesse um aquário mais comprido para "respirar". Não gosto do declive do lado direito, essa "regra" de que o substrato tem que ter um declive acentuado para ganhar profundidade dá às vezes erros destes. As regras foram feitas para serem quebradas ;) E custa-me ver que depois o equipamento fica numa posição esquisita :P

 

Quanto à escolha da flora, espero que a Pinnatifida não abafe esse tronco :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António

 

A ideia do declive era mesmo para absorver o tronco, mas não ficou como queria. Vou deixar andar agora mais tarde vou tentar corrigir.

 

Quanto ao equipamento está onde é possível. Estou com dificuldades de manter uma circulação da agua o melhor possível. Vamos ver no que vai dar e se tenho de fazer alterações no posicionamento do outflow e do skim.

 

A Pinnatifida... vamos ver se faz o que quero. Quero que ela cubra o tronco em cima. Vou ter de ir cortando as hastes para promover os runners. Vamos ver como vai correndo e se tens razão. Mas gostava da ideia de a ter a cobrir bem o tronco.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

já tinha visto a imagem da montagem na rede social.

Ainda bem que abriste o tópico, para mim é a tua melhor montagem!

A minha opinião é: não mexer! Deixa a coisa evoluir.

Gosto do declive (vais ver que funciona bem) e o tronco é top!

Acho que arriscaste na composição com o tronco, mas acertaste! Uma ideia bem matura, bem pensada e invulgar! :smile2:

O equipamento pouco me preocupa, com o tempo logo vês onde funciona melhor.

Uma montagem a acompanhar sem dúvida,

força no arranque e parabéns,

tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

Muito boa sorte com esta montagem. Tal como o Tiago já a tinha visto no FB e parece que está tudo a andar. É preciso paciência no primeiro mês onde podem haver melts/desilusões, etc, mas quase tudo se resolve biggrin.png' alt=':biggn:'>

Vou acompanhar. Vai atualizando. Engraçado a coincidência das datas com outras montagens :tongue:

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, gosto de tudo.... O equipamento é necessário e muitas vezes tem que ficar menos bonito para que funcione bem, sinceramente não me choca, o meu olhar remeteu imediatamente para o tronco bestial que tens aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 Dias

 

Actualização: não está a correr mal de todo! Antes pelo contrário. Vai dando para tirar algumas conclusões acerca da escolha do material, e dá para perceber melhor os erros do layout.

 

Com 15 dias viam-se as raízes da rotala e da hippuridoides com mais de 10 cm de profundidade. Sabendo que nenhuma delas tinha raízes antes de entrar, o crescimento foi bastante aceitavel, confesso que acima das minhas melhores expectativas, no entanto não consigo que a rotala fique menos verdinha, a fugir para os laranjas!

 

A pinnatifida foi a minha grande supresa. Tive muito receio que ela não se safasse em cima do tronco. A verdade é que é a planta que mais cresce. Já cortei alguns caules e já se veêm brotos novos no lugar.

 

A cuba e a parvula, mais a cuba, demoraram a arrancar. Andei cheio de medo que meltassem. A cuba nunca fez perling, mas não pára de cresce. A parvula idem. Foram introduzidos mais uns apontamentos de musgo na parte superior do tronco, junto aos pés da pinnatifida, vamos vendo como resultará.

 

Curiosa a observação do crescimento da cuba e da parvula. Como referi, utilizei dois substratos diferentes. À frente, Amazónia. Na rampa e atrás utilizei a Terra Nera da Equo. Dois substratos diferentes, mas quase iguais no aspecto. O da Equo é 1000 vezes mais "higiénico", posso mexer-lhe à vontade e ele não solta poeira quase nenhuma. Nunca tinha visto igual, 5 estrelas. O Amazónia, faz pó, mas a cuba em cima do Amazónia cresce no minimo ao triplo da velocidade, mesmo estando a mais do dobro da distancia da luz que o resto...

 

De referir que em termos de fauna, deram entrada os habitantes do aquario. Assim, contabilizam-se:

 

8 caridinas XL

+ de 30 red sakuras

1 Neritina

6 otocinclus affinis

1 SAE

2 casais de yunnanilus sp rosy

28 ponpudetta furcata

1 Ancistrus sp

 

 

 

 

A diferença entre os dois substratos, à esquerda Amazónia, à direita Terra Nera

 

IMG_3553_zps4a8fd883.jpg

 

Os Furcata

 

IMG_3561_zps5c81e196.jpg

 

Uma geral

 

IMG_3547_zps0e384c57.jpg

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro o aquario Ricardo!!

 

O trabalho de hardscape é fantastico e a escolha de fauna parece-me super adequada

 

Sou fã de aquarios com desniveis (bem feitos) no substrato ;)

 

Mal posso esperar para ver a evolução

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, só saude.

Espero que continue a correr tudo bem...

As fotos é que estão muito verdes. Tens que ver o balanço dos brancos na máquina.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto será mais perto do que tens em casa?

 

IMG_3547_zps0e384c57.jpg

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto aqui com fotos maiores deu-me outra perspectiva da que tinha visto anteriormente.

 

Eu olho para o aquario e consigo perceber, visionar o que vai ficar.

 

E antevejo uma obra prima.

 

Aqueles dois tapetes misturados na lateral, depois de crescidos, compactos, e devidamente podados vai ficar fenomenal.

 

As rochas irão ganhar o verde ou escurecimento característico que se vai confundir com a paisagem.

 

Vamos ver as plantas a embrulharem as rochas de uma tal maneira que vai ser uma delicia com aqueles apontamentos de anubias com as suas folhas a sobressair.

 

A mim transporta-me para uma imagem de uma parte de uma selva que vi num filme que não consigo agora recordar por causa daquele buraco no tronco. E é esse buraco que dá a tónica total ao aquario. Esse tronco está maravilhoso.

 

Se na maioria dos casos gosto de vermelhos no aquario (sou suspeito para falar) aqui claramente abdicaria desse tom.

 

Está aqui muito trabalho nesta montagem. Muito mesmo. Dedicação. Faço ideia.. apenas lamento não ter

podido acompanhar In Loco tal projecto porque isto dá gosto ver.. pensas-te tudo ao detalhe.

 

Agora é deixar a natureza seguir o seu curso e continuares com a tesourinha porque essa é a parte que vai dar plena vida a esta obra. A "tesouraria" ;)

 

Do melhor!

 

 

 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está brutal esta montagem.

Gosto de duto,acho que não tenho nada de negativo a apontar...Ah por acaso tenho biggrin.png' alt=':biggn:'> apenas a braçadeira,que faz desviar muito o olhar para ela.

 

De resto tudo 5*.

 

 

Pedro acho que as fotos do Ricardo tem um ar mais natural (realista) que a tua.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ACTUALIZAÇÃO DIA 82

 

Alterações profundas do lado direito. O declive, juntando a má plantação nunca fez com que a Cuba agarrasse. Colocaram-se mais umas pedras, e voltou a plantar-se.

 

Aproveitou-se tambem uma cartolina preta para fazer uns testes, apesar do resultado final nem ser este o pretendido. Perde-se muita profundidade dentro do buraco,o quenão é alheio tambem à anubia que está lá. É para mudar, e em principio vai ser colocada uma 'nana', ou vai ser cheio de substrato e coloca-se sp. mini.

 

A foto hoje foi tirada depois de uma poda valente, quer na Rotala, quer no tronco!

 

Venham de lá as críticas que é o que o pessoal precisa.

 

Abraço

 

 

 

PEIXES

 

IMG_4012_zpsjpddzcas.jpg

 

PINNATIFIDA

 

IMG_3974_zpsjdkqejmw.jpg

 

NOVOS REBENTOS DA HIPPURIDOIDES

 

IMG_4009_zpsam8qc6xo.jpg

 

GERAL

 

IMG_3972_zpsybt0zbwz.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe, muda o nome para "Black Hole" :-D

De facto isso com fundo preto é para esquecer.

 

Gosto muito mais do declive com as pedras... conseguiste uma boa profundidade com a posição daquelas lá atras, mas talvez pudesses chegar a ultima mais para o vidro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito bom com as pedras no declive, era excelente que conseguisses dar a profundidade que pretendes ao buraco. Obrigado pela oportunidade de o ver

ao vivo e pelo resto

Editado por P_Jolas

Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes e hippuridoides TOP! :smile2:

 

O buraco ficar totalmente no escuro não gosto tanto.

Se vires bem o centro escuro do tronco faz uma mancha totalmente preta muito grande...

Gosto mais do efeito da profundidade na imagem anterior (a ver o fundo)!

As pedras até gosto, é ver se agora a coisa pega!

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

O declive ficou com mais detalhe o que, na minha opinião, melhora o layout e acrescenta profundidade.

 

Agora, o buraco negro domina o layout. talvez, com a luz (muito mais luz, pois tens os peixes desfocados) consigas melhorar muito a fotografia, nomeadamente, criando uma zona de sombras (não negro).

 

Num possível foto final, se conseguires colocar os peixes em cardume em frente ao buraco... Uiiii fica muito bom

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.