Filtro para aquário de 120Lt


memphis4

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Iniciei-me na aquariofilia há cerca de 2 anos com um aquário de 54lt e não resisti no inicio do ano a evoluir para um de 120lt.

 

Neste momento o equipamento de que disponho é o seguinte:

- aquário 80x40x40

- aquecedor BOYU 150w

- Iluminação com calha "Home made" com lâmpada de LED 14w temporizada 7 horas por dia

- Bomba de ar

- Filtragem com filtro UV aquaell 750 em que retirei metade das esponjas e coloquei ceramicas e minibiobox1 com bio balls 250l/h

 

Plantas:

- anúbias e elódias

 

Peixes

- 1 disco

- 2 escalares - 1 casal (já fizerem várias posturas mas nunca consegui sucesso com nenhum ovo.)

- 2 mollys femeas

- 1 comedor de algas siamês

- 1 comedor algas chinês

- 1 coridora (morreram 2 recentemente)

- 3 ou 4 neons sobreviventes

 

É isto resumidamente, não tenho neste PC hipotese de colocar fotos, mas tento colocar logo que possível.

No meio de tudo a filtragem é o que mais me preocupa; tenho a temperatura nos 29 graus, ph a rondar 7, muito difícil de baixar.

Faço TPAs de 30 a 40% de 5 em 5 dias.

Verifico muita acumulação de dejetos e porcarias no fundo a agarrados às plantas e algumas algas manhosas acastanhadas, filamentosas e ás vezes verdes no vidro - embora já tenha o UV a funcionar intermitentemente há cerca de 3 semanas.

A verdade é que não tenho tido muito tempo para dedicar ao aqário, tento fazer as TPAs, comida e fertilização e pouco mais.

 

Tenho agora possibilidade de ponderar um filtro externo, no entanto peço a vossa opinião para tomar uma boa decisão; preciso de um filtro o mais silencioso possivel, dado que o aquário está na sala e à noite até o ruido dos filtros internos que tenho incomoda e que seja eficaz. Tenho lido boas opiniões dos filtros da Eheim, embora existam vários modelos.

 

Não pretendo aumentar muito o numero de peixes, acho que é necessário reforçar a equipa de limpeza. Já tive montes de neons e cardinais e morreram todos com o corpo carregado de manchas brancas e os 3 que ainda tenho também já as têm.

 

Os escalares e o disco dão-se bem e estão aparentemente bem.

Agradeço os vossos comentários e tentarei colocar fotos em breve.

 

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já me aconselharam o Eheim Classic 250 ou o Eheim 2211.

Entre os 2 qual será mais indicado?

E devo manter o filtro UV aquaell a funcionar? É que ainda não notei melhoria nenhuma em termos de controlo de algas..

 

Obrigado pela ajuda!

Editado por memphis4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estive com o mesmo problema retirei tudo do aquário lavei com agua bem quente e sal voltei a meter tudo no sitio optei por um filtro externo de 1020L/h e resolvei o meu problema....

 

Quanto aos peixes que estão com pintas brancas poderá ser ictio, aconselho-te a fazeres um tratamento no aquário para que não te morram mais e não transmitam aos outros...

 

Boa Sorte...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

as anubias não se enterram, prende as raízes a uma pedra ou a um tronco.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto tenho as anubias "presas" ao areão por uma porção de raízes, mas o rizoma encontra-se todo cá fora assim como 80% das raízes; gosto mais deste aspecto plantado.

Inicialmente tinha-as muito enterradas e fui alertado para esse facto.

 

Se o Eheim classic 250 resolver, talvez opte por esse.

Editado por memphis4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

no meu plantado 80*30*40 tenho um Eheim 2213 (250), tem-se portado Muito Bem, e já tem 4 anos.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A. Ferreira, on 26 Nov 2014 - 9:05 PM, said:

boas,

 

no meu plantado 80*30*40 tenho um Eheim 2213 (250), tem-se portado Muito Bem, e já tem 4 anos.

 

cumps,

 

E em termos de ruido?

É que tenho o aquario na sala e à noite torna-se complicado o ruido.

Preciso que seja mesmo silencioso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deverei aumentar a iluminação?

As plantas parecem saudáveis, aliás desenvolvem-se melhor as que não recebem luz directa; quando estão muito expostas à luz começam a ficar cheias de algas castanhas e com manchas tipo "queimado" que desaparecem quando mudo a posição da calha de iluminação.

Aborrece-me é algumas esverdeadas tipo pontos agarrados ao vidro..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem plantas de baixas necessidades como anúbias, fetos de java é normal, elas como não precisam de muito iluminação até agradecem.

 

Se aparecem algas é pq o sistema está com problemas, algum desequilibro....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de desiquilibrio?

E como posso corrigir?

 

Um filtro externo p. ex. o Eheim 250 que manutenção necessita e com que regularidade?

 

Desculpem tantas questões mas se vou fazer, quero fazer bem.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de muito questionar, aconselharam-me um filtro da Sera com UV, mas acabei por comprar mesmo o EHEIM classic 250.

Mais barato e provavelmente mais garantido que será silencioso.

A questão é que só vem com espumas, não traz matérias. Tem algumas cerâmicas e bio-balls, devo coloca-as ou será melhor aquelas esferas pequenas amareladas (não sei o nome)?

E depois com que frequência devo fazer manutenção ao filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

as esponjas servem, mas tenta arranjar umas cerâmicas porosas para fixarem as bactérias que fazem a filtragem biológica.

 

o ideal era uma coisa deste género:

 

fl_classic_media.jpg

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bioballs pouco adiantam... troca por cerâmicas.

 

A manutenção depende de muita coisa, da quantidade de alimentação que dás e os correspondente dejetos que os peixes vão fazer.

 

Deves verificar o caudal do filtro se ele diminuir tens mesmo que o limpar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A limpeza do filtro será muito facilitada pelas torneiras que vêm com o conjunto e permitem retirar o filtro sem tocar nas tubuladuras.

Já o tenho a funcionar, coloquei as matérias filtrantes como me indicaram, no dia seguinte a água já me parece bem mais clara.

Tenho retirado pontos verdes agarrados aos vidros e ainda não sei como os controlar, o UV parece não lhes tocar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uv só vai tocar no que estiver na coluna de água, pois é a água que vai passar por ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.