Pinhas de Amieiro - Onde recolher


Nuno Prazeres

Recommended Posts

Antes de mais Bom Ano,

 

À falta de melhor local, estou a iniciar este post aqui no sub-fórum dos camarões por ser uma das vertentes da aquariofilia que mais valoriza o uso das pinhas de amieiro (Aldus glutinosa).

 

Pinhas de amieiro

 

Quis recolher algumas destas magníficas fontes de aditivos naturais e dei uma valente volta pela net à procura de informação sobre onde encontrá-las ou pelo menos pistas para as procurar.

 

O que me apareceu foi muita gente com a mesma pergunta mas aparentemente as respostas, se existem, são dadas em privado.

 

Também há quem venda em sites de leilão e comércio privado.

 

Como consequência, tenho andado particularmente atento a estas árvores em particular.

 

Ora como eu acho que andamos aqui para ajudar e ser ajudados, cá vão dois locais onde deparei com as ditas em quantidades razoáveis.

 

Apelo obviamente ao sentido de responsabilidade de alguém a quem esta informação possa servir para não chegarem lá com uma vara de 4 metros e um saco de batatas e raparem as árvores todas.

 

O primeiro local (Lisboa) vai agora, o segundo (Coimbra) num próximo post.

 

Lisboa (Expo) - Zona junto ao Skatepark para o lado norte (é a 100 metros da ponte Vasco da Gama e a 30 metros do dito Skatepark )

 

 

A árvore em causa está assinalada. Estou praticamente certo que na zona haverá mais (creio que vi pelo menos outra ao longe mas não fui verificar).

 

Agora aquela é bastante fácil de encontrar e está atualmente carregadíssima de pinhas, havendo dezenas em excelente estado no chão.

 

Chamo atenção para o facto de não me parecer uma zona demasiado poluída já que os ventos que tipicamente se fazem sentir por ali de certeza que dispersam bastante o que de mau possa andar pelo ar.

Editado por Nuno Prazeres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coimbra - Parque Verde Margem Sul (perto dos hangars dos barcos)

 

Há várias árvores por lá. Também aqui vi alguma ao longe mas na margem norte (junto aos "cubos") que me pareceram amieiros carregados de pinhas mas, como ia a correr, não deu para conferir.

 

A árvore que assinalo na fotografia de satélite é seguramente um amieiro mas ali perto há mais alguns nomeadamente a caminho das piscinas mesmo à frente dum pequeno parque de estacionamento.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Eu conheço essa zona da expo e tem mais amieiros.

De certeza que muitos membros agradecem a tua partilha,mas acho que este tópico não vai ficar aqui por muito tempo...


Não encontras respostas porque penso que não é permitido dar aqui as respostas,devido a estar a "prejudicar" os patrocinadores,que vendem este produto.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Eu conheço essa zona da expo e tem mais amieiros.

De certeza que muitos membros agradecem a tua partilha,mas acho que este tópico não vai ficar aqui por muito tempo...

Não encontras respostas porque penso que não é permitido dar aqui as respostas,devido a estar a "prejudicar" os patrocinadores,que vendem este produto.

 

David, ao contrário do que aqui afirmas, há uma certa protecção não aos patrocinadores mas sim às árvores e aos seus proprietários ou de quem cuida delas das mãos desastradas de quem com o intuito de fazer negócio impeça que outros tenham acesso a elas danificando os seus ramos ou retirando todas as pinhas. Negócios esses que não são permitidos aqui no forum, daí serem vendidos amiúde nos olxs. Na verdade os amieiros existem com muita abundância em muitas regiões do país e só o seu desconhecimento permite que estes senhores tenham sucesso no comércio delas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

David, ao contrário do que aqui afirmas, há uma certa protecção não aos patrocinadores mas sim às árvores e aos seus proprietários ou de quem cuida delas das mãos desastradas de quem com o intuito de fazer negócio impeça que outros tenham acesso a elas danificando os seus ramos ou retirando todas as pinhas. Negócios esses que não são permitidos aqui no forum, daí serem vendidos amiúde nos olxs. Na verdade os amieiros existem com muita abundância em muitas regiões do país e só o seu desconhecimento permite que estes senhores tenham sucesso no comércio delas.

 

 

Ok António,eu pensei que não fosse permitido,por causa das lojas que são patrocinadoras aqui no Fórum,mas realmente faz todo o sentido isso que dizes.

Infelizmente andam por aí muitas pessoas a pensar simplesmente em como fazer dinheiro e depois acabam por destruir muita coisa,em que uma delas é esta mesmo (Natureza).

 

Assim,não permitindo que se faça esse tipo de negócios aqui,sempre se consegue preservar um pouco mais a Natureza...

 

Ao contrário do que muitos (ambiciosos) pensam,é de louvar essa atitude de não se deixar fazer esse tipo de negócios aqui.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo e aceito de bom grado a vossa nota e peço desculpa pela minha inocência.

 

Eu ainda sou daqueles que acredita genericamente na bondade humana.

 

Daí o post.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nada nas regras do forum que impeçam a divulgação dos sítios onde há amieiros, carvalhos, plátanos ou qualquer outra espécie da natureza. E eu sou apologista de usar o maior número de materiais da natureza, sejam troncos, pedras, aguas, etc, etc. Mas sempre com o respeito máximo pela preservação da natureza e também pela propriedade alheia. Se algum de vós tiver, por exemplo, uma amendoeira da índia e quiser me vender algumas folhas dela teria em mim um cliente fiel :) Agora aproveitar o trabalho dos outros para beneficio próprio e pior ainda, destruir para impedir que outros possam apanharem pouca quantidade para usufruto próprio é que é pouco ético e por já ter acontecido é que as regras foram criadas. Infelizmente há outros sítios onde não há esse tipo de apologistas daí haver disso há venda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apelo obviamente ao sentido de responsabilidade de alguém a quem esta informação possa servir para não chegarem lá com uma vara de 4 metros e um saco de batatas e raparem as árvores todas.

 

 

100% de acordo.

Era essa mesma mensagem que quis deixar quando juntei esta frase ao post inicial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL Nuno vai lá para a semana e vê se a árvore ainda existe :).

 

Meter essa info aqui é quase como ditar o futuro da árvore, se não esgalharem toda vai ser uma sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:(

 

Por acaso até vou dar um salto lá este fim de semana. Se vir estragos, por muito reduzidos que sejam, peço à moderação para apagar o post.

 

Gostava de pensar que o pessoal não pode ser assim tão incivilizado e que vocês estão todos enganados mas vai-se a ver e como já andam nisto há uns tempos, sabem bem que a realidade é essa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" E eu sou apologista de usar o maior número de materiais da natureza, sejam troncos, pedras, aguas, etc, etc. Mas sempre com o respeito máximo pela preservação da natureza e também pela propriedade alheia. Se algum de vós tiver, por exemplo, uma amendoeira da índia e quiser me vender algumas folhas dela teria em mim um cliente fiel :) Agora aproveitar o trabalho dos outros para beneficio próprio e pior ainda, destruir para impedir que outros possam apanharem pouca quantidade para usufruto próprio é que é pouco ético"

 

Não diria melhor

 

banana rock

Editado por keiko666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais