Reactor vs difusor Ada Pollen Glass Beetle


Ivan Pereira

Recommended Posts

Boas,

 

Estou com bastantes duvidas acerca da difusor ou reactor que terei de comprar.

Tinha este Up inline atomizer - http://www.co2art.co.uk/collections/diffusers-reactors/products/original-up-new-inline-co2-atomizer-diffuser-system-12-16mm-hose

 

Como mudei de filtro, de 12/16mm para 16/22m, tenho que mudar também este difusor. Usei-o durante algum tempo e apesar de melhor que o meu antigo difusor de ceramica que veio com o kit de CO2, não achei particularmente bom para o meu aquario de 300L.

O novo filtro é o eheim 2075.

 

Tenho lido bastante sobre reactores - Sera flore 500 ou o aqua medic 1000, mas estou com medo, da redução de caudal, barulho e perigo de fugas. Alguem tem boas/más experiencias?

 

Como tenho um filtro interno dos pequenos parado, pensei em usar com este reactor http://www.co2art.co.uk/collections/diffusers-reactors/products/aquarium-turbo-jet-co2-diffuser-reactor-large-60l-to-480l

 

Em alternativa, mas um pedaço bem mais caro vejo os difusores da Ada - Pollen Glass Beetle 50∅, mas fico na duvida se este tipo de difusores vale apena o preço e se o CO2 se mistura tão bem como nos reactores. Para espalhar bem terei que meter debaixo da saída da agua do filtro, correcto?

 

Abraço

Editado por Ivan Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou com bastantes duvidas acerca da difusor ou reactor que terei de comprar.

Tinha este Up inline atomizer - http://www.co2art.co.uk/collections/diffusers-reactors/products/original-up-new-inline-co2-atomizer-diffuser-system-12-16mm-hose

 

Como mudei de filtro, de 12/16mm para 16/22m, tenho que mudar também este difusor. Usei-o durante algum tempo e apesar de melhor que o meu antigo difusor de ceramica que veio com o kit de CO2, não achei particularmente bom para o meu aquario de 300L.

O novo filtro é o eheim 2075.

 

Tenho lido bastante sobre reactores - Sera flore 500 ou o aqua medic 1000, mas estou com medo, da redução de caudal, barulho e perigo de fugas. Alguem tem boas/más experiencias?

 

Como tenho um filtro interno dos pequenos parado, pensei em usar com este reactor http://www.co2art.co.uk/collections/diffusers-reactors/products/aquarium-turbo-jet-co2-diffuser-reactor-large-60l-to-480l

 

Em alternativa, mas um pedaço bem mais caro vejo os difusores da Ada - Pollen Glass Beetle 50∅, mas fico na duvida se este tipo de difusores vale apena o preço e se o CO2 se mistura tão bem como nos reactores. Para espalhar bem terei que meter debaixo da saída da agua do filtro, correcto?

 

Abraço

 

Boas,

se existe coisa com formas diversas de fazer é o Co2,

não existe um consenso da melhor solução...

Uns gostam mais de uma forma outros tem mais sucesso de outra maneira. (cada caso é diferente!)

Mas tentando dar uma ajuda:

 

pelo que tenho lido o atomizador que tens requer alguma manutenção regular para funcionar bem.

 

sobre os reactores, tenho o de 500 e 1000 da ISTA ( o de 500 novo e o de 1000 em segunda mão):

- com reactor vais perder caudal, isso é certo!

- o de 1000 faz mais barulho que o de 500 (mas consegue dissolver mais bolhas por minuto), penso que o de 500 é suficiente - 500 bolhas por minuto.

- fugas de água é um factor a ter em conta, o reactor da sera é mais bem construido (mas a ligação do Co2 é frágil). O truque é não mexer muito no reactor.

- para teres uma ideia, evito abrir os meus reactores. Se tiverem sujos, tiro o reactor (sem desmontar) e ligo a mangueira do jardim até sair a sujidade (2 vezes por ano), não precisa de mais se tiveres os filtros limpos.

- o reactor que mostras no fim é mais seguro mas tem de ficar dentro do aquário...

- pelo que tenho lido o reactor é mais eficaz a dissolver o Co2, bem afinado tem 100% de eficácia.

- os difusores ada ou estilo ada são uma opção mais simples, mas bonita (segundo algumas opiniões) e talvez com menos riscos de inundações (mas com uma manutenção...) :sorry:

 

Eu uso reactores e acho uma boa solução. Recomendo

Tenho vistos sistemas tanto com ADA ou reactores com resultados excelentes (desde que o tanque tenha boa distribuição de Co2, as plantas não querem saber se é difusor ou reactor :sorry: ).

 

Gastas mais Co2 com um difusor mas também o Co2 não é assim tão caro...

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É mais ou menos a ideia com que fui ficando ao ler o que anda pela internet.

Como hoje ababei por partir o atomizador tive que improvisar.

 

Peguei num difusor e num filtro interno pequeno que tinha para cá, e meti o difusor de ceramica dentro da caixa do filtro interno. Furei a caixa do filtro para passar o tubo para dentro e ligar ao difusor. Resultado, as bolhas pequenas que saem do difusor, são logo absorvidas pelo filtro. As bolhas que saem depois do filtro, parecem menos e mais finas que as do atomizador. Não é muito estético, mas para desenrascar serve.

 

Vou aproveitar para ver a eficácia, e se valer apena coloco fotos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais