Reprodução Platy - Duvida


Recommended Posts

Bom dia amigos.

A minha duvida centra-se na seguinte questão;

Tenho o aquário a apenas 4 semanas ontem a colocar um pouco de musgo neste, deparo-me com um pequeno alvino.

O que realmente acho estranho é só ter visto 1 apenas, pelo aquilo que tenho lido normalmente têm no minimo de 20 pequenos.

Ou será que já serviram de refeição para os adultos.

Qual a duração de uma postura?

Obrigado.

Paulo Amendoeira

Editado por Paulo Amendoeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Paulo!

Assim parece, os platys não comem as crias: devoram!

Boa aquariofilia!

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A postura é de mês a mês, não apoio maternidades, logo, se poderes colocar a platy num aquário plantado e sózinha, as probalidades de ficares com mais platys aumentam...

Quando começam a nascer aquilo é um festim no aquário.

Podes também dividir o aquário com uma rede isolando-a assim.

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem dá para respirar.

Existe alguma forma de verificar se a postura está para breve?

se for como os guppys, desenvolvem uma mancha preta perto do ovopositor, se não, quando estam mesmo quase a dar à luz ficam muito paradas e nos cantos do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Nem dá para respirar.

Existe alguma forma de verificar se a postura está para breve?

Boas. Na parte traseira do abdomen aparece uma mancha escura. Funciona assim para mollies platties guppies espadas etc (peixes viviparos). A gestacao dura cerca de 30 dias apos o aparecimento da mancha. Nos guppies geralmente e cerca de 28 dias. Isto tudo depende da qualidade da agua etc. Eu uso maternidades apenas para dois dias antes da postura (faco as contas e observo o comportamento das femeas) e deixo os alevins ate terem tamanho para passar para junto dos restantes adultos. Junto dos alevins coloco 2 ou 3 planorbis corneus para fazerem manutencao a maternidade (habito recente mas muito eficiente)

 

Carlos Virginia

Editado por Carlos Virgínia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais