Recommended Posts

Bom dia,

Vou começar um salgado.

 

Medidas do aquário: 100x50x40 (CxPxA)
Medidas da sump: 80x30x40 (CxPxA)

 

Os projectos já estão todos feitos e basta apenas proceder ao corte e colagem do vidro.

 

A minha dúvida antes de avançar com o trabalho prende-se com o seguinte:

 

Fazer uma coluna seca? Fazer um tubo ladrão ou furar o vidro traseiro do aquário?

Qual o melhor sistema?

 

E já agora, 32mm é suficiente para escoamento e 25mm para retorno?

 

 

Cumprimentos,

Jorge Ferreira

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A furação vai depender da bomba, e de outros fatores, eu mandei furar o meu numa lateral 10 cm a baixo do topo, e com uma curva ajustei o nível de água, tive que cortar a curva a una certa medida para Ferrar depois e só ajustar o passador para que caia tanta água como a que sobe e já está não tenho ponta de ruído de queda de água e o aquário está cheio até 5 mm do topo, tens de ter atenção ao nível de água na câmara da bomba, se, tiver muita água na câmara da bomba caso haja entupimento não haver transbordo no aquário faço me entender? Se quiseres depois dou te umas fotos mas é bastante simples. Já agora eu para duas bombas de 3000 litros tenho 2 furos De 25 e um está só um biquinho aberto como está a trabalhar ferrado. Puxa muita água faz sucção como se fosse um filtro e não só por arrasto como as colunas secas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coluna externa está fora de questão.

Assim sendo, será melhor uma coluna seca do que os furos na parte de trás do aquário ou apenas um tubo ladrão?

E como evitar que a coluna seca faça barulho com o escorrer da água? Uma esponja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o melhor é fazer uma coluna seca (que não será seca) com o durso lá dentro para não se ver os tubos.

 

Outra questão:

Tenho um escumador hang-up que diz que dá para aquários de 600 litros. Este terá 220 litros + sump (96 litros).

A minha ideia é colocar o escumador na sump. Este escumador não pode trabalhar dentro da sump desde que a água esteja no nível certo?

O escumador é este: http://www.allpondsolutions.co.uk/hang-on-protein-skimmer-dg2516.html

 

Entretanto estou a pensar em fazer um furo de 40 para o esgoto e um de 25 para o retorno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

Não sabia mas já tinha ouvido dizer que andavas nos salgados.

Tens noção que um reef de 200 Litros vai te exigir bastante iluminação não tens?

Estas a pensar meter corais de que tipo?

Relativamente as medidas da SUmp, não acho que precises de algo tão grande, ou o tamanho é por causa do Escumador?

Que estas a pensar meter a nivel de wavemakers? Vais precisar de pelo menos duas.

RV quantos quilos? Vá desenvolve um bocado e aproveita e manda-me o teu número por MP, já não falamos desde 2012 meu caro;)

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Julius,

É verdade, desde 2012.
São 200 litros mas apenas terá cerca de 35 a 40 cm de coluna de água o que facilita na iluminação.
Ando a estudar a situação das luzes. T5 ou Led's.
Tenho visto luminárias jeitosas T5 mas apenas 3x39w.

Se optar pelas T5, o melhor sera 4xT5 ou então arranjar duas luminárias iguais de 3xT5.
Ando a estudar os led´s, mas claro, a inventar :)
A sump é para aproveitar um aquário de 80x30x40 que cá tenho.
O escumador é este:http://www.allpondsolutions.co.uk/hang-on-protein-skimmer-dg2516.html

A ideia é fazer uma coluna seca dentro da sump para o colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao post anterior, possuo uma calha T5 2x39w que estava a pensar em juntar com duas barras de leds com as seguintes características:

 

Tensão entrada 12VAC Tipo de led SMD 5050
12000K Potência 14,4W Nº de led 60
Lúmen 900 Ângulo abertura 120º
Índice proteção 65 Dimensões 1000x17x10mm

 

Será suficiente?
E sendo assim, nas T5, uma de 14000k(?) e outra de quanto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leds em Salgados não tenho informações de grandes sucesso. Regra geral acabam por ir para o lixo devido ao sal que os estraga.

De qualquer forma ainda não confio em leds como fonte de luz suficiente para a RV e os corais mas...é apenas a minha opinião.

Para 200 litros e dependendo do tipo de corais que queres meter, isso iria precisar de umas 4 T5.

Tens 50 cm de altura não te esqueças disso, os leds conseguem atingir com eficácia o fundo?

Pergunto eu claro.

Grande abraço.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Julius acho que devias ler mais sobre o assunto antes de comentares para não levares as pessoas a ficar com ideias erradas.

O sal tanto estraga os leds como as calhas t5, cabe a cada um prever essa situação e tomar medidas de prevenção.

Com leds consegues ter mais par no fundo do que com t5, claro que isto é um pouco relativo pois depende das calhas, mas os leds penetram mais a coluna de água que as t5. De qualquer forma ele de altura só tem 40cm, que na realidade nunca terá os 40cm de agua quando tiver cheio.

Não leves isto como ofensa, apenas acho que estas desactualizado. Cada vez se usam mais os leds, o único problema é o custo inicial que continua elevado.

Já agora pergunto-te para que quer a rocha luz?

 

Jorge, a nível de luz tens que pensar primeiro no que vais colocar. Por experiência própria, inicialmente tinha t5 e agora tenho leds, com as t5 tinha melhor resultados nos lps, isto porque tinha menos luz, abriam mais os lps. Mas o meu aquario é quase tudo sps e com leds tenho melhores cores com os leds. Sps precisam de mais luz que os lps. Mas atenção que luz não é tudo, o principal é a estabilidade e a qualidade dá água. Isto foi o que eu constatei no meu aquário não quer dizer que em todos seja igual,

Quanto a sump, quanto maior melhor, ficas com mais litros isso faz com que variações de parâmetros se notem menos.

Pensa noutro escumador, é preferivel esperar mais um pouco e comprar uma coisa boa, podes comprar usado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o rjpf em algumas coisas , não tudo mas no geral sim leds funciona se forem bons leds ,logo o custo inicial é muito elevado em relação a uma calha T5 , sera que compensa para o que queres ? em termos das cores dos corais nos sps isso já não concordo tanto ai para mim prevalece muito a química da agua mais que a luz que tens. alem que alguns corais dao se melhor com leds outros com T5.

 

na iluminação já vais ter de ser tu e ver o que queres manter de corais e o que queres gastar na iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu disse que no meu melhorou as cores em relação as t5 e daí ter dito que luz não é tudo, estabilidade e qualidade da água é o principal.

Mas sim uns ganham cor outros perdem, será muito difícil ter todos os corais com as cores que queremos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jorge,

 

Como está esse projecto?

Desapareceste do mapa meu caro?

Abraço.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jorge,

 

olha estou a usar Leds e estou muito contente com o resultado no meu nano reef, muito económico e estou sem problemas com moles e com Lps (destes tenho poucos). Os que estou a usar estão aguentar colados a água, com cerca de 7meses todos OK.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais