Meu lago de carpas 900L


Lucas Arroyo

Recommended Posts

Olá a todos e obrigado por me receberem em seu fórum!

Venho por meio deste, compartilhar com vocês minha primeira experiencia em aquarismo e laguismo.
Interessado por lagos e carpas desde sempre, passava horas observando quando topava com um..
Até que juntei coragem e resolvi fazer o meu próprio (sem experiencia nenhuma, apenas curiosidade e internet :smile2: )
Sendo assim, farei um passo a passo com fotos para auxiliar aos aventureiros que possam vir a ter a mesma ideia que eu.

VAMOS LA!

 

OdnHAf.jpg

Este foi o local escolhido, um jardim abandonado no meio da sala de casa em formato de feijão medindo 1,90m x 1,30m (extremidade a extremidade).

 

1QOstI.jpg
limpeza da área.
IZctUa.jpg
Inicio das escavações. Notem que optei por manter minha Rafis que estava la desde o inicio. Limitei a área ao redor das raízes da planta com um vazo de PVC com o fundo cortado para que com o tempo a parede não desmoronasse e as raízes não invadissem o lago.
SaDgWX.jpg
Buraco pronto! Optei por fazer meu lago com um sanduíche de amortecedores e lona de PVC.
fOdKlp.jpg
Primeira camada amortecedora (placas de EVA) evita que as irregularidades das paredes e do fundo furem a lona.
r4r7lG.jpg
Em seguida, primeira camada de lona e segunda camada amortecedora (desta vez, optei por uma coberta grossa que saiu mais em conta e ficou um resultado melhor).
m9lTqa.jpg
Ultima camada de lona. Tive que fazer um pequeno buraco para "vestir" a Rafis.
D7us82.jpg
Utilizei pedriscos de fundo de lago para o chão e pedras de arenito vermelhas brutas nas paredes e bordas.
*Detalhe para a mangueira que liga a bomba ao filtro e passa por baixo das pedras saindo no canto esquerdo de baixo da foto.
SJ0Qaj.jpg
ÁGUA!
EF82S7.jpg
Por dentro da cascata: filtro pressurizado e disjuntor na parede que liga e desliga todo o sistema (bomba e lampada uv)
Pro sistema de drenagem, utilizei:
1. Bomba ATMAN submersa AT-107 com vazão de 3.500l/h e coluna d'água 3,70m (consumo 86w/h);
2. Filtro pressurizado ATMAN EF-4000uv com lampada uv de 9w.

 

5og3rM.jpg

Instalei 2 holofotes de LED na base da Rafis, um mirado para o centro do lago e o outro para a copa da planta.

 

f9Xmt7.jpg

Resultado final! A cascata esconde o filtro e oxigena a água, ao mesmo tempo que embeleza e harmoniza com o som. Acima dela, uma "tampa" feita em madeira compensado e revestida por pedrinhas coladas que serve de apoio para o vaso.

 

PrKOmj.jpg

Detalhe para a queda d'água e cascata aberta.

 

E9dWVl.jpg

Primeiros moradores e planta aquática!

 

Hoje, meu lago tem cerca de 6 meses e tenho nele 15 carpas de tamanhos variados e cerca de 30 "paulistinhas". Água cristalina!

Faço limpeza do filtro mensalmente e retro lavagem intercaladas (15 dias - retro lavagem com troca parcial de aproximados 20% do volume do lago, passados mais 15 dias limpeza do filtro com mais uma troca parcial de 20% do volume da água do lago, sendo que a água nova é tratada com PRIME para eliminar o cloro).

Meu PH ainda gira em torno de 7,0 e temperatura 23ºC. Alimento minhas meninas uma vez ao dia pela manhã.

 

Troquei as pedras por areia fina lavada, e o resultado ficou espetacular

xpl9Ks.jpg

 

Espero que gostem da minha criação e que o tópico ajude a quem estiver iniciando.

Minhas carpas ainda são tímidas, então farei um vídeo para mostra-las nadando no lago para vocês verem.

 

Espero críticas, elogios e dicas!

Obrigado e abraços a todos!!

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

curti bues, nao me importava de ter 1 lago assim no meio da sala!!!

 

agora era ali uns musgos no meio das rochas e mais umas plantitas e ficava mesmo topo de gama!

 

cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.