Poros nadadeira - deformação, fungo ou parasita? Qual o tratamento?


ldersantos

Recommended Posts

Boas malta,

Reparei que o meu cacatuoide macho tem uns "poros" na nadadeira caudal. Os "poros" apresentam a mesma coloração da cauda.
Existem dos dois lados. Trata-se de alguma doença? Algo grave?

O seu comportamento parece normal, come e anda a passear pelo aquário normalmente.

Deixo aqui duas fotos para ajudar no diagnostico:

1zl86e8.jpg

1195nkn.jpg


Pode-se tratar de alguma forma?

Editado por ldersantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por ir a duas lojas aqui na zona a ver se sabiam o que era.

Numa delas disseram que podia ser algum fungo, ou algo do género, e venderam-me um produto para tratamento de pontos brancos e sal para diluir e juntar no aqua. No final do primeiro tratamento a coisa parece que ficou igual e acabei por ir a outra loja.

 

Nessa loja disseram-me que seria um quisto, ou uma fá formação semelhante e em principio nada poderia fazer.

 

 

Alguém consegue confirmar alguma destas opiniões?

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se há tumores nessas zonas, pode ser um quisto. A loja que te disse que era fungo estava completamente enganada, não é garantidamente um fungo, eles são externos e visiveis. Na melhor das hipoteses é um parasita ou bacteria, mas concordo que possa ser um quisto, com o tempo pode desaparecer ou aumentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não sei se há tumores nessas zonas, pode ser um quisto. A loja que te disse que era fungo estava completamente enganada, não é garantidamente um fungo, eles são externos e visiveis. Na melhor das hipoteses é um parasita ou bacteria, mas concordo que possa ser um quisto, com o tempo pode desaparecer ou aumentar.

 

Muito obrigado Luiji pelo comentário.

 

Mas não há nada a fazer no caso de ser o quisto?

A coisa já aumentou mais um pouco de tamanho... Ele tem começado a andar mais calmo, costumava ser o senhor do aquario e agora volta e meia já se encosta ou esconde...

Deixo aqui mais umas fotos do estado actual.

 

65wms5.jpg

 

24xq6gz.jpg

 

Não há nada que possa fazer?

Editado por ldersantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem chato :/ tenta ver se por dentro se existe algum sinal de verme, nesse caso poderá ser um parasita externo....

 

Espera por alguém mais conhecimento na questão em causa.

 

JÁ agora como estão os níveis do NH3/NH4 , NO2 e NO3.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez um granuloma qualquer... :/

 

Desculpa a minha ignorância, mas isso na prática quer dizer o quê?

 

Segundo o que está na wikipedia é um pouco assustador: http://pt.wikipedia.org/wiki/Granuloma :confused4:

 

Os níveis da àgua estão normais. No fim de semana fiz uma TPA de 30% e antes medi os valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais