Ajuda na montagem de aquario


Simão Curval

Recommended Posts

Bom dia,

Necessito de opiniões/ajuda na montagem do meu aquário!

Comprei um aquário 60x30x20 com filtro interior, plantas plásticas, aquecedor e luzes. O efeito foi horrível e encostei tudo!

Encomendei um aquário de 70x40x40 com um filtro eheim eco 300 para fazer um plantado! Como entendo muito pouco da pesca queria começar com algo fácil e claro não gastar muito € duma vez, ir fazendo upgrades aos poucos. Aqui é que a coisa descambou:

- Não estava a pensar investir em co2 já, aguardar 2 meses para ver como a coisa corre!

- Não estava muito preparado para gastar 100€ em substrato, talvez conseguisse usar uma coisa mais barata para iniciar não?

- 80€ em iluminação também me parece exagerado, não conseguirei algo mais em conta e fazendo um upgrade á posteriori ?

- Ainda não cheguei a fauna e a flora e já passei os 400€, não será um investimento demasiado alto para iniciar?até porque no primeiro aquário gastei 300€ eu nem sei como! fazendo as contas já vão 700€ assim de repente! quem não sabe é como quem não vê!

 

 

PS - o meu histórico de hobies não é muito famoso... Andei no radiomodelismo, comprei um buggy a gasolina, passado 1 mês comprei um de pista, 2 meses depois comprei um eléctrico para drift e encostei tudo! Passei para aeromodelismo, comprei 2 helicópteros que voaram meia dúzia de vezes; passei prós drones; 1 semana depois estava tudo arrumado;

Montei uma impressora 3D, imprimi meia duzia de coisas e arrumei; virei-me para a electrónica e robótica, gastei centenas de notas em extras e shields de arduino, raspberry pi para montar engenhocas! imprimia o hardware com a impressora e fazia a electrónica com arduino e raspbery pi; o maximo que fiz foi um carro que se desviava de obstáculos! Está tudo encostado!

Tenho algum receio de estourar agora quase 1000€ para correr o risco de ficar tudo arrumado, não sei se me faço entender!

 

obrigado!

Editado por Simão Curval
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Experimenta fazer um low tech, mas se vais encostar tudo ao fim de um mês como tens feito acho que não o devias fazer tendo em conta que estás a lidar com seres vivo e não com materiais como nos hobies que referiste anteriormente.

 

Um mês nem vai dar para completares o ciclo do azoto...

 

Se te quiseres dedicar a isto tens de ter muita calma, olha que o alentejano sabe do que fala.

 

Cumprimentos

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Simão

 

O melhor conselho que tenho para ti é :

 

Estuda muito vai aos tópicos fixos para começar e depois estuda os tópicos de outros iniciados para ficares com uma ideia melhor do que é este hobbie

Só para veres eu atualmente tenho 4 aquários e não gastei nem 150€ em nenhum deles!!

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Simão,

 

Antes de mais, espero que gostes e permaneças no hobby.

 

Pelo que escreveste parece-me que já pesquisaste um pouco sobre as coisas....

 

O melhor que fazes antes de comprares o que quer que seja, é ponderares bem o que queres e qual o investimento que queres fazer.

 

Se calhar a melhor opção para ti é comprar material em segunda mão aqui nos classificados, fica mais em conta, e podes vende lo mais tarde caso te arrependas ou queiras mudar de projecto.

 

Se queres um plantado podes ter um com plantas menos exigentes, se queres um plantado "High-Tech", terás de desembolsar uns trocos, o substrato é caro, equipamento de Co2 é caro e depois tens de fazer fertilizações regulares que se adaptem à quantidade de iluminação e Co2.

 

No teu caso como tens pouca experiencia, o melhor seria começares por um plantado comum, com plantas que não necessitem de Co2 nem de fertilizantes.

 

Já que encomendaste o aquário e o filtro tudo bem, agora compras uma calha T5 com por exemplo 4 lampadas, e que tenha a opção de ligar/desligar 2 a 2 independentemente. isto para quê? para começares agora com plantas pouco exigentes e para que possas ligar apenas duas lampadas, se depois quiseres passar para outro patamar mais tarde, já tens uma calha preparada para isso...

 

Magikarp o valor depende do que queres, certamente que para se fazer o que o Simão fala, esses 150€ não te chegam... Até porque esse valor e o valor que se gasta num Kit de Co2 em condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de iluminação para plantas menos exigentes precisas de uma média de 0,5 watts por Litro, para plantas mais exigentes precisas de ter a volta de 1w por Litro, mas para teres isso com iluminação forte, tens de ter alguns cuidados, se por acaso falha alguma coisa, podes ficar com o aquário cheio de algas..

 

Tens soluções de Co2 Caseiro, podes pesquisar por aqui tópicos que falem disso, eu nunca fiz não sei como funciona mas existe quem use.

 

Se queres uma coisa não podes tar a poupar porque a longo prazo, vai sair mais caro. Já tiveste esse exemplo.

 

Não te quero assustar, muito pelo contrário, estou apenas a alertar-te, se as coisas forem estudadas pode correr bem... mas não te lances de cabeça, pesquisa, lê, vê preços e equipamentos... pede ajuda por cá , há sempre alguém que te pode ajudar.

 

Boa sorte e vai publicando para saber qual o ponto da situação.

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Antes de mais obrigado pelo feedback!!!

Já li o fórum quase todo e encontrei uma loja no porto muito porreira que explicam tudo muito bem!

O ciclo do azoto, já li muita coisa, na loja disseram-me para plantar tudo, usar bactérias que tem lá e passado 1 mês está pronto! Assim o farei, pelo que li por aqui não é muito diferente.

Relativamente aos produtos, quando faço algo quero sempre uma coisa em condições. Na loja foram claros, com tudo o que é preciso e se seguir as indicações não terei problemas de maior!

O problema dos kits caseiros é estético. O aquário fica na minha sala, estilo moderno e open space; se meto cenas estranhas fica mal!

O meu problema com o CO2 também é ter uma garrafa sobre pressão em casa que é sempre perigoso, ainda para mais o meu filho é um demônio para estas coisas! Aquelas soluções elétricas não são viaveis?

A cena é que já gastei tanto em trenguices... Aquário minusculo, filtros medrosos, etc etc etc... Até cheguei a comprar um aquário de metrô e meio com sump de metro a pensar no futuro! Arranjei um bom negocio de um conhecido que deixou o hobbie. Neste momento está na garagem! Ou seja, já tenho aquário para futuro!

Em CO2 e substrato são 200€, valerá a pena poupar 200€? Não me irei arrepender?

A minha ideia é ter uma paisagem muito atrativa na sala, mas primeiro está a qualidade de vida tanto das plantas como dos peixes :)

Obrigado uma vez mais

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Simão!

 

Olha eu também nunca me quis alargar nas compras e o que tenho feito é inventar e esperar, se quiseres dá uma vista de olhos pela minha apresentação, eu vou calmamente fazendo um low-tech, o que faz com que não tenhas de te preocupar com as garrafas e despesas mais elevadas.

 

Eu não estou a utilizar nenhum substrato fértil e se fores ver, fiz uma grande poda e voltei a plantar, já tenho novos rebentos a aparecer. Eu uso areia da construção, comprei um balde com 30kg por 0.50€, não me deu nenhum problema, desde que laves bem e a fervas é na boa.

 

Agora se quiseres ter um aquascaping muito muito verde, aí sim precisas do substrato e do CO2, mas podes também passar pela área dos low-tech aqui no fórum para ver se tiras umas ideias.

 

Cumprimentos e boa sorte

 

Já agora, Bem vindo :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui!

Está muito porreiro o teu aquário! Parabéns! Mas se metesse algo assim ia dormir no sofá 1 mês ^^

O que eu tinha é muito semelhante, enquanto não o tirei andei a comer tremoço e amendoim, se é que me entendes!

Já entendi que as lecas vão ter de rolar na mesa! Ao menos não tenho de comprar troncos ou pedras já que tenho a pontapé:)

Uma garrafa de meio kilo CO2 dura que? 2 meses? Recipientes sob pressão deixam-me nervoso! E até sou eng soldadura, saber de mais nem sempre é bom!

Editado por Simão Curval
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh pah normal não é, mas são coisas que podem acontecer, principalmente o golpe de coelho!

Independentemente do gás a usar, no golpe do coelho acontece que por um orifício muito pequeno esta a tentar passar muita matéria devido a diferença de pressão; o que acontece é que a garrafa sai disparada tipo bala! Já vi uma garrafa furar 2 paredes de betão cá na empresa!

Se a garrafa tiver no sitio quieta e ninguém lhe mexer não há problema (a partida)!

Depois tens a fadiga, e quando leio ai pessoal a dizer que as garrafas fora de validade são uma pechincha até me apetece chorar! Não imaginam o perigo! Toda liga metálica tem uma resistência a fadiga, ou seja, durante aquele tempo está garantida a integridade ( a partida), passado o tempo a liga metálica pode fissurar, seja alumínio, aço-carbono, inox, titânio...

Se uma garrafa só aguenta por exemplo 10 anos uma pressão (forças), não entendo porque é que há malta a inventar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao tema...

Resolvi fazer as coisas como deve de ser...

CO2, bom substrato e uns leds porreirinhos!

Vamos lá ver como corre!

As pinças, as tesouras e essas tretas tem algum requisito além de terem de terem crômio e/niquel? Basta ter proteção contra a corrosão certo?

Outra coisa, trouxe xisto da minha quinta mas nem gosto muito! Onde costumam comprar as pedras?

Já agora não sei como planear a montagem :s não há por aí dicas/tutoriais?

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Update! Lista da encomenda a levantar hoje

Aquário 700x390x500 mm

Termostato 150 watt eheim

Filtro eheim eco 300

Co2( garrafa meio kilo com o kit completo)

Substrato elos terra

Substrato inerte dekoline

Iluminação led hi-lumen v2 60

 

Pedras e troncos por decidir

Fauna e flora por decidir

 

Opiniões, sugestões, críticas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem!

Já tenho o material par hardscape:

9 litros terra black natural soul

Bottom mineral multimix fertilizes material

Pagodastone

Raiz

 

Segue uma foto do trabalho! Sugestões, melhorias! O design não quer nada comigo :s sou horrível! Conto com a vossa ajuda para fazer um aquário porreiro!

 

image.jpg

 

image.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

Isto foi uma barraca dos raios!

Ao encher o substrato fertil veio para cima, os declives desapareceram, o tronco começou a boiar!!! correu tudo mal!

ficou assim:

http://prntscr.com/5jmdt5

 

48 horas depois:

http://youtu.be/X14Ol0ZteaY

 

O filtro faz muito barulho! na primeira noite começou a fazer um barulho de pingar agua! era de dentro do filtro, nao sei o que será! depois ganha ar! faz muito barulho, parece uma maquina de lavar loiça, saem uma bolhas pelo output e volta ao barulho normal! o que será? como resolvo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema se calhar e esse fizeste tantas perguntas mas a maioria sao muito vagas e fica dificil assim. nunca tive esse filtro o ruido n faco ideia... geralmente fazem qd se liga porque ainda tem ar mas com o tempo passa.

 

as pincas se sao de niquel ou nao sei que, ninguem sabe isso sao simplesmente pincas para aquario a partida serao em inox.

 

nao queiras fazer as coisas a pressa... tas a ir muito depressa pelo que me parece...

 

ja resolveste a questao do tronco isso com o tempo, ele deixa de flutuar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria opiniões acerca do material e do layout também!

Porque dizes que estou a ir muito depressa? Demorei 1 mês a comprar o material, comprei as partes, primeiro hardscape, montei tudo, depois plantas e enchi, 2 dias depois CO2 e daqui a um mês meia dúzia de peixes. É ir muito rápido?

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um filtro igual, não faz barulho nenhum, deve ser ar. O som da água a cair o meu faz quando ferro mal! Puxa o manípulo para baixo e deixa encher bem.

Inclina o filtro para sair o ar e dá também uns safanões ( suaves). Daqui a uma semana não deves ouvir nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas opiniões a cerca do material, se já o compraste não há muito a dizer... Eu nunca usei leds não sei se resulta bem... Jogando pelo seguro preferia lampadas T5.

 

Substrato fertil penso que não seria necessário (esse bottom minerals ... ). Mas tudo de pende do que queres...

 

E perguntas-te onde se compra as pedras, mas não tens a tua residencia, não vamos descobrir onde moras, se morares em lisboa podemos indicar uns sitios, se morares em almada posso te dizer outros, agora se és do porto ou do alentejo não sei.. Podias completar mais um pouco o teu perfil.

 

E acho que se queres esses substratos todos, convinha saber que tipo de plantas queres e que fertilização vais fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pelos feedbacks!

Vou tentar dar uns abanões ao filtro e inclina-lo a ver se melhora! Obrigado :D

Eu comprei os substratos que me indicaram na loja! tentei reunir ajuda e informação ca, como nao tive aceitei o que foram sugerindo na loja; Os substratos, o co2, as plantas... Ja agora, estao bem plantadas? nao estão "mal enterradas"?

quanto ao substrato fertil que subiu, na loja disseram-me para comprar mais uns litros de inerte e meter por cima, será o mais indicado? Achas que para estas plantas que tenho nao necessitava destes substratos?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Puseste quatro tipos de substrato? Não percebi bem.

Como encheste o aquário? Devia ter sido com muita calma para não levantar nada.

E de certeza que foi o fértil que levantou? É que o inerte parece estar tudo bem.

 

Edit : vi o vídeo e já também não faz mal nenhum pôr mais inerte por cima vi os bocados do fértil. Se for só isso podes empurrar para o fundo. Faz tpa's, todos os dias se for possível.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meti 2 substratos!

Por estupidez eu queria fazer um vale e naquela zona o fértil ficou mais alto e ao meter o inerte naquela zona ficou só com 1 cm de camada! vou comprar mais 5 kg de inerte! Aquilo é só despejar la para dentro? É que as plantas estão todas cheias de pó! como posso resolver isso?

Para que são as TPA diárias? eu vou fazer o ciclo mês e meio; quero o aquário bem maturado antes de meter os animais!

As plantação esta bem feita? da-me ideia que esta muito superficial!

Ontem de noite montei o co2, mas nao gostei das valvulas! os orings são muito fracos, não me deram segurança nenhuma! estive a analisar outros kits e parece que é tudo assim, vou apertar bem e ligar novamente; ainda bem que a garrafa é só de meio kilo, esta qualidade deixa-me nervoso.

Já agora, a agua demora quanto tempo a ficar cristalina?

Obrigado pela ajuda, pareço um peixe fora de agua ou um burro a olhar para um castelo ^^

 

Edit1- enchi o aquario com uma mangueira e um prato virado ao contrario! mas como a mangueira era grande ganhou ar e a agua saiu com muita pressão, que juntamente com o tronco que subiu levantou o substrato fertil ^^ isto vai causar um boom de algas?

Editado por Simão Curval
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo para evitar um boom de algas que deves fazer as tpa. Não tem nada a ver com o ciclo.

Devias ter posto um centímetro de fértil, não mais em lado nenhum. Se não tens peixes, desde que as plantas não flutuem então estão bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer isso! TPAs com força!

Eu falo das plantas porque aquelas atras do lado esquerdo estao meio tombadas! vao ao sitio?

E relativamente aos camaroes, nao necessito de uma zona sem tapete?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.