Discu doente


Sérgio Fernandes

Recommended Posts

Boas,

Estou Aqui com um stress com um discu mais novo (cerca de 7cm).

Ontem ele começou a colocar se na diagonal e parece que tem uns espasmos de vez em quando, durante 3 ou 4 segundos fica na diagonal e começa a ficar escuro, depois volta a cor normal assim de repente.. E fica sempre a repetir, hj de manha lá o encontrei escondido e não vem comer, ontem também consegui reparar que ele se encontra com 2 manchas no corpo que parecem que estão a esfolar, e ainda a duas barbatanas laterais parecem meias roídas..

As fezes saiem castanhas (cor normal)

 

Parâmetros da água:

PH 7.5

Gh 7

Kh 3

No2 0

No3 0

 

Tenho mais 4 discus e nenhum deles mostra esses sintomas e todos se encontram a comer bem..

 

Ontem tive de mexer um pouco no aquario por causa de um problema com o filtro e ele ficou mt agitado, é possível que possa ser apenas stress?

Com estes sintomas não consegui encontrar nenhuma doença em concreto..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao podera ser de ter o ph no limite (7,5 ) ?? Sempre teve o ph nos 7,5 , e sempre estavel ?

 

Não é dificil de todo para os discus se adaptarem de forma bem saudável a ph 7,5. Não é o ideal para um Heckel ou Tarzoo (selvagem), mas os que a maioria têm são mais "hibridos" que outra coisa. Muito embora, os selvagens suportem ph tão variados como 4 a 8,5. Importante sim é manter um ph estável, mas mais ainda a dureza da água.

 

A respeito do tópico, esperemos pelas fotos quando possivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Só agora consegui passar por cá, ele já parece estar bem melhor que nos primeiros dias, mesmo assim de vez em quando parece que lhe dá um daqueles ataques que referi.. Aproveito para deixar um vídeo com os sintomas, penso que será bem melhor para o pessoal mais entendido conseguir descobrir o que será.

Desde já, eu sei que o ph esta alto (7.5) mas nem com o co2 ele baixa, desde que os discus foram introduzidos no aqua o ph sempre esteve a 7.5 sem nunca oscilar, esta sempre super estável.

 

Verifiquem o vídeo sff, desde já obrigado a todos pela ajuda :)

Desde já aproveito para alertar que o meu disco maior (cerca de 1cm maior que este) se farta de embirrar com ele e está sempre a afugentar, aos outros mais pequenos já não o faz, mas a este ainda continua.. Dai a minha duvida se não poderá até ser causado por stress.. Mas como sou novo com os discus peço que alguém com experiência me ajude a tentar descobrir o que se pode estar a passar..

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que o peixe tem no olho?

 

É vísivel que o peixe terá um qualquer parasita externo, pelo pouco muco , localizado e pelo estado dos outros poderão ser trematodos... mas há aí uns pontos estranhos.

Uma macro era excelente, mas do lado mais afectado, o direito.

 

cpts

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele quando veio para o meu aqua já tinha aquela lesão no olho, parece que levou uma "bicada" no olho.. Quanto a uma foto decente é difícil visto que apenas tenho o telemóvel para tirar fotos, mas vou tentar..

Já encomendei hoje flagyl na farmácia, pelo que amanhã já estará disponível para levantar, será o tratamento mais correcto?

Disseram me para administrar 1/4 de comprimido desfeito juntamente com 1 cubo de Artemia de 2 em 2 dias, fazendo um total de 3 vezes, isso para desparasitação de prevenção.. Isso é o processo correcto?

Desculpem se estou a dizer alguma asneira, mas sou novo no mundo dos discus..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Passado apenas algumas horas após o início do tratamento com esha2000 já se nota melhorias, uma das barbatanas que ele não mexia já se encontra funcional..

No entanto reparei que alguns do outros discus que não estão a receber o tratamento andavam a raspar se nos troncos e nas plantas de vez em quando, sinal que também devem ter alguns parasitas.. Existe algum tratamento preventivo que lhes deva fazer, por exemplo aqueles banhos de sal? Ou deixo passar tempo e ver se melhoram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Porque tenho medo possa prejudicar o resto da fauna, o ciclo, as plantas etc..

Tenho visto bastantes casos de pessoal a queixar que para salvar alguns peixes acabam por prejudicar o restante no aqua..

Dai optar por jogar pelo seguro e fazer os tratamentos num aqua hospital, não sei se o esha2000 afecta ou não algo no aqua, mas decidi não arriscar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso tenho o esha2000 e o exit, que me dizem então, deveria fazer no aqua principal pelo menos para prevenção dos outros? Utilizo apenas o esha2000? Ou junto tb a dose do exit?

Quanto ao tpa? Amanhã é dia de tpa, começo após o tpa ou começo hj já o tratamento e amanhã faço o tpa na mesma e sigo as doses normais? É que faço tpa de 3 em 3 dias...

Outra dúvida, e o discu que já levou com o primeiro dia de tratamento no aqua hospital, continua lá ou posso juntar aos outros? É que leva com mais uma dose :S

Ah, e quanto á caracolada, não há problemas para eles também?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais