preto e verde - 1º plantado


anaiv

Recommended Posts

Viva Álvaro,

 

Comecei por tentar remover os caramujos à mão, depois de perceber que era uma tarefa impossível optei pelas Helenas. Também considerei a questão da praga de Helenas, mas parece-me menos grave uma vez que são muito bonitas e discretas, passam a maior parte do tempo enterradas ou em locais com pouca iluminação.

 

Se acabarem por se tornar uma praga, devem ser mais fáceis de remover à mão porque são bastante maiores do que os outros.

 

Pode ser que daqui a uns meses comece a oferecer Helenas aos membros do fórum

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

o tanque está a rolar bem, a fauna parece saudável e a flora resplandecente ;) ... tive a minha primeira baixa de sempre, um dos "nariz de bêbado" começou a ficar com o nariz menos vermelho e depois desapareceu, presumo que o cadáver tenha sido devorado pelas "Helenas". Fiquei preocupado com os restantes mas aparentemente estão todos bem, espero que tenha sido um caso isolado.

 

As couves a crescer:

TODOS27_zpse9fe502e.jpg

TODOS31_zpsvxcvfoje.jpg

 

Introduzi mais duas espécies de Corydoras, apenas duas de cada porque não havia mais na loja. Curiosamente fazem cardume com as bronze, ou pelo menos seguem-nas de perto:

TODOS34_zpsoahilzsx.jpgTODOS33_zpsmgpd1qui.jpg

 

Também coloquei um conjunto de tubos que tinha colado em Janeiro mas que ainda não tinha introduzido porque ainda sentia um leve aroma a silicone, a ideia é criar esconderijos:

TODOS37_zpsdqdtkcqa.jpg

 

As "Helenas" ultimamente andam super taradas, passam a vida em poses impróprias para menores:

TODOS38_zpst7o7prpj.jpg

 

A descansar depois da maluqueira ;) cada vez acho mais piada a estas caracoletas, aparecem nos sítios mais incríveis e são muito bonitas, espero ter uma invasão delas....

TODOS32_zpslnctnop7.jpg

 

Uma curiosidade, os "bêbados" e os "neon" habituaram-se a atacar a ração das "Cory", ultimamente coloco pastilhas a contar com eles. será que lhes fazem mal? Terá alguma relação com o óbito recente?

TODOS36_zpsyuupc8mp.jpg

 

Por agora é tudo, prometo manter actualizado.

 

Até breve,

 

Viana

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

tens um aqua mt interessante, mas como já foi referido, perdes-te tempo com a colagem das pedras podias ter pormenurizado um pouco mais.

na minha opinião a areia branca matou o aquario, estava com um aspecto mt dark mas que se conseguia reavivar com peixes e umas plantas como fizes-te (jogar com o preto, o verde das plantas e os teus peixes ficavam com um look divinal).

 

isto é so a minha opiniao pois gosto dos aquas negros, e a flora e os peixes saltam a vista.

 

continua assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pelu,

 

se fosse agora não optava pela areia branca, sinceramente gosto de ambas as opções, mas manter a areia branca mesmo branquinha é muito difícil.

 

O mais provável é alterar, cada vez que faço uma TPA e respectiva sifonagem, uma boa parte de areia é retirada... vamos ver no que dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive para seguir a tua ideia com as pedras no meu porque tinha comprado ardósia para fazer a montagem. Mas depois acabei por me render à Seiryu Stone.

 

Já ponderaste fazer algum tapete?

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Metaleiro,

Embora tenha alguma experiência com aquas este é o meu primeiro projecto com peixinhos e plantas... Neste low tec não me parece possível, teria que trocar o substrato e desfazer a montagem que ainda é recente.

Está na forja uma construção com o mesmo método que vai alegrar bastante o aquário, mas neste momento só tenho tempo para a manutenção.

No próximo é garantido.

Já agora parabéns pela evolução do teu trabalho, tenho acompanhado de perto e parece correr tudo sobre rodas.

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

 

venho fazer uma actualização do estado do meu tanque, alterei a posição de uma pedra e o aquário agora parece muito maior. Também fiz podas e transplantes e portanto mais plantas a cobrir uma área maior.

 

A melhor notícia foi ter encontrado uma Corydora com cerca de 4/5 mm entre o musgo e os tubos de esconderijo que introduzi recentemente, pelos vistos cumpriram a função.

 

Vista geral

TODOS41_zpsgwlzhayb.jpg

 

As "couves" de boa saúde

TODOS46_zpsvv2fwsi9.jpg

 

O local onde a micro cory tem aparecido, hoje estive mais de uma hora com o tripé montado mas ela só mostrou a pontinha da cabeça durante uns escassos segundos....

TODOS45_zpsqkwa2ucv.jpg

 

As últimas plantas foram colocadas com uma técnica que recomendo, como a zona que tinha substrato fértil com areia grossa já está completamente plantada, tenho colocado as plantas na zona de areia fina dentro de vasos com substrato fértil... como tenho xistos na vertical consigo esconder os vasos e fornecer bastante substrato a cada planta.

 

Por agora é tudo, espero que continue no mesmo ritmo, devagar mas sem percalços!

 

Até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

 

sem querer estou a fazer criação de corydoras.... da primeira postura restou uma sobrevivente, sem grandes esconderijos, com poucas plantas e sem alimentação adequada.... para dizer a verdade, só me apercebi da criatura quando apareceu pela primeira vez com cerca de 4/5 mm.

 

Agora tenho MUITOS mais ovos e tubos de pvc cobertos com musgo como esconderijo, vamos ver no que dá... tenho 5 posturas visíveis.

 

Não tenciono interferir no processo, na natureza também não há auxílio e a reprodução acontece. Claro que retirando os ovos para uma incubadora ou para um aquário de reprodução, os números seriam muito mais elevados.

 

Ainda bem que não enchi o aquário com peixes, por este andar vou ter um cardume jeitoso de corys!! ;)

 

A sobrevivente:

TODOS50_zpsni9vo2rz.jpg

 

As posturas (que consigo fotografar):

TODOS53_zpszoqeuq0i.jpg

TODOS51_zps29owteeh.jpgTODOS52_zpsxdii5pgj.jpg

 

Espero ter (muitas) novidades para breve...

 

Cumprimentos.

Editado por anaiv
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ora viva,

 

caro Metaleiro, infelizmente ainda não encontrei petizes, não sei quanto tempo demorou da última vez a aparecer mas parece-me que já passou bastante tempo..... ainda tenho alguma esperança!

 

Ficam algumas novidades, recentemente introduzi um casal de Ramirezi - espero que seja um casal, pelo menos foi vendido como tal. Um deles é muito tímido, ficam as fotos possíveis:

ramirezi_zpstc7lsjir.gif

 

Acho que ainda é cedo para perceber se é macho ou fêmea, mas se alguém souber identificar agradeço......

 

Outra novidade é uma Tetra Congo prenha, pelo que investiguei é muito difícil dar frutos num comunitário, as congo espalham os ovos pelo aquário e não os guardam.

congo_zpsjfxkf90m.gif

 

Preciso de arranjar uma lente para macros, a que estou a usar é uma 18 - 105 e o resultado está à vista....

 

Até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui uma foto do macho

ramirezi_m_zpsnllda7po.jpg

 

mais uma da fêmea

ramirezi_f_zpsuj7t8thb.jpg

 

os dois frente a frente

ramirezi_fEm2_zpsrvdx345z.jpg

 

Foram identificados na secção CICLIDEOS ANÕES embora ainda sem confirmação a 100% por ainda serem muito jovens.

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ACTUALIZAÇÃO:

 

O aquário tem agora cerca de 5 meses, deixei de usar químicos para estabilizar o Ph que agora se encontra a 6.5

 

Faço uma TPA de cerca de 45 litros com água que fica em repouso num poceiro cerca de 4 a 5 dias, nesse período vou ligando e desligando um oxigenador para evitar a estagnação, 24 horas antes ligo um aquecedor para colocar a água à temperatura do aquário.

 

Como não uso CO2 as plantas não crescem a grande velocidade mas apresentam boa coloração.

 

A fauna aumentou um pouco, tenho agora um cardume de cerca de 20 nariz de bêbado, 10 neons, 10 coridoras (1 nascida no tanque), um casal de tetra congo (deviam ser mais), um suposto casal de ramirezi que não me canso de fotografar....

TODOS73_zpsnihjep5a.jpgTODOS76_zpsm1ndhe4c.jpgTODOS77_zpsjnzhwxgz.jpgTODOS79_zpszwxtawrg.jpg

 

Entretanto adquiri estes belos espécimes a um membro do fórum, pelo menos um deles já trocou de camisa.....

TODOS80_zpsisoavbap.jpgTODOS81_zpshvoqs09i.jpg

 

E uma vista geral com iluminação secundária:

TODOS72_zpsde2ivujb.jpgTODOS71_zpsdyhqg9ak.jpg

TODOS70_zps1udnv2bh.jpg

 

E por agora é tudo, cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas anaiv

 

Estou a gotar muito deste aquario ;) está muito saudavel e com uma boa população

 

Quanto ao congo realmente acho que merecia mais uns companheiros mas a sua reprodução em comunitario é realmente complicado

 

Se esse ramirezi fosse selvagem era uma raridade... mas como não é as barbatanas longas são normais

 

São simplesmente produto de uma apuração por reprodução seletiva ;)

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bolas, e eu a pensar que tinha um espécime extraordinário.... ;) e a dita fêmea? É macho?

 

Os Congo deviam estar em cardume, não estão porque o macho é um bocado agressivo com a fêmea. Com os restantes habitantes é pacifico, mas a fêmea não tem descanso. Será falta de cardume?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz perguntas a vontade ;) se eu puder ajudar melhor

 

Congos devem sempre estar em cardume

 

Quanto ao casal estas a falar dos congos ou dos rams?

 

Sent from my X10i using Tapatalk 2

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As últimas questões são todas sobre os ram.

 

A sério? É normal serem tão territoriais? Sendo macho e fêmea não deviam ser mais permissivos?

Quanto tempo demoram a formar casal? Ou podem mesmo não formar?

 

Agradeço a disponibilidade, ando apaixonado por esta dupla mas um bocado triste por se darem tão mal. Não é que seja constante ou muito grave, mas demonstram grande territorialidade e esperava outro comportamento entre macho e fêmea da mesma espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São ciclídeos por isso os territórios é normal...

 

Cada peixe é um peixe e apesar de certas pessoas gostarem de dizer que membros da mesma espécie agem todos da mesma forma é mentira

 

Como são macho e fêmea o melhor que tens a fazer é manter a água em condições e ter paciência

 

Pode ser que tenhas sorte e eles acabem por fazer posturas ;)

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NOVIDADES:

 

As Corydoras voltaram a brindar o aquário com nova postura. Desta vez os Ramirezi começaram logo a debicar os ovos e por isso optei por dar um empurrãozinho à Natureza....

 

TODOS90_zpsmxcjkdck.jpg

Tenho um aquário de 60 litros desactivado, mas como não tinha água em repouso optei por usar uma jarra de 6 litros com água do aquário. Tem aquecimento e um oxigenador (parece que os ovos gostam).

TODOS91_zpsblzdq2vs.jpgTODOS92_zpsluoypmix.jpg

Também retirei vário ovos agarrados à base de um filtro interno que utilizo como bomba de circulação - ajuda a manter o areão limpo, ligo alguns minutos depois de alimentar os peixes e os restos de comida voltam a circular.

 

TODOS94_zps4ockirzm.jpg

 

Acho que estes últimos são os que têm maiores probabilidades de vingar, não foram raspados apenas transferidos.

Agora resta esperar.....

 

 

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ovos já eclodiram, tenho imensa pena de não conseguir fotografar, precisava de uma lente macro ou de um microscópio..... não são mais do que uns ovos com uma pequena cauda.

 

Tenho pesquisado bastante sobre a criação desta espécie mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão sobre como alimentar, uns dizem que dão pastilhas esmigalhadas, outros falam em infusórios - parece-me mais lógico usar os últimos, por outro lado dizem que suja bastante a água....

 

Vamos ver se consigo safar estes pequenotes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.