Nova montagem 25Litros.


Telmus

Recommended Posts

Boa noite!



Estou a pensar fazer uma nova montagem,


Estou a pensar em ter Neocaridinas e algumas plantas, no fundo um low tech.




Setup:


Dimensões: 24*25*40.


Iluminação led, 6x 10000k day light e 3x ACTINIC 460nm.



Agora entram as minhas duvidas:


?Substrato?


Estou a pensar no Aqua Gro, pelo que li é bom para os camarões e fértil para as plantas. É bom?



?Flora?


Micrantherum monte carlo para fazer tapete,


Singapura moss nalguma pedra,


Vallisneria tortifolia ou Vallisneria nana para o fundo.



Algum problema?



?Filtro?


Que tipo de filtro devo usar? Interno ou externo?


Sei que o externo ajuda a retirar o co2 da água devido à injecção de oxigénio, daí a minha duvida..



Muito agradecido pela eventual ajuda que me possam facultar.


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Agora entram as minhas duvidas:

?Substrato?

Estou a pensar no Aqua Gro, pelo que li é bom para os camarões e fértil para as plantas. É bom? Sim, de facto e o que recomendam, mas tens mais opções.

?Flora?

Micrantherum monte carlo para fazer tapete,

Singapura moss nalguma pedra,

Vallisneria tortifolia ou Vallisneria nana para o fundo.

Algum problema? Apostava em vez da singapura moss por musgo de java..

?Filtro?

Que tipo de filtro devo usar? Interno ou externo? Neste tipo de montagem apostava num filtro mochila,

 

Espero ter ajudado.

Abraço

Editado por Luis Paulo Lobo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Luis Paulo Lobo,

De facto o que me está a dizer está totalmente de acordo com as minhas pesquisas. A nível do filtro, convém fazer o caudal do aquário pelo menos 5x numa hora, certo?

Tenho de comprar um de 125 litros, de acordo?

 

Para o tapete, estava na ideia da Micrantherum monte carlo mas também vi a Hydrocotyle Sp. Japan, qual aconselha? :)

Mais uma vez agradeço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tenho de comprar um de 125 litros, de acordo? Poderia ser, mas não há necessidade se o teu aquário tem 25 litros podes aplicar um filtro de 90L/h chega bem e não ficas a gastar energia desnecessariamente também. :)

 

Para o tapete, estava na ideia da Micrantherum monte carlo mas também vi a Hydrocotyle Sp. Japan, qual aconselha? Pessoalmente eu gosto da Hydrocotyle Sp. Japan, mas tens de ver qual e que se vai aplicar melhor ao teu aquário pois tanto uma como a outra tem as suas exigências... :) E como o teu aquário e pequeno o melhor seria optares pelo Micrantherum monte carlo pois esta não cresce tanto em altura como Hydrocotyle Sp. Japan.

 

 

 

 

Abraço :)

Editado por Luis Paulo Lobo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez, o filtro mais pequeno que havia na loja era um Niagara 190L, 2,5W mas também dá para regular, portanto é uma questão de meter no minimo. Gostei daquele porque dá para alterar o carvão ativado por porcelanas :)

 

Sim, vou optar pela Micrantherum monte carlo, também me parece menos exigente :)

 

Obrigadooo! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta um excelente protejo. Só uma coisa podes por sempre uma cartolina no fundo preso com fita cola ou ate mesmo uma papel de fundo da sempre outro aspecto ao aquário e esconde sempre os fios... Quanto ao filtro mete a meio gás assim fazes uma filtragem melhor...

 

Abraço

Editado por Luis Paulo Lobo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Telmo,

Estou a ver que tiveste um grande progresso no teu aquário de 60L, os meus parabéns!

Agora com este novo desafio não te poderei dar grande ajuda pk estou um pouco por fora em relação aos camarões, mas pelo pouco que sei, as respostas que te deram estarão corretas. Em relação ao fundo eu colocaria preto, para dar um efeito de mais contraste com o verde das plantas.

Boa sorte, tens aí um aquário e material (com boas opções)para que tudo dê certo.

Abraço

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

É verdade Newhobby, embora gostasse de ter mais plantas, cometi o erro de iniciar com um substrato inerte.

Aquilo que sei foi muito com a vossa ajuda, pessoal que foi dando umas dicas e muita leitura. Este estou a arrancar com mais calma mesmo para não cometer erros! :D

Muito Obrigado,

Um Grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Telmo!

 

Adorei as fotos! Esse nano vai ficar um espetáculo!

 

Aproveita as dicas do Luis. Se a montecarlo e um musgo se aguentarem ficas lançado, nem precisas de muito mais.

 

Força com isso. Tás no bom caminho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite,

 

Venho partilhar o meu menino convosco.

Quero deixar desde já o meu agradecimento ao amigo Axebitten, incansável, sempre pronto a partilhar algo do seu (enorme) conhecimento na matéria!

Seguem uma fotos:

 

gallery_71624_4354_1178825.jpggallery_71624_4354_1243714.jpg

 

Estou com algum receio relativamente à Monte Carlo, mas vamos lá ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Está muito giro este aquário, parabéns.

 

Já pensas-te na fauna que vais colocar aí?

 

Abraço.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está mesmo muito bem encaminhado Telmo. Tou mesmo ansioso para ver essa Monte Carlo a espalhar-se :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre Ferreira!

 

Estava a pensar em colocar Neocaridina Davidi var Sakura, Crystal Red Shrimp e um Neritina Natalensis.

Estou indeciso relativamente a colocar ou não dois ottos para ajudar à manutenção.

 

Agora estou um pouco preocupado é com algumas algas filamentosas, não sei o que possa fazer para parar :/

 

Axebitten a Monte Carlo está óptima, já vejo rebentos a surgir a toda a volta das plantadas, já levantam o substrato e estão super verdes! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Epah... Eu n posso dar muita opinião... Eu não gosto muito de camarões, sem ser os Red Cherrys...

Se fosse meu o aqua colocaria:

 

3 Corys

5 Neons Cardinais

2 Ottos

4 Red Cherrys.

 

Mas como o aqua é teu e curtes de camaroes :)

 

Plantas: Acho que o teu tá AWESOME

 

Espero ter ajudado

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AquaMysterio

Adoro ottos, já fui a 3 lojas e não os encontro em lado nenhum...

 

Eu por acaso tenho os neon e os Red Cherry no aquario de 60 Litros :)

 

Agora tenho é algas filamentosas e não me estou a conseguir livrar delas :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

Estas a fertilizar? Essas algas normalmente é algum desequilibro nos nutrientes.

Muita luz para pouco co2, depois nitratos, fosfatos, etc... Ha um post aqui no forum muito bom sobre o equilíbrio dos nutrientes. Basicamente as plantas precisam de certos nutrientes para consumir outros nutrientes, caso haja a falha de um destes, as algas vão atacar. Havendo um equilíbrio as algas não aparecem porque são consumidos pelas plantas.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ignace, eu encomendei na Ornimundo, disseram que vem esta semana, caso contrario sábado dou um saltinho à Malveira. Aproveito para ver a Cristina Ferreira :D

 

Boas Simão Curval, tenho novidades quanto às algas, de ontem para hoje vejo uma redução na ordem dos 35%.

Sim, estou a Fertilizar com Sera flore Daydrops, duas gotas ao dia.

O CO2 é Aqua growth 60 system da Tropica e estou a colocar um pouco mais do que o recomendado para garantir que não está em falta; quanto ao fotoperíodo são 7h.

 

Estou na ideia que seria excesso de fosfatos, coloquei no filtro umas pedrinhas de Sera Phosvec granulat e notei logo melhoras, vamos ver com o passar do tempo, ainda está em ciclo, vou agora com 17 dias de montagem salvo erro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.