Twinstar Super S


dlpc

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A polaridade não é importante... Nas máquinas de soldar por resistência em corrente contínua fazem o mesmo ou trocam os eletrodos, efeito de peltier (acho que é este), um dos eletrodos desgasta mais rápido e ao trocarem duram mais porque vão desgastando ao mesmo tempo.

Aqui é a mesma coisa, uma oxidação e outra redução, para aumentar a duração trocam os polos para irem desgastar os 2 eletrodos.

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eu.

 

até gosto de peixe assado.

 

mas era melhor arranjarem alguém de mais perto...

 

:drool3:

Editado por A. Ferreira
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Boas,

 

Variar a intensidade linearmente também é coisa que não domino. Agora com um LM338 (ou LM317) e uma simples resistência de alta potência, fazem-se reguladores de intensidade bastante simples. Há montes de cakculadores na net para dimensionar a resistência face à intensidade alvo.

Agora aquele componente precisa dum enorme dissipador.

 

Tenho dois aquários de camarões iluminados por led em que o regulador foi feito assim.

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isso manda-se por correio, não há problema...

Tenho de fazer as contas ao preço da impressão para mandar a mais malta que queira...

Aquilo deve demorar umas 4 horas a gastar 500 watt, uns 50 cêntimos mais coisa menos coisa...

O material sao 7 cm3, uns 5 euros... Portanto a volta de 5 euros; Fiz uma simulação no shapeways e cobram 13 euros mais portes para imprimir igual.

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boas,

 

não me importo de pagar, estou a ficar mesmo muito curioso com isso :rolleyes:

 

:cool2::dance:

 

Já somos 2, também não me importo de testar, o meu aquário tem 80*40*40(128lts), plantado com peixes e camarões, já tinha andado a ver isso mas achei demasiado caro, sou mais um interessado para entrar.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

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para testar não vou cobrar nada como e lógico... quando tiver pronto e a malta quiser fazer um ai sim tenho de cobrar alguma coisa senao vou a falência!

As bobines de PLA não são baratas e as peças de substituição da maquina tb...

Quero tentar fazer um kit diy que qualquer um possa montar em casa muito facil;

Agora, se houver malta que quer só o difusor tenho de cobrar pelo menos o material :S

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relativamente a troca de polaridades penso que possa haver outra solução.

Na industria naval a protecção contra a corrosão e feita pelos ânodos de sacrifício e não pelo tratamento de superfície. Usam blocos de zinco, vão fornecendo electrões ao aço carbono tendo corrosão no zinco e não no aço carbono.

Aqui poderíamos usar um pequeno bloco de magnésio ou zinco, qual seria o inconveniente? é em blocos ferriticos, teoricamente nao se dissolviam na agua.

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relativamente a troca de polaridades penso que possa haver outra solução.

Na industria naval a protecção contra a corrosão e feita pelos ânodos de sacrifício e não pelo tratamento de superfície. Usam blocos de zinco, vão fornecendo electrões ao aço carbono tendo corrosão no zinco e não no aço carbono.

Aqui poderíamos usar um pequeno bloco de magnésio ou zinco, qual seria o inconveniente? é em blocos ferriticos, teoricamente nao se dissolviam na agua.

Por falar nisso... Um dos pontos que me faz coçar a cabeça é a soldadura das grelhas. Fazê-la com solda comum obriga, penso eu, a depois isolar aquilo da água com alguma coisa. Será que silicone chega?

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Por falar nisso... Um dos pontos que me faz coçar a cabeça é a soldadura das grelhas. Fazê-la com solda comum obriga, penso eu, a depois isolar aquilo da água com alguma coisa. Será que silicone chega?

é um ponto de solda minusculo e com um bocado de silicone consegue-se bem isolar, não prevejo problemas aí.

 

relativamente a troca de polaridades penso que possa haver outra solução.

Na industria naval a protecção contra a corrosão e feita pelos ânodos de sacrifício e não pelo tratamento de superfície. Usam blocos de zinco, vão fornecendo electrões ao aço carbono tendo corrosão no zinco e não no aço carbono.

Aqui poderíamos usar um pequeno bloco de magnésio ou zinco, qual seria o inconveniente? é em blocos ferriticos, teoricamente nao se dissolviam na agua.

O problema aí é que ao colocar um anodo sacrificial estamos a introduzir substâncias na água... zincos e magnésio sem termos noção da quantidade.

 

A questão é: que tipo de grelha é que vamos usar? Não é muito mais barata que a original? Então muda-se com mais frequencia.

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não será com solda comum, será com brasagem :P

Não acho que haja problema em tapar com silicone, no youtube ate tapam com cola quente mas não deve fazer muito bem a agua lol.

A grelha é inox de alta densidade; ainda não sei a durabilidade... O problema é que se a corrosão for muito evidente pode passar compostos para a agua.

Quanto a tensão e corrente não é muito importante, ate 19v vai bem e ate 4 amperes vai bem também. Como a distancia entre os pólos é muito curta a corrente é transferida pelo caminho mais curto, logo de um eléctrodo para o outro sem passar para a agua.

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Com o protótipo 3D que tenho a distância é a mesma do twinstar. Ainda não fiz as contas mas fica por menos de 5€ a impressão. Agora a incógnita mantém-se, quanto tempo ligado e liga de quanto em quanto tempo :s

 

Talvez com um medidor de ORP ligado ao arduino.

cpts

frame.jpg

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Boas,

 

Parece uma grande ideia.

Já agora Simão, qual o relé adequado para o projeto de arquivo anteriormente apresentado? É que estou a iniciar-me no "mundo do arduino" e pretendo fazer mais ainda não sei de muita coisa! Vou tentar fazer um twinstar diy e depois vou informado, mas gostava que fosso automatizado pelo arduino para lhe puder juntar mais coisas!

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Boas,

 

Parece uma grande ideia.

Já agora Simão, qual o relé adequado para o projeto de arquivo anteriormente apresentado? É que estou a iniciar-me no "mundo do arduino" e pretendo fazer mais ainda não sei de muita coisa! Vou tentar fazer um twinstar diy e depois vou informado, mas gostava que fosso automatizado pelo arduino para lhe puder juntar mais coisas!

 

Boas!

 

Tenho usado estes (ou parecidos) e nunca falharam. Têm uma bridge ótica por isso não passam ruído.

 

http://www.ebay.co.uk/itm/5V-4-Channel-Relay-Module-Shield-for-Arduino-ARM-PIC-AVR-DSP-MT-/331417116332?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item4d29ffdeac

 

 

 

Talvez com um medidor de ORP ligado ao arduino.

cpts

 

Aqui encontra-se um circuíto para o ORP mas nem faço ideia sobre que sonda isto leva.

 

http://www.atlas-scientific.com/circuits.html

 

Nunca testei o ORP mas o módulo de pH funciona que eu tenho um (embora atualmente desativado porque a sonda partiu).

 

Supostamente o ORP vai subir ao produzir-se a ultra-oxidação que se espera da eletrólise doTwinstar DIY. O processo é semelhante ao dos ozonizadores que são normalmente controlados por ORP. É ligar o Twinstar a um relay controlado via porta digital 0-5V do Arduino usando um limiar máximo de ORP para passar a OFF e um limiar mínimo para passar a ON. Recomenda-se que o Arduino ou tenha um LCD a dar a medida ORP ou então liga-se a uma porta série para ir listando os valores. Seguramente que vai haver um delay entre o momento em que se desliga o twinstar e o momento em que o ORP desce. Isso exige calibração e cada aquário será um caso específico.

 

 

Penso que ORP quer dizer em português potencial redox.

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Ahhh :) sim! Também tenho um shield de pH, ia fazer um controlador total (luzes, fertilizações, temperatura, alimentação, pH, tds... Mas ficou a meio por falta de tempo :/

Quanto ao orp nunca testei, nem faço a mínima ideia :s

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Ahhh :) sim! Também tenho um shield de pH, ia fazer um controlador total (luzes, fertilizações, temperatura, alimentação, pH, tds... Mas ficou a meio por falta de tempo :/

Quanto ao orp nunca testei, nem faço a mínima ideia :s

 

Passei pelo mesmo.

 

A falta de tempo não permitiu fazer tudo mas como ficou muita coisa feita, ainda dá para tirar algum partido do investimento.

 

Estou a trabalhar num valente downsize do projeto e amanhã conto pelo menos ter os leds completamente controlados pelo arduino.

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