Caridinas - Finalmente descritas


Rodrigo Guimarães

Recommended Posts

Bom dia,

Finalmente as caridinas foram descritas. Caridina cf. cantonensis passa então à história.

 

10426795_10152621608473198_593865787922210390946_10152621608478198_351353932890410805598_10152621608438198_2792545415793

  • Votar + 1

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos!!

Somente um alerta, cuidado, não é isto que é descrito neste artigo. De fato, o Tiger passa a ser "C. mariae", mas o Bee continua sendo, na sua maioria, "C. cantonensis".

 

No trabalho, foram coletados muitos camarões selvagens, e muitos camarões ornamentais foram obtidos em lojas. Foram realizadas análises morfológicas e moleculares de todos estes animais. O que se viu foi que:

 

- O Tiger é "Caridina mariae", uma nova espécie.

- A maioria dos Bee ornamentais é, geneticamente, "Caridina cantonensis".

- Em meio aos Bee ornamentais, descobriu-se esta nova especie, "Caridina logemanni". Foram encontradas outras espécies, como "C. maculata" e "C. venusta", mas a maioria dos ornamentais é "C. cantonensis".

- Porém, morfologicamente, o "C. cantonensis" não lembra em nada o Bee. Nem faixas tem. Não se sabe claramente o motivo, talvez hibridização prévia com outras espécies com faixas, como o "C. logemanni", "C. maculata" e "C. venusta".

 

Infelizmente o artigo não é de acesso aberto, mas um ótimo resumo pode ser visto aqui:

http://www.seriouslyfish.com/new-shrimp-from-hong-kong-and-southern-china/

 

uma foto das diversas espécies do artigo pode ser vista aqui:

http://novataxa.blogspot.com.br/2014/12/caridina-guangdong-hongkong.html

 

Cuidado para não editar todo o portal eletrônico de vocês, renomeando o "Caridina cf. cantonensis" por "Caridina logemanni". Alguns fóruns alemães já estão fazendo isso, erroneamente. É uma situação diferente do "Neocaridina heteropoda" que virou "N. davidi". O Tiger sim, pode ser corrigido.

 

Grande abraço!

Feliz 2015 a todos!

 

Walther

Editado por Walther
  • Votar + 2
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo reparo Walter.

 

Vou ter de colocar essa questão directamente ao Werner.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá a todos!

 

Acabamos de publicar um artigo discutindo a identidade do "Bee/Crystal", inclusive com uma revisão sobre a identificação de espécies baseada em DNA. Quem tiver interesse, o artigo está aqui:

http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=artigos_ver&com=1&id=108&local=2

 

Grande abraço!

Walther

  • Votar + 1
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Sempre me fez confusão os Tiger adaptarem-se a padrões de água tão distintos da maioria dos restantes "bees", mesmo na natureza, e não serem separados dos Caridina Cantonensis. Assim, na minha cabeça, já me sinto menos confuso. Se um dia tiver uma filha vou chamar-lhe Caridina Maria xD

 

Obrigado pelos exclarecimentos. Pelo que precebi a maioria dos bees (CRS/CBS) mantêm-se com a designação Cantonensis, é isso?

 

"(...)

 

se o camarão ornamental foi comprado em lojas, e é resultado de uma linhagem criada em cativeiro a várias gerações, trata-se de um grupo heterogêneo, composto de mais de uma espécie. Muitos destes camarões são híbridos, o ancestral mitocondrial desta linhagem híbrida é o Caridina cantonensis, mesmo que esta espécie não tenha um aspecto de “Bee”. Qual (ou quais) foram as espécies que se misturaram ao C. cantonensis ainda é desconhecido. Baseado no fenótipo, e proximidade filogenética com o C. cantonensis, um forte candidato é, novamente, o C. logemanni.

Outra possibilidade para os camarões comprados em lojas é o Caridina venusta, um fato já sugerido por alguns autores Chineses, como Wang, Liang e Li em 2008.

Assim, é um erro renomear todos os camarões previamente identificados comoCaridina cf. cantonensis por Caridina logemanni, como vêm fazendo inúmeros websites, portais e fóruns de aquarismo. Existe mais de uma espécie neste grupo de camarões, parte é composto pelo Caridina venusta, e boa parte por híbridos, possivelmente Caridina cantonensis x logemanni. "

Editado por Axebitten
Link to comment
Partilhar nas redes sociais