preto e verde - 1º plantado


anaiv

Recommended Posts

Hoje foi dia de limpeza, retirei o corpo do filtro interno com restos de ovos e muita porcaria do fundo... usei uma seringa com um tubo de ar para aspirar o fundo, o processo demorou mais de uma hora, significativamente mais tempo do que necessito para limpar o aqua de 180 litros....

 

Tenho dezenas de micro-corydoras, são tão pequeninas que nem dá para contabilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades....

 

Das Corydoras nascidas da postura a 7 de Maio restam 14 lutadoras

 

TODOS101_zpsejhhe66n.jpg

 

Comecei uma cultura de artémia mas a primeira tentativa não correu bem, hoje reiniciei o processo

TODOS105_zpscibhuuum.jpg

 

Finalmente retirei as sobreviventes do "aquário" redondo onde eclodiram, esta é a casa nova

TODOS106_zps0msxbfa2.jpg

 

Os camarões também tiveram direito a um canto novo - esqueci-me de fotografar - é um pedaço de bambu, mais do que seco e bem tratado - que colei ao vidro com uma ventosa...

Parecem estar de boa saúde, pelo menos cresceram imenso desde a última vez que os fotografei.

TODOS103_zpsoof8rvdg.jpgTODOS102_zpssk9280eh.jpg

 

E por agora é tudo, até breve.

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

E aqui está a casa nova dos camarões, nunca mais abandonaram o local... no fim do mês vou receber mais marisco.

 

camaroes1b_zpsscqqcltk.jpg

 

Da primeira experiência de reprodução de Corydoras restaram cinco sobreviventes, acho que estas já não correm perigo, pelo menos já são granditas.

 

minicory2b_zpsroym1bpo.jpg

 

Este é o aspecto actual do aquário de criação

 

minicory1b_zpslrci3hfg.jpg

 

Além do filtro interno tenho um filtro biológico experimental.... usei a esponja que tinha no "filtro esponja" e juntei algumas plantas. Mal não fará....

 

minicory3b_zpsagz2d4ku.jpg

 

Os Ram parecem ter finalmente formado casal

 

ram3b_zpsvtiafqhr.jpg

ram10b_zpsgdhg4hx5.jpgram5b_zpszvi4c3dn.jpgram4b_zpspukh2gfy.jpg

 

Os outros habitantes também parecem de boa saúde

 

neon1b_zpsvwj45os6.jpgbebados2b_zpsyihsgizu.jpgbebados3b_zpsx89vhdpx.jpg

 

Alguém consegue identificar estas Cory? Comprei-as como Sterbai mas nem sequer são parecidas. Parecem estar sempre em corte, pode ser que tenha sorte....

 

cory2b_zpsujleyn7t.jpgcory1b_zpsrl7m9gvr.jpgcory3b_zps9qxujvf1.jpg

 

Entretanto comecei a fazer fertilização liquida com micros e adicionei bloodworms, dáfnias e tubifex ao granulado e flocos.

 

E por agora é tudo, até breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Bela idéia a colagem das pedras, mas demasiado linear, a pedra central deveria ter ficado mais pelo lado direito e mais inclinada fazendo realçar mais possíveis plantas altas centrais, apenas a minha opinião, no entanto está bonito.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Viva,

 

antes de mais peço desculpa pela falta de actualização do tópico, o pouco tempo livre que tenho dedico ao aquário e as fotos vão ficando no esquecimento....

 

A montagem tem agora cerca de 14 meses, está estabilizada e saudável. Passou por uma fase muito chata com invasão de algas marron que ainda se encontram nas pedras mais altas, as plantas não são muito exigentes e aguentam-se com a "pouca" luz que ofereço.

 

A iluminação é o calcanhar de Aquiles desta montagem, o aquário já tem uns anos e a calha tem os parafusos corroídos e por isso não consigo trocar a lâmpada. Também não ajuda o facto de o aquário ser bastante alto, dificulta a penetração da luz. Este é sem dúvida alguma um dos pontos a melhorar, com iluminação de melhor qualidade poderia ter plantas mais exigentes e menos algas marron....

 

Uma vista geral

 

01_zps614pijdo.jpg

 

02b_zpsxec9prxv.jpg

 

02_zpsg5xccwzs.jpg

 

Muitas Corydoras

 

03_zpsd6soomco.jpg

 

04_zpsvticri8d.jpg

 

04b_zpsz3brq4sg.jpg

 

O maior cardume, cerca de 20 Nariz de Bêbado

 

04c_zps7tmedjdg.jpg

 

Dez otocinclus affinis

 

05_zpsrpzyldrz.jpg

 

e muito camarões

 

06_zpsztguhmwt.jpg

 

07_zpsr84bmqu0.jpg

 

08_zpszatfiqb0.jpg

 

a nadar com o "inimigo"...

 

09_zpsdy9bha7a.jpg

 

e mais uma geral

10_zpsswud86uj.jpg

 

E por agora é tudo, vou tentar manter o tópico actualizado, mas o mais importante é manter o tanque limpo e de boa saúde.

 

Até breve.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo projecto, Gostei muito das pedras.

Realmente está na hora de uma calha nova, tirando isso *****

Já agora esses otocinclus crescem até que tamanho?
Ando à procura de novos membros para a equipa de limpeza e estou a pensar nos otocinclus mas não quero nada que cresce muito para noa voltar à guerra do planta / arranca com os peixes visto que parece que é desta que o meu plantado finalmente a ganhar forma?

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva Nummell,

 

obrigado pela força, quanto aos ottos podes adicionar à tua montagem sem problema, são os peixes mais tranquilos que tenho no aquário. O maior deve ter uns 4 cm, estão sempre colados no vidro ou pousados numa folha ou planta, não estragam mesmo nada e gostam de estar em grupo - 3 no mínimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia,

 

venho fazer uma pequena actualização, consegui finalmente abrir a calha que estava calcinada e trocar a lâmpada que tinha milhares de horas de uso.

 

Também melhorei a fertilização, já utilizava Seachem Flourish mas sem grande regularidade, agora faço a fertilização semanalmente e na dose indicada.

 

Comecei a usar o Seachem Flourish Excel diariamente, já noto algumas melhorias mas as BBA ainda andam por lá... como em tudo na Aquariofilia há que dar tempo ao tempo.

 

As fotos não estão grande coisa mas dá para ter uma ideia.

 

_DSC0480_zpsb6xhxwyf.jpg

_DSC0483_zpskudobk02.jpg

_DSC0484_zps4colvsr9.jpg

 

Esta montagem é de Novembro de 2014, confesso que já me passou várias vezes pela cabeça desmontar tudo e voltar a montar com todo o know-how adquirido ao longo destes 16 meses, no entanto tenho algum receio do stress que possa causar aos habitantes. Alguém quer partilhar experiências neste campo?

 

Um abraço, até breve.

 

Abraços e até breve.

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

venho fazer uma pequena actualização, consegui finalmente abrir a calha que estava calcinada e trocar a lâmpada que tinha milhares de horas de uso.

 

Também melhorei a fertilização, já utilizava Seachem Flourish mas sem grande regularidade, agora faço a fertilização semanalmente e na dose indicada.

 

Comecei a usar o Seachem Flourish Excel diariamente, já noto algumas melhorias mas as BBA ainda andam por lá... como em tudo na Aquariofilia há que dar tempo ao tempo.

 

As fotos não estão grande coisa mas dá para ter uma ideia.

 

_DSC0480_zpsb6xhxwyf.jpg

_DSC0483_zpskudobk02.jpg

_DSC0484_zps4colvsr9.jpg

 

Esta montagem é de Novembro de 2014, confesso que já me passou várias vezes pela cabeça desmontar tudo e voltar a montar com todo o know-how adquirido ao longo destes 16 meses, no entanto tenho algum receio do stress que possa causar aos habitantes. Alguém quer partilhar experiências neste campo?

 

Um abraço, até breve.

 

Abraços e até breve.

Belo Projecto amigo gostei muito do que veio a evoluir.

Tenho uma questão para lhe fazer , Qual o nome dessa planta "vermelha"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

venho fazer uma pequena actualização, consegui finalmente abrir a calha que estava calcinada e trocar a lâmpada que tinha milhares de horas de uso.

 

Também melhorei a fertilização, já utilizava Seachem Flourish mas sem grande regularidade, agora faço a fertilização semanalmente e na dose indicada.

 

Comecei a usar o Seachem Flourish Excel diariamente, já noto algumas melhorias mas as BBA ainda andam por lá... como em tudo na Aquariofilia há que dar tempo ao tempo.

 

As fotos não estão grande coisa mas dá para ter uma ideia.

 

_DSC0480_zpsb6xhxwyf.jpg

_DSC0483_zpskudobk02.jpg

_DSC0484_zps4colvsr9.jpg

 

Esta montagem é de Novembro de 2014, confesso que já me passou várias vezes pela cabeça desmontar tudo e voltar a montar com todo o know-how adquirido ao longo destes 16 meses, no entanto tenho algum receio do stress que possa causar aos habitantes. Alguém quer partilhar experiências neste campo?

 

Um abraço, até breve.

 

Abraços e até breve.

Olá anaiv. Gostei muito de ver a evolução. Sou novata nestas andanças e faz-me sempre muita confusão a parte do retirar peixinhos de um aquário, mas quando é preciso, é preciso, desde que não se torne sistemático. Se quizeres podes ver a alteração que fiz no meu, primeiro "Rolling on the river" que virou "tjukurrjana" (links na minha assinatura), foi reforma total, posso dizer que no meu caso correu tudo bem, sem baixas a declarar, somente quase a minha...ahahah...pois é muito trabalhoso...mas muito gratificante...

Sugiro que faças alguns estudos daquilo que pretendes e às vezes não fica bem como idealizaste, mas é preciso é que o resultado final seja bem conseguido e que todos fiquem satisfeitos, os teu meninos...principalmente... e tu :)

Podes ver que também fiz alteração à iluminação.

Espero ter ajudado, infimamente que seja....eheheh...

Cumps,

Ana Filipa

Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos

Desativados: tjukurrtjanaRolling on the River

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Caríssimos, está na altura de fazer uma actualização...

 

Respondendo ao Pedro Macedo, a planta "vermelha" é uma Fitónia. Esta planta é terrestre e foi submetida ao estado de emersão o qual suporta durante um curto período... claro que não sabia disto quando a comprei como planta de aquário. Infelizmente é muito frequente apanhar este tipo de embustes nas lojas, estejam atentos.

 

Entretanto o tanque está no auge, inseri Elódea - Egéria Densa, Hygrophila Polysperma, Anúbia Petit e Bacopa Caroliniana, todas plantas de baixa manutenção ideais para um tanque sem injecção de CO2.

 

Utilizei 4 mm diários de Seachem Flourish Excel durante dois meses, notei melhorias nas plantas e alguma diminuição das algas mas em contrapartida a colónia de Red Cherry foi afectada. Neste momento retomaram a reprodução e é difícil olhar para um ponto do aquário sem ver um ou dois a passear alegremente ;)

 

Também entraram muito caracóis, Planorbis Corneus Orange, Ampulárias Pidgeon Blue e Mármore, cerca de 20 unidades no total.

 

Neste momento a única preocupação é a descida do PH, como esta montagem tem quase dois anos começa a haver acumulação de matéria orgânica no substrato e consequente descida deste parâmetro. Para minimizar o efeito aumentei a regularidade e percentagem de água das TPA.

 

Este é o aspecto actual do tanque:

 

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses peixes estão muito bons.

Parece-me que o ADA Green Brighty Special Shade seria bom para o teu aquário, nomeadamente por causa da questão do pH devido a ser um aquário com já algum tempo.

A adição de mais algumas plantas de caule talvez ajudasse a absorver alguma carga orgânica existente no solo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.