Ph que não desce..


memphis4

Recommended Posts

Bom dia e antes de mais um bom ano a todos os que acompanham este fórum que se tornou alvo de visitas quase diárias da minha parte.

 

O assunto que trago já estará um pouco batido, porém tem sido complicado para mim de resolver.

 

O meu aquário tem o seguinte layout:

- aquário 80x40x40

- Aquecedor boyu 150w que não dá conta de si agora no inverno e então coloquei outro de 50w para ajudar

- Filtro externo Eheim 2213 ou classc 250 com espumas, ceramicas, bioballs, substract pro.

- Filtro interno aquaell com UV

- substracto fértil granulado

- areão

- plantas: sobretudo anúbias e algumas elódias

- tronco de carvalho já com mais de 2 anos em aquario

- peixes: 2 discus, 1 escalar adulto, 2 mollys negros, 3 coridoras, 2 neons

 

Parametros: ph>7, temp 30ºC

 

Tenho-me debatido recentemente com vários problemas que tenho tido dificuldade em resolver: Tinha um cardume de neons que foram morrendo gradualmente com aquela doença dos neons que ficam com o corpo branco.. sobram 2 e um deles também já tem.

Tinha 3 mollys amarelos, morreram todos, acho que que foram atacados pelos outros peixes porque tinham a mania de lhe andar a bicar o lombo irritando-os profundamente.

1 escalar branco que tinha morreu há 3 semanas com as barbatanas meio ratadas e com bolor...

Fiz um tratamento ao aquario com Fluconazol em seguida.

 

Tenho algas tipo pontos verdes nos vidros e algas filamentosas no tronco e plantas que têm proliferado;

Pensei comprar um Ancistrus para auxiliar com as algas mas a loja onde vou habitualmente não tem.

 

Um dos discus apareceu com pontos brancos nas barbatanas e corpo - parece-me ser ictio, aumentei a temperatura para os 31º e coloquei duas colheres de sal já há cerca de 1 semana.

Morreu logo uma coridora...

 

Faço TPAs de 30% de 6/6 dias, fertilizo semana sim semana não com produtos da seachem ( iron, flourish e flourish excel).

Uso água da companhia em que o PH anda nos 7, deixo a água repousar com condicionador, aqueço e corrijo o ph com gotas de acidificador antes de colocar no aquario.

 

Sempre que faço medições de ph está sempre pelos 7,4 - 7,8 e não consigo que permaneça em valores mais aceitáveis.

Começo a desanimar com tanta morte de peixe e receio pelos discus que até agora mostram boa vitalidade, crescimento e apetite.

 

Peço a vossa ajuda para este problema das algas, ph e mortes...

 

Obrigado a todos.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não andara por aí algum pedaço de concha ou semelhante? Que tipo de substrato fértil foi adicionado?

 

Tive um problema semelhante numa montagem de teste, no meu caso o areão foi recolhido na praia, mesmo lavado, fervido e escolhido deu asneira porque tinha restos minúsculos de conchas...

 

Coloca umas fotos para ver se o pessoal identifica o culpado.

 

Não desanimes, aguarda as opiniões dos membros mais experientes, eles sabem como te ajudar.

 

Boa sorte e Bom Ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não andara por aí algum pedaço de concha ou semelhante? Que tipo de substrato fértil foi adicionado?

 

Tive um problema semelhante numa montagem de teste, no meu caso o areão foi recolhido na praia, mesmo lavado, fervido e escolhido deu asneira porque tinha restos minúsculos de conchas...

 

Coloca umas fotos para ver se o pessoal identifica o culpado.

 

Não desanimes, aguarda as opiniões dos membros mais experientes, eles sabem como te ajudar.

 

Boa sorte e Bom Ano.

 

O areão comprei-o na loja em sacos de 5kg, tinha rótulo a referir como próprio para aquários.

Já não sei o nome do substracto, vinha num saco verde e são umas "bolinhas pretas", também me lembro de ler o rótulo por isso não tive dúvidas em usá-lo.

Não tenho conchas nem nada disso. Montei o aquário há uns bons 5 meses e foi sempre assim.

Alguma coisa devo estar a fazer mal, mas não consigo perceber o quê.

Editado por memphis4
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me fiz entender........

Mede a água que te sai da torneira mas 24horas depois de a terra retirado da torneira e colocado no recipiente que usas mas com uma agitação para ela se oxigenare assim saberes o verdadeiro ph que sai da tua torneira

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse areão branco é um bocado suspeito, assim para complementar o despiste conforme disse o j-santos enche meio copo com esse areão e enche com agua da torneira,24 horas depois faz o teste,

 

quanto à imagem, basta clicar com o lado direito na imagem no photobocket, depois fazes copiar URL, depois basta quando estiveres a fazer um post, clicas no botão image e colas o URL

 

Aqui vai uma ajudinha com imagem

DSC_0347_zps4b75cf40.jpg

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Li o tópico um pouco a correr...

Testa a água como o Santo de disse e depois post os resultados.

Atenção as Anubias... parece-me que estão enterradas no areão...

 

"...Anubias esta planta não deve ser enterrada no solo, deve ser amarrada em rochas ou tronco, pode ocupar o meio do aquário onde irá se destacar presa em um tronco, pode ser mantida com iluminação fraca a moderada, não é exigente em relação a fertilização do solo já que não deve ser fixada nele, temperatura de 22 a 28ºC..."

 

cumpr. Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam então imagens de hoje:

 

As folhas com algas castanhas

 

DSC_0080_zps9605585a.jpg

 

DSC_0079_zps56285f25.jpg

 

DSC_0078_zps74eb0b66.jpg

 

Algas castanhas também no areão e pontos verdes no vidro (que não se vê na foto)

 

DSC_0075_zpse73c3846.jpg

 

DSC_0073_zpsc2e791f8.jpg

 

DSC_0070_zps16192d11.jpg

 

Algas filamentosas nos ornamentos e tronco:

DSC_0068_zps430f9cd7.jpg

 

As anúbias estão presas a rochas

DSC_0067_zpse59fdb71.jpg

 

Mais um pormenor do areão

DSC_0348_zpsb3afa75c.jpg

 

DSC_0081_zpsf4b7a610.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sei que posso estar a dizer asneira porque sou completamente inexperiente na aquariofilia mas gostaria de partilhar uma coisa que acontece comigo.

 

Tiro água da torneira e tudo bem, já medi o PH e o resultado é o excelente 7.0. Acontece que depois de troca no aqua ao fim de algum tempo os valores sobem. Fiz testes de PH com e sem decoração e mesmo assim não descobri porque tal coisa acontecia.

 

Fiz então a medição somente da àgua após deixar ela "repousar" algumas horas num recipente, sozinha. Verifiquei então que a água, por si só, sobe dos 7.0 para os 7.5. Porquê não sei.

 

Fui então à loja da qual sou cliente e comprei um redutor de PH. Realmente resulta. De tempos em tempos tenho de aplicar a quantidade certa de redutor para controlar os valores da água.

 

Outra solução e mais dispendiosa é comprar água de garrafão, isso para quem pode. Claro que acho que controlar os niveis de PH, variando a decoração seja o ideal para quem quer e quem tem essa habilidade e conhecimento que este fórum nos proporciona. Por isso além de partilhar esta minha experiencia também estou a aprender com as vossas respostas.

 

Resumindo, a minha solução foi usar um redutor de PH, daqueles que vendem nas lojas ou então em último caso a usar água de garrafão.

 

É a minha experiencia quanto a PH mas como ainda tenho muito que aprender...

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sei que posso estar a dizer asneira porque sou completamente inexperiente na aquariofilia mas gostaria de partilhar uma coisa que acontece comigo.

 

Tiro água da torneira e tudo bem, já medi o PH e o resultado é o excelente 7.0. Acontece que depois de troca no aqua ao fim de algum tempo os valores sobem. Fiz testes de PH com e sem decoração e mesmo assim não descobri porque tal coisa acontecia.

 

Fiz então a medição somente da àgua após deixar ela "repousar" algumas horas num recipente, sozinha. Verifiquei então que a água, por si só, sobe dos 7.0 para os 7.5. Porquê não sei.

 

Fui então à loja da qual sou cliente e comprei um redutor de PH. Realmente resulta. De tempos em tempos tenho de aplicar a quantidade certa de redutor para controlar os valores da água.

 

Outra solução e mais dispendiosa é comprar água de garrafão, isso para quem pode. Claro que acho que controlar os niveis de PH, variando a decoração seja o ideal para quem quer e quem tem essa habilidade e conhecimento que este fórum nos proporciona. Por isso além de partilhar esta minha experiencia também estou a aprender com as vossas respostas.

 

Resumindo, a minha solução foi usar um redutor de PH, daqueles que vendem nas lojas ou então em último caso a usar água de garrafão.

 

É a minha experiencia quanto a PH mas como ainda tenho muito que aprender...

 

Cumprimentos.

boas

mas foi exatamente isso que pedi ao membro que fizesse para saber qual o ph real que ele tem na torneira, essa reaçao da-se porque a agua quando esta liberta e em contacto com o ar vai mostrar qual o seu verdadeiro ph. quando ela sai da torneira os valores nao sao reais pois nao esteve em contacto com o ar...........

quanto a usar condicionadores nao acho muito bom

e quanto a mim mais vale teres a agua sempre estavel num ph de 7.5 do que andares a oscilar valores....

  • Votar + 1

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto de situação

Ontem à noite deixei água com condicionador a repousar - há uns minutos fui medir o PH e apresenta 7.0

Retirei um pouco de água do aquário e tem 7.8

Retirei também um pouco de areão, sequei-o e verifiquei se reage com vinagre - não reage.

 

O que sempre faço é aplicar redutor de ph na água aquando das TPAs, no entanto ao fim de 1 ou 2 dias o ph do aquário já está outra vez a rondar os 7.8 ou 8.0

 

Além disso continuam a proliferar as algas filamentosas no tronco e castanhas nas folhas e areão.

 

Li algures que o tronco de ameeiro, árvore que cresce junto aos rios, seria boa para manter o ph do aquário estável, estou por isso a pensar arranjar um, trata-lo e experimentar substituir pelo meu.


Boas,

 

Sei que posso estar a dizer asneira porque sou completamente inexperiente na aquariofilia mas gostaria de partilhar uma coisa que acontece comigo.

 

Tiro água da torneira e tudo bem, já medi o PH e o resultado é o excelente 7.0. Acontece que depois de troca no aqua ao fim de algum tempo os valores sobem. Fiz testes de PH com e sem decoração e mesmo assim não descobri porque tal coisa acontecia.

 

Fiz então a medição somente da àgua após deixar ela "repousar" algumas horas num recipente, sozinha. Verifiquei então que a água, por si só, sobe dos 7.0 para os 7.5. Porquê não sei.

 

Fui então à loja da qual sou cliente e comprei um redutor de PH. Realmente resulta. De tempos em tempos tenho de aplicar a quantidade certa de redutor para controlar os valores da água.

 

Outra solução e mais dispendiosa é comprar água de garrafão, isso para quem pode. Claro que acho que controlar os niveis de PH, variando a decoração seja o ideal para quem quer e quem tem essa habilidade e conhecimento que este fórum nos proporciona. Por isso além de partilhar esta minha experiencia também estou a aprender com as vossas respostas.

 

Resumindo, a minha solução foi usar um redutor de PH, daqueles que vendem nas lojas ou então em último caso a usar água de garrafão.

 

É a minha experiencia quanto a PH mas como ainda tenho muito que aprender...

 

Cumprimentos.

 

E ao fim de alguns dias a água do aquário mantem o ph? é que no meu sobe em flecha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o teu problema é filtragem deficiente para a fauna e flora que aí mantens. Ainda por cima amónia com pH alto dá mau resultado! E quanto maior é a temperatura da agua menor oxigenação tens, as próprias plantas não se dão bem com essa temperatura portanto não te vão ajudar na oxigenação da agua. E o facto de teres adicionado sal tendo corydoras foi um mau principio como logo descobriste. E esse areão de rio é de certeza alcalino, não é com vinagre que vais desmentir isso. Ora tendo tudo isso presente o que deves fazer? Primeiro que tudo deves diminuir a temperatura gradualmente para os 28/29º, melhorar a filtragem ou pelo menos aumentar a circulação da agua. Depois deves evitar o uso de produtos químicos, há turfa, pinhas e folhas que além de libertarem ácidos húmicos que baixam o pH são bons para combater certas doenças. Se possível troca esses substratos por uns mais argilosos que são bons quer para as raízes das plantas como também fazem tampão ao pH.

E finalmente a questão da altura do aquário, 40 cms para discos e escalares é demasiado curto!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o teu problema é filtragem deficiente para a fauna e flora que aí mantens. Ainda por cima amónia com pH alto dá mau resultado! E quanto maior é a temperatura da agua menor oxigenação tens, as próprias plantas não se dão bem com essa temperatura portanto não te vão ajudar na oxigenação da agua. E o facto de teres adicionado sal tendo corydoras foi um mau principio como logo descobriste. E esse areão de rio é de certeza alcalino, não é com vinagre que vais desmentir isso. Ora tendo tudo isso presente o que deves fazer? Primeiro que tudo deves diminuir a temperatura gradualmente para os 28/29º, melhorar a filtragem ou pelo menos aumentar a circulação da agua. Depois deves evitar o uso de produtos químicos, há turfa, pinhas e folhas que além de libertarem ácidos húmicos que baixam o pH são bons para combater certas doenças. Se possível troca esses substratos por uns mais argilosos que são bons quer para as raízes das plantas como também fazem tampão ao pH.

E finalmente a questão da altura do aquário, 40 cms para discos e escalares é demasiado curto!

 

Obrigado antes de mais por esta e pelas outras respostas.

O filtro diz que é adequado para aquários de 250lt, aliás por isso não comprei outro abaixo, para garantir que seria suficiente..

O sal e a temperatura aumentei-a pela questão do ictio, foi há 1 semana. Devo baixá-la já?

Pensei como já disse mudar o tronco e talvez adquirir umas folhas de amendoeira da índia.

Mudar o substrato também já foi uma coisa que me ocorreu, no entanto este já é o segundo substrato e segundo areão e com os anteriores tive o mesmo problema. Além da lavoura que é reconstruir o aquário todo de novo.. coisa que também não se deve fazer no inverno pelas alterações de temperatura.

Compreendo a questão do tamanho do aquário, por isso só tenho 3 peixes e para já não posso alterar. Pode ser que em breve seja possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro diz que é adequado para aquários de 250lt, aliás por isso não comprei outro abaixo, para garantir que seria suficiente..

 

Pois a verdade é que o eheim 2213 ao contrário do que a marca recomenda serve apenas para aquários até 80L, eu tenho 3 deles a trabalhar cá em casa em aquários com 30/60 e 80L cada.E densamente plantados! Ora o teu é de 128L brutos...

 

 

O sal e a temperatura aumentei-a pela questão do ictio, foi há 1 semana. Devo baixá-la já?

 

Os corydoras não suportam o sal, quem te recomendou o uso dele ao menos perguntou que espécies tinhas no aquário? Fazendo uma pequena pesquisa fui buscar isto:

 

Olá Rui!
Sim, de facto essas espécies apreciam a água salobra. Apenas tens que ter cuidado com as corys pois não suportam o sal!!!
Recomendo-te que não introduzas o sal em pedra no aquário. Primeiro tira um pouco de água do aquário para um copo ou recipiente e depois dissolves lá o sal. Não se recomenda a colocação do sal directamente no aquário precisamente porque pode cair sobre as folhas das plantas e queimá-las. A introdução do sal deve ser feita aos poucos.
Aproveito para colocar aqui um artigo do Miguel Figueiredo que só ainda não está na secção de artigos do site Aquariofilia em Português (http://joaocb.planetaclix.pt) porque ainda não avancei com a inclusão das novidades nessa secção.
Aqui vai:
O sal é um dos melhores contributos para a prevenção de doenças e para o bem estar dos peixes.

 

Ao longo dos anos tenho-o usado regularmente e é agora para mim imprescindivel na maior parte dos aquários.

 

Desvantagens do sal

------------------------

 

As desvantagens do sal são:

 

- Existe um número pequeno de espécies que não toleram sal. As mais conhecidas são os corydoras.

 

- A sua dosagem deve bastante reduzida em peixes sensiveis de águas negras: cardinais, discus, etc.

 

- O sal vai contribuir para um aumentar ligeiramente a dureza e o pH.

 

 

Vantagens do sal

--------------------

 

- Reduz a pressão osmótica do peixe o com exterior permitindo-lhe suportar melhor situações de stress.

 

- Previne o aparecimento de determinados agentes patogénicos, entre os quais fungos, alguns parasitas e bactérias.

 

- Coloca um conjunto de micro-elementos na água, muito benéficos para as plantas.

 

- Em aquários de ciclideos africanos o sal é uma boa ajuda para aumentar a dureza e para "bufferizar" o PH nos 8 - 8.4

 

 

Tipos de sal

------------

 

Deve-se usar apenas sal para aquários de água salgada. Outros tipos de sal podem conter substâncias capazes de causar a morte dos peixes.

 

 

Dosagens

--------

 

A dose normal num aquário é de uma colher de sopa rasa de sal para cada 20 litros reais de água.

 

Em aquários de africanos, em aquários de quarentena ou em aquários dedicados a viviparos que gostam de sal como mollies, espadas ou platies, essa dose deve ser de uma colher para cada 10 litros.

 

Em aquários de peixes sensiveis de água negra a dose deve rodar apenas uma colher de sal para cada 80 litros.

 

Não usar sal nenhum em aquários com corydoras.

 

 

Como inserir o sal

---------------------

 

O sal deve ser diluido previamente e inserido a pouco e pouco ao longo de várias horas. Como o sal não evapora não deve ser adicionado quando se repõe apenas a água resultante de evaporação.

 

Nas mudanças de água deve inserir-se o sal correspondente à água retirada, diluindo-o sempre previamente.

 

É aborrecido estar sempre a diluir o sal à parte nas mudanças de água, principalmente quando, como é o meu caso, não se usa baldes mas directamente uma mangueira.

 

O sal NÃO PODE SER directamente inserido no aquário. Se cair sobre as plantas irá queimá-las, se for injerido ou respirado pelos peixes pode também pode afectá-los.

 

Recentemente, farto de ter que diluir o sal resolvi experimentar o seguinte: Usei uma garrafa de água do Luso de plastico cujo o topo estava cortado.

 

Coloquei o sal dentro da garrafa em conjunto com umas pedras para fazer lastro. Afundei a garrafa com cuidado. O sal começou a diluir-se muito lentamente com a água.

 

Com este sistema o sal (da Tropic Marin) pode demorar mais de 24 horas até se diluir completamente! Acabaram-se as misturas prévias.

 

Regulando a altura do corte da garrafa é possivel controlar o tempo de diluição. Et voila. Acho que descobri um excelente misturador para o sal :)

 

Convem colocar uma rede sobre a abertura da garrafa para os peixes não entrarem no interior. Dentro da garrafa irá criar-se uma estratificação salobra mas a água que sai pelo topo já está com um nivel de salobridade reduzido, misturando-se imediatamente na água do resto do aquário.

 

Para aquários com menos de 40 cm de altura pode tambem usar-se um copo longo em vidro.

 

Miguel

Saudações aquáticas,
João Branquinho
Percebes agora o que aconteceu ao teu corydora? E já pesquisaste os parâmetros ideais para eles? Sabes que não suportam mais de 26º?
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Pois a verdade é que o eheim 2213 ao contrário do que a marca recomenda serve apenas para aquários até 80L, eu tenho 3 deles a trabalhar cá em casa em aquários com 30/60 e 80L cada.E densamente plantados! Ora o teu é de 128L brutos...

 

 

 

Pois.. mas se não acreditamos e seguimos as instruções de uma marca como a Eheim, em quem vamos acreditar???

Além de que antes de o comprar pedi informações aqui no fórum e foi dos que me aconselharam:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=236748

 

 

De facto tenho lido informações sobre o sal e estava ciente dos possíveis malefícios aos outros peixes, por isso usei o sal adequado, e em pouca quantidade. A coridora que morreu já apresentava por motivos que desconheço as barbatanas meio ratadas e não se misturava com as restantes.. e de facto morreu no dia seguinte à adição de sal; as outras mantêm-se para já bem.

 

Tenho lido também experiências de outros aquariofilistas que têm discus e coridoras no mesmo aquário e alguns com temperaturas de 30, 31 e até 32º.

Como iniciante e depois de ver estes exemplos, não pensei que estaria a fazer asneira.

 

Compreendo que não sei tudo e ter um aquário com vários tipos de peixes e plantas com estabilidade exige muita pesquisa, muita leitura e por vezes ter que esticar os limites de alguns peixes em prole dos outros. o segredo está em obter informação sobre o mais correcto, as espécies que se devem ou não juntar para não sacrificar peixes com experiências; por isso tenho poucos peixes e estou aqui a pedir informações e ajudas. Agradeço todas as opiniões e experiências que contribuam para melhorar.

Editado por memphis4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão tem mármore...resolve isso.

cpts

 

A questão é que o comprei numa loja de aquariofilia.. e paguei-o bem pago..

Onde posso arranjar um areão sem pagar ou em conta? Posso usar alguma areia sem ser de praia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A questão é que o comprei numa loja de aquariofilia.. e paguei-o bem pago..

Onde posso arranjar um areão sem pagar ou em conta? Posso usar alguma areia sem ser de praia?

Podes sempre usar areia das obras. Depois de bem lavada e fervida. Por norma a areia das obras é areia do rio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre usar areia das obras. Depois de bem lavada e fervida. Por norma a areia das obras é areia do rio.

 

Areia dessa tenho cá muita. E há algum teste para fazer para verificar se é adequada e não provoca subidas de ph?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.