Primeiro Aquario BIORB FLOW 30L


DvNorte

Recommended Posts

Ok obrigado sim tenho controlado o aqua com análises diárias e td normal... Tpa 3 litros de dois em dois dias neste momento e adicionei anti cloro e bactérias em função da agua que coloco dentro... Estou a fazer bem?... Os tetras azuis tao mais gordinhos desde que vieram da loja e brilhantes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagem colocada

 

O ciclo de Azoto será sensivelmente o que está nesse gráfico (tirado da net). E o tempo só começará a contar a partir do momento em que há alguma matéria orgânica para decompor no aquário (a não ser quando se introduzem bactérias, o que poderá ajudar o ciclo). Se só usas o teste de tiras que mostra nas fotos não consegues testar a presença de amónia, pelo que aí nos primeiros 10 dias quase nem vale a pena estares a testar pois não vais detectar nada. A partir dai podes ir testando com mais ou menos regularidade. O mais importante é estares atento aos nitritos (NO2), que a certa altura vão atingir o pico e depois descer até chegarem a 0 (ou quase). Nesse momento deverás ter o ciclo completo e podes começar a introduzir mais peixes.Como podes ver também pelo gráfico, após o ciclo, e num aquário equilibrado, os nitritos e amónia deveriam estar a 0, indo os nitratos (NO3) aumentando. Para baixar os nitratos (e sem complicar com introdução de plantas) fazem-se as TPA, no fundo retira-se uma percentagem de água e reduz-se a concentração de amónia nessa mesma percentagem.Parece não haver consenso quanto a efectuar ou não TPA durante o ciclo, sendo apenas certo que se deve efectuar se os níveis de amónia subirem demasiado, mas para isso é preciso ter teste de amónia (NH3).

Editado por Frederico Mendes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo tempo e a resposta que deixaste foi muito esclarecedor... Efectivamente o único teste que me falta é o da amônia e tens razao de acordo o gráfico n era expectável ter nitratos nem nitritos nestes primeiros dias :)

 

Vou aguardar mais uns dias e controlar quando as tpa s durante o ciclo efectivamente pelo que li não ha conselho eu segui o que o homem da loja me disse 3 litros de agua de dois em dois dias ate o ciclo acabar e dps ajustar conforme os peixinhos sejam mais ou menos porkinhos digamos lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.