Duvida de redutor para extintor CO2


miguel_156

Recommended Posts

Viva pessoal
Estou com uma duvida grande!
Posso ligar um redutor water plant wi-584, que segundo a informação na embalagem é um redutor de pressão, directamente á saída de um extintor de CO2 e depois fazer o que o pessoal costuma fazer que é apertar as pegas do extintor com uma abraçadeira plástica e depois é só regular as bolhas no regulador deste "redutor"
Já testei apertar o tal redutor numa garrafa e aperta 5 estrelas, é a mesma rosca mas aquilo parece-me tão pequenino para as imagens de outras montagens que vejo por ai na net!


3143r6h.jpg27zvu3d.jpg2w24rv9.jpg16hriph.jpg2j5hova.jpgwkjqbs.jpg

29eqide.jpg

Editado por miguel_156
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não indica esse modelo de garrafa, nem sei se serve..... achas que como pensas fazer consegues controlar a saída do co2? Isso não tem que apertar e sair tudo de uma vez?

 

Em caso de dúvida não utilizava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O manómetro aperta direitinho na boca de saída do extintor , a minha duvida, e é isso que me esta a meter medo, é se o extintor não terá pressão a mais para este redutor.

Na embalagem só refere as garrafas da waterplant mas ele aperta também no extintor de co2 !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aperta,pois a rosca é a mesma,esse redutor deveria estar ligado a um mono redutor,que vai fazer com que a pressão seja menor,para quem não sabe 1 extintor de co2 tem uma temperatura de 40 a 50 graus negativos,e uma pressão máxima de 145 bares.

Para usar 1 ext de co2,de maneira segura não deveria de ser com esse manipulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho um parecido com esse ligado a um extintor, está a funcionar bem.

 

É apertar bem, fechar o redutor, carregar no manipulo do extintor e verifica se não há fugas. Se não ouvires qualquer som de perca de gás é colocar a abraçadeira a prender o manipulo do extintor e abrir devagar o controlador de fluxo até ouvires o gás a sair.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, atenção que esse manómetro da TMC não é um redutor de pressão, mas sim um regulador.

Quero com isto dizer que, caso seja para usar apenas assim, directo ao aquário, não há problema, já se for para usar com uma válvula solenóide, não serve, pois há de chegar o dia em que a garrafa não aguenta a pressão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, atenção que esse manómetro da TMC não é um redutor de pressão, mas sim um regulador.

Quero com isto dizer que, caso seja para usar apenas assim, directo ao aquário, não há problema, já se for para usar com uma válvula solenóide, não serve, pois há de chegar o dia em que a garrafa não aguenta a pressão.

 

Não precebi a parte de "pois há de chegar o dia em que a garrafa não aguenta a pressão"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não precebi a parte de "pois há de chegar o dia em que a garrafa não aguenta a pressão"

já somos dois a não perceber... :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:tapfoot:

 

andre_inacio,

 

convém esclarecer essa afirmação, pois dá a sensação que dizes que a garrafa pode explodir, o que seria muito grave.

 

mais, esse tipo de afirmação deve ser fundamentada e não atirada para o ar, ok?

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:tapfoot:

 

andre_inacio,

 

convém esclarecer essa afirmação, pois dá a sensação que dizes que a garrafa pode explodir, o que seria muito grave.

 

mais, esse tipo de afirmação deve ser fundamentada e não atirada para o ar, ok?

 

cumps,

 

Viva amigo. A minha resposta não foi atirada para o ar, foi devidamente fundamentada em cima:

 

Viva, atenção que esse manómetro da TMC não é um redutor de pressão, mas sim um regulador.

Quero com isto dizer que, caso seja para usar apenas assim, directo ao aquário, não há problema, já se for para usar com uma válvula solenóide, não serve, pois há de chegar o dia em que a garrafa não aguenta a pressão.

 

Tive recentemente de mudar o meu sistema de CO2 pressurizado precisamente por essa razão.

 

Tenho uma garrafa e regulador igual a esses, ambos da TMC e, como queria instalar uma válvula solenóide, fui obrigado a mudar os manómetros precisamente pelo facto do que apresenta na imagem (igual ao meu) não ser um redutor de pressão mas sim um regulador, servindo apenas para mostrar a quantidade de CO2 que a garrafa tem e a quantidade a ser debitada para o aquário.

 

Confirmei as minhas dúvidas quando me dirigi à Aquaeden para fazer a instalação dos equipamentos, de que o sistema podia vir a rebentar ao instalar a solenóide caso me mantivesse com esse regulador de pressão. Neste momento tenho manómetro com regulador e redutor de pressão já com válvula solenóide a funcionar correctamente e em segurança.

 

Mas como refiro, se for para usar directo no aquário, sem ligação a uma solenóide, não há qualquer problema ;)

 

Espero ter sido claro desta vez ;)

 

Cumprimentos

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

assim está melhor, quer dizer então que está tudo bem com este sistema. :smile2:

 

se, porventura, se quiser acrescentar uma valvula solenóide é que poderá haver problema para a válvula solenóide, pois esta não irá aguentar a pressão de trabalho do regulador de fluxo, certo?

 

é que da forma como o amigo escreveu parecia existir o perigo da garrafa rebentar e afinal a válvula solenóide é que não irá aguentar a pressão de trabalho e não fechará a passagem do gás, correcto?

 

cumps,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente A.Ferreira.

 

Peço desculpa se não me fiz entender na primeira resposta, mas é isso mesmo, de momento não há qualquer problema com este sistema, foi apenas uma chamada de atenção para se no futuro o amigo miguel_156 sentir necessidade de fazer um upgrade ao sistema, tal como eu senti, já ter mais umas informações sobre o assunto ;)

 

Cumprimentos,

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpa andre_inacio, mas discordo TOTALMENTE do que dizes, e falo por experiencia própria. Aliás esse "Instrumento" É um redutor de pressão... se assim nao fosse a saida da garrafa poderia ser de até 150bars?!?! isso parecia um foguete. E a saida desse redutor é de aproximadamente 2Bars.

 

Se vires aqui neste tópico ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223242&hl=), fiz a experiencia, e comprovei, que funciona perfeitamente com uma valvula solenóide.

 

Isso de, um dia a garrafa rebenta, nao faz sentido absoluto nenhum, o que poderia rebentar e ai sim tinhas razão era se disseses que a valvula solenoite poderia rebentar, pq a saida do redutor poderia ter pressão a mais, mas visto q não é o caso isso nunca irá acontecer. A não ser q o redutor mande mais q 7 bars de saida ( que é normalmente o maximo q as solenoides aguentam, dependendo da qualidade ), ou então que a válvula solenoide não aguente com 2 bars ( isto então seria completamente absurdo... )

 

portanto,miguel_156, penso que podes usar isso sem problema, e se um dia quiseres meter solenoide, ve o meu tópico ;)

 

Espero ter ajudado a poupar uns trocos

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 

 

 

Confirmei as minhas dúvidas quando me dirigi à Aquaeden para fazer a instalação dos equipamentos, de que o sistema podia vir a rebentar ao instalar a solenóide caso me mantivesse com esse regulador de pressão. Neste momento tenho manómetro com regulador e redutor de pressão já com válvula solenóide a funcionar correctamente e em seguranca

 

Boa noite Andre,

 

Quer dizer, confiaste cegamente no Rui da Aquaeden e saiste de lá com mais uma pecinha, terá sido isso? Entao mas nao era melhor informares-te noutros lados tambem?

Na net encontras carradas de "reguladores com valvula solenoide".

O meu foi comprado na Aquaeden há uns anos e se bem me lembro ele queria que eu trouxesse uma valvula solenoide.

Nao percebo!

Nao percebo, mas acho que se o meu regulador permite que eu controle a pressao no conta bolhas, etc, porque nao posso por uma valvula soneloide á saida do regulador? A gente nao pode pensar so com a cabeca dos outros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.