The New Lobby Aquarium


metaleiro

Recommended Posts

The New Lobby Aquarium

Data de Montagem: 28/01/2015

Aquário: 120x40x50

Iluminação: 4x54W T5H0 (1x Color Extrem Blau, 2x 6500k, 1x 15000k)

Filtragem: Fluval 404 MSF

Aquecimento: Fluval Tronic 300W

CO2: Sim (3 bolhas/seg)

Outros equipamentos: Chihiro's Doctor algae sterilizer SUPER

Fertilização: "Estimative Index" e Carbono Liquído

TPA: Domingo 70%

Substracto: Akadama Ibaraki 14 S - Hard Quality Double Red Line

Hardscape: Mopani Wood e Seyriu Stone

Fauna: Poecilia wingei, Crossocheilus siamensis, Corydora panda, Pangio kuhli, Ancistrus sp., Neocaridina heteropoda var. red, Neritina natalensis, Neritina pulligera, Clithon corona.

Flora: Hemianthus callitrichoides "cuba", Alternanthera reineckii "mini", Hemianthus micranthemoides, Limnophila hippuridoides, Riccia fuitans, Microsorum pteropus "trident", Fissidens fontanus, Anubia barteri var. nana, Anubia barteri "coffeefolia".

Editado por metaleiro
  • Votar + 1

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

Gostaria de pedir opinião à cerca de que tipo de Layout escolher, e gostaria de dicas e opiniões.

 

As fotos do Layout 1 e do Layout 2 estão acima :)

 

E gostaria também juntamente com a vossa opinião à cerca do Layout:

- Que plantas ficariam bem.

- Se ficaria bem com ou sem rochas.

- etc...

 

Agradeço. Obrigado :D

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto do tronco ao meio. É um tronco bonito por isso deve ficar numa posição privilegiada para que todos possam ver!

E que tal se dispuseres as pedras à volta do tronco que fica ao meio? Experimenta e vê se gostas eheh

 

Quanto a plantas, colocava as valisnérias no fundo, as blixas a meio e pelo troncos pedras e no resta a parvula :)

 

De resto, força com esse projeto :)

Abraço dos Açores,

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho a opinião do Diogo Amaral quanto ao tronco e as rochas(xisto).

No semi-circulo que o tronco faz eu colocaria musgo peacock, a fazer tipo de degrau, não sei se entendeste..

Colocava também Hygrophila corymbosa nos cantos esquerdo e direito na parte traseira mas não muito lá para o fundo(ao fim de algum tempo as folhas superiores ficam rosadas e como o quarto é cor-de-rosa acho que ficaria interessante)

Colocaria por todo o aquário um tapete vê aqui para tirares ideias: (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210240)

Colocava também anubias na parte inferior do tronco a seguir ao musgo peacock...

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto do tronco ao meio. É um tronco bonito por isso deve ficar numa posição privilegiada para que todos possam ver!

 

E que tal se dispuseres as pedras à volta do tronco que fica ao meio? Experimenta e vê se gostas eheh

 

Quanto a plantas, colocava as valisnérias no fundo, as blixas a meio e pelo troncos pedras e no resta a parvula :)

 

De resto, força com esse projeto :)

 

Abraço dos Açores,

Diogo Amaral

Boas Diogo

 

Também tenho essa opinião Diogo, gosto mais ao meio :)

Eu gostava de fazer essa disposição de pedras como uma espécie de base para o tronco, mas creio que estas não serão as melhores pedras para esse fim. Vou ver se consigo encontrar umas pedras que fiquem bem.

Quanto às plantas ainda não sei bem o que escolher. O que já tenho mesmo definido é um tapete de parvula, Blyxa japonica em volta do tronco, e gostava muito de por uma Red Lotus, e ando a pensar o que por depois no tronco, se fetos de java se riccia, vamos ver.

 

Obrigado :D

 

 

Eu também tenho a opinião do Diogo Amaral quanto ao tronco e as rochas(xisto).

No semi-circulo que o tronco faz eu colocaria musgo peacock, a fazer tipo de degrau, não sei se entendeste..

Colocava também Hygrophila corymbosa nos cantos esquerdo e direito na parte traseira mas não muito lá para o fundo(ao fim de algum tempo as folhas superiores ficam rosadas e como o quarto é cor-de-rosa acho que ficaria interessante)

Colocaria por todo o aquário um tapete vê aqui para tirares ideias: (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210240)

Colocava também anubias na parte inferior do tronco a seguir ao musgo peacock...

Boas RFSF

 

O aquário não é para ficar no quarto cor de rosa, é mesmo para ir para a entrada da casa :D

Para fazer tons rosados estava a pensar na Red Tiger Lotus e numa Echinodorus Red.

O tapete estou a pensar fazer de parvula. As anubias são uma boa ideia para o tronco :)

Obrigado

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda bem que pude contribuir com alguma coisa :) Eheh

 

Junto a uma praia ou a um calhau encontras destas pedras que falo! Olha se não fosse tão caro eu não me importava de te mandar umas pedras de cá porque consigo-as apanhar com muita facilidade e são aos milhares delas no inverno nas praias de cá :)

Gostei da opinião "Lótus". Sempre podes experimentar a colocar a mesma por trás a crescer pelo meio do tronco. Do tipo a entrelaçar o tronco :)

 

A ideia é fazeres um layout em ilha no meio com o tronco com declives do meio para os lados com párvula! ficará excelente!

Para tapete gosto de Párvula e Cuba. Já tive um low tech onde fiz um com Sagitaria Subutala e até ficou fixe...

 

Para plantas de média dimensão as minhas prediletas são Byxas Japónicas e Pogostemon Helferi.

 

Se não colocares plantas no fundo consegues criar uma profundidade imensa!!

 

Desculpa o post longo mas gosto de ajudar as pessoas! Faz parte da minha profissão :)

Grande abraço dos Açores,

Diogo Amaral

Ps: Após este longo post fiquei com vontade de retomar o meu bicho de 400L :( LOLOLOLOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação aos layouts, gosto mais do tronco ao meio mas ainda assim penso que deslocado para um dos lados quebra a centralidade e simetria, o que é recomendado em aquascaping. Dito isto, deixo uma sugestão: tendo em conta a fauna que pretendes manter, porque não fazer algo do tipo biótopo? Um tapete de folhas secas (com uma sagittaria ou e. tenellus a surgir aqui e ali), a parte de trás com Echinodorus, e uma hydrocotyle verticillata e musgo "Xmas" a preencher outros espaços.

Digo isto porque vêem-se poucos aquários deste tipo e apesar de esteticamente não tão perfeitos (para a maioria), a montagem e o comportamento dos animais acaba por dar outra dimensão.

 

Caso tenhas curiosidade, no blog da minha assinatura, está um biótopo sul americano onde mantive e reproduzi Ramirezis há uns anos atrás.

Editado por Joaoavo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda bem que pude contribuir com alguma coisa :) Eheh

 

Junto a uma praia ou a um calhau encontras destas pedras que falo! Olha se não fosse tão caro eu não me importava de te mandar umas pedras de cá porque consigo-as apanhar com muita facilidade e são aos milhares delas no inverno nas praias de cá :)

 

Gostei da opinião "Lótus". Sempre podes experimentar a colocar a mesma por trás a crescer pelo meio do tronco. Do tipo a entrelaçar o tronco :)

 

A ideia é fazeres um layout em ilha no meio com o tronco com declives do meio para os lados com párvula! ficará excelente!

 

Para tapete gosto de Párvula e Cuba. Já tive um low tech onde fiz um com Sagitaria Subutala e até ficou fixe...

 

Para plantas de média dimensão as minhas prediletas são Byxas Japónicas e Pogostemon Helferi.

 

Se não colocares plantas no fundo consegues criar uma profundidade imensa!!

 

Desculpa o post longo mas gosto de ajudar as pessoas! Faz parte da minha profissão :)

 

Grande abraço dos Açores,

Diogo Amaral

 

Ps: Após este longo post fiquei com vontade de retomar o meu bicho de 400L :( LOLOLOLOL

 

Eheh força nisso :)

 

Eu é que agradeço, já tive a ponderar e secalhar vou comprar umas Seiryu Stone talvez :)

 

Também gosto muito das Blyxas, já tive um e com elas e gostei bastante.

Ainda não sei bem o que vou por atrás. As plantas que agora estão certas é a Parvula, Blyxa e a Lotus, o resto ainda é para ser ponderado.

 

 

Boas,

 

Em relação aos layouts, gosto mais do tronco ao meio mas ainda assim penso que deslocado para um dos lados quebra a centralidade e simetria, o que é recomendado em aquascaping. Dito isto, deixo uma sugestão: tendo em conta a fauna que pretendes manter, porque não fazer algo do tipo biótopo? Um tapete de folhas secas (com uma sagittaria ou e. tenellus a surgir aqui e ali), a parte de trás com Echinodorus, e uma hydrocotyle verticillata e musgo "Xmas" a preencher outros espaços.

Digo isto porque vêem-se poucos aquários deste tipo e apesar de esteticamente não tão perfeitos (para a maioria), a montagem e o comportamento dos animais acaba por dar outra dimensão.

 

Caso tenhas curiosidade, no blog da minha assinatura, está um biótopo sul americano onde mantive e reproduzi Ramirezis há uns anos atrás.

 

A minha ideia é fazer mesmo um plantado bonito porque o aquário é para ficar mesmo depois da porta de entrada.

 

Vou ter em consideração a ideia da simetria quando fizer a montagem :)

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o móvel ficou muito melhor assim...

 

Quanto ao layout, pra mim punha só mesmo o tronco ao centro. Quanto as plantas pensa melhor nas opções, a eleocharis na parte da frente tudo bem, mas onde pensas colocar a nymphaea lotus red? é uma planta que cresce bastante e ocupa bastante espaço, provavelmente se puseres o tronco no centro, vai ficar um bocado fora do contexto essa planta... porque acho que ambos merecem um lugar de destaque e seria melhor colocares apenas uma das opções (isto na minha opiniao claro)...

 

E falta ai o papel de fundo para não se ver o cortinado :)


Já agora por curiosidade e aprendizagem, quem sabe um dia não precise fazer uma coisa identica a que fizeste com o movel... Como é que fizeste? Forraste? Parece piano black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal se por agora não colocares plantas no fundo? Só para veres se gostas assim só com o tapete? Não perdes nada :)

 

Boas Diogo

Vamos ver eheh

Ainda vou demorar cerca de 2 semanas a avançar com força. Ainda tenho tempo para pensar :P

Ainda não avancei porque estou à espera que venham trocar o chao da entrada da casa, que em principio sera para a semana, para depois o montar na entrada.

 

 

Boas, o móvel ficou muito melhor assim...

 

Quanto ao layout, pra mim punha só mesmo o tronco ao centro. Quanto as plantas pensa melhor nas opções, a eleocharis na parte da frente tudo bem, mas onde pensas colocar a nymphaea lotus red? é uma planta que cresce bastante e ocupa bastante espaço, provavelmente se puseres o tronco no centro, vai ficar um bocado fora do contexto essa planta... porque acho que ambos merecem um lugar de destaque e seria melhor colocares apenas uma das opções (isto na minha opiniao claro)...

 

E falta ai o papel de fundo para não se ver o cortinado :)

Já agora por curiosidade e aprendizagem, quem sabe um dia não precise fazer uma coisa identica a que fizeste com o movel... Como é que fizeste? Forraste? Parece piano black

 

Boas André

Ainda ando a ver como será com a Lotus, ainda ando em fase de teste como disse ao Diogo xD

Quanto ao móvel, foi todo bem lixado, depois apliquei tinta de spray da Agriloja, depois faltou-me tinta no fim-de-semana e a Agriloja estava fechada, tive que ir buscar latas de spray ao Intermarché e foi o melhor que aconteceu eheh. A tinta do Intermarché tem uma qualidade muito boa, já a da Agriloja não ia ficar com um acabamento tão bom. É um trabalho que se faz bem :)

Cumprimentos

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já escolhi a disposição do tronco e será ao meio, assim como também me propuseram :)

Já pensei e vou colocar Seyriu Stone de baixo, não irei utilizar a Ardósia, não seria bom para os Discus.

As plantas também já reformulei a minha ideia lol

Editado por metaleiro

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas um conselho, desvia o tronco ligeiramente do meio do aquário, as simetrias normalmente não funcionam, para perceberes o que te estou a dizer e já te tinham dito atrás, pesquisa por regra de ouro, ponto de ouro ou rácio de Fibonacci no google que vais perceber logo o porquê de estarmos a dizer isto.

Vê este link http://omeuolhar.com/artigos/como-fazer-composicao-com-racio-fibonacci-proporcao-divina.

Este link é em relação a fotografia, mas é exactamente a mesma coisa para a composição dum aquário.

 

Em relação a escolha das plantas, eu equacionava a substituição da Wallichii pela Limnophila hippuroides, é muito bonita e bastante mais fácil de manter que a Rotala wallichii, procura no google e vê fotos.para o tapete pela parvula que me parece que se enquadra melhor com as dimensões do aquario.

 

Espero ter ajudado

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas um conselho, desvia o tronco ligeiramente do meio do aquário, as simetrias normalmente não funcionam, para perceberes o que te estou a dizer e já te tinham dito atrás, pesquisa por regra de ouro, ponto de ouro ou rácio de Fibonacci no google que vais perceber logo o porquê de estarmos a dizer isto.

Vê este link http://omeuolhar.com/artigos/como-fazer-composicao-com-racio-fibonacci-proporcao-divina.

Este link é em relação a fotografia, mas é exactamente a mesma coisa para a composição dum aquário.

 

Em relação a escolha das plantas, eu equacionava a substituição da Wallichii pela Limnophila hippuroides, é muito bonita e bastante mais fácil de manter que a Rotala wallichii, procura no google e vê fotos.para o tapete pela parvula que me parece que se enquadra melhor com as dimensões do aquario.

 

Espero ter ajudado

Boas

Muito Obrigado Taz :) Vou estudar a questão das simetrias.

E quanto às plantas também gostei muito dessa que me propuseste , vou equacionar a troca também :)

Obrigado pela ajuda. :D

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Muito Obrigado Taz :) Vou estudar a questão das simetrias.

E quanto às plantas também gostei muito dessa que me propuseste , vou equacionar a troca também :)

Obrigado pela ajuda. :D

Não é preciso agradeceres, o forum existe exactamente para isto, de qualquer maneira em relação as plantas acho que apenas atirei mais lenha para a fogueira para te queimares :naughty::naughty::naughty: já que uma vez que gostaste da planta que propus, só arranjei maneira de te dificultar mais a escolha biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> .

 

Mas o mais importante nesta altura é veres a questão da colocação do tronco, porque isso é que vai definir todo o layout, e dependendo do ponto focal a escolha do sitio onde colocar determinadas plantas poderá também mudar.

Espero ter criado mais dificuldades nas tuas decisões biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preciso agradeceres, o forum existe exactamente para isto, de qualquer maneira em relação as plantas acho que apenas atirei mais lenha para a fogueira para te queimares :naughty::naughty::naughty: já que uma vez que gostaste da planta que propus, só arranjei maneira de te dificultar mais a escolha biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> .

 

Mas o mais importante nesta altura é veres a questão da colocação do tronco, porque isso é que vai definir todo o layout, e dependendo do ponto focal a escolha do sitio onde colocar determinadas plantas poderá também mudar.

Espero ter criado mais dificuldades nas tuas decisões biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

Eheh vamos ver como vai ser.

Mesmo assim não sei se não vai ficar mais ou menos ao centro, já tenho pedras :D

Quanto à planta acho que vou optar pela que me proposto :)

Em principio esta semana ou para a outra já arranco com a montagem.

Já agora quero um conselho. Faço já a montagem com as plantas de inicio ou vou colocando aos poucos?

Cumps

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui segue mais uma actualização ainda na situação de pré-montagem :)

Fotos do material até agora:
Aquário + Calha + Móvel (Transformação)

IMG_20141205_221254_zpsvdmjkdln.jpg
IMG_20141206_202734_zpsaz7f1zld.jpg
IMG_20141209_000903_zps8t8vqb1d.jpg

Filtragem Fluval 404
DSC_0010_zpsxuqsjeml.jpg

Filtro UV 9W
DSC_0060_zps6ittgelk.jpg

Aquecedor Fluval Tronic 300W, Protecção de aquecedor, Conjunto de Limpeza, Kit para CO2 caseiro, Termómetro digital, Válvulas Anti-Retorno
DSC_0062_zpsrg9tzyyc.jpg

Conjunto de Lily Pipes, Limpa Lily Pipes, Tesoura de pontas curvas, Pinça, Curva em vidro, Conta Gotas, Difusor de CO2 (vou trocar por um maior)
DSC_0038_zpsx4m8wma9.jpg

Akadama Ibaraki 14 S - Hard Quality Double Red Line
DSC_0011_zps8cvvkdtk.jpg

Tronco
DSC_0006_zpsiemquygf.jpg

Seyriu Stone
DSC_0035_zpsrzxcmjam.jpg

Botijas CO2
DSC_0040_zps5pnz7jpe.jpg

Editado por metaleiro

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo restauro, parabéns!

 

Esse tronco é de compra ou do quintal?

Obrigado anaiv.

 

O tronco é Savannah Wood, penso que também é conhecida como Mopani Wood

Foi um amigo meu que me arranjou :)

 

Cumps

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora só falta montar 😜

 

Esse tanque é muito porreiro, tenho um idêntico com tartarugas. O meu infelizmente é muito velhinho, comprei usado e já bastante riscado, por isso optei por usar para as tartas, se não seria garantidamente para um plantado.

 

Toca de aproveitar o fds para montar isso, e não te esqueças, com calma corre sempre tudo bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheh vamos ver como vai ser.

Mesmo assim não sei se não vai ficar mais ou menos ao centro, já tenho pedras :D

Quanto à planta acho que vou optar pela que me proposto :)

Em principio esta semana ou para a outra já arranco com a montagem.

Já agora quero um conselho. Faço já a montagem com as plantas de inicio ou vou colocando aos poucos?

Cumps

 

As plantas se tiveres todas disponíveis de inicio arrancas com todas, quanto mais melhor.

Tens ai uma boa quantidade de Seyriu, aplica-te porque tens condições para fazeres um aquário em grande.Desejo-te inspiração para a montagem.

biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora só falta montar

 

Esse tanque é muito porreiro, tenho um idêntico com tartarugas. O meu infelizmente é muito velhinho, comprei usado e já bastante riscado, por isso optei por usar para as tartas, se não seria garantidamente para um plantado.

 

Toca de aproveitar o fds para montar isso, e não te esqueças, com calma corre sempre tudo bem!

 

É verdade :) O problema são os exames que são chatos xD

Muito obrigado pela força.

 

 

 

As plantas se tiveres todas disponíveis de inicio arrancas com todas, quanto mais melhor.

Tens ai uma boa quantidade de Seyriu, aplica-te porque tens condições para fazeres um aquário em grande.Desejo-te inspiração para a montagem.

biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumps

 

Eheh estou à espera de fazer uma coisa em condições :) Vamos ver.

Entretanto vou fazer a montagem, mas só vai ser cheio para a outra semana, vou ter umas obras e tal, fica já a montagem em termos de hardscape feita e o aquário no sitio.

Mas em principio vou manter o tronco no centro do aquário e vou usar as Seyriu Stone para criar alguma assimetria. :)

Como só vou encher depois, se me enjoar altero.

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Uma semana de reflexão é o ideal.... Coloca os troncos e "perde" dez minutos por dia a olhar para a composicao, no final da semana vais encontrar a localização ideal.

 

Apesar das regras serem importantes para criar boas composições, o importante é que fique a teu gosto e com um aspecto natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal
Já está o Layout feito :) Fiquei bastante contente com o resultado.
O que acham? Agora é fazer a escolha das plantas.

DSC_0045%202x_zpsamamaz7u.jpg
DSC_0047x_zps8jsudaks.jpg

DSC_0058x_zpsf7pltabv.jpg

DSC_0061x_zpspiwloiyh.jpg

Editado por metaleiro

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.