"Musgo" de Rena (Cladonia rangiferina)


Raiquiis

Recommended Posts

Boas,

 

O que me sabem dizer sobre "musgo"(lichen) de Rena? Sei que é comum cá em Portugal e que é não é prejudicial para nós, mas será para animais de aquário?

 

Procurei pela net e não encontrei nada sobre esse assunto.

 

 

Então, para saber se sobrevive debaixo de água, decidi experimentar... xD

 

5zl542.jpg

 

Segundo a Wikipédia, o do lado esquerdo é Cladonia rangiferina e o da direita é Cladonia portentosa. Ou ao contrário, um deles é mais compacto que o outro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sou perito na coisa mas acho que vao morrer pois precisao de oxigenio digo eu mas se der forca lol

 

Desde que apanhe luz, faz fotossíntese. Logo, não deve haver problema, penso eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi nas fotos que colocaste parece que este se está a dar bem na água, será que este se iria aguentar num aquário ?!

 

A cor normal é um branco ligeiramente esverdeado, ou só branco, neste momento estão bastante verdes.

Ou está a morrer ou está a adaptar-se a tanta água, de qualquer das maneiras, daqui a 2/3 dias já devemos ter respostas. xD

 

Notar crescimento nisto é para esquecer, pois cresce 1/2mm por ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como os liquens são associações entre fungos e algas, penso que a alga vá sobreviver pelo menos durante algum tempo, mas atendendo à sua especificação em ambientes com pouca humidade temo que comece a apodrecer

 

Quanto ao fungo, quase de certeza, vai morrer e se calhar até é positivo para a qualidade da água que isso aconteça!

 

No entanto estou aqui a torcer pelo sucesso do teste porque o resultado é muito bonito!

 

Boa sorte e mantêm-nos informados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opinião do greenjam pois já estudei isto do líquen e aquilo sao dois seres vivos(fungo+alga) que se ajudam mutuamente.

 

Não acredito que sobreviva o fungo, mas a alga talvez... Devias mudar a água pois essa nova água irá ser trazer mais oxigénio e outros gazes, e também materia orgânica e inorgânica microscopia essenciais ao líquen.

 

 

Boa Sorte ;)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Update:

 

Não me parece que passe disto, deve só continuar a apodrecer...

 

 

 

ih8wmp.jpg

wgyyi0.jpg

 

 

 

Hoje comecei a fazer outra "experiência" com 2 musgos que encontrei, mais logo crio uma thread nova. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso! Faz experiências com musgos!!! :drool3::drool3:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais