Ajuda com lâmpadas


Simon Wiederkehr

Recommended Posts

Boas malta,

 

Neste momento tenho um aquário com sensivelmente 200l e tenho apenas 1 lâmpada normal e como tenho duas calhas gostaria de saber se acham que devia manter assim ou adicionar mais uma, e qual ?

Aproveito também para saber o que acham de pôr uma lâmpada UV - ajuda muito no combate das bactérias? Vale a pena?

 

Tenho intenção de acrescentar mais plantas e talvez um kit de CO2.

 

Neste momento tenho:

Plantado:

3 vallisnerias

1 anubia

3 egeria densa

 

Fauna:

3 molly

11 molly junior

1 platy

8 néons

4 bêbedos

2 escalares júniores

2 cascudos

 

3c2df2994b549aa44e242ff98942e37e.jpg

 

63538c7afd4eeed9d535aa203da2a18b.jpg

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O importante, antes de tudo mais, é escolheres um projecto, uma ideia de como pretendes o plantado (que tipo de plantas, pois há mais exigentes que outras). Pesquisa na net um que gostes, de preferencia com um aquário semelhante ao teu (dimensões), e posta aqui. Com uma imagem e mais detalhes podemos te ajudar de uma forma mais eficaz. Caso contrário vais cair num limbo de repostas contraditórias, onde te vão dizer que 60 W chegam ou que 800w é o ideal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O importante, antes de tudo mais, é escolheres um projecto, uma ideia de como pretendes o plantado (que tipo de plantas, pois há mais exigentes que outras). Pesquisa na net um que gostes, de preferencia com um aquário semelhante ao teu (dimensões), e posta aqui. Com uma imagem e mais detalhes podemos te ajudar de uma forma mais eficaz. Caso contrário vais cair num limbo de repostas contraditórias, onde te vão dizer que 60 W chegam ou que 800w é o ideal ;)

Boas Renato,

 

Obrigado pelo conselho, fui pesquisar e segue em baixo uma imagem de algo semelhante que procuro fazer neste momento.

O importante é que me estou a iniciar neste hobby e quero começar por criar algo deste género para ir aprendendo as técnicas para posteriormente passar para dois projectos que já tenho em mente ;)

 

ef7e0ebd7227bb06a3f30c050a30869f.jpg

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um projecto fácil de executar. Qual o tamanho do teu aquário? Já tive um setup semelhante, posso te dar um acompanhamento passo-a-passo.

Epa isso é espectacular, agradeço-te imenso essa ajuda.

 

Meu setup é o seguinte: (comprei o aqua a um amigo meu já com o material incluído, só comprei as plantas e mais um saco de areão)

Aqua aquatlantis 240L (120c 50a 40l)

25kg areão normal (não tenho substrato fértil, na altura quando montei e comecei o senhor da loja disse que talvez fosse melhor usar fertilizante de pastilhas porque ainda não tenho projecto definido e assim usar areão normal)

Termostato eheim 150W

Filtro externo JBL cristalprofi 701

Iluminação 1 lâmpada 30W que já veio com o aqua.

 

Quanto à água, ainda só tenho o teste de pH que está a 6.7 - os restantes testes estou à espera que os encomendei.

 

Foto do aqua actual

44d6fb0674ca0d88fdcf065db99fa61b.jpg

 

Lancei-me nisto um pouco do dia para a noite, se tivesse feito mais pesquisa e com mais capital teria feito algo um pouco diferente, mas acho que está bom para aprender tudo e as diferentes técnicas.

Nas últimas semanas tenho lido bastante e está a tornar-se cada vez mais interessante, tal que já estou a projectar dois projectos para o futuro ;)

 

Cumps

Editado por Simon Wiederkehr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisas de outro termostato 1w por l, e tu tens 240l e só 150w

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

Obrigado pelo feedback Ricardo, de facto necessito de mais um, mas este tem conseguido manter a temperatura constante a 25º.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm ok. Bom, filtragem está escassa, rapaz. Esse filtro precisa de apoio ou no futuro de ser trocado por um mais forte. Se fosse um aqua de 100-150 litros servia perfeitamente. Isto para te dizer que podes ter valores na quimica da água divergentes, de tempo em tempo, logo cautela com os peixes.

 

O termostato é um pouco limitado, se tivesses uma melhor capacidade de circulação de água, dava. Diria que deves estar com 24-26ºC temperatura agora, o que está ok. Mas compra algo mais forte se/quando puderes (Nunca encontrei sentido nestas regras "standard" de 1w/1litro de termostatos e luz... tudo depende do que queres fazer no aquário)

 

Para iluminação desse setup, 4x36W chegariam mas esteticamente ficaria incomodativo (tamanho reduzido da calha). Se puderes consulta aqui no fórum por calhas t5 4x54w (120cm), na secção de trocas/vendas de salgados e agua doce. Calhas com 3x54W também são benvindas mas por norma a diferença de €'s é pouca ;).

 

O areão que tens parece-me de tamanho razoável (um pouco maior do que prefiro) mas recomendaria substrato fértil. Esquece pastilhas, por agora. Estás numa fase inicial e queres que tudo o que faças dê certo e conitnue a motivar no hobby. E vai por mim, em aquariofilia, os problemas não faltam;) Logo o trabalho, preocupação (se te esqueces ou não estás em casa) e €€€'s (não fica mais barato) que poupas por largos meses é sempre melhor.

 

Sobre as plantas, nada a acrescentar. Apenas comprar as que prefiras ou se quiseres sê fiel á imagem. (Talvez tiraria a lótus até o aquário estabilizar.)

 

Há quanto tempo arrancou o aquário? Esses peixes estão bem ou andam mortiços?

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm ok. Bom, filtragem está escassa, rapaz. Esse filtro precisa de apoio ou no futuro de ser trocado por um mais forte. Se fosse um aqua de 100-150 litros servia perfeitamente. Isto para te dizer que podes ter valores na quimica da água divergentes, de tempo em tempo, logo cautela com os peixes.

 

O termostato é um pouco limitado, se tivesses uma melhor capacidade de circulação de água, dava. Diria que deves estar com 24-26ºC temperatura agora, o que está ok. Mas compra algo mais forte se/quando puderes (Nunca encontrei sentido nestas regras "standard" de 1w/1litro de termostatos e luz... tudo depende do que queres fazer no aquário)

 

Para iluminação desse setup, 4x36W chegariam mas esteticamente ficaria incomodativo (tamanho reduzido da calha). Se puderes consulta aqui no fórum por calhas t5 4x54w (120cm), na secção de trocas/vendas de salgados e agua doce. Calhas com 3x54W também são benvindas mas por norma a diferença de €'s é pouca ;).

 

O areão que tens parece-me de tamanho razoável (um pouco maior do que prefiro) mas recomendaria substrato fértil. Esquece pastilhas, por agora. Estás numa fase inicial e queres que tudo o que faças dê certo e conitnue a motivar no hobby. E vai por mim, em aquariofilia, os problemas não faltam;) Logo o trabalho, preocupação (se te esqueces ou não estás em casa) e €€€'s (não fica mais barato) que poupas por largos meses é sempre melhor.

 

Sobre as plantas, nada a acrescentar. Apenas comprar as que prefiras ou se quiseres sê fiel á imagem. (Talvez tiraria a lótus até o aquário estabilizar.)

 

Há quanto tempo arrancou o aquário? Esses peixes estão bem ou andam mortiços?

 

Boas Ricardo,

 

O Filtro tal como o termostato vieram com o aquário quando o adquiri. Sei que o não são o mais apropriado, mas a temperatura está estável (tenho uma casa quente o que facilita) e quanto à filtragem penso que está a correr bem (no futuro a ver se consigo trocar). Faço TPA semanais ca.15%.

 

O aquário tem neste momento 3 semanas e os peixes estão muito vivos e contentes, nadam por todo o lado, e direitos ;) Fiz os ciclos, com a ajuda de alguns produtos, estabilizador e isso.

 

Vou então investigar umas calhas para substituir esta, entretanto não vale a pena adquirir mais uma lâmpada para juntar a esta?

 

O areão definitivamente não é dos meus preferidos, mas é de fácil manutenção e de limpeza com o sifão, mas para colocar o substrato tenho que desmontar este setup todo e começar de novo, maybe nas próximas férias que isso dá uma trabalheira lol

 

Obrigado,

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Falas no trabalho que terás a desmontar esse aquário mas se queres ir para onde apontaste tens mesmo que o fazer, o pior que podes fazer é começares com atalhos. Nunca acabam bem.

 

Se tens que esperar pelas férias não faz mal, dá-te tempo para pensares em como executares o que pretendes e em adquirir o que precisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Falas no trabalho que terás a desmontar esse aquário mas se queres ir para onde apontaste tens mesmo que o fazer, o pior que podes fazer é começares com atalhos. Nunca acabam bem.

 

Se tens que esperar pelas férias não faz mal, dá-te tempo para pensares em como executares o que pretendes e em adquirir o que precisas.

 

 

Subscrevo a recomendação do Hugo Silva. Torna-se um melhor caminho perder tempo a ponderar e preparar o aquário com planeamento que mudar algo quando este já está a funcionar a algum tempo. Além de que há "timings" para tudo. Mudar o substrato é sempre uma mudança substancial no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acabas de receber excelentes conselhos pelo que não te vou dar mais nenhum. Referes que tens dois projectos em mente, presumo que um deles seja para executar neste aquário (embora não seja impossivel de vires a ficar com 3 aquas em casa), se for para executares outros projectos neste aqua, faz as aquisições já com esse projecto em mente, para posteriormente não teres que andar a adquirir novos materiais.

 

Abr e Boa sorte

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

 

Obriado pelos vossos conselhos, estou muito grato.

 

Portanto antes de me aventurar e alterar coisas neste scape, vou antes fazer um plano para o projecto que quero fazer, ver e adquirir o material necessário para depois passar à acção ;)

 

Quanto à iluminação, vou portanto procurar uma calha diferente ou ver se consigo fazer de electricista bricolage e transformar a que eu tenho ;)

Tenho é uma dúvida, depois para comprar lâmpadas, qual o tipo (côr, marca, etc. - material bom, não procuro o topo que não tenho €€ para tudo ahah ) que me recomedam para um projecto semelhante ao que mostrei acima?

 

 

Abraço

Editado por Simon Wiederkehr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais