Problema com discus


joao.pff@gmail.com

Recommended Posts

Boas,

 

A cerca de 1 mes comprei dois discus juvenis brilhante turquesa. Tinham um tamanho bastante semelhante, no entanto com o passar do tempo um deles têm se desenvolvido bem mais que o outro.

À umas duas semanas o maior assumiu o controlo do aquario te tal forma que o mais pequeno quase não come, apenas consegue petiscar qualquer coisa enquanto o maior não se apercebe disso, depois é uma correria.

 

Fora os momentos de alimentação as coisas até parecem andar relativamente calmas, o que é facto é que houve uma grande diferença enorme nos desenvolvimentos.

 

Será que devo interferir e separa-los durante algum tempo ou deixo estar e vejo como as coisas correm?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas dois discus dentro de um aquário, normalmente dá chatice, o que assumiu o papel de dominante, nunca mais vai deixar o outro em paz, acabará por definhar e morrer.

 

Na minha opinião tens duas alternativas, ou os separas ou compras mais uns 3, assim o dominante distribui tareia por todos :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questao é que nao tenho aquario para mais 3, so tenho 200l de aquario e tenho tambem outras especies.

o facto de os separar por 1 ou duas semanas quando os voltar a juntar a situação não ficará mais calma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Vitor deu uma boa sugestão. Dois discus é pouco, pois um tende a dominar o outro durante a alimentação. Mas pode haver também uma questão genética, um pode ter um crescimento mais lento, mais debilitado ou doenças congénitas. Num ser vivo que se reproduz ás centenas, não é de todo anormal.

 

Tenho actualmente um cardume de 10 discus de vários tamanhos e idades, mas pares com igual idade e diferença de tamanho substancial, com a mesma alimentação, quimica de água, etc. Como disse anteriormente, podem existir origens de gene ou saude, mas é natural haver algumas desproporções entre peixes da mesma desova.

 

Se continuar a definhar sem traços de problemas fisicos mas por escassa oportunidade de alimento, caso tenhas oportunidade, sugeria colocá-lo num aquário á parte com outros pequenos (2 ou 3).

 

Boa aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é perfeitamente normal.

o mais forte exerce dominância no mais fraco.

numa "ninhada" de discus, tens aqueles que se destacam, que são os maiores, e que crescem mais rápido, os "normais", que é a maior parte deles, e os "raquíticos" ou "manhosos" que são os que ficam para trás, e normalmente acabam por mais cedo ou mais tarde morrer.

 

o discu é um peixe de cardume, logo, quantos mais tiveres, melhor.

em 200 litros, podes manter uns 6 juvenis ou 3 ou 4 adultos.

o que tens mais no aquário?filtragem?

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho molys, espadas, plays e neos.

Filtragem 810L/h

 

Ja esta a ficar um bocadinho cheio, mas se calhar vou ver se arranjo pelo menos mais 1 discu

 

Ps: TPA entre 30 a 40 L por semana

Editado por João Pedro Ferreira Filipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto surgiu-me uma duvida, caso adquira mais discus deverão ser da mesmas estirpe ou poderão ser de outros, ou seja, haverá um dominante por estirpe ou será criado um dominante no aquario, como a todas as estirpes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o mal de se colocar só dois discus, isso só se faz quando formam casal....

 

Concordo inteiramente com o Rui, mais 2 ou 3 discus se possível do mesmo tamanho para andarem entretidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ate agora têm comido sempre, bem menos que o outro mas consegue ir comendo.

Coloco um bocadinho de comer de um lado, enquanto o maior esta entretido coloco mais do lado em que o mais pequeno está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais