Filtro Eheim Ecco Pro 130 vs Jbl E401 Greenline


Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Pretendo comprar um filtro e pelo que tenho visto por ai, este dois são os que se encaixam no meu aquário de 60 litros mas com a possibilidade de comprar um maior brevemente.

 

Antes de fazer um investimento destes, queria ter a vossa opinião em relação aos filtros, e claro, se acharem que existe outro filtro da mesma gama melhor, digam ;)

Pretendia um filtro que fosse económico a nível de electricidade.

 

Qual vocês aconselham?

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Mas se comprar um aquário maior está a pensar em desactivar o aquário de 60 litros e transferir o filtro para o novo aquário ou não? Esta questão é importante para poder responder correctamente à sua pergunta.

Eu tenho um JBL CrystalProfi e401 num aquário de 35 litros (com o substrato, as plantas, etc. deve ter entre 25-30 litros) e penso que o fluxo da água está óptimo, mas se fosse um bocadinho mais forte também não me importava. Embora na embalagem diga que ele faz 450 l/h o manual de instruções refere que "se o aparelho for operado com mangueiras de 1,50 m e com as massas filtrantes incluídas no fornecimento, ele terá, em estado novo ou após a limpeza, aprox. o seguinte desempenho:

  • e401: 200-250 l/h
  • e701: 350-400 l/h
  • e901: 380-450 l/h
  • e1501: 800-900 l/h
  • e1901: 1100-1200 l/h"

Por isso, caso pretenda comprar o da JBL, eu aconcelho no mínimo o e701 para o aquário de 60 l ou até um mais forte, caso pretenda depois mudar o filtro para o aquário maior. Existe sempre a possibilidade de reduzir o fluxo de água até 50% usando a válvula de fechamento. Por isso é só fazer uns cálculos e tentar arranjar um filtro que sirva para os dois aquários.

O Eheim Ecco Pro 130 é ligeiramente mais potente que o e401 (500 l/h vs 450 l/h) mas mesmo assim para mim não é suficiente para um aquário de 60 litros.

Quanto à eficiência energética o e401 é melhor que o Pro 130 (4 vs 5 w), mas o mesmo não se verifica nos modelos superiores (e701: 9 w vs Pro 200: 5w).

Poderão até existir outras opções melhores, mas como só tenho experiência com estas duas marcas tenho de me cingir a elas. Por isso, se tivesse de escolher entre marcas eu escolheria a JBL. Embora os modelos superiores não sejam energeticamente tão eficientes como os da Eheim, possuem um caudal da bomba superior e acomodam também um volume superior de massas filtrantes (e401: 2,3 l; e701: 3,5l; e901: 4,7l vs Pro 130: 1,5l; Pro 200: 2,3l; Pro 200: 3,1l).

Agora que filtro escolher: e701, e901,... Isso irá depender da sua resposta à questão que lhe coloquei no início do tópico, mas para mim nunca nada inferior a um e701.



Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro, desde já muito obrigado pela resposta detalhada, era mesmo isso que pretendia.

 

Sim, seria desactivar o de 60 e ir para um aquário que será no máximo 150L por aí

.

Sinceramente também estava mais inclinado para o JBL, pela questão de ter mais volume de massas filtrantes.

 

Visto dessa forma que o Pedro descreveu o e701 parece uma excelente escolha.

 

Mais uma vez, muito obrigado

 

Grande abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas um conselho para quem tem os JBL

 

como normalmente tem um bom volume para materias filtrantes eu retiro as esponjas que servem de pré filtro

essas sujam se bastante principlamente se aspirar alguma folha e acabam por cortar bastante o caudal.

retirem essas esponjas e vejam a melhoria em termos de caudal biggrin.png' alt=':biggn:'> e aumenta o tempo de manutenção entre limpezas.

primeira filtragem do cesto de baixo com aneis de ceramica chega perfeitamente.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se de futuro for mesmo para um aquário de 150, esse filtro vai ser bastante curto. Para esse de 60 aconselharia um classic 150, faz 5 w, 300 l/h e é bastante silencioso. O contra está na capacidade para matérias filtrantes, que apesar disso em condições normais é suficiente para 60 lts. Encontram se novos a 50€ e mais tarde funcionam muito bem como auxiliar de filtragem e circulação. E ocupam apenas o espaço de uma garrafa de água de 1,5 litros.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um JBL e701 num aquário de 100l e estou bastante satisfeito com o desempenho a nível de filtragem e limpeza do mesmo. Custou-me 80€ novo, já trás matérias filtrantes e tem garantia de 4 anos.

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais