Aquascaping 2014


Ricardo Monteiro

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Pensei em iniciar este tópico para se poder falar um pouco de aquascaping.

 

Começo a tirada com uma pergunta simples: que scapes mais os impressionaram e porquê?

 

Houve alguma montagem que vos tenha chamando a atenção de forma especial?

 

 

Como não podia deixar de ser, começo eu por mostrar 3 aquários, quanto a mim, não menos que soberbos.

 

O primeiro é um Iwagumi de um senhor francês, totalmente novo quanto à concepção e deveras refrescante.

 

1352.jpg

 

 

Continuamos com o estilo Iwagumi, desta vez com um aquário de um scaper húngaro. Inicialmente pensei que o autor fosse Viktor Lantos mas percebe-se pela assinatura que não. Impressiona-me a salubridade dos musgos e o cinzento imaculado das rochas - o normal seria que depois de alguns meses a fazer crescer musgos as rochas estivessem cobertas de "verde".

 

3770.jpg

 

 

Por fim, e para variar um pouco o estilo, apresento este aquário plantado cujo nome do autor desconheço. Sei que se trata de um scaper asiático e é tudo. Impressionante aquário no detalhe, na conjugação das formas e no aspecto geral natural resultante.

 

1267932_3583781009074_1919948998_o.jpg

 

 

Espero que aproveitem o tópico e fica lançada a discussão.

 

Cumprimentos a todos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Torna-se uma tarefa inglória pois este ano há tantos e tão bons aquários.

 

Mas bom tópico e excelentes escolhas, quando estiver no pc a ver se indico algumas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, este ano fica marcado pelo excelente primeiro lugar... primeiro lugar em tudo e mais algum concurso do Grégoire Wolinski.

Original, inovador, excelente perspectiva, excelente utilização de plantas... enfim, um dos melhores aquários de sempre.

 

 

tumblr_ne7xnkwXlH1rfc73zo2_1280.jpg

 

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, este ano fica marcado pelo excelente primeiro lugar... primeiro lugar em tudo e mais algum concurso do Grégoire Wolinski.

Original, inovador, excelente perspectiva, excelente utilização de plantas... enfim, um dos melhores aquários de sempre.

 

 

tumblr_ne7xnkwXlH1rfc73zo2_1280.jpg

 

 

Pedro.

 

Este trabalho é magnifico.

O trabalho no hardscape é de loucos.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Se estivermos a falar de 2014, não há dúvidas que "Passage" de Grégoire Wolinski é "O aquário".

 

O aquascaper cujo trabalho mais admiro e cujas montagens mais me impressionam é Long Tran Hoang.

 

Para mim, a melhor montagem dele...

 

Ha-Noi-Ca-Xinh-Top-27-IAPLC-2012-3-Silve

 

Algumas das outras montagens...

 

O primeiro lugar no IAPLC

 

IAPLC-2011-World-Ranking-No-1-27-1_zps1e

 

 

Rcg8ggp3JwE_zps28c4d382.jpg

 

 

A mais recente de 2014 (2º lugar no IAPLC)

 

1414320951864_zps2fa570ec.jpeg

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, este ano fica marcado pelo excelente primeiro lugar... primeiro lugar em tudo e mais algum concurso do Grégoire Wolinski.

Original, inovador, excelente perspectiva, excelente utilização de plantas... enfim, um dos melhores aquários de sempre.

 

 

tumblr_ne7xnkwXlH1rfc73zo2_1280.jpg

 

 

Pedro.

 

:drool3:

 

Fiquei mesmo de boca aberta a olhar para este magnifico trabalho.

Para mim é mesmo a melhor "montagem" que vi até hoje.Adoro.

:naughty:

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes de mais, bom tópico para dinamizar e mexer mais um pouco aqui este canto do fórum.

De facto a evolução, perante tanta criatividade, tem vindo a superar tudo todos os anos.

Falando de layouts, não posso esconder o meu favoritismo pelos Iwagumis e tudo o que meta pedra com força no entanto, montagens e aquascapers que admiro, são maioritariamente com troncos! :)


Para começar, e falando de aquascapers de renome internacional, claro que tenho que falar sobre Takashi Amano não só por tudo o que tem desenvolvido e mostrado mas também pela consistência na qualidade de tudo aquilo que faz dentro de um aquário.
Isso é o que mais me impressiona num aquascaper. Capaz de atingir um primeiro lugar num IAPLC e nos anos seguintes repetir a proeza ou manter-se muito perto não é fácil pois significa que a criatividade e arte continua lá com a sua genialidade da mente em fazer cada ano e montagem que passa, algo não antes feito e visto.

Na minha opinião, vietnamitas estão na vanguarda! Consistência nos lugares cimeiros de um concurso internacional e alguns deles têm já um estilo próprio que para quem tiver um olhar mais atento consegue identificar que determinado layout vem de determinado aquascaper.

Com isto, quero identificar o Long Tran Hoang e o Truong Thinh ngo.

Além destes dois, Dave Chow e Cliff Hui também são espectaculares e que admiro muito o trabalho deles.

Esses e alguns brasileiros.

 

2008_ada_layout_41.jpg

 

2011NO04.jpg

Lugar2007-DaveChow.jpg

 

04davechow.jpg

 

833_101.jpg

02.jpg

 

Rank-1-Gr%C3%A9goire-Wolinski-IAPLC-2014

 

3%C2%B0-Lugar-Fabian-Kussakawa-CPA-Aquap

 

2%C2%BA-colocado-Fabian-Kussakawa-Intern


Estes são os que rapidamente me vieram à memória!

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, concordo. O aquário é um assombro. Não é simples trabalhar uma forma convexa e torná-la equilibrada, para além ainda de toda a profundidade que o aquário consegue transmitir.

 

No entanto não é o meu tipo de layout favorito. De há alguns anos para cá tem-se visto mais trabalhos com base no "landscaping", em detrimento do "aqua_scaping". Este ano isso foi especialmente notório no IALPC.

 

Tenho preferência por layouts que "reproduzam" paisagens subaquáticas, e acho que um layout vai de "bom" a "muito bom" proporcionalmente na medida em que consiga reproduzir paisagens subaquáticas - ao invés de paisagens terrestres colocadas dentro de água. São gostos.

 

Acho que os grandes vencedores deste ano foram os aquascapers franceses. O que é que eles têm de especial?

 

Obrigado a todos por participarem.

 

10468483_804712876237877_450102431194303

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.