preto e verde - 1º plantado


anaiv

Recommended Posts

Caros Aquariofilistas,

 

em 2007 realizei um desejo de longa data e comecei um pequeno biótipo com 3 Corcunda do Mississipi. Inicialmente o pequeno aquário de 60 litros serviu perfeitamente mas graças aos bons tratos as raparigas rapidamente atingiram dimensões desadequadas para o aqua.

 

Em 2010 comprei um aquário usado de cerca de 200 litros onde viveram alegremente até o mês passado. juntamente com o aquário veio um Pimpão, uma Carpa e mais 3 peixes pretos que não consigo identificar - a outra opção era devolver à Natureza peixes que viviam num aquário desde pequenos - para instalar os peixes fiz um pequeno lago onde parecem viver bem... o lago é outra conversa, prometo tópico em breve.

 

Neste momento as tartarugas passaram para um aquário maior e mais apropriado - mais largo e mais baixo - fiquei com o anterior livre, e assim nasce o plantado.

 

Dimensões: 90 x 41 x 50 - 184 litros?

 

Substrato: 1ª camada - Plant Growth Substrate (tropica); 2ª camada - areia preta grossa; 3ª camada - areia branca fina (excepto sobre as plantas)

 

Pedras: Xisto - colado com silicone alimentar

 

Filtragem: filtro externo na tampa do aquário - não sei qual é o caudal da bomba porque já não é visível, mas conseguia manter limpa a água de 3 tartarugas adultas, portanto deve ser potente qb.

 

Flora: Hygrophila Corymbosa, Microsorum Pteropus e Rotala Rotundifolia

 

Fauna: O aquário ainda está em ciclagem, mas estou a pensar em Guppys (2 machos e 6/7 fêmeas) - será demais? Estes malucos são piores do que os ratos... e a malta que trabalha, 5/6 coridoras e 1 Comedor de Algas Siamês.

 

Como tenho um grave problema de PH na água da torneira - 8 à saída da torneira - estou a pensar utilizar um produto que estabiliza e mantêm a 7.

 

A montagem:

 

K0a0Mb.jpg

 

Junção de pedras com silicone alimentar

 

yY9XLm.jpg

 

Entalhes para concentração de substrato

 

zujx2F.jpg

 

L5PwIC.jpg

 

Substrato fértil

 

PsYOFJ.jpg

 

Substrato preto - granulado grosso - muito bonito, ainda não sei se não me arrependi de o ter tapado com a areia branca, achei que não fazia contraste qb com as pedras... e também não era suficiente.

 

nJpwOE.jpg

 

Camada final de areia branca, excepto onde plantei.

 

jHDOka.jpg

 

sistema de filtragem

 

tpAjd9.jpg

 

Montagem final.... agora resta esperar pelas famosas bactérias para completar o ciclo.

 

Ainda vou colocar mais uma camada de areia branca devidamente lavada, a que está tem muitos apontamentos de preto de restos do areão preto que voltaram ao de cima quando ao encher o aquário se libertaram algumas bolhas de oxigénio.

 

MGfscK.jpg

 

Estou com alguns problemas com esta peça, embora trabalhe bem - com um caudal considerável, faz um barulho muito grande que penso que poderá prejudicar o bem estar dos peixes... sabem se há alguma loja especializada que me consiga arranjar um modelo igual?

 

Nota: não é exactamente esta, é uma do género... já desmontei todas as bombas que tinha em casa e nenhuma é igual, ainda me resta abrir uma mas não tenho grande esperança...

 

dGkUPH.jpg

 

 

Cumprimentos,

Nuno Viana

Editado por anaiv
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema de PH resolvido, apliquei o líquido de tratamento de água - anti-cloro - que pelos vistos também equilibra o ph... neste momento está com 7 certinhos e em ciclagem.

 

8wdiIR.jpg

 

Também resolvi o problema do barulho, coloquei a cabeça de um filtro com 670 lt /hora a servir de bomba para o filtro.

 

jCGYKC.jpg

 

Apliquei uma esponja molhada ao redor do motor para evitar aquecimento e diminuir o ruído. Está a funcionar muito bem.

 

9PWsZU.jpg

 

Resta esperar pelo fim do ciclo para começar a colocar bicharada.

 

Este é o estado actual, ainda tenho que resolver o tubo de entrada de ar, na montagem colei-o com silicone mas descolou-se por causa da curva que faz ao entrar na tampa - acho que vou furar a tampa no canto.

 

E6jFQZ.jpg

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o ruído deve ser de ter folga, cuidado é não aqueça.

 

Aquela pedra inclinada do lado direito não pode ferir algum peixes que se assuste e nade desalmadamente ?!?! cuidado.

 

De resto está giro, podias ter declives maiores, aproveitado o sistema que fizeste da colagem das pedras (excelente ideia, copiem pessoal) e fazias algo tipo dunas, com esse sistema deveria ser mais fácil segurar as dunas no lugar, digo eu..

 

Muito bom vai atualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo,

 

obrigado pela resposta e opiniões.

 

As pedras são de xisto e muito finas, por isso lixei os contornos com uma lixa muito fina de forma a prevenir feridas. Também não tenciono colocar peixes com mais do que 5 cm, penso que para esses este tipo de obstáculo é pacifico...

 

Quanto à colocação das pedras é difícil partilhar a verdadeira disposição, como o vidro frontal é curvo dá uma ideia muito diferente do que realmente é.... por exemplo, a composição parece estar centrada e na realidade está muito mais para a esquerda do que para a direita......

 

Claro que esta questão da "decoração" é muito discutível, a minha intenção é ter um "forte matagal" na parte de trás e uma bela praia de areia branca. Penso que depois das plantas crescerem vai ficar muito melhor.

 

Agora peço-vos ajuda na escolha da "bicharada", inicialmente tinha pensado em guppys, mas depois de ver diversas montagens fiz uma selecção diferente:

 

1x comedor de algas siamês - temperatura: 24/26º - ph: ?

 

4/6 Coridoras (anãs?) - temperatura: 24º - ph: 7/ 7,2

 

1 casal Ramirezi - temperatura: 26º - ph: ?

 

cardume de Pseudomugil Gertrudae - temperatura: 23/30º - ph: 5,2 / 7,6

 

Ainda me falta reunir MUITA informação para decidir qual a fauna a inserir.... as Coridoras (ainda não sei quais) e o Comedor de Algas são quase certos, assim como camarões e caracóis. O Ramirezi e o Gertrudae precisam de mais investigação mas parecem-me ambos magníficos.

 

Alguma contradição na escolha? Alguma espécie vai incomodar a outra? Parâmetros de água muito diferentes?

 

Já agora, alguma destas espécies atacam as plantas?

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Cumprimentos,

Nuno Viana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoal,

 

tenho imensa pena que ninguém se interesse por este projecto, gostava de ter a vossa opinião sobre a fauna a colocar mas parece que o tanque não suscita grande interesse.... ainda assim vou actualizar, pode ser que um dia destes alguém "apareça".

 

O aquário está quase "maduro", passaram cerca de 3 semanas desde a montagem e tudo corre bem. As plantas têm folhas novas e bom aspecto e a água está bastante cristalina.

 

Tive alguns problemas com o ph, mas resolvi com este produto:

PH_REGULADOR-TAMPONADOR_zps43c7cd54.jpg

 

É regulador e tamponador em simultâneo, pelo menos é o que anuncia e tem resultado.... este produto tem a vantagem de ter a capacidade de colocar a água com diferentes ph conforme a quantidade utilizada, claro que também pode ser uma desvantagem se não for aplicado correctamente uma vez que consegue baixar o ph até aos 5.8.

 

Para quem não acompanhou o início, a água da torneira cá de casa sai a 8, por isso vou ter sempre que actuar com químicas. Neste momento está entre 6,6 e 6,8, é muito difícil ser rigoroso com os testes líquidos, a escala de cores é muito reduzida e não permite uma leitura aferida.... para garantir estabilidade dos parâmetros, primeiro faço um teste à água do aquário e depois vou testando a água da TPA até atingir a mesma cor.

 

No final da semana passada comecei a ter alguns problemas com algas, principalmente nas folhas das plantas - os famosos pontos castanhos - introduzi um otocinclus que resolveu o problema com muita competência. Uma foto do meu Pioneiro / Herói....

PIONEIRO_zps6b623a9b.jpg

 

Em breve vou começar a introduzir fauna, em princípio devo colocar 5/6 coridoras e 2/3 cardumes de tetras.

 

Até breve.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Falas em colocar um CAE, eu evitava, primeiro por uma questão de gosto acho o bicho muito pouco engraçado principalmente quando cresce e eles crescem, depois porque têm tendência para se tornar um pouco agressivos, em vez disso arranjava mais 2 ou 3 companheiros para o Otto que ai tens e se gostares um ou 2 SAE(procura por Crossocheilus Siamensis se não conheceres)´e umas quantas Caridinas Japónicas e ficavas com uma equipa de limpeza de luxo.

Coridoras coloca pelo menos 6 pois são um peixe de cardume e 6 é o mínimo aconselhável, eu faria um cardume de 10.

Pensa também, em vez de 2 ou 3 cardumes pequenos de Tetras, escolheres uma espécie, a que gostares mais, e colocares um cardume grande dessa espécie em vez de 2 ou 3 de espécies diferentes o efeito é muito melhor.

De qualquer maneira são apenas sugestões, independentemente do que escolhas, coloca os peixes com calma uns quantos de cada vez e com uns dias de intervalo, para o aquário ter tempo de se ir adaptando ao aumento da carga.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva TAZ,

 

investiguei melhor o CAE e realmente há muitos relatos de comportamentos agressivos, já tinha decidido colocar apenas otos, ainda não adquiri mais porque não tenho algas suficientes.....

 

As Coridoras são garantidas, ainda não estão no aqua porque estavam esgotadas, acabei por começar com uma dúzia de tetras neon e estou muito satisfeito com a escolha sempre adorei estes malucos, a luminescência é extraordinária.

 

Penso que a seguir vão entrar as Coridoras (6 exemplares) e mais 6 tetra neon, estou a considerar adicionar 6 neons rosa para ver se adoptam o cardume de neons, pelo que tenho lido parece que sim... alguém testou?

 

O otto está muito maiis activo desde a chegada dos neons, agora nada pelo aquário antes ficava sempre colado ao vidro ou alguma pedra.

 

PIONEIRO2_zpsa0c082fb.jpg

 

neon1_zpsf1675287.jpg

 

 

 

neon2_zps92e49a42.jpg

 

neon3_zpscde7112b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

realmente há evolução, as plantas estão cheias de folhas novas e a fauna cresceu consideravelmente....

 

O PH está entre 6,6 e 6,8 - é difícil determinar porque os testes de cores são muito imprecisos - para evitar oscilações quando faço TPA tenho o cuidado de fazer um teste e reservar para depois "temperar a água" num poceiro de 50 litros e obter a mesma cor. O tempero é feito com 4 chaleiras de água quente, 2 colheres de disco buffer e 10 ml de acondicionador (metais pesados e cloro) + 44 litros de água del cano.

 

Tenho feito TPA ao fim-de-semana e os testes de NH3/NH4 indicam estar tudo bem.

 

Fauna actual:

 

3 otocinclus

 

6 corydoras - uma delas não aparece há vários dias.... o aqua tem bastantes esconderijos, mas parece-me demasiado tempo escondida - espero estar enganado.

 

12 tetras neon

 

1.0000.00 physas, mas em contagem decrescente porque comprei 2 helenas cheias de fome, hehehe!

 

As fotos estão cheias de reflexos e a lente não é a mais indicada para planos de pormenor mas dá para dar uma ideia da evolução do ecossistema.

 

todos1_zps6b664428.jpg

 

O otto que queria ser Cory... também tenho uma Cory que queria ser Otto, passa a vida a limpar vidros, plantas e pedras, todas as outras andam juntas no fundo.

todos3_zps9c606646.jpg

 

O canto mais concorrido do aqua...

todos4_zps68beecb9.jpg

todos6_zpsc1d7d9b0.jpg

 

Uma das devoradoras de pragas

todos5_zpsfe2e0cb4.jpg

 

Em breve vou fazer um vídeo com uma GoPro para curtir o ambiente e perceber o nível de ruído a que o peixes estão sujeitos.

 

Entretanto deixo-vos uma pequena animação da evolução do aqua:

anim-4estados_zpsyf34y6jb.gif

 

Até lá, Viana.

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei particularmente da colagem das pedras e tal! :) como já referiram anteriormente aproveitado o facto de estares a ter trabalho na colagem podias te-la refinado um pouco mais e não deixar tão linear... mas ainda assim esta interessante.

 

Acho que deverias investir em mais plantas, com um toque de vermelho!

 

Vai actualizando

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

ontem desmontei o aquário "todo" para adicionar uma planta nova.... gosto muito do sistema de filtragem do aquário - na tampa - mas quando é preciso mexer a sério dá muito trabalho. A vantagem é não ter inundações e a facilidade na limpeza e manutenção.

 

Deixo-vos umas fotos da planta nova e do sistema de filtragem.

 

PLANTA01_zps04c7099a.jpg

 

o filtro com uma lâmpada dos chineses, funciona como iluminação secundária e fica ligada mais duas horas depois da principal apagar. Supostamente gasta 2w e desde que a apliquei notei um grande aumento no crescimento das plantas, será coincidência?

 

Na verdade queria uma moonlight, é um dos investimentos futuros....

PLANTA03_zpsfee71282.jpg

 

a tampa com a iluminação principal. não desmontei porque me pareceu complicado e como está a funcionar plenamente...

 

Estes foram os valores que retirei, alguém sabe dizer se esta lâmpada á suficiente?

 

Lâmpada: Type FD 20 1010 // 18 - 20 w, 230 v, 50 hz // tw 130, AT 60/90

Arrancador: FS-22 // F4w... 6w // F14w, 15, 16... 22w // CF 18 w

PLANTA04_zps2cc4c6df.jpg

 

O sistema de trocas, a água vem del cano por mangueira para um balde de 50 lt, é temperada com água aquecida na chaleira eléctrica, leva discus buffer e condicionador anti-cloro.

PLANTA02_zpsba40ddb4.jpg

 

Tinha feito esta peça para criar mais esconderijos, mas depois de uma semana dentro do autoclismo ainda cheirava a silicone e por isso não coloquei. Na verdade já existe uma "gruta" de baixo da pedra da direita, mas não me parece ser muito concorrida...

PLANTA05_zpse63a5f57.jpg

 

Falta uma foto da vista geral, e o tal vídeo que prometi... talvez depois de almoço!

 

Cumprimentos,

Nuno Viana

Editado por anaiv
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o vídeo prometido, não está grande coisa porque foi a primeira experiência, devia ter filmado de noite apenas com as luzes do aquário... vivendo e aprendendo!



Boas Festas para todos vós.




http://vid1373.photobucket.com/albums/ag382/nmrviana/pretoeverde_zpsaucbbehn.mp4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Gostei principalmente da montagem do layout, bastante cuidada mas poderias ter-te aventurado mais e construir algo mais arrojado.

Quando inicialmente vi a tua montagem do lado esquerdo do aquario lembrei-me dos canteiros de jardim, todos certinhos e perfilados.
Tirando esse aparte, nota-se que o aquario vai-se desenvolvendo em boas condições.

 

Essa lampada é de 20wts, tens que ver se é o suficiente para a litragem do aquario. Sei que neste momento não se aplica tanto a relação w\l e aposta-se nos lumens\litro mas se antes servia e havia plantados, agora na falta de melhor tambem serve. :)

Já agora, qual o nome da planta que adicionaste ?

 

Feliz Natal

 

Cumps

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a planta nova é uma Spathiphyllum que pelos vistos é uma planta terrestre que se dá bem dentro de água... quando a comprei, numa loja de referencia, foi-me vendida como aquática e até agora está a dar-se lindamente submersa, até já tenho mais flores a rebentar.

 

Encontrei esta citação num site sobre plantas:

 

"O lírio-da-paz é por vezes utilizado como planta de aquário, o que diz praticamente tudo sobre a forma correta de o regar. Ele adora água e deve ser regado com abundância. Quando lhe falta água, as folhas ficam caídas, embora recuperem rapidamente depois de uma boa rega."

 

Presumo que as semeiem em ambiente aquático e por isso estejam habituadas a estar submersas... vamos ver no que dá, se notar degradação, salta fora!

 

E agora vamos ao que interessa, fotos:

 

Uma vista geral onde se pode confirmar o crescimento acentuado das plantas desde o fds passado - malditos reflexos...

TODOS23_zps770c8906.jpg

 

Placa de aglomerado revestida com vinil preto fosco para a parte de trás - tenho vinil fosco colado no vidro, com esta placa consegui uma profundidade muito interessante.

TODOS20_zps6f87d67d.jpg

 

Um dos novos habitantes, um casal de Tetra do Congo, o macho já adquiriu as cores que tinha na loja e que perdeu com o transporte, a fêmea está a recuperar mais lentamente mas são ambos muito interessantes.

Embora sejam pacíficos, tiveram o resultado que esperava, ou seja, reorganizar o aquário. Antes os neons andavam espalhados pelo aquário, agora têm tendência a estar mais agrupados.

É muito interessante observar este comportamento, embora não tenho medo de se aproximar dos "Congos", instintivamente na presença de um peixe maior formam cardume.

TODOS24_zps979c1983.jpg

 

Neste momento estou contente com o desenvolvimento do aquário mas ainda tenho um problema para resolver, o sistema de filtragem não está a 100%.

Actualmente a água está cristalina mas com recurso a dois filtros internos auxiliares, um deles estava previsto mas apenas como filtro biológico auxiliar e para criar uma corrente no fundo de forma a minorar a acumulação de detritos, mas neste momento estão ambos a funcionar como filtros mecânicos auxiliares.

O problemas está na captação de água, a cabeça de filtro que estou a usar

filtro1_zpsabe4bd21.jpg

 

tem uma capacidade de 700 Lt/h o que seria suficiente para cerca de 170 litros de água, o problema é a captação, normalmente é feita por um tubo e neste caso é feita por uma caixa e por isso não cria fluxo suficiente para absorver os inertes.

 

Quando o aquário era habitado por 3 tartarugas adultas funcionava bem porque usava uma bomba no fundo com um tubo até à entrada do filtro, com os peixes não posso usar o mesmo sistema, além de ser inestético, o mais provável seria puxar os peixes para uma morte certa....

 

Ainda não sei muito bem como vou resolver a questão, o ideal seria encontrar uma bomba igual à original, mas como o aquário já tem uns anos é extremamente difícil, terá que passar por uma engenhoca. Também faz parte do hobby :idea2:

 

Até breve, cumprimentos,

Nuno Viana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo !!

 

Está muito bonito seu aquário gostei bastante, só acho que falta uma cor vermelha nele, não acha, o que acha de colocar uma planta vermelha ?

seria legal colocar mais umas pedrinhas mais no meio dele, na minha opinião ficaria sensacional

 

más particularmente, meu parabens, está mais bonito que o meu ahahhaa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo !!

 

Está muito bonito seu aquário gostei bastante, só acho que falta uma cor vermelha nele, não acha, o que acha de colocar uma planta vermelha ?

seria legal colocar mais umas pedrinhas mais no meio dele, na minha opinião ficaria sensacional

 

más particularmente, meu parabens, está mais bonito que o meu ahahhaa

 

Obrigado Bernard

boas

gostei muito da colagem das pedras, sao tipo do quintal? ou compraste em algum lado?

 

Viva, as pedras são retiradas da Natureza, encontrei em casa de um amigo que me ofereceu porque conseguia arranjar mais. São da zona centro do País, não sei precisar onde mas posso perguntar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho uma grande praga de caracóis, provavelmente comida a mais.... tenho três Helenas que não conseguem dar conta do recado, felizmente esta semana estiveram bem presas e encavalitadas, pode ser que venha um batalhão de Heleninhas para ajudar o controlo de pragas.

 

TODOS26_zps81a786a3.jpgTODOS30_zps5ae5e397.jpgTODOS27_zpse9fe502e.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu não percebo,comprar Helenas para acabar com a praga de caramujos,

e acabas por ainda vires a ficares com uma praga de Helenas,na minha

opinião antes quero uma praga de caramujos (caracois) do que ter as

ditas Helenas,mas isso sou eu,e esta e a minha opinião.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As helenas demoram algum tempo até virarem praga e as condições têm de ser boas para elas. Precisas de cerca de 2 meses para as helenas acabarem com a praga de caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.