Discus com ictio


Abílio Costa

Recommended Posts

Já agora dizem que não é ictio e eu acredito mas não dizem o que pode ser......

pode ser e quase de certeza será devido a um problema na qualidade da agua....

e se com as tpas mais pequenas e frequentes está a resultar deve ser mesmo da qualidade da agua,

Eu estou a fazer as tpas.

Algumas das pintas desapareceram mas ainda existem algumas na cauda...

continua a fazer as tpas e vais ver que ficas com os peixes limpos ...... mas depois mantem uma rotina de tpas para que nao volte a acontecer, costumas sinfonar o fundo do aquario?

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas devia ser sinfonado a cada tpa.... para que fique limpa.... e os dejetos nao se transformarem em amonia

podes ter tido um pico e a causa das manchas foi essa

e de duas em duas semanas nao achas poucas tpas??

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu disse que estava a sinfonar a cada tpa.

Quanto a amonia está a 0 e eu já tenho o filtro a trabalhar a algum tempo com siporax mini para + de 300l(usei mini para dar para mais e ocupar pouco espaço).

O filtro é um ehiem 2026 pro II que dá bom conta do recado, ainda tem lã e esponja azuis.

Quanto as tpas os testes a cada 2 semanas encontram-se dentro de parametros por isso acho que são suficientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora dizem que não é ictio e eu acredito mas não dizem o que pode ser......

 

Olá Hugo, as perguntas que tu fazes... :)

 

Geralmente são pequenas colónias de A. hydrophyla que vive encistada junto aos raios das barbatanas ( lepidotríquias) e Fusarium sp (mais o solani) juntos ou não, pelo menos das vezes que tive oportunidade de ver e foi mais que uma.

 

TPA`S de 2 em 2 semanas não chega! Qualquer sistema com discus alimentados com equilibro, forma mais de 10ppm de NO3 por semana!

Com carne e afins pode chegar aos 30ppm/semana e 5ppm de Fosfato! É fazer as contas no tempo...

Isto sem que haja algum consumo por plantas.

Caro, não basta que a amónia esteja a zero para que haja o presuposto de não haver problema, peixes como este e outros carecem de Nitrato baixo!

Meça o Nitrato ANTES da sua tpa bimensal...

Existem determinadas bactérias e também fungos em que o seu numero, são directamente proporcionais á matéria orgânica e azoto total no sistema, é a Natureza a funcionar.

 

cpts

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como apenas dou 1 vez por dia granulado da SERA e o aquário está bem plantado como podes ver na imagem, as plantas neste momento até estão e tocar no topo e a ficar curvadas acho que aguenta bem as 2 semanas mas posso ver se consigo passar para 1 por semana.

Já agora qual é o máximo de nitratos que aconselhas tendo discus no aquário?

Editado por Abílio Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como apenas dou 1 vez por dia granulado da SERA e o aquário está bem plantado como podes ver na imagem, as plantas neste momento até estão e tocar no topo e a ficar curvadas acho que aguenta bem as 2 semanas mas posso ver se consigo passar para 1 por semana.

Já agora qual é o máximo de nitratos que aconselhas tendo discus no aquário?

Põe os testes.

O NO3 para mim, não deve passar os 10ppm em discus pequenos e 20 aquando adultos.

 

cpts

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, um dos meus discus tem uns pontos destes numa das barbatanas. Tenho mudado prai 10L de agua todos os dias, mas continua na mesma.... :(

 

Eles estão os 6 num aqua de 240L brutos, é capaz de ser mt pequeno não? Tou a espera que o outro fique pronto para os receber....

 

Também andei um bocado preocupado a pensar que era ictio.

 

Outra coisa que me preocupa é que o ph está constantemente a cair, dai trocar agua todos os dias.

 

Talvez seja melhor muda-los o mais rapidamente possível.

 

Outra coisa que reparei e que os meus neos e o cardinais estão com a doença dos tetras. Mas já estão no aqua principal, falei com o Nuno e em principio não a muito a fazer senão apanhar os infectados e esperar que os outros se safem...

 

Tou com um ganda sina...

Editado por Piraya
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como apenas dou 1 vez por dia granulado da SERA e o aquário está bem plantado como podes ver na imagem, as plantas neste momento até estão e tocar no topo e a ficar curvadas acho que aguenta bem as 2 semanas mas posso ver se consigo passar para 1 por semana.

Já agora qual é o máximo de nitratos que aconselhas tendo discus no aquário?

o máximo de nitratos???????

os nitratos quando conseguem ser medidos já sao demais.......nunca devias ter nitratos a ponto de te acusar nos testes .......

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas explicações j-santos e Hugo Santos.

 

Hugo Santos lol eu não faço as perguntas só porque me apetece meter contigo (convosco), achei que seria mais interessante completarem os vossos comentários pois percebia-se que sabiam do que falavam e sabiam à partida o que seria, assim o tópico ficou mais completo, digam lá que não ficou melhor? ;)

 

J-Santos, quem tem discus com plantas tem forçosamente que ter nitratos, aliás nitratos é o resultado natural de um aquário devidamente maturado.... não penso que estejamos a falar de um aquário de criação de discus....

 

 

Agora sim concordo quem tem discus e plantas tem que arranjar um compromisso no limite da saúde dos discus e das plantas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, um dos meus discus tem uns pontos destes numa das barbatanas. Tenho mudado prai 10L de agua todos os dias, mas continua na mesma.... :(

 

Eles estão os 6 num aqua de 240L brutos, é capaz de ser mt pequeno não? Tou a espera que o outro fique pronto para os receber....

 

Também andei um bocado preocupado a pensar que era ictio.

 

Outra coisa que me preocupa é que o ph está constantemente a cair, dai trocar agua todos os dias.

 

Talvez seja melhor muda-los o mais rapidamente possível.

 

Outra coisa que reparei e que os meus neos e o cardinais estão com a doença dos tetras. Mas já estão no aqua principal, falei com o Nuno e em principio não a muito a fazer senão apanhar os infectados e esperar que os outros se safem...

 

Tou com um ganda sina...

esse problema da queda do ph, é uma consequencia do excesso de materia organica no aquario.

passei pelo mesmo problema no meu aquario de discus.

tens de sifonar muito bem o aquario com regularidade , e ter o/os filtro/s sempre limpos.

só por curiosidade como estão os nitratos?

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas explicações j-santos e Hugo Santos.

 

Hugo Santos lol eu não faço as perguntas só porque me apetece meter contigo (convosco), achei que seria mais interessante completarem os vossos comentários pois percebia-se que sabiam do que falavam e sabiam à partida o que seria, assim o tópico ficou mais completo, digam lá que não ficou melhor? ;)

 

J-Santos, quem tem discus com plantas tem forçosamente que ter nitratos, aliás nitratos é o resultado natural de um aquário devidamente maturado.... não penso que estejamos a falar de um aquário de criação de discus....

 

 

Agora sim concordo quem tem discus e plantas tem que arranjar um compromisso no limite da saúde dos discus e das plantas....

Boas Hugo, peço desculpa pelo comentario mas é o que dá ler as pressas eu pensei que ele tivesse a perguntar pelos nitritos.....

mas os nitratos o Hugo já tinha respondido.....

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo, peço desculpa pelo comentario mas é o que dá ler as pressas eu pensei que ele tivesse a perguntar pelos nitritos.....

mas os nitratos o Hugo já tinha respondido.....

 

Calculei que fossem os nitritos que querias referir mas .... quem sou eu :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de medir e os nitratos estão entre 10 e 25 mas mais perto do 10 (nitritos a 0).

Quanto aos discus isto não é um aquário de criação, é apenas um comunitário.

Mais tarde coloco fotos para verem como está bem plantado e a necessitar de uma poda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de continuar a fazer as tpas o valor não desce, mantem-se sempre entre o 10 e o 25. Já se encontrava assim antes de começar a fazer as tpas diárias...

Possivelmente os testes podem estar a funcionar mal.

Alguém aconselha algum tipo de teste/marca para eu fazer o despiste?

Aqui estão as imagens:

http://i28.photobucket.com/albums/c212/abiliocosta/Mobile%20Uploads/IMG_20141212_181642_zpsf5ac503f.jpg

http://i28.photobucket.com/albums/c212/abiliocosta/Mobile%20Uploads/IMG_20141212_181652_zpsdf9aa587.jpg

Editado por Abílio Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai mantendo as tpas diarias como tens feito durante esta proxima semana e sempre aspirando o fundo..... no final da semana faz as mediçoes novamente.

mede tambem a tua agua que usas para fazer as reposiçoes, pode ja trazer no3......

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais