Projeto Outono


Nuno Prazeres

Recommended Posts

Ontem vi na Amazon palha à venda. Segundo o vendedor aquilo é um espetaculo para as algas dos lagos.

Pensei logo no te aquario, primeiro porque poderia fazer sentido, quando a amazonia inunda deve alagar muitas zonas que estavam com erva/palha. Depois como vem da Amazon é quase da Amazonia :)

Abraços!

Rui

 

Boas!

 

Obrigado pelo comentário.

 

Há uns quantos anos (para aí 10) esse tema da "palha no filtro contra as algas" surgiu no "the krib", uma das grandes referências da altura.

 

Experimentei e procurei inteirar-me da informação que havia. Aliás acho que ainda tenho aí um saco com palha desde essa altura!!!

 

Conclusões da recolha de informação: aparentemente a palha ao degradar-se produz pequenas quantidades de peróxido (aquilo que encontramos na água oxigenada que, como se sabe, é um clássico meio de combate anti-alga).

 

Conclusões da experiência de colocar palha no filtro: a água amarelou um pouco, o pH desceu muito ligeiramente e notou-se de facto alguma diminuição das algas mas nada de espetacular.

 

Espantosos foram os resultados que obtive ao usar um twinstar caseiro. Neste caso, aguentaram cerca de um mês mas depois numa semana desapareceram por completo.

 

Acho que o princípio é o mesmo. Os ambientes altamente oxidantes são maus para as algas.

 

O twinstar é simplesmente uma máquina de eletrólise que está constantemente a dissolver oxigénio puro na água.

 

Suspeito que se conseguem efeitos semelhantes com ozonizadores mas estes ganharam má fama recentemente por aparentemente não ser fácil de impedir o ozono se libertar no ar e este ser considerado cancerígeno.

 

Agora não se pense que se pode ter um ambiente desequilibrado, cheio de nutrientes disponíveis e com luz à bruta e depois com um gingarelho qualquer se mantêm as algas sobre controlo.

 

Acho que, no que toca a saúde anti-algas, nada bate um sistema maturado (ainda que low-tech) que disponha de plantas de crescimento rápido. Pode receber uma certa ajuda dum twinstar, equipas de limpeza ou outro esquema qualquer mas a base de equilíbrio nutricional e qualidade da luz tem que estar lá.

 

 

Quanto ao meu sistema, não sei se as folhas conseguem desempenhar o mesmo papel que a palha mas o que é certo é que até tive bastantes algas nos primeiros 5 meses do sistema. Entretanto foram desaparecendo, provavelmente também porque o pH foi desceu perto de 1 unidade o que normalmente provoca uma alteração da espécie dominante de algas. Agora, tenho alguma cyanobactéria que confesso que me está a começar a irritar. Talvez esteja na hora de montar o twinstar neste tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz hoje uma semana que entraram 5 Dicrossus filamentosus. Fica assim completo o ramalhete.

 

Os Apistos continuam alegremente a desovar a perder tudo na altura dos alevins começarem a nadar. Cheira-me que, mais dia menos dia, vão ter que mudar de dono...

 

Entretanto cada vez é mais evidente para mim que neons cardinais são totalmente desadequados para este esquema que procura desenvolver igualmente uma colónia de ciclídeos. São demasiado ativos e oportunistas, impedindo a alimentação e a reprodução dos outros peixes. Por exemplo fazem cortejos alimentares atrás dos N. eques quando eles desovam...

 

Deveria ter optado por outra espécie de peixes lápis em vez destas micro-piranhas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente os Dicrossus Nuno. :)

 

Melhor sorte para eles do que para os teus (e os meus) Pertensis... os meus em 3 meses já vão na 4ª desova... todas sem sucesso.

 

Melhor sucesso com estes Dicrossus.

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem perdi mais de uma hora e ainda não me deitei porque a leitura deste tópico foi apaixonante!

De um simples tópico tornaste-o um relatório, um diário da tua experiência muito bem conseguido desta montagem.

Fiquei até curiosa de ver esse teu tópico desse reef que mantiveste, se não for pedir muito o link, agradecia.

 

Não entendo a tua modéstia, por vezes, és amigo de muita pesquisa, és deveras empenhado, pelo menos neste projecto de água doce. Também me parece que certas opções que levas a cabo, preciosismos, que muito podem achar até exagerados ou desnecessários, advêm do teu gosto por águas salgadas e claro já percebi que és um perfeccionista.

 

Outra coisa que não percebo, é porque achas que os biótopos, de água doce, na área dos ciclídeos sul americanos e neste caso os de ciclídeos anões, são menos bonitos que aquas de aquascaping, são dois tipos de aquas cada qual com sua beleza.

Também fui muito criticada por certas montagens que tive neste segmento, mas eu acho bonito, ponto final. "Ah, não são aquas para se ter na sala, no quarto" esquece para mim todos os aquas que gostamos têm o seu lugar em qualquer lado que escolhemos! Quem não gosta que não olhe!

 

No meio do tópico o teu maior erro foi desistir dos dicrossus, e optares por Apistogramma, neste caso os pertensis, não por não gostar deles, até porque gosto de todos, cada um com sua beleza mas porque dicrossus, são mais raros de se manter no nosso país, portanto fiquei decepcionada com o teu desvio, mas estás perdoado porque voltaste às origens!

Vou acompanhar com interesse e entusiasmo este teu projecto, estás de parabéns! Fui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário. Perfecionista gostava de ser. Além do "erro" dos A. cf. pertensis que nem do Rio Negro são, houve a precipitação de querer juntar cardinais com ciclídeos anões. Admito que não é impossível mas é um esforço desnecessário.

 

Agora um aquário é um mundo em que podemos até certo ponto fingir que somos Deus, passe-se a eventual blasfémia.

Muito provavelmente irei tentar apanhar os cardinais e os Apistos mais dia menos dia.

Resta saber se depois meto mais lápis ou não. Estou em querer que sem os cardinais é viável reproduzir ali Nannostomus eques sem grande intervenção.

 

Uma nota final: tenho verificado que os D. filamentosus são muito mais frequentadores de níveis intermédios de profundidade do que do substrato de folhas. Pode ter relação com a agressividade dos apistos que têm sempre pelo menos uma fêmea a cuidar de ovos/alevins.

Talvez saindo estes, os Dicrossus adotem comportamentos mais alinhados com os que tenho visto em filme

 

Quanto a links para o meu reef, andei à procura e não encontrei. :( volto a tentar mais tarde.

 

Mais uma vez obrigado pelo comentário.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Este projeto não cessa de me surpreender.

 

Tal como aguardado, a última mudança de água de 25% com TDS a 4 ppm, conjugada com a alimentação exclusivamente viva desencadearam o acasalamento dos Dicrossus filamentosus.

 

Factos inesperados:

 

1 - A fêmea em causa escolheu uma reenterância num tronco que fica a pelo menos 15 cm da superfície do leito de folhas a meio caminho do topo da coluna de água.

 

2 - Os níveis de agressividade dela são francamente superiores aos dos apistos (macho ou fêmeas) e, contrariamente a eles, aquando das suas desovas nas folhas, não deixa nenhum cardinal aproximar-se da zona. O macho de Apistogramma cf. pertensis, até agora o dono e senhor do aquário, nem ousa sequer passar perto.

 

3 - O macho de Dicrossus atualmente já persegue ativamente o macho e fêmeas de Apistogramma, subjugando-os facilmente. Neste momento não há nenhuma desova de Apistogramma em curso (coisa rara). Logo veremos se tudo não mudará quando assim não for.

 

4 - As restantes fêmeas de Dicrossus coabitam mais ou menos pacificamente mas perseguem uma outra, que pela forma alongada e contorno da cabeça me parece um clássico "sneaker male" (macho que, sem hipóteses físicas de se tornar dominante, assume aspeto de fêmea aproveitando esse facto para se aproximar de casais e momento de desova para assim fertilizar alguns ovos). Ou é isto ou trata-se duma fêmea em mutação para macho que, como se sabe, é algo já documentado na espécie. Agora aspeto de fêmea, com exceção da coloração, esse espécime não tem.

 

Finalmente, não sendo surpresa, há que dizer que o macho de Dicrossus está cada vez mais espetacular. Também a fêmea em desova tem agora as barbatanas ventrais dum vermelho alaranjado fortíssimo (quase fluorescente) em vez do vermelhão desmaiado que exibia antes.

 

Enquanto os cardinais não sairem do aquário (tenho de arranjar tempo para tratar disso), não me parece que alguma desova de ciclídeos ou peixes lápis seja viável. Para mim os cardinais continuam a ser a melhor explicação para o falhanço sucessivo da reprodução dos Apistogramma.

No entanto a super-agressividade inter-específica dos Dicrossus (que nunca se verificou nos Apistogramma) deixam-me alguma esperança.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me que, por causa da posição da desova, talvez fosse possível fotografar os ovos de cima através da superfície da água.

 

Felizmente, (depois de tantos erros feitos neste projeto) desta vez não me enganei.

 

Mais uma vez fica o pedido de desculpas pela total falta de qualidade da fotografia.

 

TFFupki.jpg?2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este projeto não cessa de me surpreender.

 

[...]

 

4 - As restantes fêmeas de Dicrossus coabitam mais ou menos pacificamente mas perseguem uma outra, que pela forma alongada e contorno da cabeça me parece um clássico "sneaker male" (macho que, sem hipóteses físicas de se tornar dominante, assume aspeto de fêmea aproveitando esse facto para se aproximar de casais e momento de desova para assim fertilizar alguns ovos). Ou é isto ou trata-se duma fêmea em mutação para macho que, como se sabe, é algo já documentado na espécie. Agora aspeto de fêmea, com exceção da coloração, esse espécime não tem.

 

[...]

 

 

Eu diria: este tópico não cessa de me surpreender!!!...Mais uma que aprendi consigo, Nuno...."Sneaker Male". Eu não sabia que os peixes eram capazes destas simulações e até de mutação de sexo. A natureza é Magnifica!!!

 

Mais uma vez obrigada, Nuno, por nos presentear com este projeto!!

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me que, por causa da posição da desova, talvez fosse possível fotografar os ovos de cima através da superfície da água.

 

Felizmente, (depois de tantos erros feitos neste projeto) desta vez não me enganei.

 

Mais uma vez fica o pedido de desculpas pela total falta de qualidade da fotografia.

 

TFFupki.jpg?2

 

 

Boas Nuno,

 

Transformemos a má qualidade da foto em algo bem positivo, Imagina só o belo quadro pintado a óleo que isto daria!! ;)

 

Assina-o por baixo à mão, e considera-o a tua arte, porque afinal de contas é a tua arte ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno... Grande Nuno!

 

finalmente parece que está tudo a encarrilhar! fingers crossed! Boa sorte! :D

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno,

Antes de mais deixa-me dar os meus sinceros parabéns por essa montagem magnifica e pela tua persistência. Além disso pela forma como tens exposto os passos dados, com informação detalhada, que com toda a certeza já esclareceu muitas dúvidas e que nos dá uma excelente perspectiva daquilo que pode ser um biotopo. Tal como referiu o NGE este post tem de ser inamovivel. Muita e boa informação.

Como vi que a maior parte do pessoal que está a comentar este post é de Lisboa e da Amadora, proponho uma visita de estudo ao Rio Negro do Nuno. Vamos combinar em segredo e um dia destes estamos aí á porta. :discuss_gathering:

Descansa Nuno umas fotos devem chegar para apaziguar o pessoal.

Obrigado pelo teu post vou seguir, até porque já tinha na ideia montar o meu de 60 litros para reprodução de Agassizzi e desta é que é.

 

Cumprimentos a todos.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande ideia Bruno, ora o meu carro leva 5 membros, incluindo eu! Mais alguém se quer juntar comigo para assaltar a casa do Nuno!?!?!?

Pensando bem, acho que pudemos alugar um autocarro daqueles de 20 e poucas pessoas e vai tudo junto. Vê-se o aquário, o Nuno dá uma palestra e todos nós ficamos mais elucidados! Que é que acham?

 

Nuno boa sorte com a postura, vai dando novidades todos os dias, queremos estar a par de tudo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

Obrigado pelos comentários.

 

Ora vamos a pontos de situação:

 

Uma fêmea de Apistogramma desovou pela quinquagésima sétima vez e a de Dicrossus perdeu a desova dela.

 

Isto com os cardinais não vai lá...

 

Com os N. eques e mesmo a co-habitação tensa dos Apistogramma com os Dicrossus, até acreditaria na viabilidade das desovas mas suas excelências, os cientificamente designados Paracheirodon axelrodi (Schultz, 1956), rapidamente transformam as posturas em mais uma dose de comida viva.

 

Ou seja... o que faria sentido era organizar aqui um workshop de pesca ao cardinal... cada um trás uma rede e leva o que apanhar para casa. O aquascaping aguenta. Depois as folhas voltam a assentar... :)

 

Quanto aos comentários que de novo agradeço, repito que não fiz nada de mais e o mais provável era o pessoal sair daqui todo desiludido.

 

A ver bem as coisas, limitei-me a atirar folhas para dentro de água e a meter umas vasilhas nas varandas para criar bicharada. De resto, nada de muito diferente se passou. Basta ver pelo sucesso das desovas de ciclídeos anões ou peixes lápis que foi nulo.

 

Mas aprende-se bem mais testemunhando um erro rotundo do que um sucesso relativo.

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja... o que faria sentido era organizar aqui um workshop de pesca ao cardinal... cada um trás uma rede e leva o que apanhar para casa. O aquascaping aguenta. Depois as folhas voltam a assentar... :)

 

 

Nuno, esta ideia dá-me vontade de ir a casa do meu sogro buscar a rede com que ele costumava ir á pesca. Mas estás com sorte porque de momento não tenho aquário para os por. bang

 

Quanto aos comentários que de novo agradeço, repito que não fiz nada de mais e o mais provável era o pessoal sair daqui todo desiludido.

 

A ver bem as coisas, limitei-me a atirar folhas para dentro de água e a meter umas vasilhas nas varandas para criar bicharada. De resto, nada de muito diferente se passou. Basta ver pelo sucesso das desovas de ciclídeos anões ou peixes lápis que foi nulo.

 

Mas aprende-se bem mais testemunhando um erro rotundo do que um sucesso relative.

 

Mais uma razão para este post ficar nos fixos. Será a tua encyclopedia, com as experiências que fizeste deste muito a conhecer. Só o facto de teres colocado os cardinais aprendemos que com eles as posturas dificilmente vingarão. A tua cultura viva e autosustentável sera de certeza um exemplo a seguir. Seja qual for a situação estás sempre a tempo de corrigir, por isso espero que não desistas deste projecto e continues a postar a mais possível sobre ele. Com o passar do tempo tenho a certeza que muito mais iremos aprender com os teus sucessos e insucessos.

Se precisares de ajuda seja para apanhar os cardinais ou qualquer outra situação que penses não conseguir sozinho podes contar comigo.

 

Bruno

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno e as suas modéstias , a prova que isso vai de vento em poupa é que temos exemplares diferentes que entraram na mesma altura e isso por aí só felicidades , sei que pode ser frustrante ver as postarem a servirem de petisco para os néons , mas é sempre uma alegria saber que tens aí um ambiente autossuficiente e propício a muitas posturas. Quanto aos néons mete a rede aí e manda para aqui hahahaha brincadeira .

 

Nada como criares os um típico nos classificados que o pessoal trata do resto . Pensa nisso .

 

Aguardamos fervorosamente ver essas posturas a terem sucesso e aprendermos mais qualquer coisa , pois até aqui já foi um longo caminho mas ainda temos muito para percorrer.

 

Quando for aí buscar umas flutuantes levo a rede, a linha e o anzol e tratamos da pescaria .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Nuno, queremos novidades!!!!

Uma sugestão: Já experimentaste utilizar folhas de magnólia? Se não estou em erro, existem em algumas zonas da América do Sul e parece-me que não se decompoem depressa (depois do feedback da experiência, adicionei ao meu aquário esta semana). A meu ver, ganharias com isso. Se não conseguires arranjar e estiveres interessado, posso enviar-te a quantidade que quiseres ou podes vir aqui buscar a casa, sem problemas!

 

Abraço

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, mais uma vez, Nuno.

Encontrei uns vídeos que talvez te interessem, não sei se já os viste... sinceramente, só lhes "passei os olhos", não vi inteiros, mas talvez ajudem, nem que seja pelas imagens.





Abraço

Edit: não sei se isto poderia ser de utilidade, mas fica aqui o link... http://www.aquapress-bleher.com/product/capitulo-5/ Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei os vídeos, muito bons! Obrigada pela partilha Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, onde andas tu? o pessoal já anda com saudades de actualizações!

 

X2 :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei os vídeos, muito bons! Obrigada pela partilha Hugo.

Ora, de nada! Hahah

 

 

Nuno, onde andas tu? o pessoal já anda com saudades de actualizações!

 

 

X2 :tapfoot:

 

Estou com o Ricardo e a Vera! Três!

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

X mais uma carrada de pessoal....

 

Obrigado pelos videos Hugo. Espectacular mergulho.

 

 

 

Bruno biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.