Discussão sobre negócios invertebrados


Recommended Posts

O ponto critico deste hobby é mesmo quem anda aqui por dinheiro mesmo. São capazes de vender 10 camarões numa colónia de 20, por um preço que nada tem a ver com a realidade, com a dificuldade de os manter, de os criar etc... Esses ditos membros (e eles sabem bem quem são) eliminam a possibilidade de vermos camarões nas nossas lojas de aquariofilia e animais em geral, pois as lojas não conseguem competir com esta espécie de mercado negro. Sim disse mercado negro, que é basicamente aquilo que nós praticamos em fóruns etc, e não digo que não o façamos, mas com regras e bom censo. Se pedirmos 1€ por um Neocaridina Chocolate e esse mesmo camarão custa +3€ para os lojistas, que ainda têm de meter IVA etc. como é que eles vão competir??? Depois nós, que queremos ver camarões nas lojas para expandir este hobby em Portugal, vamos falar com os lojistas a tentar convencê-los a fazer nem que seja um aquário para camarões e eles desanimados dizem-nos que não dá, exactamente porque não conseguem competir. Algumas até chegam a arriscar mas desistem logo pouco tempo depois.

Para o pessoal que está agora a chegar ao hobby é uma alegria encontrar camarões baratos a tal preço que até já se pode arriscar directo numa colónia de Taiwan Bee. No dia a seguir desanimam e desistem dos camarões porque a colónia morreu toda e é basicamente isto que acontece.

 

Poderia estar aqui a redigir um texto demasiado extenso mas penso que os criadores que lerem isto vão perceber a mensagem. Acreditem que não falo só por mim pois existem mais criadores indignados com a realidade dos camarões em Portugal. De certeza que existem soluções para remediar o mal feito ao nosso hobby e espero que elas apareçam em breve e espero também que elas sejam o verdadeiro emporrão para termos um espacinho de reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a desenvolver.

 

Cumps.

Editado por Hugo R. Silva
Retirar referências a outro assunto.
  • Votar + 2
  • Votar - 2

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre

 

Tens toda a razão,quando dizes que andam por aqui alguns criadores a vender camarões ao desbarato.

Eu também já tive essa conversa com outros criadores e realmente é um grande problema e vai ser pior ainda se isto continua assim.

Eles querem é vender e não lhes interessa se ganham 1 euro ou mesmo nada pelos camarões que vendem,sim porque dá algum trabalho,gasta-se em eletricidade,águas,produtos,comidas,etc...

Alguma coisa deveria mesmo ser feita.

 

 

Boa sorte

Editado por Hugo R. Silva
Retirar referências a outro assunto.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em qualquer hobby existem aqueles que o fazem por gosto e dão valor ao que se faz e aqueles que não passam de mercenários que não controlam a ganancia!

 


O ponto critico deste hobby é mesmo quem anda aqui por dinheiro mesmo. São capazes de vender 10 camarões numa colónia de 20, por um preço que nada tem a ver com a realidade, com a dificuldade de os manter, de os criar etc... Esses ditos membros (e eles sabem bem quem são) eliminam a possibilidade de vermos camarões nas nossas lojas de aquariofilia e animais em geral, pois as lojas não conseguem competir com esta espécie de mercado negro. Sim disse mercado negro, que é basicamente aquilo que nós praticamos em fóruns etc, e não digo que não o façamos, mas com regras e bom censo. Se pedirmos 1€ por um Neocaridina Chocolate e esse mesmo camarão custa +3€ para os lojistas, que ainda têm de meter IVA etc. como é que eles vão competir??? Depois nós, que queremos ver camarões nas lojas para expandir este hobby em Portugal, vamos falar com os lojistas a tentar convencê-los a fazer nem que seja um aquário para camarões e eles desanimados dizem-nos que não dá, exactamente porque não conseguem competir. Algumas até chegam a arriscar mas desistem logo pouco tempo depois.

Para o pessoal que está agora a chegar ao hobby é uma alegria encontrar camarões baratos a tal preço que até já se pode arriscar directo numa colónia de Taiwan Bee. No dia a seguir desanimam e desistem dos camarões porque a colónia morreu toda e é basicamente isto que acontece.

 

Poderia estar aqui a redigir um texto demasiado extenso mas penso que os criadores que lerem isto vão perceber a mensagem. Acreditem que não falo só por mim pois existem mais criadores indignados com a realidade dos camarões em Portugal. De certeza que existem soluções para remediar o mal feito ao nosso hobby e espero que elas apareçam em breve e espero também que elas sejam o verdadeiro emporrão para termos um espacinho de reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a desenvolver.

 

Cumps.

 

Assino por baixo a tudo o que escreveste Alexandre, já luto por isto à muito tempo e já fui criticado por muitos, mas essas opiniões passam-me ao lado, as pessoas que interessam percebem a situação pois também têm uma conduta decente neste hobby.

Não existe qualquer respeito entre a maioria dos criadores e se não é para acabar com esta vertente do hobby em Portugal então não sei para que é tal atitude. Uma coisa é se fazer um hobby auto sustentável com respeito por todos e acima de tudo para com aqueles que vivem disto, as lojas, que são os principais divulgadores da aquariofilia! Tem que existir bom senso e ter noção sobre a causa e consequência para o hobby!

 

 

Boas Pessoal.

 

Como nem tudo são más noticias venho actualizar o tópico com mais umas fotos. Já estou a trabalhar juntamente com outros criadores à procura de uma solução para o problema relatado no meu desabafo acima, o qual peço desde já desculpas, mas quando as coisas não estão bem gosto de as colocar em "pratos limpos".

 

Sei que arrisquei o meu tópico e a minha credibilidade enquanto "criador" ou "futuro" criador, mas tudo isto teria de ser revelado por um bem maior ao nosso hobby.

 

 

E agora a novidade...mantinha esta fêmea junto com os meus Blue Tiger. Embora ande por lá um macho Crystal Black, estou com esperanças que venham tibees a caminho. Pelo menos a côr dos ovos parece ser diferente...

 

Será que vêm aí tibee????

 

 

 

 

Vamos lá ver se se chega a um consenso entre todos.

 

Arriscaste a tua credibilidade porquê? Qualquer pessoa que tenha dois dedos de testa te dá razão, a não ser aqueles que gostam de guerras para seu proveito.

 

Acho é uma falta de respeito outras pessoas que tanto dizem defender o hobby não virem sequer aqui se manifestar! Obrigado pessoal!

Editado por Hugo R. Silva
Retirar referências a outro assunto.
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre

 

Tens toda a razão,quando dizes que andam por aqui alguns criadores a vender camarões ao desbarato.

Eu também já tive essa conversa com outros criadores e realmente é um grande problema e vai ser pior ainda se isto continua assim.

Eles querem é vender e não lhes interessa se ganham 1 euro ou mesmo nada pelos camarões que vendem,sim porque dá algum trabalho,gasta-se em eletricidade,águas,produtos,comidas,etc...

Alguma coisa deveria mesmo ser feita.

 

 

 

Boa sorte

 

Obrigado David.

 

É sempre bom vermos que há criadores que partilham as mesmas opiniões. Infelizmente não são todos assim e é aí que eu pretendo fazer a diferença, chamando-os à razão.

 

Cumps.

Editado por Hugo R. Silva
Retirar referências a outro assunto.
  • Votar - 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que seria interessante abrir-se um tópico para discussão do assunto referido anteriormente...

 

Realmente é uma pena não podermos ver as lojas a dedicarem-se mais aos invertebrados, e quando mesmo assim arriscam, alguns comentários em relação aos preços praticados vindos por parte de alguns clientes reflectem como tudo está mal calculado na realidade das pessoas

 

Acho que é excelente a venda de camarões particularmente e troca de experiências entre membros, eu próprio o faço, mas alguns dos preços que já vi, provavelmente não cobrem sequer a alimentação dos camarões, é pena que seja assim :(

 

Para os mais experientes nos invertebrados, sabem como se encontra esta realidade noutros países?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites a todos venho aqui deixar o meu contributo do que se tanto fala ...
Sou admirado por uns e odiado por outros como se costuma dizer ..

Depois de ler algumas coisas principalmente neste tópico vi que realmente a uma certa razão por criadores baixaram bastante os preços dos camarões isto porque um dia temos CRS a 1 euro então ai nem para a comida dos meninos dá .. eu sei que também baixai preços e sem pensar que podia influenciar o mercado mas também não crítico ninguém por vender mais barato mas vamos tentar que isto se mantenha ...eu não vivo disto apenas adoro este hobby e tudo o que vendo e para poder obter outras espécies comeres filtros termóstatos aquários etc

Bem Alexandre este tipo de conversa n devia ser aqui mas emfim ;)

Editado por Hugo R. Silva
Retirar referências a outro assunto.
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que seria interessante abrir-se um tópico para discussão do assunto referido anteriormente...

 

Realmente é uma pena não podermos ver as lojas a dedicarem-se mais aos invertebrados, e quando mesmo assim arriscam, alguns comentários em relação aos preços praticados vindos por parte de alguns clientes reflectem como tudo está mal calculado na realidade das pessoas

 

Acho que é excelente a venda de camarões particularmente e troca de experiências entre membros, eu próprio o faço, mas alguns dos preços que já vi, provavelmente não cobrem sequer a alimentação dos camarões, é pena que seja assim :(

 

Para os mais experientes nos invertebrados, sabem como se encontra esta realidade noutros países?

 

Boas João.

 

Não tenho uma larga experiência no mundo dos invertebrados, mas começo a ficar com algum "calo" com o tempo e experiências no Hobby. Posso garantir-te que "lá fora" o cenário é completamente diferente da realidade dos invertebrados em Portugal. Eu espero que não tenhamos dado muito nas vistas, pois se assim o fizemos, a esta hora estarão a rir-se de nós em outras linguas. O respeito pela modalidade lá fora é brutal. Se tivermos como exemplo essa grande potência da modalidade chamada Japão, até ficamos com os olhos vidrados pela maneira como eles se tratam uns aos outros e a compreensão deles a nível de mercado é brutal. Temos os Alemães que também são batidos no tema. Não estou a falar daquelas PseudoLojas que se dedicam a comprar em grosso, para venderem barato. Nem sabem o que compram quanto mais o que vendem? E depois nós, sabemos que temos os camarões cá, em criadores Lusos, mas para tentarmos poupar uns trocos mandamos vir de lá. Acaba sempre em asneira, não digo todos os casos mas há uma infinita lista de pessoal que rapidamente se arrepende.

 

Se tiveres a oportunidade convido-te a visitares fóruns da modalidade estrangeiros e consulta as áreas de classificados. Vais ficar com uma ideia clara daquilo que eu pretendo transmitir.

 

De certo haverá alguém mais experiente para te falar sobre o que se passa lá fora, mas garanto-te que é uma realidade completamente diferente da nossa.

 

Abraço.

Boas noites a todos venho aqui deixar o meu contributo do que se tanto fala ...

Sou admirado por uns e odiado por outros como se costuma dizer ..

 

Depois de ler algumas coisas principalmente neste tópico vi que realmente a uma certa razão por criadores baixaram bastante os preços dos camarões isto porque um dia temos CRS a 1 euro então ai nem para a comida dos meninos dá .. eu sei que também baixai preços e sem pensar que podia influenciar o mercado mas também não crítico ninguém por vender mais barato mas vamos tentar que isto se mantenha ...eu não vivo disto apenas adoro este hobby e tudo o que vendo e para poder obter outras espécies comeres filtros termóstatos aquários etc

 

Bem Alexandre este tipo de conversa n devia ser aqui mas emfim ;)

Falando das gambas que é o que mais interessa essas fotos estao muito boas

Afinal o Blue tiger ja fez estragos eheh parabéns por esses meninos lindos :)

 

Boas Paulo.

 

Vejo que estás um pouco abatido por te sentires culpado no meio desta situação. Não fiques triste porque todos nós somos culpados. Eu também vendi camarões ao desbarato e não tenho problemas nenhuns em admitir. De louvar é quem admite que errou e está disposto a trabalhar no sentido de remediar a situação e neste ponto deixa-me dizer-te que estás de parabéns e o hobby irá agradecer-te com muitas alegrias. O futuro assim o ditará.

 

Estás enganado quando dizes que esta conversa não devia ter sido aqui. Arrisco o meu tópico com todo o prazer com conversas paralelas, mas para um bem maior. Se não torná-se esta conversa pública, as guerras dos preços baixos iriam certamente continuar. Sabes muito bem que estas guerras já duram há algum tempo e a melhor maneira que pensei para clarificar a situação foi esta.

 

Por fim, para não te sentires tão mal como eu me senti quando fui chamado à razão, posso afirmar-te que aquilo que nós fizemos foi apenas uma pequena gota de água no Oceano! À bem pior acredita.

 

Cumprimentos.

Editado por Alexandre Ferreira

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu nao estou triste e nem sequer abatido simplesmente fico aborrecido por isto ter chegado a este ponto de andar tudo uns contra os outros somos poucos e temos que nos unir para aumentar pessoal nos invertebrados ..

Por falarem em lojas na minha opinião n ficam muito a perder com a venda de camarões mas sim com o aumento de vendas de aquarios , filtros , termóstatos sustratos etc ..

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

Mas aproveito também para deixar a minha opinião em relação ao "debate" que tem decorrido neste tópico, que apesar da tua boa vontade Alexandre, não deveria ser discutido aqui, mas sim num tópico informativo e esclarecedor para todos e não só para os que seguem o teu tópico ;)

 

 

Devido à elevada taxa de criação dos camarões e à constante facilidade que a informação e a qualidade dos materiais têm criado em redor deste hobbie, é natural que rapidamente as pessoas passem de compradores a vendedores, seja por gosto nesta área especifica da aquáriofilia, seja por negócio, ou por outro qualquer interesse que as pessoas possam ter... A meu ver é muito importante distinguir 2 conceitos: Comércio e Hobbie.

 

A minha entrada neste mundo começou quando, ainda poucos, conheciam e sabiam o que eram os camarões anões e aprendi muito desde então... Por estupidez minha, por falhas e defeitos materiais, pesquisas, leituras, etc...

 

Ainda me lembro do preço a que os Red Cherrie eram vendidos e agora nem se ouve falar deles... Se realmente fosse uma questão de gosto, os Red cherries seriam tão caros como os tiger, os CRS, os CBS, taiwans. etc... em função do respeito pelo Hobbie, pelo respeito pelos animais ( que na altura eram dados de comer ao discos, como alimento vivo ).

 

Isto para dizer, que tudo muda quando nós, criadores, investimos em baterias e aquários maiores, em espaços e sistemas mais complexos que por sua vez também são mais caros e depois falamos em manter o hobbie "sustentável"...

 

ora na verdade, já estamos a pensar em arranjar maneira de conseguir €€ para investir em mais e melhor!! Como no meu caso, em que tudo o que tenho vendido tem sido para não ter de mexer no meu ordenado e com o dinheiro dos camarões, comprar ADA, Termostatos, Bombas de Ar, Aquários, etc...

Aqui já estamos a pensar como os Lojistas ( falo também contra mim evidentemente ) e não na Vertente Hobbie como tanto se fala.

 

E isto serve, para todos. Para os que estudam e para os que seguem esses estudos.. os que têm sucesso e os que não... os que arriscam e experimentam e os que esperam para jogar pelo seguro, como em tudo na vida!!

 

Se realmente fosse um hobbie, o €€ investido seria proveniente do meu Salário e não do € que ganhei com os animais... E não vale a pena de vir aqui discutir que uns têm mais razão do que os outros, por venderem mais ou menos, mais caro ou mais barato, porque toda a gente já comprou caro, já comprou muito mais barato, nunca se importando com o facto de prejudicar o hobbie!

 

Julgo que este assunto é muito vasto, para ser debatido em poucas linhas e é um problema apenas de quem está virado para as vendas em exclusivo, porque se realmente gostamos tanto dos camarões pode-mos simplesmente ficar com eles, utilizar os classificados, na área das ofertas e não só nos leilões e nas Vendas... ( mais uma vez me incluo neste leque )

 

Esta é a minha opinião e vale o que vale, mas... tabelar o valor das vendas?? passamos de pessoas com hobbies para sindicalistas?? qualquer dia não podemos ter mais do que 3 ou 4 tipos de camarão porque alguém tabelou...

 

Se alguém se sente prejudicado por não vender ao preço que gostaria, ou na quantidade que desejava então que abra uma loja! Onde existem leis, tabelas e acórdãos entre comerciantes, etc...

 

Não pretendo com este discurso, de forma alguma mencionar a pessoa A, B, C ou D. ou tentar o que quer que seja contra alguém, pois não tenho qualquer interesse nisso.

 

É apenas a minha opinião e como se diz, cada cabeça sua sentença.

 

No entanto sempre que achar que deva vender, trocar ou o que quer que seja, vou fazê-lo de forma livre e de consciência tranquila ;)

 

 

Cumps

André Pinto

Editado por Hugo R. Silva
  • Votar + 5
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre,



Após ter lido esta "discussão" relativamente ao tema em "chamas" com toda a atenção devida e merecida, há aqui um comentário que faz-me tirar o chapéu a tão sábias palavras...

André,
para mim arrumas-te o assunto da melhor maneira possível, não o faria melhor, mais palavras para quê???
um aparte: André, só por me teres poupado o trabalho de eu escrever o mesmo, vou- te oferecer o meu melhor camarão, está falado.

um abraço a todos, mas todos mesmo

Editado por Hugo R. Silva
Retirar referências a outro assunto.
  • Votar + 4
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Mesmo achando que alguns vendem camarões ao "desbarato" e deveria ser feito alguma coisa...Eu sou da opinião do André e do Miguel.

Tabelar preços para camarões?!Não acho correto e acho que não é necessário chegar a tanto...então também tinham que tabelar preços para todos os vivos aqui no fórum,plantas,etc...pois não são só os camarões que ás vezes são vendidos muito baratos e também deve ser difícil para as lojas "combaterem" com os preços que se praticam aqui em tudo.

Editado por David EC Costa
  • Votar + 2

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite! Antes de mais volto a elogiar o trabalho e os camarões do Alexandre que estão óptimos! :)

 

Metendo-me um pouco ao barulho, acredito que estamos a discutir temas que são de uma grande subjectividade e que são mais complexos do que podem parecer á superfície. Em primeiro lugar, como o André refere e muito bem, há que distinguir o Hobby e o Negócio.

Relativamente ao Hobby, sinceramente sinto-me optimista relativamente á evolução nos ultimos tempos. Nunca esteve tão facilmente disponível tanta variedade de espécies e diversidade de camarões. Cada vez há mais conhecimento a ser partilhado e começo a sentir que começa a existir uma certa "cultura" de habitos e amizades neste grupo de Shrimp Lovers :P Pessoalmente posso dizer que há 5 anos atrás só tinha duas espécies de camarões e agora tenho 10 diferentes, muito devido a trocas, compras e vendas, como acredito ser o caso de muitos aqui presentes no forum.

 

No que diz respeito ao universo do Negócio, estou absolutamente convicto que as lojas não investem mais em camarões por uma série de factores que não estão directamente relacionados apenas com os camarões propriamente ditos mas com todo o universo da aquáriofilia e do mercado em geral. Mesmo sendo os preços de camarões obrigatoriamente mais altos nas lojas, irão sempre existir aqueles que gostam de ir a uma loja e escolher os animais a dedo - sendo a loja física, ou ter alguma segurança acrescida de uma transacção numa loja online. Sobretudo acredito que ainda há muita mediocridade (não querendo ofender ninguem) na maioria das lojas de animais e aquariofilia - com muito para ser desenvolvido em adequada comunicação, promoção e formas diferentes de fazer negócio. Quantos não são os lojistas que já ouvi dizer que se voltassem atrás fariam as coisas de forma diferente nisto e naquilo? Outro grande problema, em redor do qual estou certo que existe uma projecção errada da realidade por parte de muitos é a Procura. Embora esteja convicto que os adeptos dos camarões estão a aumentar, não são assim tantos que possam manter o negócio deste nicho, alvo de especial atenção. O facto de existirem muitos a venderem camarões baratos pode ser mau para o negócio mas, se cativar mais pessoas a adquirir camarões, isso também pode ser bom porque gera todo um negócio "colateral" de equipamentos, alimentação, substratos, outros camarões, etc. Estou para aqui a falar mas onde quero chegar é que é um tema complexo. Há não muito tempo tive uma situação aqui na secção de classificados onde coloquei em leilão 10 camarões chocolate de uma colónia que desejo "abandonar" a médio prazo. Esteve aberto o leilão durante 2 fins de semanas e 5 dias úteis. Os camarões acabaram por ser leiloados por apenas 9 euros, ficando em apenas 0.90 eur um camarão que nas lojas se vende por 3 ou 4 eur ou mais! Isto fez-me pensar se o problema foi de não ter deixado fotografias decentes, de não ter deixado o leilão por mais tempo ou de não ser um camarão popular neste momento. A resposta pode estar num conjunto de factores mas ninguem é de culpabilizar. Em ultima análise, acredito que os camarões ficaram nas mãos de alguém que mostrou interesse em saber mais sobre o Hobbie e em tratar bem dos animais, portanto, posso dizer que é mau? Acredito que não. No fundo isto acontece em todo o lado, e para estarmos a comparar o hobbie em Portugal com o deste ou aquele país temos que colocar muitas questões, que por vezes nem têm nada a ver com Aquariofilia. É um pouco como perguntar porque é que em Inglaterra os estádios de futebol estão sempre cheios e aqui não, já que também gostamos muito de futebol.

 

Algo que acontece com muitos adeptos dos camarões e não só, é que vão vendendo uns camarões e umas coisas aqui e ali e quando dão por isso já está o investimento feito a ser coberto por essas vendas e trocas. Acho a coisa mais normal do mundo e não acho correcto haver tanta hostilidade com este ou aquele individuo. Honestamente não conheço ninguem que só crie camarões pelo "negócio" e muito menos alguém que tenha adquirido Tawan Bees ou wathever porque estão acessiveis. Ignorância e ingenuidade de quem compra e vende está por todo o lado, em todas as áreas, e faz parte de ser humano. Se existem acusações sobre os preços que são praticados, essas pessoas que acusam que perguntem a si mesmo se estão a ver atraves de um ponto de vista de alguém que simplesmente gosta de camarões ou de alguém que quer lucrar com o "negócio dos camarões".

 

Por ultimo acredito que não tem de partir necessariamente das lojas a dinamização do Hobbie. Parte de todos! Da comunicação, do diálogo (como há neste tópico e forum), na união, na partilha e na boa vontade.

 

Abraco a todos!

Editado por Axebitten
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Peço desde já desculpa por ter editado a maioria das vossas msg, mas com os assuntos devidamente separados pode-se discutir melhor o tema e não ficam textos estranhos ao assunto.

 

Cumps

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Quando abordei este tema, não foi para ferir susceptibilidades e acusar este ou aquele, até porque confessei ter anunciado e vendido camarões baratos neste fórum. A questão que eu pretendo aqui abordar com todos é a venda continua por parte de certos criadores, esses sim estão a fazer moça. Não estou a falar daquelas pessoas que têm dois ou três aquários pequenos e que, por ficarem com excesso de camarões os vêm aqui vender mais baratos do que o que estamos habituados. Não estou a falar de vendas esporádicas, porque uma venda de vez em quando todos nós que estamos no hobby acabamos por ter de fazê-la.

 

Agora contrariamente ao que o João (Axebitten) pensa, existem sim pessoas que investiram com ideia de negócio, e com 5 minutos de pesquisa em sites ilustres de classificados podemos perfeitamente perceber isso.

 

Aquilo que mais me confunde é eu estar a perder o meu tempo a tentar valorizar o nosso hobby e vou repetir, a tentar valorizar o hobby, e o feedback de muitos é que tudo está bem e nada precisa ser mudado. Posso garantir que no final do próximo ano, se não mais cedo, os criadores "grandes" com vendas regulares de camarões, abandonarão o hobby deixando uma marca muito negativa. Depois, serão considerados mártires e as pessoas vão pensar que é uma pena ele deixar o hobby quando na realidade ele inventa as maiores desculpas para não demonstrar que abandona o hobby porque já não dá dinheiro.

 

Na grande maioria dos comentários relatados sobre este tema, vejo a maioria das pessoas a tomar uma posição que a meu ver está errada. Pelo menos eu tenho a certeza da minha posição e posso garantir que neste momento o número de camarões que tenho para venda é zero, ou seja, não tenho excedentes, mas como o meu sistema está optimizado para reprodução em breve de certo terei bastantes. Ainda por cima vou expandir em número de aquários para começar com uma reprodução mais selectiva. Todos os camarões são distinguidos por dois aspectos. Primeiro pela sua beleza e depois pelo seu valor. Por este andar, não me vale a pena sequer arriscar em reprodução selectiva uma vez que um grade A vale tanto como um grade SS e um SSS vale tanto como um Taiwan Bee. Mas não há problema porque está tudo bem!!!

 

Quem monta sistemas para reprodução, está obviamente a pensar obter retorno desse investimento. Será pedir muito que as pessoas tenham bom senso e respeito uns pelos outros? Será possível deixar-mo-nos de mesquinhices? ( Ai aquele está a vender a 3 euros eu vou vender a 2,50 e passado 1 semana o primeiro já vende a 2€ e o segundo a 1.50€)!! Isto não é estragar o hobby? Poupem-me!!! Cada um é livre de vender ao preço que quer mas para o bem de todos deveria haver regras ou no mínimo bom senso por parte de todos.

 

Querem a minha opinião sincera? Andamos a brincar, cada um só pensa no seu umbigo e é triste que seja assim.

 

Aguardo mais opiniões e reflexões sobre o assunto, a fim de perceber se fui claro no meu ponto de vista.

 

Cumprimentos.

  • Votar + 1
  • Votar - 2

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou deixar os meus 50 cents...

 

cada um é livre de praticar os preços que quer!

quem se sente atingido, tem de vender mais barato, pura e simplesmente lei da oferta e da procura.

 

há uns anos atras, passou-se o mesmo com os discus, e vou ser muito sincero, isso só fêre quem só anda no hobbie com um objectivo..."business"

 

Não entendo nada de camarões, mas uma coisa é certa, a meu vêr, ninguem pode criticar um vendedor por vender a baixo preço.

se ele o consegue fazer, os outros tambem o deverão conseguir...

o que seria dos chineses...hehehe

 

não estou com isto a criticar ou dirigir-me a alguem em especifico, estou simplesmente a deixar a minha opinião.

Editado por Rui Cardoso
  • Votar + 5
  • Votar - 2

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a razão não é vermo-nos atingidos a nós próprios, mas mais à evolução do hobbie, volto a referir que praticando estes preços pelos vários pontos de classificados, as lojas tem muito mais dificuldade em serem competitivas, e os próprios clientes comparam preços pois estão habituados ao que se vê pela net... E sabemos que para a evolução ser real e sustentada terá que passar pelas lojas, pois não são os pequenos (consumidores/breeders) que vão fazer importações de determinadas espécies do outro lado do mundo, ou de material especifico em grandes quantidades...

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando aqui como shrimpkeeping e não como Moderador.

Alexandre como te compreendo e o que já tentei para puder aproximar todos, mas como o Rui Cardoso disse já houve em tempos também nos Discus, e porquê porque envolvia lucros (money, guito, pilim), em tudo que dê lucro mais ou menos vai sempre existir como no Star Wars um good side e um dark side.

 

O Bom seria partilhar experiências, opiniões, dicas, não ditar regras, até que se calhar os que falas vendem mais pelo OLX do que por aqui no forum, e não temos o direito de impor preços isso seria monopolizar o que logo de começo é ilegal.

Embora te compreenda, tenho a mesma opinião do André, a Essência do Hobby é ter, manter fazer crescer.

Dando outro exemplo porque através de outras coisas que não vos diga tanto se calhar apercebem-se melhor, eu fui coleccionador de selos era o meu hobby principal, e digo fui e era o principal, não foi porque me desfiz da colecção, ela ainda anda lá por casa, e com algum valor, mas deixou de ter significado para mim não porque os selos eram mais baratos o que não se conseguia já fazer dinheiro, eu nunca vendi um selo ou comprava nas lojas e mesmo a pessoal ou trocava quando tinha repetidos trocava com outros, a Essência do hobby é essa.

Não sou de todo contra quem vende por negócio, ou vende excedentes, não me compreendam mal, mas quando falas dos mártires que para o ano deixem o hobby, eles não estão a deixar o hobby, os que assim fizerem nunca tiveram camarões como hobby,mas sim como fonte de rendimento, Eu não me estico porque não tenho verbas, posso até vir a sentir muitas dificuldades financeiras mas ao menos um nano aqua com uns red cherries hei-de ter, e porquê, porque é a minha paixão, o meu vicio, eu tenho como Hobby os inverts, se tal como tu um dia tiver excedentes poderei ou alargar a exposição de camarões caso haja possibilidade ou até mesmo trocar, dar ou vender.

Para mim os camarões fazem parte da familia, mas para alguns é meio por meio, gostam de camarões mas também os tem com o intuit de obter lucro com eles, e ainda há os que só querem saber dos lucros , para esses os camarões são apenas um meio de obter lucros, e para mim esses coitados martires que falas abandonarem o hobby no final do ano porque afinal aquilo que lá têm dentro do aquário deixou de valer a pena , peço desculpa mas esses que só pensam no lucro já vão tarde, pois a intenção nunca será de alanvancar o hobby mas sim as suas Contas bancárias.

Das pessoas que conheço ou falo nenhuma está no hobby só pelo lucro, por isso se algum deixar o hobby(que eu espero que não) sera por outras razões.

Sinceramente na visão de Hobbysta(lol), não vejo em que é que as lojas possam ser prejudicadas com a venda de camarões pelos criadores, eu vejo como vocês vem e sabem que há encomendas sem ter nada a ver com camarões que geram muito mais percas ás lojas do que os camarões, havendo criadores tem de se adaptar ou produzem elas, ou então deixam esse trabalho para os criadores e investem nos aquas, nos filtros , nos termostatos , iluminação, comida etc.

Se os preços baixarem até ganham mais com isso porque vendem mais aquas, mais filtros etc.

 

Embora tenha a minha opinião e voltando a frisar como Shrimpkepper, aceito no hobby qualquer um, todos são precisos de uma maneira ou de outra, discordo por completo o impor de regras nos preços.

 

Mas Alexandre é sempre bom falar debater por isso deixa-me inaltecer o teres trazido a lume mais uma discussão amigável o que isto sim ajuda a progredir o Hobby, debater, partilhar, ajudar.

 

Saudações invertebradas.

  • Votar + 6
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz-me tirar o chapéu

Hey ... essa dica já tem dono hahahaha

Esse chapéu também é para ti :)

 

Sobre a discussão, eu consigo entender ambas as partes. Não critico nem tomo partido de lados.

Tenho bastantes amigos no meio e cada um tem a sua vida pessoal e o seu estilo de hobby.

Felizmente sempre estiveram presentes quando eu precisei e só lhes tenho a tirar o chapéu a todos eles.

 

Concordo com o Paulo, ainda gostava de ter esta gente toda à mesa numa jantarada a falar e a discutir como as bancadas da 1ª grande exposição de gambas em PT ia ser LOL

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou deixar os meus 50 cents...

 

cada um é livre de praticar os preços que quer!

quem se sente atingido, tem de vender mais barato, pura e simplesmente lei da oferta e da procura.

 

há uns anos atras, passou-se o mesmo com os discus, e vou ser muito sincero, isso só fêre quem só anda no hobbie com um objectivo..."bussiness"

 

Não entendo nada de camarões, mas uma coisa é certa, a meu vêr, ninguem pode criticar um vendedor por vender a baixo preço.

se ele o consegue fazer, os outros tambem o deverão conseguir...

o que seria dos chineses...hehehe

 

não estou com isto a criticar ou dirigir-me a alguem em especifico, estou simplesmente a deixar a minha opinião.

Pois, nem mais.

 

Se são excedentes e fazem jus ao nome têm obrigação de os vender mais barato, é o que se faz ao excedente.

Se são para negócio...lei da procura e oferta.

Quanto aos lojistas, poderia fazer aqui um testamento, ainda assim podem sempre negociar com os criadores, estou certo que quem compra em massa compra mais barato...a questão passa por varios factores onde existe de tudo, não é raro veres que vendeste a uma loja por um preço asfixiado e depois veres o preço PVP incrementado 400%...

Certo é, e porque o assunto foi chamado á baila, que discos em Portugal são cada vez menos á venda nas lojas e são mais caros!

Calculo que o mesmo se passará a médio prazo com os camarões.

Se se trabalha no mercado paralelo, é o País que temos, legis sem excepções para todos.

A generalização do hobby dá pano para mangas e se se expandiu nos últimos 20 anos estará agora em contracção, onde quem apresenta QUALIDADE e INOVAÇÂO sobrevive sem caracer de precinhos baixos.Nos clusters de mercado especializado que gosta e é adepto paga.

 

cpts

  • Votar + 2

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou de todo contra quem vende por negócio, ou vende excedentes, não me compreendam mal, mas quando falas dos mártires que para o ano deixem o hobby, eles não estão a deixar o hobby, os que assim fizerem nunca tiveram camarões como hobby,mas sim como fonte de rendimento,

Para mim os camarões fazem parte da familia, mas para alguns é meio por meio, gostam de camarões mas também os tem com o intuit de obter lucro com eles, e ainda há os que só querem saber dos lucros , para esses os camarões são apenas um meio de obter lucros, e para mim esses coitados martires que falas abandonarem o hobby no final do ano porque afinal aquilo que lá têm dentro do aquário deixou de valer a pena , peço desculpa mas esses que só pensam no lucro já vão tarde, pois a intenção nunca será de alanvancar o hobby mas sim as suas Contas bancárias.

ora nem mais!

 

não diria melhor...

  • Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não haverá melhor resposta que a do Paulo SS Conceição. :thumbup3:

 

Eu até a marcava como a Resposta adequada para este tópico.

 

Não tenho mais nada a acrescentar sobre este assunto.

 

:doofywave:

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A generalização do hobby dá pano para mangas e se se expandiu nos últimos 20 anos estará agora em contracção, onde quem apresenta QUALIDADE e INOVAÇÂO sobrevive sem caracer de precinhos baixos.Nos clusters de mercado especializado que gosta e é adepto paga.

O Hugo apresenta um ponto importante. As lojas não devem, por muita pressão que sofram, abdicar de qualidade em prole do baratuxo. E quem diz lojas diz criadores que vendem camarões de qualidade. Com o crescente mundo dos olx's e dos ebay's, quem escolhe uma loja ou um criador de renome escolhe-o por querer segurança em saber que compra um produto de qualidade. Como alguém já referiu, um negócio tem que estar em constante adaptação, adaptar-se e inovar, ter consciência do que o torna diferente e investir nisso.

Editado por Axebitten
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ..

 

Também acho que o Paulo Conceição falou muito bem o que desejo mesmo e que a Malta se de bem e que possamos desfrutar do hobby da melhor maneira ando nisto a pouco tempo e já fiz alguns amigos e cada vez mais apaixonado pelas gambas hehe

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

É triste que o entendimento aqui entre criadores seja tão pouco e ainda haja sarcasmo.

 

Eu luto à anos para que esta vertente do hobby ande para a frente, ja dei vários workshops e ensinei meio mundo cá em Portugal, inclusive muitos daqueles que agora me cospem em cima! Para vossa informação não vendo mais barato apenas por respeito as lojas, pois com esta conversa ja percebi que não estão para respeitar outros criadores e lojas e que estão simplesmente se cagando para o futuro das gambas em Portugal, pois só pensam a curto prazo. Não dão o braço a torcer mas lá no fundo sabem o que andam a fazer, acho que não preciso me alongar mais.

 

Sinceramente na visão de Hobbysta(lol), não vejo em que é que as lojas possam ser prejudicadas com a venda de camarões pelos criadores, eu vejo como vocês vem e sabem que há encomendas sem ter nada a ver com camarões que geram muito mais percas ás lojas do que os camarões, havendo criadores tem de se adaptar ou produzem elas, ou então deixam esse trabalho para os criadores e investem nos aquas, nos filtros , nos termostatos , iluminação, comida etc.
Se os preços baixarem até ganham mais com isso porque vendem mais aquas, mais filtros etc.

 

Paulo como moderador acho que devias perceber qual é o impacto que tem os preços baixarem tanto, peço que perguntes nas tuas lojas favoritas onde tenhas confiança com os donos, quanto custa um simples Crystal Red para a loja e depois tira as tuas conclusões.

 

Se vão vender mais aquário, filtros ou subtratos, é claro que sim, mas se nunca tiverem camarões nos aquarios das lojas isto em Portugal nunca vai evoluir como lá fora, como moderador devias perceber isso!

Eu queria que isto evoluisse para todos, criadores, shrimpkeepers e lojas, mas com estas atitudes vamos longe aqui em PT.

Em vez de sermos unidos como lá fora acho que preferem guerras. Vejam apenas os foruns de camarões espanhois e percebam como são unidos. Sem falar dos Alemães e Japoneses, pois esses estão à anos luz de nós, pena que vcs não consigam se esforçar para uma união e consenço entre todos para que possamos chegar com este hobby em Portugal aos calcanhares dos nossos vizinhos!

 

 

Pois, nem mais.

 

Se são excedentes e fazem jus ao nome têm obrigação de os vender mais barato, é o que se faz ao excedente.

Se são para negócio...lei da procura e oferta.

 

Hugo ajuda-me a perceber o que é então quando um camarão que ainda é raro, que é vendido apenas por um criador cá a preço de red cherry e que lá fora onde os mercados são saturados e existem, não uma duzia de criadores mas sim várias centenas, este custem 3 ou 4 vezes mais? Lei da oferta e procura, não me parece? Falo dos Super Crytal Red vendidos a 2€.

 

 

Quanto aos lojistas, poderia fazer aqui um testamento, ainda assim podem sempre negociar com os criadores, estou certo que quem compra em massa compra mais barato...a questão passa por varios factores onde existe de tudo, não é raro veres que vendeste a uma loja por um preço asfixiado e depois veres o preço PVP incrementado 400%...

Certo é, e porque o assunto foi chamado á baila, que discos em Portugal são cada vez menos á venda nas lojas e são mais caros!

Calculo que o mesmo se passará a médio prazo com os camarões.

Se se trabalha no mercado paralelo, é o País que temos, legis sem excepções para todos.

 

Esses 400% têm de pagar funcionarios, aluguer de loja e todas as despesas inerentes ao seu funcionamento e no fim ainda para o dono ganhar alguma coisa. Camarões ate podias ver em lojas como os discus o problema é que não os vez sequer... !!

 

Se os discus são cada vez menos em lojas é triste, pois lembro-me do que foram as belas exposições na ExpoBatalha e se assim for essas nunca mais voltaram a acontecer em Portugal. Se calhar agora não existem nem metade dos criadores de discus, pois só sobrevieram aqueles que deram o verdadeiro valor aos seus discus. Muitos deles tiveram de passar para outras vertentes incluindo para os camarões ;).

 

 

 

A generalização do hobby dá pano para mangas e se se expandiu nos últimos 20 anos estará agora em contracção, onde quem apresenta QUALIDADE e INOVAÇÂO sobrevive sem caracer de precinhos baixos.Nos clusters de mercado especializado que gosta e é adepto paga.

 

 

É bem verdade!

Editado por Fábio Silva
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo stands de carros a fechar nem grandes marcas e no entanto existe milhares de particulares a vender carros ao desbarato. Se as lojas não vendem camarões a culpa será dos outros.

Eu gosto de entrar em quase todas as lojas de animais e quando chego às baterias vejo sempre peixes mortos ou com fracas cores, agora pergunto eu:

Onde está a qualidade para pagar aquele preço?

Compro muita coisa aqui no fórum e a qualidade após 2 dias enfiados numa caixa nos ctt ainda é melhor que o da loja.

 

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais