Projeto Outono


Nuno Prazeres

Recommended Posts

As perdas são uma pena mas não tenho duvida nenhuma que este projeto vai dar a volta por cima!!

Todos os videos do canal do Ivan Mikolji são fantasticos ahah as horas que eu já passei a ver esses videos biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Se os TDS não param de subir já pensas-te (por muito que custe :confused4: ) em substituir o tronco?

 

Não reclames as fotos estão otimas ahaha desde que continuem a vir está tudo bem

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

E pena o que te aconteceu mas vamos lá ver como corre desta vez (espero q bem). Quanto as folhas acho q as de plátano tb n fazem mal, já ponderar te? Eu acho q tem um formato bem engraçado.

Esse vídeo e muito bom só é pena n se ouvir a corrente xD

 

Força nisso

Cumprimentos

 

 

Adelino Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu confesso que gosto da forma das folhas cá das zonas temperadas e frias mas depois de ver videos subaquáticos na região amazónica, olhei para o meu aquário e pensei que nada tinha a ver com aquilo. Aquelas formas mais arredondadas são predominantes naquela zona. Os recortes do carvalho e do plátano são engraçados mas não para o efeito que eu quero,

 

Obrigado pela força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda vir uma tesoura e cortas de maneira redonda xD. Tou n tanga. Sim esse é um ponto bem específico e q te iria sair caro se só puseres IAL , mas podes s usar o ebay e mandar vir umas para misturares. Acho q até ia dar um efeito porreiro

Cumprimentos

 

 

Adelino Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda vir uma tesoura e cortas de maneira redonda xD. Tou n tanga. Sim esse é um ponto bem específico e q te iria sair caro se só puseres IAL , mas podes s usar o ebay e mandar vir umas para misturares. Acho q até ia dar um efeito porreiro

 

LOL! É muito grande para mandar vir folhas de fora. Ando a ler forums brasileiros para ver o que o pessoal usa por lá e já tenho umas ideias.. Agora encontrar disso, só num jardim botânico. Também há folhas de palmeira.

 

Vê aqui aos 3:50... São é a puxar para o feio... Mas talvez se arranje uma fixe.

 

https://www.youtube.com/watch?v=N4NzoSvPj9Y

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fazia ideia das folhas de palmeira e até gostei bastante do efeito. Só q tens q arranjar umas q se encaixem antes e depois do tronco., isto para n furares a folha e perderes desta forma o efeito dela. Se bem q se a encaixasses debaixo do tronco tb n ficava nada mal. Nas e como tudo mais s pesquisa e

Muitos testes . Coisa q n tem faltado

Editado por linus84

Cumprimentos

 

 

Adelino Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agora quero é mais ramos pequenos para ficarem junto ao ramo do tronco que sai da água.

 

Brevemente entrarão uns 15 meninos destes (Nannostomus eques) que adoram acampar nesses locais. O pior é que são difíceis de encontrar nas lojas...

 

CRW_3549s.jpg

Editado por Nuno Prazeres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho pressa. Para já quero ir metendo cardinais até chegar a uns 30. Depois virão esses lapis e, se aparecerem, uns tetras que estão também no video que coloquei num post anterior e cuja espécie ainda nem sequer determinei com exatidão. Aparece logo um no início do filme. Tem a dorsal preta com o topo laranja vivo. Parece o Hyphessobrycon bentosi mas não tenho a certeza.

 

Analisando esse mesmo video encontro lá duas plantas que na volta poderei pensar em meter: uma Nymphaea e a outra que me parece uma foxtail. Já que não tenho solo, punha-as em vasos que esconderia facilmente com as folhas por cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No video gostei de ver.

 

Mas como disse, apenas estou a admitir a hipótese.

 

Vou ver no catálogo da Tropica o que há de Nymphaea. Aquela espécie é provavekmente a N. amazonica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cardinais soltos após engorda e adaptação na maternidade.



Liberdade!



Estavam 12 na maternidade. A notícia engraçada é que sobrou um do lote inicial que, apesar das intervenções do fim de semana que até envolveram encher o tanque com água a 15 graus, decidiu sair do esconderijo ao ver passar o cardume. Agora já não sei qual é mas todos têm andado a petiscar nas folhas e comeram artemia congelada com avidez.



Os TDS continuam a subir mas a um ritmo menor.



A próxima TPA será no fim de semana (perto de 100 litros = 20% de água a TDS = 0), e depois entrarão mais 20 cardinais que passarão pelo mesmo regime destes:



Sábado:


3 horas de adaptação à água em semi-escuridão (tenho usado uma bomba peristáltica que sobrou do sistema de água salgada para ir juntando água do aquário lentamente).


Colocação em maternidade com plantas flutuantes em cima e folhas no fundo para se sentirem seguros e começarem a perceber o tipo de ambiente que vão encontrar.


Fornecimento de artemia antes de apagar a luz.



Domingo


Engorda de 5/6 refeições com muita exposição à minha pessoa para começarem a ligar a minha precença ao momento da paparoca.



Segunda


Igual ao anterior mas como só estou à noite serão só 3 refeições.



Terça


Alimentação seguida de imediato de libertação no tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update:

 

Encontrei um cardinal morto e outro moribundo na coluna seca.

 

Os restantes passaram o tempo de luz quase todo enfiados nas folhas.

 

Só muito perto do final do dia sairam mas só consegui contar 11 em conjunto. Faltam 6.

 

Um aspeto muitíssimo importante: estavam todos com a barriga extremamente dilatada.

 

Apesar de ter feito uma muda de cerca de 50 litros, o tanque apresenta uma enorme turbidez quase parecendo a chamada "água verde".

 

Todavia, vista a água com uma lupa, verifica-se que está carregada de seres vivos que lhe dão essa coloração. Penso que serão rotíferos.

Confirmo também a presença de ostracodes (certeza de 90% na identificação) e duns vermes em quantidades apreciáveis (serão planárias??) que se passeiam pelas folhas e vidros. Tenho a sensação que os cardinais debicam nos vidros e folhas para os comerem.

 

Hoje também surgiu um novo habitante, talvez o de maior dimensão até agora.

 

Não faço a mais pequena ideia do que possa ser:

 

Tem um certo aspeto de inseto mas não o é, a não ser que seja uma larva. Nadava de forma desajeitada em pequenos impulsos como as Daphnia mas, ainda assim com um bocadinho mais de direção. Tinha olhos visíveis à lupa.

 

Com toda a honestidade, contava que as folhas introduzissem alguma vida no tanque mas nada que se assemelhasse à explosão biológica que lá tenho.

 

Tenho pena de não ter um microscópio.

 

Entretanto, tão cedo não terei de colocar comida no aquário. Se os cardinais crescerem saudáveis, provo a minha teoria: com leitos de folhas suficientemente maturados é possível manter uma pequena quantidade de peixes em regime de autosuficiência trófica do sistema. Também me parece admissível que se reproduzam mas para isso ainda falta bastante.

Será uma ostracoda?

 

http://www.plantasdeaquario.com/zoo40.htm

 

Encontrei porque ando às voltas à procura de criar o meu próprio alimento vivo sem precisar de culturas de arranque e pelo que diz aí isso aparece do nada.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será uma ostracoda?

 

http://www.plantasdeaquario.com/zoo40.htm

 

Encontrei porque ando às voltas à procura de criar o meu próprio alimento vivo sem precisar de culturas de arranque e pelo que diz aí isso aparece do nada.

 

Cumprimentos

 

Deve ser isso sim senhor!

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Evoluções:

 

Mudei cerca de 50% da água e medi o pH que está em redor de 6. Os TDS estão a 150. Passei a colocar o alvo nos 100. As subidas que estava a ter continuam mas a metade do ritmo por isso não há pressa.

Peixes:

20 cardinais a entrar - já estão lá dentro mas numa maternidade a fazer uma engorda controlada sem que possam esconder-se nas folhas.

 

Equipa de limpeza:

O facto de continuar com algas filamentosas fez-me adquirir para já 4 Caridina japonica e provavelmente vou igualmente adquirir uns 3 Crossocheilus siamensis até estabilizar este assunto. Não é que as algas me incomodem. Biótopos sem algas não são biótopos. Mas estas são particularmente inestéticas.

 

Quando estiverem minimamente dominadas, a asiática equipa de limpeza sairá de cena, obviamente.

 

Identifiquei mais duas espécies para introduzir que partilham sem qualquer dúvida o mesmo habitat:

 

Hyphessobrycon bentosi

 

C77DF045839F50FC229FAF3D32E6B5AF_full.jp

 

e uma planta que acho que vai ficar excecional (se a conseguir arranjar):

 

Nymphaea rudgeana:

 

nymphaea_rudgeana.jpg

 

Posso colocá-la em vaso e tapar o dito com folhas.

 

 

 

Resumindo:

 

 

Plantas:

Nymphaea rudgeana (estou à procura)

Phylanthus fluitans (já tenho)

Limnobium varigatum (já tenho)

 

Peixes:

Paracheirodon axelrodi (já tenho) - 33

Nannostomus eques (estou à procura) - 15

Hyphossebrycon bentosi (estou à procura) - 15

Dicrossus filamentosus (a considerar muito mais para a frente) - 5

 

Equipa temporária de limpeza:

Caridina japonica (já tenho) - 4

Crossocheilus siamensis (a considerar brevemente) - 3

 

 

Um último aspeto é que, se as Nymphaea vierem mesmo, as restantes flutuantes passam para a sump onde até podem ser substituídas por Salvinia que é mais rápida a secar nutrientes. Tenho é que meter lá iluminação (provavelmente um foco de led vulgar).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades:

 

Após diálogo detido e rigoroso com pessoal do outro lado do Atlântico que também fala a bela língua de Camões, chego à conclusão que a Nymphaea amazonum serve melhor o biótopo. Venha ela, caso a encontre,

 

 

Entretanto para o pessoal que pediu fotos aqui vai uma que, sendo eu o pai da criança e por isso suspeito, escaparia em qualquer revista ou site da especialidade como tirada na natureza, tivesse ela qualidade para isso (tirada com um iPhone 4!).

 

yhb7CFu.jpg

Editado por Nuno Prazeres
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários!

 

A bicharada está a aguentar-se e parece-me que não tive mais perdas mas contar 33 cardinais num tanque destes é tarefa que não é fácil... :smile2:

 

O "problema" atual é mais o descontrolo das algas filamentosas. Nas folhas não incomodam. Nos troncos já irritam, agora nas raízes das flutuantes e nos ramos perto da superfície, deixam um certo desânimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Tenho acompanhado este tópico com grande interesse.

 

Belo biótopo!Realmente as fotos parecem mesmo tiradas na natureza!

Quanto às algas, porque não equacionas a entrada de Otocinclus!?Além de pertenceram ao biótopo, um grupo jeitoso fazia uma razia nessas algas em menos de nada. Esquece os asiáticos!;)

Continuem a vir mais fotos e bons relatos.

Editado por GoncaloSilvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.