O meu primeiro Aquario "Amendoeira"


Paulo Amendoeira

Recommended Posts

Olá amigos.

Chamo-me Paulo Amendoeira, tenho 43 anos e um curioso nato.

A duas semanas andava a pesquisar no olx algo e encontrei alguns anúncios referentes a aquários e então decidi progredir um pouco mais.

Inscrevi-me no vosso forum à uma semana e meia, leitura para a frente e para trás e decidi colocar mão à obra.

Não fazia a ideia do mundo da aquarifilia retrata e quanto é curioso. Ainda ponderei para mim mesmo se deveria avançar, porque tenho uma enorme estima por animais e detesto vê-los sofrer ou morrer e é necessário quase ser um químico para por tudo no seu devido lugar.

Tenho peixes à mais ou menos 3 anos, aquário agua fria pequenito 18 lt e 2 peixes dourados.

Acabei por adquirir um aquário usado, já com algum equipamento muito básico e acabei por colocar aqui em casa, o pessoal todo entusiasmado com o novo Hobbe.

Claro principiante em aquário de agua quente e imensas duvidas par vos colocar, hehheheh.

 

Fui buscar o dito aquário e a pessoa que o vendeu deu umas pequenas luzes como proceder à instalação de um aquário comunitário.

 

 

Material

Aquário Tetra 57 cm *37 cm * 30 cm - 57 L
Filtro Elite jet - Flo 75 - 400 L/H

Termostato Wave Tropico 75w - 27º
Iluminação - 1 * 13 W; 6500 k Tetra - 12 horas ligada

 

Hardscape

Substrato não fértil - cascalho basalto negro 10Kg

Algumas rochas vulcânicas

Um carrito afundado ( heheheh )

Parâmetros

Amónia (NH4) - ainda não medi
Nitratos (NO3) - ainda não medi
Nitritos (NO2) - ainda não medi
Fosfatos (PO4) - ainda não medi
pH - 7,2
Kh - ainda não medi

( estou à espera da encomenda "Tetra test 6 in 1" comprei no ebay sai mais em conta do que aqui em portugal)

 

Plantas

Anubias nana

Microsorium pteropus greens

echinodorus radicans

Peixes

2 - Platys femeas (pelo que li acho que são fêmeas pelo menos não têm nenhum espigão na parte inferior)

Fertilização

TPA - Ainda não fiz nenhum
Macronutriente - N/A
Micronutrientes - N/A

 

 

1º Dia

 

-Lavei o substrato não orgânico com água quente,

-Efectuei a montagem deste e a disposição do materia decorante,

-Coloquei a agua com acondicionador e juntei-lhe 15ml de bactérias da DAJANA Biofilter

 

Ficou assim;IMG_20141128_2116501_zpsd53735c8.jpg

 

 

2ºDia

 

Fui visitar a feira de animais em santarem este de fim de semana 28/29/30 de Novembro e acabei de comprar as plantas.

- Coloquei as plantas

- E adicionei 2 Platys ( Espero que não os mate, para me ajudarem a efectuar o ciclo )

- Adicionei também um wallpaper na traseira do aquário para o tornar mais vistoso.

 

Neste momento encontra-se assim;

IMG_20141129_2214111_zps6a80764d.jpg

 

 

3ºDia

 

Agora vem as questões :

 

Tpa´s - Quando efectuar e que quantidade;

 

Peixes - hoje estão um pouco escondidos, principalmente o vermelho está sempre dentro do carro ( deve querer aprender a conduzir, hehehee);

 

Plantas- acho que estão a ficar um pouco amarelas logo em 24h ( o vendedor disse-me que poderia acontecer nos primeiros dias, mas como sou totalmente inexperiente pode ser conversa de vendedor)

 

Filtro- deve-se lavar ou não a esponja e como, o que faço com o carvão que tem lá dentro.

 

Termostato- 27º está bem?

 

Vamos ficar por agora por aqui para também ir observar os meus peixinhos no aquário novo, hehhehhe.

Estou aberto a dicas e conselhos por parte desta vasta comunidade que orgulho-me de juntar a esta.

Um abraço.

Paulo Amendoeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Bem os testes deves ir fazendo, quando chegarem.

 

TPAS como tens peixes e não tens bactérias suficientes nem testes para ires vendo deves fazer tpas pequenas diárias ou dia sim dia não, tb vai depender dos peixes e seu comportamento.

 

O filtro não deve ter carvão, só se utiliza no final de tratamentos, para retirar restos de químicos da água.

 

Iluminação máximo 8h não precisas de mais, e termostato a 25/26 é suficiente.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fizeres uma tpa, metes a agua para um balde e lavas o filtro nessa agua, quanto a temperatura varia dos objectivos, como o meu é criação está sempre nos 29.

Tal como já foi dito, podes reduzir a iluminação e quanto as plantas isso pode ser normal porque as metes te a pouco tempo. E já agora bem vindo e qualquer dúvida que tenhas coloca aí, mais vale prevenir do que remediar.

Abraço

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quantidade e espaçamento das tpas guia-te pelo comportamento dos peixes, se vires que estão bem, activos e a comer vais espaçados, dois dias, depois três, não deixes passar mais que 4 dias.

 

Podes encher mais o aquário, os peixes agradecem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite amigos.

Hoje efectuei o primeiro TPA retirei 8lt já que os peixinhos andam alegremente a explorar a nova habitação.

A minha questão é a seguintes: será que posso por o resto das bactérias biofilter, já que pus 15ml no 1°dia e como já passaram mais 4 dias e resta apenas 5 ml, assim gastava o resto do frasco e aumentava o número de bactérias.

Penso eu !

Editado por Paulo Amendoeira
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia amigos estou a pensar adquirir um filtro externo, ou seja começar a colocar as coisas em ordem.

Mas muita variedade e gostava da vossa ajuda.

Filtros-

SERA BIL BIOactive 130 - 60.34€

JBL E401 - 75.95€

TETRA EX600 - 77.99€

FLUVAL 106 - 86.79€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Fiz uma breve pesquisa e vi que as melhores reviews vão para oTETRA, mas pelo que tenho lido aqui no fórum (eu ainda sou um wannabe) o pessoal tem-se dado muito bom com a gama JBL.

 

Se te interessar vê também qual é o que faz um consumo de energia mais baixo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite.

Obrigado RuiCaeiro,Magikarp pela vossa opinião.

Realmente estou ponderando os prós e contras de cada um deles, e realmente o JBL E401 é o que tem menor consumo 4W, enquanto os outros são quase o dobro do consumo e como não tenho nenhuma parceria com a EDP, acho que vou optar pelo JBL.

MagiKarp acredito que o eheim é sem duvida os mais procurados, mas acho em termos práticos de manutenção (Limpeza), o JBL parece-me mais fácil.

Pois tive a ver alguns pequenos vídeos no youtube e foi a sensação que fiquei.

Alguém pode dar uma dica de loja online ou física que tenha bons preços e que seja de confiança.

Obrigado.

Editado por Paulo Amendoeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um JBL Cristalprofi E1501, é excelente, silencioso, fácil de limpar... Nada de mal a apontar.

 

Se escolheres esse não te vais arrepender, os eheim são bons, mas a manutenção é mais chata e os outros que mencionaste nunca tive por isso não posso falar deles.

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que a manutenção dos eheim não é a mais fácil mas na minha opinião a qualidade e facilidade de encontrsr peças compensa... Mas claro é uma questão de medires os prós e contras e fazer a avaliação que é algo muito pessoal ;)

Dos 4 que falas o JBL é o meu favorito e se optares por esse é certo que não te vais arrepender !!

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tema acho que será daqueles eternos no forum, tens vantagens numas e noutras.

 

No teu caso em particular e para o filtro, recomendaria física, podes pagar mais mas se tiveres problemas torna-se mais fácil tentar encontrar uma solução. Sim vais pagar mais (20-30%) mas tens vantagem de poder dirigir-te a um lugar e ver in loco o filtro.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo José.

O problema é que aqui na minha zona praticamente só tenho o bricomarche e continente.

Sou de Azambuja cidades mais perto só vila franca Xira ou Santarém. Mas vou ver se encontro alguma coisa.

De qualquer modo obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia amigos.

Já tenho o aquário cilado. Parâmetros nO2 a 0 e nO3 a 10.

Tinha dois paltys e decidi colocar mais umas espécies.

3 espadas 1 macho e 2 fêmeas.

8 cardinais,

Acontece é que os espadas não deixam os pequenos cardinais descansados, e pouco menos de 24 horas já se foram 3, existe relatos de incompatibilidades?

Pois sempre me disseram que os espadas são peixes tranquilos!!!

Editado por Paulo Amendoeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas após 2 meses de existência a coisa vai-se alterando, este aquário está sendo como um tubo de ensaio de momento encontra-se com as seguintes características;

 

Material

Aquário Tetra 57 cm *37 cm * 30 cm - 57 L
Filtro JBL e401

Termostato Wave Tropico 75w - 25º
Iluminação - 1 * 13 W; 6500 k Tetra - 8 horas ligada

2 * 4w Calha de leds

Hardscape

Substrato não fértil - cascalho basalto negro 10Kg

Algumas rochas vulcânicas

Um carrito afundado ( heheheh )

Raiz de Red moon Wood

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0.25
Nitratos (NO3) - 10/25
Nitritos (NO2) - 0
Fosfatos (PO4) - Não tenho teste

Gh - 8ºd
pH - 7,2
Kh - 6ºd

Plantas

Anubias nana

Microsorium pteropus greens

Echinodorus radicans

Musgo java,Christmas e Flame

Limnophila Sessiliflora


Peixes

2 - Platys 1-femea e um macho

5 - corydoras sterbai

2 - otocinclus affinis

10 - Tetras cardinais

1 - Molly

3 - Espadas 1 - macho e 2- fêmeas

Fertilização

TPA - 15lt /semana

Macronutriente:

K 3.9ppm

P 1.6ppm

Micronutrientes:

B 0.03ppm;

Cu 0.01ppm;

Fe 0.23ppm;

Zn 0.03ppm;

Mo 0.0041ppm;

Mn 0.05ppm

,

IMG_20150210_210331_zps7dadaa5f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, estou a começar com um problema!!!

Começou-me a aparecer algas castanhas (penso eu), tinham-me dito que com a fertilização liquida poderia acontecer, mas já o faço a umas semanas e sempre impecável,mas esta ultima semana tem vindo a agravar-se, os meus otos não gostam destas :( .

Estava a pensar adquirir uns caracóis Planorbis e Melanoides Tuberculata Búzios, o que me dizem?

Pois não percebo a razão do problema.

Já fiz TPA de 2 em 2 dias para ver se solucionava o problema mas nada.

Alguma ideia?

Deixo umas fotos


IMG_20150210_214702_zpsdfb8c02b.jpg



IMG_20150210_214532_zps6a97bbb5.jpg


Pois é amigos, é aqui onde são mais visiveis, mas a anubias também começam a ter.


IMG_20150210_210245_zps0bce352b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Antes que me esqueça: compra um termómetro.

É através dele que melhor controlas a temperatura, pois nem sempre o que mostra o termostato é o correcto.

 

Também começei nisto da aquariofilia recentemente. Acho que devias de pesquisar quais as causas prováveis para tal quantidade de algas.

É claro que podes adquirir seres para as comer, tais como: Neritina zebra; Caridina multidentata; Otocincus affinis, e por aí fora.

Mas mais importante que combater a doença, é evitá-la.

 

Acho que devias proceder a uma limpeza manual, ver qual a causa e adquirir no máximo uns 4 "bichos" no total para controlar as algas.

Pois não te esqueças que ao resolveres o problema, esses seres verão uma das suas principais fontes de alimento, substencialmente reduzida. Daí eu dizer-te

para não comprares demais.

 

Quanto às plantas, estão a portar-se bem?

Talvez fosse uma opção o Seachem Flourish Excell. É uma fonte de CO2 e ajuda a eliminar as algas.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Penso que um par de CAE ou SAE iriam acabar com essa coisa castanha...

 

 

E relaçao ao filtro tenho um JBL e1501 e nada de mal a dizer. Ainda a pouco fiz a limpeza e demorei 5 min.

 

Cada pessoa tem a sua teoria em relaçao as tpas mas eu faço -/+ 25% (3 baldes de 10 litros) dia sim dia não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso é BBA (black beard algae), costuma estar relacionado com a falta de nutrientes.

 

Tal como o Bringer referiu, também eu já ouvi dizer que o Seachem Flourish Excell resolve esse problema, eu adoro essa alga, o problema é que passa para as plantas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.