Corydora sterbai em mau estadp


nuno407

Recommended Posts

Hoje um amigo entregou-me uma coridora com ferimentos na boca(não tem os bigodes) . Montei um aquário hospital com água do meu aquário principal já ciclado. Cerca de 10 litros. Pus um filtro e termostato e bomba de ar.... Como nunca montei nenhum aqui de quarentena só é necessário isso?

Já comecei o tratamento com esha 2000(4 gotas para 9litros) e uma gota de esha exit.

Preciso de opiniões do que que será? A pessoa que me a entregou diz que o substrato e algo pontiagudo mas não sei até que ponto será a causa dos ferimentos.

Seguem as fotos

 

4e8c25f7f515dbd3ee5177ee58268603.jpg

 

2d00797ad0b1fd12a8d617441c0a06cb.jpg

 

d4575a6046c462fa21be5af7eb0fb37d.jpg

 

2bf49f22659be9e915fb298ecd61ebfa.jpg

 

983cd175fc7df23baf341f30efc968d6.jpg

 

d33c9c9e1931cb9660aeadeb81538360.jpg

 

Postarei mais fotos depois.

Preciso de opiniões

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que um dos problemas dos substratos com pedras grandes e com arestas afiadas é mesmo esse. E excesso de nitratos tb pode provocar isso.

 

Teres aproveitado a água do teu aquário mal não faz mas tb não faz bem.... Sempre é melhor que água com cloro.

 

Faz esse tratamento com eSha e depois volta a colocar a cory no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois pelo que estive a ler o substrato pode ferir as corys. Eu no meu tb tenho 3 sterbai e como substrato pedras respondas de 2mm no maximo e até prova em contrário as corys nunca tiveram problemas....

Eu acho que é mais pelo excesso de nitratos daí ter usado a água do meu aquário..... E como não tenho os testes para ver achei por bem fazer assim. Sim hoje é a segunda dose e amanhã é a última. Terça feira mais tardar quarta de manha esta de volta ao aquário.

Existe a possibilidade de depois do tratamento passar as sterbai que tenho no meu?

Cumps e obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

S tratares como deve ser e tratamento completo acredito que não espalhe pelo aquário.

 

Há relatos disso ter acontecido mas são antigos e não tenho certezas de terem sido bem tratados.

 

Eu via bem o peixe, se ainda tiver ferida não colocava. Se tiver sarado e com comportamento normal para quem não tem barbilho sim arriscava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu arrisquei nas minhas e safei-me.

Não sei qual foi a causa, tenho areão de 3-4mm sem arestas, os nitratos não me lembrei de verificar quando aconteceu mas das 4 duas ficaram sem os bigodes e com a boca toda branca, quando reparei já estava num estado muito avançado.
Estavam as duas meio apáticas comiam e nadavam pouco.

O meu tratamento... não fazer nada.
Reforçei as TPAs e tentei ao máximo não fazer flutuações de temperatura. Com o tempo a mancha branca foi diminuindo e agora já têm uns mini bigodes a crescer...tive sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando são jovens recuperam melhor tb, e por vezes os barbilhos voltam a nascer, deve ter sido o teu caso, felizmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais